-
Gabarito A.
Lei 4.320/1964: § 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.
-
GABARITO LETRA [ A ]
Segundo o MCASP 6ª Edição, Pág 42;
• Código 1700.00.00 – Receita Corrente – Transferências Correntes
Na ótica orçamentária, são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica, mas que não correspondam a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência. Nas Transferências Correntes, podemos citar como exemplos as seguintes espécies:
-
Em que lei encontro receitas intraorçamentárias?
-
A) A Transferência correntes são recursos em caráter de auxílio que a União, por exemplo, repassa para outro ente, como um estado ou município, sem exigir nenhum serviço ou bem para a população (por isso não é contraprestacional) - e que deverão ser usados para quitar despesas correntes. É o que determina a Lei 4320. Logo, não há que se falar em contraprestação direta em bens e serviços. Errada. É a resposta da questão (que pede a incorreta).
B) Sim. Um imóvel (ativo permanente) poderá ser alugado e os recursos do aluguel serão classificados como receita patrimonial (que é uma receita corrente, segundo a Lei 4320). Logo,certa.
C) Recursos intergovernamentais, como transferências voluntárias ou transferências constitucionais / legais, poderão ser destinados a cobrir despesas correntes (caso em que os recursos serão, portanto, classificados como receitas correntes) ou a cobrir despesas de capital (caso em que os recursos serão, portanto, classificados como receitas de capital). Logo, correta.
D) Sim, a definição procede. Logo, correta.
-
A) os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado são considerados transferências correntes, desde que haja contraprestação direta de bens e serviços (ERRADO)
Transferências Correntes: são provenientes do recebimento de recursos financeiros de outras pessoas de direito público
ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento que não impliquem contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou essa transferência. Por outro lado, a utilização dos recursos recebidos vincula-se à
determinação constitucional ou legal, ou ao objeto pactuado. Tais transferências ocorrem entre entidades públicas de
diferentes esferas ou entre entidades públicas e instituições privadas.
MTO 2021