SóProvas


ID
1846795
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação a instalações hidráulicas e bombas hidráulicas, analise as afirmativas abaixo.

I - No fenômeno de cavitação de uma bomba hidráulica, o aparecimento de bolhas é resultante de aumento de temperatura com a pressão mantida constante.

II - São exemplos de inconvenientes da cavitação: ruído, vibração e danificação do material.

III- A cavitação não altera as curvas características de uma bomba hidráulica.

IV - A deterioração do material de uma bomba devido à cavitação não está associada aos desgastes provenientes de erosão ou corrosão do material.

Assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Analisando item a item, temos:

     

    I - No fenômeno de cavitação de uma bomba hidráulica, o aparecimento de bolhas é resultante de aumento de temperatura E TAMBÉM O AUMENTO DE PRESSÃO.

     

    II - Correta.

     

    III - A cavitação (SEM O NÃO) altera as curvas características de uma bomba hidráulica.

     

    IV - Correta.

     

    Alternativa E.

     

    Bons Estudos!!!

  • Acredito que o surgimento das bolhas é resultante da REDUÇÃO DA PRESSÃO, mantida a temperatura constante ou aumentando-se a temperatura. Essa redução de pressão se dá na região de sucção da bomba. Quando a pressão se reduz até atingir a pressão de vapor, o líquido se vaporiza, criando as bolhas de vapor. Em seguida, ao passar pelo rotor da bomba, a pressão é aumentada, e as bolhas são colapsadas (comprimidas) pelo líquido em alta pressão; gerando as ondas de choque do fenômeno. Sabe-se também que quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapor; tornando-a mais fácil de ser atingida na sucção.

     

    Nesse sentido, não sei se o item I está incorreto não. Poi o aumento de temperatura reduz a pressão de vapor. Então, sob a mesma pressão, é possível haver cavitação.

     

    Alguém concorda?

  • Se a pressão absoluta do líquido, em qualquer ponto do sistema de bombeamento, for reduzida (ou igualada) abaixo da pressão de vapor, na temperatura de bombeamento; parte deste líquido se vaporizará, formando “bolhas” no interior da massa líquida.

    Estará aí iniciado o processo de cavitação.

    As bolhas de vapor assim formadas são conduzidas pelo fluxo do líquido até atingirem pressões mais elevadas que a pressão de vapor ( normalmente na região do rotor), onde então ocorre a implosão (colapso) destas bolhas, com a condensação do vapor e o retorno à fase líquida. Tal fenômeno é conhecido como CAVITAÇÃO.

    Em resumo, são os seguintes, os inconvenientes da cavitação:

    a) Barulho e vibração.

    b) Alteração das curvas características.

    c) Erosão - remoção de partículas metálicas

  • "A deterioração do material de uma bomba devido à cavitação não está associada aos desgastes provenientes de erosão ou corrosão do material."

    como isso pode estar certo?? se a cavitação não provoca erosão, então o que provoca?