Analisando item a item, temos:
( F ) As juntas de expansão são peças deformáveis que se intercalam nas tubulações com a finalidade de transmitir total ou parcialmente as dilatações provenientes das variações de temperatura e, também, em alguns casos, com a finalidade de impedir a propagação de vibrações ou de esforços mecânicos.
Resposta certa: As juntas de expansão são peças deformáveis que se intercalam nas tubulações com a finalidade de absorver total ou parcialmente as dilatações provenientes das variações de temperatura e, também, em alguns casos, com a finalidade de impedir a propagação de vibrações ou de esforços mecânicos.
( V ) Como exemplo de um dos principais casos em que se justifica o emprego de juntas de expansão pode-se citar o fato de o espaço disponível ser insuficiente para que se tenha um trajeto da tubulação com flexibilidade capaz de absorver as dilatações.
( V ) Uma desvantagem das juntas de expansão é o fato de constituírem pontos fracos na tubulação, com resistência bem inferior à da própria tubulação, além de estarem sujeitas a vazamentos ou mesmo a ruptura súbita, com grande perda de fluido, necessitando, assim, de um constante cuidado de inspeção e manutenção.
( F ) Por motivos de segurança, em tubulações de responsabilidade, principalmente com fluidos perigosos, recomenda-se o uso de juntas de expansão duplas, empregando-as em todo o trecho da tubulação.
Resposta certa: Por motivos de segurança, em tubulações de responsabilidade, principalmente com fluidos perigosos, recomenda-se evitar o uso de juntas de expansão , empregando-as somente quando não houver outra solução viável.
( F ) Para a encomenda de juntas de expansão, é necessário apenas saber a pressão e a temperatura de operação e de projeto da tubulação.
Resposta certa: Para a encomenda de juntas de expansão, pelo menos os seguintes dados devem ser fornecidos:
- Natureza e propriedades completas do fluido ou dos fluidos conduzidos;
- Pressão e temperatura de operação e de projeto, variações possíveis da pressão e da temperatura, com indicação dos valores máximos e mínimos e, se possível, da duração prevista dessas váriações;
- Tipo da junta requerida; não só o tipo geral, como também detalhes desejados (tirantes, camisa interna, anéis de equalização etc.);
- Diâmetro nominal do tubo, tipo de ligação da junta à tubulação (solda, flange, rosca), com especificação completa;
- Material da tubulação (especificação completa). Condições especiais de corrosão, de abrasão ou de erosão, se houver.
- Especificação completa do isolamento térmico, se houver;
- Posição de trabalho da junta (vertical, horizontal, inclinada). Cargas que estejam sobre a junta. Dimensões máximas que deva ter a junta, caso existam limitações de espaço.
- Valores dos movimentos axial (distensão ou contração), angular, laterla ou combinações desses que a junta deva absorver.
Alternativa B.
Bons Estudos!!!