SóProvas



Prova Marinha - 2015 - CAP - Cabo - Técnico em Mecânica


ID
1846753
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma barra circular possui diâmetro d = 20mm e comprimento 1 = 0,9m. Essa .barra encontra-se submetida à ação de uma carga axial de tração de 6,28 kN. Sabendo-se que o módulo de elasticidade do material da barra (Ebarra) é igual a 200GPa,determine, para essa barra, a tensão normal atuante (d) e a deformação longitudinal (σ) , assinalando, a seguir, a opção correta.

Dado: π = 3,14. 

Alternativas
Comentários
  • Como se resolve essa questão ?

  • Primeiro encontramos a Tensão

    T = F/A 

    onde Força (F) = 6,28 kN

    Area da seção --> pi*d^2/4 -->  3,14*400/4=314 mm²

    temos que a T = 6280N/314mm² = 20 N/mm² = 20 MPa

    O módulo de elasticidade E = Tensão/Deslocamento    logo Deslocamento = Tensão/Módulo --:  Deslocamento = 20 MPa/200.000MPa = 1X10^-4 ou 0,1x10^-3


ID
1846756
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Bombas são associadas em série e em paralelo. A associação de bombas em ___________ é uma opção quando, para a __________ desejada, a altura manométrica do sistema é muito elevada, acima dos limites alcançados por uma única bomba . Já a associação em ___________ é fundamentalmente utilizada quando a _______________ desejada excede os limites de capacidade das bombas adaptáveis a um determinado sistema. Na realidade, o uso de bombas associadas, particularmente em ________________, oferece vantagens adicionais como flexibilidade e segurança operacionais. 

Alternativas

ID
1846759
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo .

Para que um determinado corpo esteja em equilíbrio, é necessário que a resultante do sistema de forças atuante seja _________________ e a resultante dos momentos atuantes em relação a um ponto qualquer do plano de forças seja_____________________.

Alternativas

ID
1846765
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sabendo-se que Força é qualquer causa capaz de produzir ou modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, assinale a opção que apresenta as características dessa força.

Alternativas

ID
1846768
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Segundo a Lei de Hooke, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1846774
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação aos ciclos de refrigeração e seus componentes, assinalando a seguir a opção correta.

 ( ) São elementos básicos comumente; empregados no sistema de refrigeração por compressão: compressor, condensador, reservatório de líquido, válvula de expansão e evaporador.

( ) A válvula de expansão desempenha a função de monitoração da quantidade de refrigerante líquido que passa do condensador para o evaporador.

( ) O separador de óleo empregado em uma instalação de refrigeração tem como função remover os traços de óleo existentes no fluido refrigerante antes que este entre no compressor.

( ) Depois de passar pelo separador de óleo (se houver), o refrigerante aquecido sob forma de gás é descarregado em um condensador no qual o resfriamento remove o calor absorvido pelo refrigerante no compressor.

( ) No evaporador, o refrigerante líquido evapora.

Os evaporadores podem ser do tipo seco ou do tipo inundado.

Alternativas
Comentários
  • ( ) São elementos básicos comumente; empregados no sistema de refrigeração por compressão: compressor, condensador, reservatório de líquido, válvula de expansão e evaporador. Por favor informar quem conheça alguma literatura que considera reservatório de líquido como parte dos elementos básicos.

    (F) A válvula de expansão desempenha a função de monitoração da quantidade de refrigerante líquido que passa do condensador para o evaporador. Ela é responsável pela redução de pressão e é feita de forma isentálpica.

    (F) O separador de óleo empregado em uma instalação de refrigeração tem como função remover os traços de óleo existentes no fluido refrigerante antes que este entre no compressor. O óleo lubrificante tem o objetivo resfriar e reduzir o atrito das partes moveis do compressor. Mas não é interessante termicamente que o óleo continue no processo, então se utiliza o separador de óleo na saída do compressor.

    (V) Depois de passar pelo separador de óleo (se houver), o refrigerante aquecido sob forma de gás é descarregado em um condensador no qual o resfriamento remove o calor absorvido pelo refrigerante no compressor. 

    (V) No evaporador, o refrigerante líquido evapora. 

  • Eu também gostaria de saber quem define reservatório de líquido como parte dos elementos básicos.

    E além disso, na quarta preposição, "...calor absorvido pelo refrigerante no compressor". No compressor não há troca de calor, há somente entrada de trabalho, o calor é absorvido no evaporador.

    Acho que esta questão deveria ser anulada.


ID
1846777
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação a motores de combustão interna, assinalando a seguir a opção correta.

 ( ) O curso do pistão é a distância que o pistão percorre entre seu ponto morto superior e seu ponto morto inferior ou vice-versa.

( ) Cilindrada é o volume total deslocado pelo pistão entre o ponto morto inferior e o ponto morto superior, dividido pelo número de cilindros do motor.

( ) No funcionamento dos motores diesel de quatro tempos, há a seguinte ordem de operação: 1 ° tempo - admissão de ar puro; 2º tempo - compressão de ar puro; 3º tempo - combustão com a pulverização de óleo diesel e expansão dos gases queimados; e 4º tempo - escapamento dos gases queimados.

( ) São órgãos móveis principais de um motor diesel : cárter, pistão, eixo de manivelas, válvulas e cabeçote.

( ) A câmara de compressão ou de combustão é o espaço livre que fica acima do pistão quando este se encontra no ponto morto inferior.

Alternativas
Comentários
  •  O curso do pistão é a distância que o pistão percorre entre seu ponto morto superior e seu ponto morto inferior ou vice-versa. 

    Cilindrada é o volume total deslocado pelo pistão entre o ponto morto inferior e o ponto morto superior, (dividido) VEZES o número de cilindros do motor. PCilindrada= (Pi*d^2*curso*nº cilindros)/4

    No funcionamento dos motores diesel de quatro tempos, há a seguinte ordem de operação: 1 ° tempo - admissão de ar puro; 2º tempo - compressão de ar puro; 3º tempo - combustão com a pulverização de óleo diesel e expansão dos gases queimados; e 4º tempo - escapamento dos gases queimados

    São órgãos fixos principais de um motor diesel : cárter e cabeçote. / Móveis: pistão, eixo de manivelas e válvulas

    A câmara de compressão ou de combustão é o espaço livre que fica acima do pistão quando este se encontra no ponto morto (inferior) SUPERIOR

    (É o espaço livre que fica acima do pistão quando este se encontra no P.M.S. Nela, a mistura ar/combustível do motor a gasolina, que entrou pela válvula de admissão, será comprimida e, após a faísca emitida pela vela, explodirá para que a expansão dos gases movimente o pistão e dê seqüência ao funcionamento do motor)


ID
1846780
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sendo μ a viscosidade absoluta de um fluido e ρ sua massa específica, a relação μ/ ρ é denominada viscosidade

Alternativas

ID
1846783
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação a juntas de expansão utilizadas em tubulações, assinalando a seguir a opção correta.

( ) As juntas de expansão são peças deformáveis que se intercalam nas tubulações com a finalidade de transmitir total ou parcialmente as dilatações provenientes das variações de temperatura e, também, em alguns casos, com a finalidade de impedir a propagação de vibrações ou de esforços mecânicos.

( ) Como exemplo de um dos principais casos em que se justifica o emprego de juntas de expansão pode-se citar o fato de o espaço disponível ser insuficiente para que se tenha um trajeto da tubulação com flexibilidade capaz de absorver as dilatações.

( ) Uma desvantagem das juntas de expansão é o fato de constituírem pontos fracos na tubulação, com resistência bem inferior à da própria tubulação, além de estarem sujeitas a vazamentos ou mesmo a ruptura súbita, com grande perda de fluido, necessitando, assim, de um constante cuidado de inspeção e manutenção.

( ) Por motivos de segurança, em tubulações de responsabilidade, principalmente com fluidos perigosos, recomenda-se o uso de juntas de expansão duplas, empregando-as em todo o trecho da tubulação.

( ) Para a encomenda de juntas de expansão, é necessário apenas saber a pressão e a temperatura de operação e de projeto da tubulação. 

Alternativas
Comentários
  • Analisando item a item, temos:

     

    ( F ) As juntas de expansão são peças deformáveis que se intercalam nas tubulações com a finalidade de transmitir total ou parcialmente as dilatações provenientes das variações de temperatura e, também, em alguns casos, com a finalidade de impedir a propagação de vibrações ou de esforços mecânicos.

    Resposta certa: As juntas de expansão são peças deformáveis que se intercalam nas tubulações com a finalidade de absorver total ou parcialmente as dilatações provenientes das variações de temperatura e, também, em alguns casos, com a finalidade de impedir a propagação de vibrações ou de esforços mecânicos.

     

    ( V ) Como exemplo de um dos principais casos em que se justifica o emprego de juntas de expansão pode-se citar o fato de o espaço disponível ser insuficiente para que se tenha um trajeto da tubulação com flexibilidade capaz de absorver as dilatações.

     

    ( V ) Uma desvantagem das juntas de expansão é o fato de constituírem pontos fracos na tubulação, com resistência bem inferior à da própria tubulação, além de estarem sujeitas a vazamentos ou mesmo a ruptura súbita, com grande perda de fluido, necessitando, assim, de um constante cuidado de inspeção e manutenção.

     

    ( F ) Por motivos de segurança, em tubulações de responsabilidade, principalmente com fluidos perigosos, recomenda-se o uso de juntas de expansão duplas, empregando-as em todo o trecho da tubulação.

    Resposta certa: Por motivos de segurança, em tubulações de responsabilidade, principalmente com fluidos perigosos, recomenda-se evitar o uso de juntas de expansão , empregando-as somente quando não houver outra solução viável.

     

    ( F ) Para a encomenda de juntas de expansão, é necessário apenas saber a pressão e a temperatura de operação e de projeto da tubulação.

    Resposta certa: Para a encomenda de juntas de expansão, pelo menos os seguintes dados devem ser fornecidos:

    - Natureza e propriedades completas do fluido ou dos fluidos conduzidos;

    - Pressão e temperatura de operação e de projeto, variações possíveis da pressão e da temperatura, com indicação dos valores máximos e mínimos e, se possível, da duração prevista dessas váriações;

    - Tipo da junta requerida; não só o tipo geral, como também detalhes desejados (tirantes, camisa interna, anéis de equalização etc.);

    - Diâmetro nominal do tubo, tipo de ligação da junta à tubulação (solda, flange, rosca), com especificação completa;

    - Material da tubulação (especificação completa). Condições especiais de corrosão, de abrasão ou de erosão, se houver.

    - Especificação completa do isolamento térmico, se houver;

    - Posição de trabalho da junta (vertical, horizontal, inclinada). Cargas que estejam sobre a junta. Dimensões máximas que deva ter a junta, caso existam limitações de espaço.

    - Valores dos movimentos axial (distensão ou contração), angular, laterla ou combinações desses que a junta deva absorver.

     

    Alternativa B.

     

    Bons Estudos!!!


ID
1846786
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um eixo é constituído por um tubo de aço de 50mm de diâmetro externo e deve transmitir 100kW de potência a uma frequência de 20Hz. Determine o torque exercido sobre o eixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Basta aplicar a formula para potência em eixo.

    P= potencia

    T= torque

    W=rotacao, nesse caso frequencia

    P=T*2pi*W

    T= 100000/2pi*20 => T=2,5*10^3 N.m

  • Correto a explicação da Andrea Suguino 

    Apenas faltou o pi na resposta:

    P=T*2pi*W

    T= 100000/2*pi*20 => T=2,5*10^3 / pi N.m


ID
1846789
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando a natureza dos diversos materiais, a tensão admissível é determinada pela relação entre uma tensão de referência e o coeficiente de segurança. No caso de materiais dúcteis, essa tensão de referência é a tensão

Alternativas
Comentários
  • A tensão admissível é determinada através da relação entre a tensão de escoamento e o Coeficiente de segurança. Alguns casos pode-se usar tensões no regime plástico visando uma redução de peso.


ID
1846792
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que indica dois tipos de bombas dinâmicas.

Alternativas
Comentários
  • Analisando alternativa por alternativa, temos:

     

    a) Bomba periférica (bombas dinâmicas) e Bomba rotativa (bombas de deslocamento positivo).

    b) Bomba Centrifuga (bombas dinâmicas) e Bomba de engrenagens (bombas de deslocamento positivo).

    c) Bomba de fluxo misto (bombas dinâmicas) e Bomba alternativa (bombas de deslocamento positivo).

    d) Bomba rotativa (bombas de deslocamento positivo) e Bomba alternativa (bombas de deslocamento positivo).

    e) Bomba de fluxo axial (bombas dinâmicas) e Bomba periférica (bombas dinâmicas).

     

    Alternativa E.

     

    Bons Estudos!!!


ID
1846795
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação a instalações hidráulicas e bombas hidráulicas, analise as afirmativas abaixo.

I - No fenômeno de cavitação de uma bomba hidráulica, o aparecimento de bolhas é resultante de aumento de temperatura com a pressão mantida constante.

II - São exemplos de inconvenientes da cavitação: ruído, vibração e danificação do material.

III- A cavitação não altera as curvas características de uma bomba hidráulica.

IV - A deterioração do material de uma bomba devido à cavitação não está associada aos desgastes provenientes de erosão ou corrosão do material.

Assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Analisando item a item, temos:

     

    I - No fenômeno de cavitação de uma bomba hidráulica, o aparecimento de bolhas é resultante de aumento de temperatura E TAMBÉM O AUMENTO DE PRESSÃO.

     

    II - Correta.

     

    III - A cavitação (SEM O NÃO) altera as curvas características de uma bomba hidráulica.

     

    IV - Correta.

     

    Alternativa E.

     

    Bons Estudos!!!

  • Acredito que o surgimento das bolhas é resultante da REDUÇÃO DA PRESSÃO, mantida a temperatura constante ou aumentando-se a temperatura. Essa redução de pressão se dá na região de sucção da bomba. Quando a pressão se reduz até atingir a pressão de vapor, o líquido se vaporiza, criando as bolhas de vapor. Em seguida, ao passar pelo rotor da bomba, a pressão é aumentada, e as bolhas são colapsadas (comprimidas) pelo líquido em alta pressão; gerando as ondas de choque do fenômeno. Sabe-se também que quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapor; tornando-a mais fácil de ser atingida na sucção.

     

    Nesse sentido, não sei se o item I está incorreto não. Poi o aumento de temperatura reduz a pressão de vapor. Então, sob a mesma pressão, é possível haver cavitação.

     

    Alguém concorda?

  • Se a pressão absoluta do líquido, em qualquer ponto do sistema de bombeamento, for reduzida (ou igualada) abaixo da pressão de vapor, na temperatura de bombeamento; parte deste líquido se vaporizará, formando “bolhas” no interior da massa líquida.

    Estará aí iniciado o processo de cavitação.

    As bolhas de vapor assim formadas são conduzidas pelo fluxo do líquido até atingirem pressões mais elevadas que a pressão de vapor ( normalmente na região do rotor), onde então ocorre a implosão (colapso) destas bolhas, com a condensação do vapor e o retorno à fase líquida. Tal fenômeno é conhecido como CAVITAÇÃO.

    Em resumo, são os seguintes, os inconvenientes da cavitação:

    a) Barulho e vibração.

    b) Alteração das curvas características.

    c) Erosão - remoção de partículas metálicas

  • "A deterioração do material de uma bomba devido à cavitação não está associada aos desgastes provenientes de erosão ou corrosão do material."

    como isso pode estar certo?? se a cavitação não provoca erosão, então o que provoca?


ID
1846798
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O vácuo medido no evaporador de um sistema de refrigeração é de 200mm de mercúrio. Determine a pressão absoluta, em Pascal, para uma pressão barométrica de 750mm de Hg e, a seguir, assinale a opção correta. 

Dados: g= 9,81 m / s2

latm = 101325 Pa 

Peso especifico Hg = 13596 Kg/m3

Alternativas
Comentários
  • A pressão absoluta é a pressão aferida em relação ao vácuo, no caso da questão é de 200mmHg. Logo a pressão a ser medida, ou seja, 750mmHg, deve ter como referência a altura manométrica de 200mmHg.

    Pressão de referência = (peso específico)*(gravidade)*(altura manométrica) = 13596*9,81*0,2 = 26675,35Pa

    Pressão absoluta = (peso específico)*(gravidade)*(altura manométrica) - (Pressão de Referência) = (13596,9*9,81*0,75) - 26675,35 = 73357,2 Pa

  • agora acho que existe um erro em falar que o peso especifico equivale a esse valor em kg/m³ sendo que o peso especifico é medido em N/m³ e a massa especifica em kg/m³


ID
1846804
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Calcule o torque no eixo de entrada de um motor elétrico, de engrenagens cilíndricas e dentes helicoidais, com potência P = 7,5kW (~10cv) e rotação n= 1500rpm e, a seguir, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Basta aplicar a fórmula  Pot = T*2pi*f , onde f= frequencia [ Hz ]

    A rotação de 1500rpm equivale a 1500/60 Hz, logo

    7500 = T*2pi*1500/60  => T = 7500*60/1500*2pi = 150/pi N*m o que equivale a T=150000/pi N*mm


ID
1846810
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma mola de 17 espiras ativas e 19 espiras no total possui dm=7 5rnm e da=8mm. Qual o índice de curvatura (c) e o Fator de Wahl (kw) desta mola?

Alternativas
Comentários
  • c= Dm/Da

    gab.: D


ID
1846813
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em uma chapa de aço AISI C 1045, de 3/16pol de espessura,devem ser abertos vários furos de 3/4pol de diâmetro.Assinale a opção que corresponde à quantidade de furos que podem ser feitos de uma só vez, utilizando uma prensa que desenvolve uma força de 50.000kg. 

Dados : tensão de ruptura por cisalhamento do AISI C 1045 (Tr)= 50kg/mm2 
 π=3,14;
1pol2=6,45cm2=645,12mm2

Alternativas
Comentários
  • diâmetro: d = 3/4 pol
    área cisalhada: A = (3/16)*2pi*(3/8) = 0,44 pol² = 284,86 mm²
    tensão atuante: Ta = F/A = 50000/284,86 = 175,52 kg/mm²
    tensão admissível/referência: Tr = 50 kg/mm²

     

    número de furos: n = Ta/Tr = 3,51 furos

     

    arredonda para baixo: n=3 furos

  • Que estranho, concordo com a resolução do Arthur, eu também cheguei na valor de 3,51 furos.

    A tensão de ruptura por cisalhamento do AISI C 1045 (Tr)= 50kg/mm2, então considerando a força de 50.000Kg, qualquer valor que eu use menor que 3,51 furos vai superar a tensão de ruptura por cisalhamento, concordam?

    Eu acho que teríamos que arredondar para 4 furos, o que iria aumentar a área e consequentemente diminui a tensão cisalhante atuante!

    O que vocês acham?


ID
1846819
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma barra de seção retangular 5x10cm, biapoiada, suporta uma carga distribuída de 100 kg/m e uma carga axial de tração de 20t. O vão (distância entre os apoios) é 1,5m. Calcule a tensão máxima de cisalhamento que atua na peça e, a seguir, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1846822
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um lustre que pesa 110N está preso ao teto por uma corrente de aço . Determine o diâmetro do arame da corrente, cujo material é o ABNT 1010L com σe = 220 MPa,para que suporte,com segurança (K=5), o peso do lustre.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro obtem-se a tensao admissivel:

    Tensao admissivel = Tensao de escoamento (220 MPa) / Fator de seguranca (5)

    Tensao admissivel = 44 MPa = 44 x 10 ^ 6 Pa

    Para o calculo da area:

    Tensao = Forca / Area

    Isolando a area:

    Area = Forca / Tensao

    Area = 110N / 44 x 10 ^ 6 Pa

    Notando-se que area de circulo = PI x R^2, ou (PI x D^2) / 4, tem-se:

    (PI x D^2) / 4 = 110 N / 44 x 10 ^ 6 Pa

    Re-arranjando:

    D = RAIZ [ (4 x 110 N) / ( PI x 44 x 10 ^ 6 Pa) ]

    Resolvendo....

    D = RAIZ [ 440 N / ( PI x 44 x 10 ^ 6 Pa) ]

    Note que 440/44 = 10/1 x 10^ 6 = 1 / 1 x 10 ^ 5

    E o resultado de D, en funcao de PI:

    D = RAIZ [ 1 N / ( PI x 10 ^ 5 Pa) ]

    Letra D...

    Quanto as unidades, tem-se em Pa = F/A, Pa = N/m^2.

    No resultado...

    D = RAIZ [ N / (N/m^2) ]

    D = RAIZ [ N x (m^2 / N) ]

    D = RAIZ [m^2]

    D = m


ID
1846825
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sabendo-se que a relação entre a largura de um mancal radial e o diâmetro da árvore para um projeto é de b/d=0,75, dimensione a largura do mancai radial para um motor elétrico de rotação n=1740 rpm e carga F= 6000N, serviço contínuo a=1 e diâmetro da árvore 80mm e, a seguir, assinale a opção  correta .

Alternativas
Comentários
  • Quem conseguiu desembolar, poste ai, por favor!

  • Se a relação entre o diâmetro da árvore e a largura do mancal é igual 0,75

    80mm x 0,75 = 60mm = largura do mancal


ID
1846828
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Leia o texto abaixo .

Nessa transformação, o gás não troca calor com o meio externo, seja porque ele está termicamente isolado, seja porque o processo ocorre suficientemente rápido, de forma que o calor trocado pode ser considerado desprezível, ou seja, dQ = 0.

O texto acima faz referência a que processo? 

Alternativas

ID
1846834
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Como é denominada a energia perdida pelo líquido, por unidade de peso, para se deslocar de um ponto a outro?

Alternativas

ID
1846840
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Qual o tratamento térmico indicado para remoção de tensões internas devido aos tratamentos mecânicos a frio e a quente?

Alternativas
Comentários
  • Na dúvida entre recozimento e revenido, pensei o seguinte:

    O revenido é sempre feito após a têmpera, e seu motivo principal é aliviar tensões internas, mas também diminuir as altas durezas.

    Já o recozimento serve verdadeiramente e unicamente para remoção de tensões internas.

  • a parte final da pergunta pode tirar a sua dúvida, pois o revenido diminui tensões internas provocadas pelo o tratamento térmico da têmpera, já o recozimento remove "tensões internas devido aos tratamentos mecânicos a frio e a quente", ou seja, letra A.


ID
1846843
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A retirada do condensado nas tubulações de vapor é feita por meio de

Alternativas

ID
1846846
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma barra circular de 40 mm de diâmetro e 0,8 m de comprimento encontra-se submetida à ação de uma carga axial de 4πkN. Determine a tensão normal atuante na barra em MPa,e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1846852
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que NÃO representa uma possível causa de uma bomba superaquecendo.

Alternativas

ID
1846858
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em uma transmissão de engrenagens de dentes retos, uma das engrenagens possui 42 dentes e a outra possui 24 dentes. Sabendo que ambas possuem módulo igual a 5, qual é a distância entre os centros dos eixos das engrenagens?

Alternativas
Comentários
  • Modulo = Diametro / Dentes

    5=D1 / 42  ==> D1 = 210

    5=D2/24 ==> D2 = 120

    Dist = R1 + R2 = (210/2) + (120/2) = 165 mm


ID
1846864
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na temperatura de bombeamento, acontece a cavitação quando

Alternativas
Comentários
  •  Se a pressão absoluta do líquido, em qualquer ponto do sistema de bombeamento, for reduzida (ou igualada) abaixo da pressão de vapor, na temperatura de bombeamento; parte deste líquido se vaporizará, formando “cavidades” no interior da massa líquida. Estará aí iniciado o processo de cavitação.


ID
1846867
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e  assinale a opção correta.

( ) A têmpera provoca o efeito de endurecimento do aço e o torna duro.

( ) O revenimento aumenta a fragilidade e a dureza do aço .após um tratamento térmico de endurecimento.

( ) O recozimento melhora a estrutura e anula as tensões internas dos aços prejudicados pelo superaquecimento.

( ) Cianetação introduz na superfície nitrogênio e carbono para aumentar a dureza e a resistência. 

Alternativas

ID
1846870
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que apresenta dois tipos de compressores rotativos.

Alternativas
Comentários
  •  a) Rotativo e  Rotativo

     b) Rotativo e Alternativo

     c) Rotativo e Centrifugo

     d) Centrifugo e Centrifugo

     e)Alternativo e Alternativo

     

     

    Compressores de Êmbolo – Curso Linear (compressor de êmbolo e compressor de membrana).

    Compressores Rotativos (multicelular de palhetas, de parafusos helicoidais, compressor tipo roots e engrenagens).

    Turbo – Compressores (radial (centrifugo) e axial).


ID
1846873
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Bronze é uma liga constituída basicamente por

Alternativas

ID
1846876
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Quais são os principais componentes de um sistema de refrigeração por compressão de vapor?

Alternativas

ID
1846879
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Que processo de soldagem ocorre pela adição de um metal ou liga de enchimento, sem que ocorra fusão dos metais-base?

Alternativas

ID
1846882
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em tubos galvanizados, tanto de aço como de ferro forjado, a maneira de executar suas ligações é por meio de

Alternativas
Comentários
  • As ligações rosqueadas são as únicas usadas para tubos galvanizados, tanto de aço como de ferro forjado.


ID
1846885
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Que termo caracteriza um ensaio mecânico de impacto?

Alternativas

ID
1846888
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um manômetro de escala de zero a 20 kgf/cm2, quando o ponteiro estiver no zero, que pressão é lida?

Alternativas

ID
1846891
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

Que tipo de fluido refrigerante deverá ser usado para abertura de rosca em alumínio?

Alternativas

ID
1846894
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A resistência que os metais oferecem ao ataque pelo efeito da temperatura (oxidação) é uma propriedade

Alternativas

ID
1846897
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de um ciclo de um motor de combustão interna de 4 tempos.

Alternativas