SóProvas


ID
1846957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O engenheiro responsável pela elaboração das especificações técnicas que compõem o projeto básico da obra de reforma de um edifício público definiu que o piso do saguão de entrada do prédio deveria ser executado em porcelanato da marca X ou equivalente; e, como as paredes dos banheiros não estavam no escopo da reforma e encontravam-se fora de esquadro, especificou que o piso cerâmico a ser trocado deveria ser assentado na diagonal.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Caso a construtora deseje aplicar um piso PEI-5 no saguão do prédio, a fiscalização deverá recusar, pois, apesar de ter a mesma solicitação de uso, esse tipo de piso não tem o mesmo desempenho técnico que o porcelanato.

Alternativas
Comentários
  • A questão tenta confundir ao comparar duas espécies de gêneros diferentes.

    PEI é resistência à abrasão de revestimentos cerâmicos e PORCELANATOS. Varia de 0 a 5.

    O porcelanato é um tipo de revestimento, que pode ser encontrado em diversas classes de PEI.

  • Porcelanato Técnico: Não tem PEI, pois não é esmaltado

    Porcelanato Esmaltado: Tem PEI, pois é esmaltado (O PEI depende do porcelanato específico)

  • A sigla PEI significa, em inglês, Porcelain Enamel Institute (Instituição Porcelana Esmalte). Usada para classificar a resistência do esmalte do piso, a sigla também indica o ambiente mais recomendável para instalar o piso cerâmico. O PEI 1 e o PEI 2, por exemplo, são de esmalte mais frágil e indicado para locais com pouco movimento. O PEI 3 pode ser usado em praticamente todos os cômodos da casa, enquanto o PEI 4 é ideal para locais com maior tráfego de pessoas, incluindo entradas e garagens. Por fim, o PEI 5 é o mais resistente, indicado para lugares com movimento intenso, como pontos comerciais. O piso PEI 5 também é bastante utilizado em ambientes externos, não sendo recomendado para uso residencial, isso por que é mais caro, justamente por ser mais resistente. Ou seja, não vale a pena investir num piso caro sem necessidade, a não ser que o local exija um piso com estas características.

     

    FONTE: http://www.famastilferramentas.com/geral-o-que-significa-pei-post-93.html

  • Questão um pouco diferente sobre "PEI"...


    Como o Bruno falou, a questão justifica uma classificação de revestimento cerâmico (PEI) citando outra classificação (Porcelanato).

     

    ___________________________________

    Editado pós conclusão do assunto

     

    O PEI é utilizado apenas para PORCELANATO ESMALTADO.

     

    A obra foi orçada para piso em PORCELANATO (normal), mas a construtora quer aplicar o PEI-5 (esmaltado).

    Perceba pelo enunciado que quem fez a questão diferenciou o piso PORCELANATO do piso PORCELANATO ESMALTADO.

     

    Além disso, o PEI-5 é o que tem melhor desempenho:

    "PEI 5 - Altíssimo (e sem manchas após abrasão): Este piso é ideal para áreas externas. Pode ser utilizado em residências, áreas públicas, shoppings, aeroportos, padarias e fast-foods"

    Entendo ser um pouco "superdimensionado" para o fim.

  • estranha essa questao...

  • A diferença está nos preços de mercado. É facil encontrar pisos cerâmicos PEI-5 a preços razoáveis (em torno de 15 a 20 reais/m²), porém o preços de porcelanatos (no mínimo 30 reais/m²) são bem superiores. Assim, aliado a questões de especificações do projeto básico da obra, o FISCAL DEVE RECUSAR o uso da cerâmica PEI-5, nesse caso, não por questões econômicas, mas por motivos de licitação, uma vez q está licitado a colocação de porcelanato e não de cerâmica PEI-5.

     

  • Pessoal, cuidado para não confundir PORCELANATO com CERÂMICA (erro muito comum para quem não é da área).

     

    Basicamente, a diferença está na tecnologia de produção e os materiais utilizados. Geralmente, o PORCELANATO é mais resistente e durável (um dos motivos é a baixa absorção de umidade pela maior densidade). Normalmente, a camada é única com a cor do fundo (superfície de assentamento) mais clara...Isso é diferente da CERÂMICA tradicional que tem, como sua principal composição, a argila.

     

    Voltando ao PEI...

     

    Apesar do PEI significar: Porcelain Enamel Institute (nome do instituto que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial), ele pode ser usado tanto para porcelanato quanto para cerâmicas, desde que tenham o tratamento superficial esmaltado.

  • Ambiente publico com muita movimentação de pessoas, não entendi o motivo que tenha que ser recusado se a questão não fala em relação a valores!

  • Questão estranha. Não informa qual o material do piso novo, como poderemos comparar? 

     

  • ERRADO

     

    Pessoal, a resposta da questão é a seguinte:

     

    Por mais que a o piso seja PEI-5 ( o que a questão  já nos mostra que não será porcelanato ), existem outros fatores devem ser considerados, como: absorção de umidade, estética e etc. O porcelanato só perde para a cerâmica no preço, em regra, todas as suas caracteristícas são superiores. Assim, somente o PEI não serve de justificativa técnica para a troca.

  • "apesar de ter a mesma solicitação de uso"??????????????????????????????????????????

  • Acho que o examinador que fez essa questão considerou que só existe o PEI-5 cerâmico. Ai faz sentido "mesma solicitação de uso mas não tem o mesmo desempenho técnico que o porcelanato". Merecia um recurso de quem fez a prova.

  • O que devemos saber:

    Porcelanato esmaltado e cerâmicas podem ser classificadas com base no PEI;

    Porcelanatos são mais caros, mais nobres e mais sofisticados do que as cerâmicas.

    Problema:

    A construtora queria utilizar um material inferior ao que foi especificado em projeto. Mesmo possuindo a mesma classificação PEI 5, as características técnicas do porcelanato e da cerâmica são diferentes. O fiscal deve, portanto, recusar.