-
De acordo com a localização, um cais pode ser classificado como marítimo, fluvial ou lacustre.
Em relação às condições de abrigos, podemos definir como cais protegidos por abrigos naturais, ou protegidos por abrigos artificiais.
FUNÇÃO DO CAIS: carga geral, terminais de granéis sólidos e líquidos, que podem ser classificados como terminais petroleiros, mineraleiros, fertilizantes e para cereais.
SISTEMA DE CARGA E DESCARGA DOS NAVIOS: tipo roll-on roll-off ou de contêineres. Nos primeiros, o acesso das cargas aos navios é direta, através de rampas de ligação com o cais. Já no segundo caso, as cargas são transportadas em 12 containers de modo a facilitar a armazenagem e transferência, além do transporte e distribuição.
TIPO ESTRUTURAL: paramento aberto ou fechado. Essa classificação varia de acordo com as posições das estacas pranchas.
-
OBRAS PORTUÁRIAS:
-> Uma obra portuária é uma resposta às necessidades funcionais do local.
-> É caracterizada pelas ações ambientais, geotécnicas, tipos de carga, descarga e manipulação de cargas, impactos de atracação de embarcações, acessos ao porto, circulação de pessoas e cargas, entre outros fatores.
-> Existem estruturas com paramentos abertos e fechados.
~> Paramento aberto: caracterizadas pela ausência de parede vertical da frente do cais.
~> Paramento fechado: são aquelas obras com parede vertical na frente do cais para contenção das ações das ondas.
-
A informação está correta. Uma obra portuária é uma resposta às necessidades funcionais do local. Assim, é caracterizada pelas ações ambientais, geotécnicas, tipos de carga, descarga e manipulação de cargas, impactos de atracação de embarcações, acessos ao porto, circulação de pessoas e cargas, entre outros fatores.
Além disso, existem estruturas com paramentos abertos e fechados. Estruturas com paramento aberto são caracterizadas pela ausência de parede vertical da frente do cais e, consequentemente, o paramento fechado são aquelas obras com parede vertical na frente do cais para contenção das ações das ondas.