Ola Marti,
Achei essa questão um pouco confusa, na minha opinião a alternativa correta deveria ser a letra D.
Acompanhe meu raciocinio,
LETRA A - De acordo com Paulo Sandroni, uma função é homogênea do grau n, quando a multiplicação de todas as variáveis independentes por uma constante V resultar na multiplicação da variável dependente por Vn. Dessa forma temos:
Y(K,L) = A(aVK + bVL). ----> Isolando V -----> A[(V)aK + bL) ---> V*A (aK + bL) = V*Y(K, L), em que V*Y(K, L) é a produção.
A função é homogenea de primeiro grau porque a constante V está elevada na potencia 1. Toda função homogenea de primeiro grau apresenta retorno constante de escala,
LETRA B - Função de Cobb-Douglas é dada genéricamente pela equação:
Q= A(LaKb)
Dessa forma, a equação não pode ser representada por soma, apenas por produto.
LETRA C - As isoquantas são retilineas.
LETRA D - Eu acho que essa deveria ser a resposta correta, pois a economia de escala acontece quando a produção cresce mais que o dobro, quando se dobram os insumos, nesse caso se vc jogar na equação dada qualquer valor para a constante A superior a um , a produção aumentará mais que o dobro, caso os insumos dobrem.
LETRA E - A equação permite a substituição entre os fatores de produção.
Acho que é isso....
Se alguém puder acrescentar alguma coisa, agradeço...
Segundo professor Cesar Frade:
"Nesse caso, os insumos K e L são substitutos perfeitos. Ao multiplicarmos K e L por um mesmo número, sempre a produção será multiplicada por esse número.
Independentemente dos valores de a e b, SEMPRE que os insumos forem substitutos perfeitos e estiverem elevados ao grau 1, a função será homogênea de grau 1."