IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Vinculado ao IBGE, o índice, calculado desde 1980, estima o custo de vida de famílias brasileiras que possuem um renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. A pesquisa é realizada em nove regiões metropolitanas (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Belém), além dos municípios de Goiânia e Brasília, este último é alvo das metas de inflação no Brasil (inflation targeting).
O principal objetivo do IPCA é medir a inflação de um conjunto de serviços e produtos comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal (alimentação, transporte, educação, vestuário, habitação, dentre outros). Os resultados obtidos são publicados no sítio do IBGE, em dois formatos: planilha (para importação em sistemas de informação) e tabela para leitura humana.
Além do IPCA, também são produzidos índices com objetivos específicos, como o IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), o IRVF (Índice de Reajuste de Valores Fiscais), o ICB (Índice da Cesta Básica) e o IRSM (Índice de Reajuste do Salário-Mínimo).BONS ESTUDOS