SóProvas


ID
1847641
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos elementos contaminantes muito comuns nas águas subterrâneas e que se encontram principalmente em fossas e fertilizantes é o

Alternativas
Comentários
  • O nitrato é o poluente de ocorrência mais freqüente nas águas subterrâneas. Em concentrações superiores a 10mg/L, pode causar metahemoglobinemia e câncer. Além do uso de fertilizantes agrícolas e criação de animais, os sistemas de saneamento in situ, quer por tanques sépticos ou fossas rudimentares, constituem outra importante fonte de nitrato nas águas subterrâneas. 

    Fonte: http://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/1303/1081 

  • Gabarito: A

    Terrinha amada,amo ser cearense.

     

    Nitrato (NO3) é a composição de Nitrogênio e Oxigênio. O Nitrogênio é essencial para a vida, porém alta concentração de Nitrato na água potável pode ser perigosa para a saúde, especialmente para lactentes e mulheres grávidas. O Nitrato pode ser encontrado no ar, no solo, na água, em plantas e nos dejetos animais. O homem também adiciona Nitrato ao ambiente através dos fertilizantes.

     

    Altas concentrações de Nitrato em águas provenientes de poços artesianos normalmente são resultados de uma perfuração inadequada, da localização do poço, do uso exagerado de fertilizantes na região em que o poço foi perfurado ou da ausência de um tratamento adequado de dejetos animais, ou mesmo humanos.

     

    Fontes de Nitrato que podem poluir o seu poço são: fertilizantes, fossas sépticas, confinamentos de animais, efluentes industriais e rejeitos de alimentos processados.

     

    Os poços podem ficar mais vulneráveis a esta contaminação após enchentes, principalmente se o poço for raso, que tenha sido perfurado ou escavado, e que tenha sido submergido pela enchente por um período longo.