SóProvas


ID
1847692
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma visita domiciliar com objetivo de realizar coleta de exame de sangue, os familiares do paciente solicitam ao Técnico de Enfermagem orientações sobre medidas preventivas contra o Botulismo. Dentre as ações de educação em saúde o Técnico de Enfermagem deve ressaltar

Alternativas
Comentários
  • Site cve

    O QUE É BOTULISMO?  O botulismo é uma doença grave, ainda que relativamente de  baixa incidência, causado por uma neurotoxina produzida pela  bactéria  Clostridium  botulinum. Causa paralisia  flácida (fraqueza dos músculos) e  pode ser fatal se não tratado rapidamente. São conhecidas três principais formas de botulismo: o  botulismo alimentar  causado pela ingestão de alimentos preparados e conservados inadequadamente o que propicia o  desenvolvimento da toxina; o  botulismo por  ferimentos  causado pela toxina produzida no ferimento infectado pela bactéria;  o  botulismo infantil (denominação dada ao botulismo intestinal  em menores  de 1 ano)  ou  intestinal causado pelo consumo  de determinados alimentos contendo esporos da bactéria, que então crescem no intestino de crianças menores de 1 ano (devido ausência  de microbiota  no intestino)  ou de adultos  com  problemas na flora intestinal, liberando  a toxina.

  • orientar a população sobre o preparo, conservação e consumo adequado dos alimentos associado ao risco de adoecimento;

    Fonte: Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica do botulismo, Ministério da Saúde, página 52

  • O Botulismo é causado pelo C. botulinum que estão amplamente distribuídos na natureza, em solos, sedimentos de lagos e mares. São identificados em produtos agrícolas como legumes, vegetais e mel e em intestinos de mamíferos, peixes e vísceras de crustáceos.

    O Botulismo é uma doença não-contagiosa, resultante da ação de potente neurotoxina. Apresenta-se sob três formas: Botulismo alimentar, Botulismo por ferimentos e Botulismo intestinal. O Botulismo alimentar ocorre por ingestão de toxinas presentes em alimentos previamente contaminados. O Botulismo por ferimentos é ocasionado pela contaminação de ferimentos. O Botulismo intestinal resulta da ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção de toxina.

    Dentre as medidas de prevenção temos a orientação da população sobre o preparo, conservação e consumo adequado dos alimentos associados a risco de adoecimento.

    A educação em saúde não é função privativa do enfermeiro.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.