SóProvas



Prova FCC - 2016 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Técnico Judiciário - Enfermagem do Trabalho


ID
1841104
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

Ao apresentar o biorregionalismo como alternativa ecológica, o autor

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, todas estão erradas....


    A) Errada. Conforme o trecho do parágrafo 6, "A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra. 


    B) Errada. O biorregionalismo é exatamente cuidar do planeta de uma forma particular, cada um respeitando sua cultura, mas com o mesmo objetivo, "salvar o planeta".


    C) Errada. Conforme o trecho do parágrafo 7, "favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado..."


    D) A menos errada. Ao meu ver, o texto não preconiza a exploração de uma determinada área, e sim, a sustentabilidade na exploração de determinadas áreas, para atendimento a população local, sendo menos agressivo ao meio ambiente.


    E) Errada. Bizonha !!

  • Concordo com vc Dimas.

  • Gabarito: D.

     

    O tema já deixa claro que o biorregionalismo está ligado à sustentabilidade, vejam: o biorregionalismo como alternativa ecológica.

     

    Agora a parte do item que fala que preconiza a exploração de recursos de uma determinada área pode ser confirmado por este trecho "(...) A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem(...).

     

    Bom estudo!

  • "A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida."

     

    d)  preconiza a exploração de recursos de uma determinada área, visando à sustentabilidade.

     

    É necessário ler o texto para entender.

    Mas assim: antes de ir para o texto, eu olhei as alternativas e já eliminei   a letra "A" e "E". Mas não recomendo isso.

  •  c)

    argumenta a favor do fim da economia de mercado, favorecendo as cooperativas familiares. -> o que o texto expoe é o contrario... 

  • Gabarito: D.

     

    Fundamento: 

     

    a) propõe o isolamento das comunidades em suas regiões, com a finalidade de combater a crise política. 

    incorreto: não se propõe o isolamento, mas sim a valorização do micro ao invés do macro - "A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida. [...] Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global)."

     

    b) defende o diálogo entre diversas culturas regionais, buscando uniformizar os costumes

    incorreto:"O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo. [...] Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas." 

     

    c) argumenta a favor do fim da economia de mercado, favorecendo as cooperativas familiares. 

    incorreto: "O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares." 

     

    d) preconiza a exploração de recursos de uma determinada área, visando à sustentabilidade. 

    correto: "É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza. [...] O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares. 

     

    e) sugere o término do extrativismo em ecossistemas locais, para refrear o avanço do capitalismo. 

    incorreto: Pelo contrário! Estimula-se o extrativismo local (sustentável) como forma de frear o capitalisto. "O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência". Vide comentário da alternativa anterior.

  • É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

  • 08/02/19 Respondi certo.

  • D) preconiza a exploração de recursos de uma determinada área, visando à sustentabilidade

    correta: A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições. 

    É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobre...


ID
1841107
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

O termo “glocal", no contexto do 6° parágrafo, refere-se

Alternativas
Comentários
  • Glocal é um neologismo formado a partir das palavras "global" e "local"

  • Glocalização é um neologismo resultante da fusão dos termos globalização e localização. Refere-se à presença da dimensão local na produção de uma cultura global.

    O "local" foi definido por Manuel Castells como os "nós" - nós de valor acrescentado aos fluxos econômicos e lugares de vida social. Segundo Paul Soriano, no "glocal, " o "local" representaria os "nós" da rede global e integra as resistências mas também as contribuições das formações identitárias locais e regionais à globalização.[1]


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Glocaliza%C3%A7%C3%A3o

  • Claro, claro que vou saber sem ter o Wiki ou mesmo o Google, desnecessária esta assertiva!!

  • Gabarito: A.

     

    Creio que não seria necessário saber o siginificado da palavra "Glocal", a ideia central da questão era saber qual era o termo que ela retomava.

     

    Vejamos: "(...) A ideia do “glocal” nos ajuda a articular essas diferentes dimensões(...)" essa é um termo de retomada, que podemos deduzir que se refere à "(...) unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) (...)", o qual é o gabarito.

     

    Qualquer questionamento fiquem a vontade para entrar em contato.

     

    Bom estudo!

     

     

  • a) à inter-relação de fatores regionais e mundiais.

    Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra. 

     

    Nota-se claramente que o "glocal" apresenta uma inter-relação de fatores locais e mundiais, como o aquecimento global, que apesar de ser um fenomeno global, tem consequências também em area local.

     

     b) ao conflito entre a iniciativa pública e a privada. ERRADA!

    Sem referência no texto.

     

     c) ao choque de interesses dos indivíduos e da comunidade. ERRADA!

    O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade.

     

     d) à oposição entre biorregionalismo e aquecimento global. ERRADA!

    Não há oposição, e sim inter-relação.

     

     e) ao relato de experiências culturais grupais e lógicas. ERRADA! 

  • glocal -]> relação entre uma coisa pequena e uma coisa grande....  > inter-regiao + nacao + internação = glocal

  • Concordo com o Maycon, na maioria das vezes não há necessidade de conhecermos todas as palavras para entender o contexto de um texto. Quem recorre a Wiki para responder fica viciado e na hora da prova não vai conseguir fazer a questão sem consulta. 

    Acertei a questão sem saber o significado de "glocal".

     

    Sds...

  • glocal = global + local = conjugação de aspectos locais e globais ao mesmo tempo

  • Embora tenha acertado, confesso que li "global" ao invés de "glocal" rsrs

    Muitas horas em frente ao computador devem estar afetando minha visao kkk

  • 08/02/19 Respondi certo.

  • a). Á inter-relação de fatores regionais e mundiais = glocal.


ID
1841110
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

Assumem sentidos opostos, no texto, as expressões

Alternativas
Comentários
  • Que banca sem vergonha, querendo nos tirar do cargo que tanto almejamos.


    A) Errado. Cooperativas e empresas familiares foram colocadas no mesmo sentido, de que são players pequenos que seriam beneficiados e ajudariam a natureza e blá blá blá...


    B) Errado. Singularidade e diversidade de culturas traduz o mesmo sentido. Como o nome diz, a diversidade de culturas, ou seja, cada qual com sua cultura. 


    C) Errado. Aqui há até sinônimo.


    D) Correta. No sentido do texto são formas diferentes de viver.


    E) Errado. Lembrei logo do direito administrativo. Quando você centraliza algo, está hierarquizando.

  • Gabarito D


    Ainda no 7º parágrafo, as expressões "economia de mercado"  e  "empresas familiares" tem sentidos opostos?


    Transcrevendo o 7º parágrafo: .... nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

    A conjunção mas daria sentido de oposição?

  • "deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade."


    GAB LETRA D

  • O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade.

  • Gab. D

    "Viver melhor" deve ser deixado para trás para dar lugar ao "bem viver e conviver", portanto sentido oposto.

    #avagaéminha

  • muitos ecossistemas = diversidade das culturas.

    DIVERSIDADE --->>> VARIOS/MUITOS.

    NÃO HÃ OQUE SE FALAR EM  SENTIDOS OPOSTOS

  • O próprio texto explicita: 

    "viver melhor" - ideia de consumo ilimitado para o bem-estar.

    "bem viver e conviver" - ideia de viver de forma suficiente para o bem-estar.

  • Letra D.

     

    O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada,

    para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade.

    (Adaptado de: BOFF, Leonardo, 

  • GABARITO: "d"

    Quem não voltar ao texto para comparar acaba errando a questão por "viver melhor" e "bem viver e conviver" parecem ir no mesmo sentido. 

  • ótima observação felipe silva

  • Fundamental voltar aos trechos para se certificar, pois não se trata de ortografia. Deixar para trás o objetivo "viver melhor" para dar lugar ao "bem viver e conviver" possuem claramente sentidos opostos.
    ■ DICA: A expressão para dar lugar a reforça a ideia oposta.
    Alternativa "a"- Favorece o surgimento de cooperativas e persiste a economia de mercado embora não exclusivamente, de empresas familiares = sem oposição.
    Alternativa "b" - Sem valorizar as duas coisas (adição).
    Alternativa "c" - biorregião indica o local e o ecossistema local oferece capacidades.
    Alternativa "e" - adição.
     

  • ate hj n sei oq esse tipo de questao quer afinal

  • 08/02/19 Respondi errado. 

    Lerr o contexto e não se ligar somente nas palavras.

  • deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver"segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade."

  • Alternativa correta: letra "d" - Questão de semântica. 

    Fundamental voltar aos trechos para se certificar, pois não se trata de ortografia. Deixar para trás o objetivo "viver melhor" para dar lugar ao "bem viver e conviver" possuem claramente sentidos opostos. 

    → DICA  

    A expressão para dar lugar a reforça a ideia oposta. 

    Alternativa "a"- Favorece o surgimento de cooperativas e persiste a economia de mercado embora não exclusivamente, de empresas familiares = sem oposição. 

    Alternativa "b" - Sem valorizar as duas coisas (adição). 

    Alternativa "c'' - biorregião indica o local e o ecossistema local oferece capacidades. 

    Alternativa "e"- adição. 

    Fonte: Revisaço de Língua Portuguesa – Duda Nogueira 


ID
1841113
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo...

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: 

Alternativas
Comentários
  • 121212121212121212mulheres e 1 homem -> eles são 

  • Se for enxugar essa frase, sairia assim: O modelo privilegia o estado e o mundo (voz ativa)

    na voz passiva:

    O estado e o mundo são privilegiados pelo modelo.

    Lembretes:

    - O objeto direto na frase da voz ativa passa a ser sujeito composto na voz passiva

    - O verbo É concorda com o estado eo mundo que é sujeito composto

    - Pelo modelo vira agente da passiva

  • Na voz ATIVA                         Na voz PASSIVA

     

    Sujeito         ---------------->        Agente da passiva

     

    Verbo         ------------------>     SER + PARTICÍPIO

     

    Objeto direto   -------------->    Sujeito

  • um detalhe simples: o Estado e o mundo (composto)

    O Estado e o mundo sao privilegiados....

  • Na voz ATIVA: Sujeito (pratica a ação) + Verbo + Complemento (OD, OI, PS) + Adjunto Adverbial

     

    FRASE: O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas PRIVILEGIA, em escala, o Estado e o mundo...

     

    Na voz PASSIVA:

    Analítica: Sujeito  Paciente +  SER  + PARTICÍPIO + Agente da Passiva

     

    FRASE: O Estado e o mundo SÃO PRIVILEGIADOS, em escala, pelo modelo ainda dominante nas discussões ecológicas

    em escala / nas discussões ecológias > adjuntos adverbiais

     

    OBS:

    PRIVILEGIA: presente do indicativo

    SÃO PRIVILEGIADOS: 'são' (presente do indicativo) + particípio

     

     

  • O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo...       OBS. Quem sofre a ação é a parte grifada.

    Voz passiva:  Verbo + Participio( terminado em: ADO, IDO e O)   

     

    São  privilegiados, em escala, o Estado e o mundo...  O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas    OBS. Verbo Ser tem que flexionar no plural para concorda com o seu sujeito.

     

    Gabarito: C

     

     

  • LEMBRANDO QUE, SUJEITO COMPOSTO ANTES DE VERBO, A CONCORDANCIA SE FAZ NO PLURAL:  Estado e o mundo são privilegiados.
    GAB: C

  • NA TRANSFORMAÇÃO FICA ASSIM:

    voz ativa ---- voz passiva

    sujeito ------- agente

    objeto direto ---- sujeito

    #obs sempre é bom revisar as questões.

  • DICA:  Só podem ser transpostos para a voz passiva os VTD e os VTDI.

    Faz a pergunta ao verbo.  

    ( O QUÊ) -   VTD    

    ( QUEM) -   VTDI

    - Quem compartilha, compartilha O QUÊ ?     VTD

    - Os arquitetos propuseram muitas alterações no projeto, propuseram O QUÊ ? 

     

    VOZ ATIVA   Os revestimentos das paredes isolam o calor 

                                     Sujeito                          VTD        OD

     

     

    VOZ PASSIVA     O calor         é       +       isolado                         pelos revestimentos das paredes.

                                   Sujeito VL          (locução verbal)                     Agente da passiva 

     

     

    DICA:     

    Passiva com 3 verbos terá 2 na ativa


    Passiva com 2 verbos terá 1 na ativa

     

    AO CONTRÁRIO, VOZ ATIVA PARA VOZ PASSIVA ANALÍTICA:

    Teriam sido utilizados (3 verbos)

    Teriam utilizado (2 verbos)

     

    REGRA:        ATIVA COM UM VERBO. NA PASSIVA VAI TER DOIS

     

    1°)      Contar os verbos. Ex: se na voz ativa tem 1 verbo, na voz passiva passará a ter 2 verbos;( verbo + particípio)

     

    2°)      Identificar o tempo e o modo ( são inalterados);

     

    3°)           Inverter os termos inicial e final

     

    Voz  ativa: discussões ecológicas privilegia o Estado e o mundo. SUJEITO COMPOSTO, VERBO NO PLURAL.

    Voz passiva: PLURAL Estado e o mundo SÃO privilegiados.

     

     

     IDENTIFICAR OS VERBOS:

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU ALGUEM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS

     

     

    -          VTD      =                   QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

    DICA:     

    Passiva com 3 verbos terá 2 na ativa


    Passiva com 2 verbos terá 1 na ativa

     

    AO CONTRÁRIO, VOZ ATIVA PARA VOZ PASSIVA ANALÍTICA:

    Teriam sido utilizados (3 verbos)

    Teriam utilizado (2 verbos)

    VERBOS QUE ADMITEM VOZ PASSIVA: VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (V.G. PULVERIZAR, EXALTAR, CELEBRAR) OU VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS.

     

     

     

     

     

    **  NÃO ADMITEM TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA

     

     

    1)         Verbos Transitivos Indiretos (regem preposição) exceção:    OBEDECER E DESOBEDECER.  

     

                             Quem Protesta, Protesta Contra algo/alguém.

     

    2)          Verbos Intransitivos (não pedem complementos)

     

    3)            Verbos de Ligação       ( ser , estar , ficar, continuar, voltar, andar, parecer , permanecer...)

     

         4) verbo IMPESSOAIS       (NÃO TEM SUJEITO):   HAVER (no sentido de existir) e verbos que expressem fenômenos da natureza.

  • GABARITO ITEM C

     

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA ( SUJEITO PACIENTE + LOC.VERBAL + AGENTE DA PASSIVA)

     

     

    TRANSPONDANDO A FRASE '' O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo...''

     

    FICARÁ:      O ESTADO E O MUNDO                                          SÃO PRIVILEGIADOS....                                PELO MODELO...

                     SUJEITO COMPOSTO PACIENTE                                  LOC.VERBAL                                                 AGENTE DA PASSIVA

  • o SUJEITO PASSA A SER COMPOSTO, VARIANDO TAMBÉM O VERBO !

  • 08/02/19 Respondi certo.

  • O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo... 

     

    O Estado e o mundo são privilegiados pelo modelo ainda dominante nas discussões ecológicas... 

  • são privilegiados.

  • Nessas questões,

     

    1. Pegue o objeto direto da voz ativa e transforme em sujeito paciente da sua voz passiva.

     

    2. Identifique o tempo e modo verbal do verbo na voz ativa "privilegiar" e use esse mesmo tempo e modo para o verbo "ser" da loc. verbal (Ser + Particípio)

     

    3. Pegue o sujeito da voz ativa e transforme no agente da passiva da voz passiva.

     

     

    Voz ativa -->

     

    O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas (Sujeito)

     

    privilegia (Verbo Transitivo direto no presente do indicativo)

     

    o Estado e o mundo (Objeto direto)...

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Voz passiva -->

     

    O estado e o mundo (Sujeito paciente)

     

    são privilegiados (Loc. Verbal com o verbo "ser" no presente do indicativo

     

    pelo modelo ainda dominante nas discurssões ecológicas (Agente da passiva)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing


ID
1841116
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

A expressão sublinhada pode ser corretamente substituída, com o sentido preservado, em linhas gerais, e sem qualquer outra alteração no enunciado, pela expressão entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Significado de Circunscrever

    v.t. Traçar um limite em torno de; limitar: circunscrever uma propriedade por muros.
    Fig. Restringir a certos limites: circunscrever um assunto

    http://www.dicio.com.br/circunscrever/

    bons estudos

  • GABARITO  > b) A biorregião se circunscreve numa área... (se limita a uma) − 3° parágrafo


    Corrigindo o colega abaixo, a letra correta é a B, pelos motivos por ele apresentados.


  • Gabarito B


    O trecho: O biorregionalismo permite, assim, suplantar o objetivo de "viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ...

    Estaria correta?

    Eu acredito que sim, pois o verbo suplantar significa superar.

    A alternativa "E" não está correta, pois a FCC disse que o verbo suplantar é seguido da preposição "do" (suplantar do).


    Alguém para opinar?

    Obrigado.

  • Verdade Nelson. Tbm acho.

    Suplantar no sentido de:

    -Superar -  VTD;

    -Exceder - VTDI - ex: Suplanta-os em energia e determinação.

  • Nelso, mudaria o sentido colocando a substituição suplantar do.

    Eles não pediram pra substituir só a palavra suplantar e sim "suplantar do"

    teria que ser suplantar¹ superar O objetivo

    mas com a subistituição ficaria suplnatar DO objetivo, deixando a alternativa errada

  • circunscrever

    cir·cuns·cre·ver

    vtd

    3 Fixar os limites de; delimitar, limitar: O proprietário circunscreveu o terreno de sua casa novamente e fez nova documentação do imóvel a pedido da prefeitura.

    http://www.michaelis.com.br/busca?id=3Az2

    Boa sorte e bons estudos!

  •  

    a) Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra... (está superposto) − 2° parágrafo

    Subjaz está empregado no sentido de "Fazer a manuteção da crise", ajudá-la a manter-se viva. Trocando-o por "está superposto" tem-se como sentido que o paradigma está acima da crise, ocorrendo mudança de sentido.

      

     b) A biorregião se circunscreve numa área... (se limita a uma) − 3° parágrafo

    Ver explicação do Renato.

     

     c) ... uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual... (predisposta) − 3° parágrafo

    Há sutil mudança de sentido e erro gramatical. "Com possibilidades" tem como sentido que a outra vertente, mais amiga da natureza, pode vim a nos tirar da crise atual. Com a alteração para "predisposta" tem-se que a outra vertente está inclinada a nos tirar da crise. 

     

    O termo possibilidades pede a preposição "DE", ja o predisposta exige a prepocição "A".

     

     

     d)... a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (comprometida à) − 8° parágrafo

    Há mudança de sentido e erro gramatical com a alteração. O termo implicar dá a ideia, nesse contexo, de consequência. O que difere de a etica da suficiência comprometer-se com o bem estar da comunidade. O bem estar é uma consequência da ética da suficiência.

     

    O correto, gramaticalmente, é COMPROMETIDA "COM O" .

     

     

     e) O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo... (suplantar do) − 8° parágrafo

    Há mudança de sentido, com a alteração passa a ideia de subtrair algo do objetivo, e não deixá-lo completamente para trás.

  • circunscrever -> limitar

  • Subjazer: 1-  Estar deitado ou colocado debaixo de.

                    2- Estar submetido, subordinado a..

     

    Ajuda a responder a alternativa A.

     

  • Quem está estudando para o TRE sabe o que é circunscrição.

  • Exatamente, João Neto. Quem está estudando para o TRE sabe bem o que é circunscrição!

  • Começar a deixar o dicionário como livro de cabeceira.... 

  • Para  quem  estuda direito  eleitoral matava esta  questão facil facil,  pois cirsunscrição é justamente a divisão de determinado estado ou  seja, limite de uma  area.

  • Gente, o que confundiu aí não foi o significado de "CIRCUNSCREVER" e sim a REGÊNCIA do verbo LIMITAR.

    A questão diz: "A Biorregião se "CIRCUNSCREVE NUMA" área (...), logo, trocando o verbo pelo significado do dicionário teremos:

    "A biorregião se "LIMITA (NUMA) EM UMA" área (...)

    No entanto, o verbo LIMITAR, com o significado de CIRCUNSCREVER, exige a preposição A e não a preposição EM; a troca correta seria, dessa forma: " A biorregião se "LIMITA A UMA" área (...); 

    A outra importante complicação na questão é o fato de vc ter que conhecer a regência do verbo SUPLANTAR, que é um verbo bastante incomum nas provas da FCC e deixa o canditado, que não lembra essa regência, com a "pulga atrás da orelha" na hora de escolher entre a letra B e a E!

    BONS ESTUDOS!

     

  • 08/02/19 Respondi certo.


ID
1841119
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            O biorregionalismo como alternativa ecológica

      O modelo ainda dominante nas discussões ecológicas privilegia, em escala, o Estado e o mundo; em economia, a exploração predatória da natureza e a competição; em política, a centralização e a hierarquização; na cultura, o quantitativo sobre o qualitativo, a uniformização dos costumes, o consumismo e o individualismo.

      Esse paradigma subjaz, em grande parte, à atual crise da Terra, pois considera esta como um todo uniforme, sem valorizar a singularidade de seus muitos ecossistemas e a diversidade das culturas.

      Hoje está se impondo uma outra vertente, mais amiga da natureza e com possibilidades de nos tirar da crise atual: o “biorregionalismo". A biorregião se circunscreve numa área, normalmente, definida pelos rios e pelo maciço de montanhas. Possui certo tipo de vegetação, geografia do terreno, de fauna e de flora e mostra uma cultura local própria, com seus hábitos e tradições.

      A tarefa básica do biorregionalismo é fazer os habitantes valorizarem o lugar onde vivem. Importa fazê-los conhecer o tipo de solos, de florestas, de animais, as fontes de água, o rumo dos ventos, os climas e microclimas, os ciclos das estações, o que a natureza pode oferecer em termos de paisagens, alimentação, bens e serviços para nós e para toda a comunidade de vida.

      É na biorregião que a sustentabilidade se faz real e não retórica a serviço do marketing; pode se transformar num processo dinâmico, que aproveita racionalmente as capacidades oferecidas pelo ecossistema local, criando mais igualdade e diminuindo em níveis razoáveis a pobreza.

      Mesmo sendo a comunidade local a unidade básica, isso não invalida a importância das unidades sistêmicas maiores (inter-regionais, nacionais e internacionais) que afetam a todos (por exemplo, o aquecimento global). A ideia do “glocal" nos ajuda a articular essas diferentes dimensões. Sempre é necessário informar-se sobre as experiências de outras regiões e sobre como está o estado geral do planeta Terra.

      O biorregionalismo possibilita que as mercadorias circulem no local, evitando as grandes distâncias; favorece o surgimento de cooperativas comunitárias; nele, persiste a economia de mercado, mas composta primariamente, embora não exclusivamente, de empresas familiares.

      O biorregionalismo permite, assim, deixar para trás o objetivo de “viver melhor", de acordo com a ética da acumulação ilimitada, para dar lugar ao “bem viver e conviver", segundo a ética da suficiência, que implica o bem-estar para toda a comunidade. (Adaptado de: BOFF, Leonardo,

Disponível em: www.folhadoestado.com.br/opiniao/id305952/o_bioregionalismo_como_alternativa_ecologica. Acesso em: 07.12.2015)

Está clara e correta a seguinte frase escrita a partir do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) As capacidades oferecidas pelo ecossistema local tÊm de ser aproveitadas para que se alcanceM níveis razoáveis de pobreza

    B) a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas não pareceM ser devidamente valorizadAS
     
    C) De acordo com Leonardo Boff, ainda predomina, nas discussões sobre cultura, o quantitativo sobre o qualitativo

    D) VTD+se = o verbo concorda com o seu objeto
    Não se deve desconsiderar a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afeta à todos

    E) CERTO: Certo tipo [...] é o que caracteriza, em parte, uma biorregião

    bons estudos

  • colega Tiago, não acuse sem fundamentos, fiz essa prova e não utilizei do link acima, por favor, apague

  • Olá pessoal, então vamos à resolução das questões.

    Quem gostar dos comentários, dê um like hehe.

    A)-As capacidades oferecidas pelo ecossistema local tem de ser aproveitadas para que se alcance níveis razoáveis de pobreza. ( o se é uma partícula apassivadora e acompanha VTD, logo o verbo teria que ir ao plural para concordar como seu sujeito).

     

    B)-Não parece ser devidamente valorizado, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas. ( oque não parece ser valorizado? -- a singularidade e a diversidade-- sujeito do verbo).

     

    C)-De acordo com Leonardo Boff, ainda predominam, nas discussões sobre cultura, o quantitativo sobre o qualitativo. (o erro está no plural do verbo predominam; temos uma oração, na ordem indireta, cujo sujeito é o qualitativo, dessa forma verbo teria que estar no singular).

     

    D)-Não se devem desconsiderar a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afetam à todos. ( aqui, observem que a concordância está em desacordo, porque só temos um núcleo que é a importância que está no singular, o resto é adjunto adnominal, repare também que esse trecho está na passiva sintética; há também erro na crase, pois não haverá crase antes de pronome indefinido.

     

  • Não se devem desconsiderar a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afetam à todos

     

    fica assim>

     

    a importância das unidades inter-regionais, nacionais e internacionais, pois afetam à todos Não se devEEEEE desconsidera

  • Erros bem claros. essa aquestão foi aquela "dada" que toda prova tem. 

     

    A- As capacidades ... têm. ( tinha que estar no plural). 

     

    B- ... devidamente valoriZADA ... a singularidadde. ( tinha que concordar com o gênero feminino).

     

    C- ... ainda predoMINA... o quantitativo. ( tinha que estar no singular).

     

    D- ... a todos. ( crase totalmente errada -- erro também na concordância verbal). 

     

    Assetiva correta E

  • E a rixa foi lançada... rs

  • Rick também entendi que a concordância verbal estava correta, pois valorizado concorda com singularidade, e como concorda, o correto seria :"Não parece ser devidamente valorizada, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas ".

  • na alternativa B o sujeito não é posposto!? ele pode ficar no singular ou ir para o plural!

  • não concordo com a justificativa dos colegas na letra D,  vejam bem:

    D) VAMOS FAZER AQUELA VELHA PERGUNTA " OQUE NÃO SE DEVE DESCONSIDERAR? A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES" LOGO NÃO VEJO A JUSTIFICATIVA DE VTD + SE,APENAS COLOCARAM DE MODO INDIRETO,  DO MESMOS JEITO QUE COLOCAMOS O VERBO AFETAR NO SINGULAR, PQ SE PERGUNTARMOS " OQUE AFETA A TODOS? A IMPORTÂNCIA" . QUEM CONCORDA COMIGO?

  • concordo com o HARVEY, NAO VEJO ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL, MAS NOMINAL, VEJAMOS;

    predicativo do sujeito Por se tratar de um termo que se refere ao sujeito, o predicativo deve sempre concordar com ele.

    Tanto o sujeito quanto o predicativo do sujeito são formados por nomes. Dessa forma, os predicativos herdarão as mesmascaracterísticas de gênero e número que os sujeitos possuírem.

    O predicativo do sujeito somente aparecerá em sentenças em que o predicado seja formado por um verbo de ligação (predicado nominal).

    LOGO O VERBO PARECER PODE CONCORDAR TANTO NO PLURAL QUANTO NO SINGULAR, MAS O PREDICATIVO VALORIZADO DEVE FICAR NO PLURAL PARA CONCORDAR COM SUJEITOS --->>> SINGULARIDADE E DIVERSIDADE. NA MESMA PROVA TEMOS ESSES EXEMPLO, QUESTÃO 14 LETRA C, FULUNA E BELTRANA FORAM EMPOSSADAS.

  • Esse letra B comentada pelo Renato, ele inverteu a ordem, nesse caso tem que ficar no plural mesmo, porque o sujeito composto está anteposto ao verbo: B) a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas não pareceM ser devidamente valorizadAS

    Para analisar tem que deixar na ordem que tá na questão:

    Não parece/parecem (não é esse o erro, pode ser qualquer dos dois!!!) ser devidamente VALORIZADA/VALORIZADAS, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas.

    Sujeito composto posposto: verbo no plural ou concorda com o mais próximo.
     

     


     

  • FCC, quando fala clara e correta e coloca um apartir do TEXTO, pode ter certeza que ela quer interpretação, no texto está: "sem valorizar" , na reescritura não parece ser devidamente valorizado. O verbo "parece" pode ir plural ou singular, além do erro de concordancia nominal.

  • 08/02/19 Respondi certo.

  • RESUMO : Eliminem as que possuem erros visíveis ( se bem que as vezes o erro parece brincar de esconde esconde ) e corre pro abraço


ID
1841122
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       De quati

      Aparece um quati escoteiro. Decerto perseguido de cachorro. No chão é ente insuficiente o quati. Imita ser baleado. O rabo desequilibra de tanto rente na terra.

      Agora, se alcança árvore, quati arma banzé1. Arreganha. Monta episódio. E até xinga cachorro.

      Igual é o tamanduá. Fora do mato, no limpo, tamanduá nega encrenca. Porém se encontra zamboada2, vira gente. E desafia cachorro, onça-pintada, tenente.

1. confusão, tumulto

2. moita formada por galhos e ramagens de árvores, cipós, trepadeiras

(BARROS, Manoel de. Livro de pré-coisas. In: Poesia completa. São Paulo, Leya, 2010, p. 235) 

Um segmento que expressa ideia de causa, com relação ao trecho que o antecede imediatamente, está sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Basta perceber que o motivo de o rabo desequilibrar é que ele está bem rente na terra. Este é o motivo. Poderíamos reescrever assim: O rabo desequilibra porque está bem rente na terra.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentario-trt-23ar-portugues/

    bons estudos

  • Questão bilu bilu tétéia....


    A) Errado. A consequência de estar insuficiente o quati é estar no chão. expressa consequência.


    B) Errado. O Quati armar banzé é uma consequência de ele estar na arvore. 


    C) Errado. O tamanduá negar encrenca é uma consequência de ele estar fora do mato, no limpo.


    D) Errado. Xingar o cachorro é uma consequência de ele montar episódio.


    E) Correta. O rabo desequilibra porque está bem rente na terra. 

  • O rabo desequilibra de tanto rente na terra. ( a causa do rabo desequilibrar é de tanto rente na terra  e o rabo desequilibrar é consequência. Apenas um macete, a causa sempre acontece primeiro, depois a consequência.

  • A questão é fácil, mas tentar interpretar um texto desse..meu Deus!

  • O rabo desequilibra de tanto rente na terra

    O rabo desequilibra porque está muito rente na terra. 
    O rabo desequilibra já que está muito rente na terra. 

    Boa sorte e bons estudos!

  • DE TANTO ESTUDAR, FUI APROVADO

     

    DE TANTO SER CHATO, HOJE SOU SERVIDOR FEDERAL 

  • CAUSA: de tanto rente na terra.

     

    CONSEQUÊNCIA: o rabo desequilibra. 

     

    --> O rabo só desequilibra por ser muito rente à terra. 

  • Aprendi isso com um companheiro aqui do qc. Bizu pra questão de causa e consequência: o fato de (causa) faz com que (consequência). Logo o fato de estar rente na terra faz com que o rabo desequilibre. E por isso mesmo eu acertei mizeráviiiiii

  • Gab E

    Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.

  • Segundo o prof Alexandre Soares aqui do QC:

    "Se for possível substituir a oração por: "porque motivo", significa que trata-se de uma causa, tentei com as alternativas desta questão e deu certo:

    "O rato se desequilibra porque motivo?" => porque está rente na terra.

  • começando ler pelo final as vezes ajuda a resolver algumas questoes.

  • O rabo desequilibra de tanto rente na terra.

     

    Causa  e Consequência

    de tanto rente na terra  O rabo desequilibra    

     

    OBS. Primeiro vem a causa depois a consequência. De tanto reter na terra, ação, O rabo desequilibra, resultado da ação.

     

    Gabarito: E

  • Questão de português mais difícil de 2016 da FCC. nossa!!

    E olhe que adoro português, essa me faria chutar no escuro =(

  • O motivo pelo qual o rabo se desequilibra é porque está rente à terra. 

    Gab. E

  • Não foi tão difícil. Era só tentar encaixar uma das conjunções causais mais conhecidas: PORQUE.

    O rabo desequilibra porque está rente à terra.

    A, B, C dão idéia de consequência. 

    Em relação à alternativa D, como diz meu professor: Fumou maconha..rsrsrs

  • Ideias de CAUSA e CONSEQUENCIA são coisas que sempre me confundiram muito - e acho que não sou o único.

    CAUSA é sempre algo que acontece ANTES, que ORIGINA a consequencia. 

    Por sua vez a CONSEQUENCIA acontece DEPOIS da causa.

     

    No caso da questão: primeiro o rabo fica rente na terra para depois desequilibrar o quati.
    CAUSA: rabo rente na terra
    CONSEQUENCIA: o desequilíbrio.


    Força, galera! Nossa hora tá chegando!

     

  • Letra E. Depois do Tesão vem a consequência, Tal, Tamanho, Tanto. Nunca mais esqueço.

    É só inverter a frase.  De tanto rente na terra o rabo desequilibra

     Prof. Pestana

  • Show, Hebert.

    Anotado. Sempre "peno" nessas causas X consequênciaas.

  • É a famosa regra do "tesão". Massa que as putarias a gente nunca se esquece! Bom que vêm ajudando nos estudos! uheueh

     

     

  • Qual é a causa do desequilíbrio? É o rabo estar tanto (tão) rente na terra.
    Reescritura:  de tão rente na terra o rabo desequilibra.

    Gab.: E

  • Depois do tesão vem a consequência.

  • Que frases imundas são essas ?? mas acertei \o

  • Podemos substituir a forma “de tanto” por “devido a estar”, “tendo em vista estar”. Assim, a expressão “de tanto rente na terra” é o adjunto adverbial de causa e a alternativa (E) é a correta

  • 08/02/19 Respondi certo.

  • 26/02/2020 Respondi certo. Revisar


ID
1841125
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       De quati

      Aparece um quati escoteiro. Decerto perseguido de cachorro. No chão é ente insuficiente o quati. Imita ser baleado. O rabo desequilibra de tanto rente na terra.

      Agora, se alcança árvore, quati arma banzé1. Arreganha. Monta episódio. E até xinga cachorro.

      Igual é o tamanduá. Fora do mato, no limpo, tamanduá nega encrenca. Porém se encontra zamboada2, vira gente. E desafia cachorro, onça-pintada, tenente.

1. confusão, tumulto

2. moita formada por galhos e ramagens de árvores, cipós, trepadeiras

(BARROS, Manoel de. Livro de pré-coisas. In: Poesia completa. São Paulo, Leya, 2010, p. 235) 

A frase redigida corretamente que traduz a mensagem do texto é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Encontrei outro erro na alternativa A

    A palavra IRRESOLUTO significa: sem resolução (indeciso).

    O tamanduá não fica indeciso no meio do mato, ao contrário, fica corajoso igual ao quati, inclusive desafia cachorro, onça-pintada, tenente. (último parágrafo do texto)


    Observação:

    NA MEDIDA EM QUE (locução conjuntiva causal) - podemos substituir pelo “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”.

    À MEDIDA QUE (locução conjuntiva proporcional). Exemplo: À medida que (à proporção que) nós subirmos, ficaremos mais cansados, porque o caminho é longo.

  • Não quero atrapalhar o estudo de ninguém, mas não lembro de uma pontuação que comece com ponto e vírgula e termine com vírgula. Se "do mesmo modo" é um nexo, este possívelmente está deslocado, portanto, "o tamanduá" deveria estar entre vírgulas. Foi esse raciocínio que me fez excluir a alternativa "A". Certo ou errado o que acabei de falar, o fato é que acertei a questão. kkkkkkkk

  • outro erro da C é quanto a interpretacao: 

    c) O quati mostra-se frágil quando vê-se perseguido por cães no chão; em contra-partida, o tamanduá, hesita em reagir quando encontra-se fora do mato.

    "em contra-partida" dá o sentido de oposicao, sendo que nao houve oposicao nesta oracao. Ambos ficaram acovardados nas situacoes citadas. 

  • nao marquei a D achando que por causa do lhes que é usado para pessoa, pensei está errado.

  • quase marquei B ! =P

  • Questão interessante, diferente, mas bastante óbvia.

  • intrépido

    Significado de Intrépido

    adj.Que não possui medo; que não teme o perigo; corajoso.[Figurado] Que é obstinado; que não se abate diante dos obstáculos.s.m.Indivíduo que não tem medo; corajoso.

     

    irresoluto

    Significado de Irresoluto

    adj.Sem resolução; que não se pode resolver: jogo irresoluto.Que demonstra indecisão; que tem dificuldade para decidir; hesitante: situação irresoluta.(Etm. do latim: irresolutus.a.um)

     

    https://www.dicio.com.br/irresoluto/

  • Na letra A, deveria ser "sobre" (em cima) e não "sob" (embaixo) dos galhos.

    Na lerta B, o verbo "aflige" deveria estar no plural, pois é complemento de "ameaças".

    Na letra C, "contrapartida" é sem hífen.

    Na letra D, "intrépitos" significa "corajosos".

  • o pessoal foi pela gramática, eu fui pelo sentido do texto e marquei a D, as outras nao poderiam ser, na hora da prova muitas vezes nao iremos saber o significado das palavras, bom vamos la:

     

    a) O quati mantém-se valente enquanto está sob os galhos de uma árvore; do mesmo modo, o tamanduá torna-se irresoluto no meio do mato.

    ERRADO :("Igual é o tamanduá. Fora do mato, no limpo, tamanduá nega encrenca. Porém se encontra zamboada, vira gente. E desafia cachorro, onça-pintada, tenente." )

    b) "O quati possui hábitos semelhantes aos do tamanduá no que tange à reação diante de ameaças, as quais não os aflige quando estão em seus habitats." (ERRADO: tanto aflige que eles precisam se proteger em algum local)

    c) O quati mostra-se frágil quando vê-se perseguido por cães no chão; em contra-partida, o tamanduá, hesita em reagir quando encontra-se fora do mato. (ERRADO: de acordo com o textoIgual é o tamanduá. Fora do mato, no limpo, tamanduá nega encrenca. Porém se encontra zamboada, vira gente. E desafia cachorro, onça-pintada, tenente.)

    e) "O quati e o tamanduá são animais que se conservam intrépitos ao serem hostilizados por cães, especialmente fora dos meios onde sentem-se mais destros." (ERRADO: limitou a apenas cães, o texto aborda outros animais).

     

  • O examinador que fala "intrépiTo" e o mesmo que fala "guspe" e "inbigo".

  • 08/02/19 respondi errado


ID
1841128
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está pontuada corretamente, a frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Nascido em Cuiabá, em 1916 [,] Manoel de Barros estreou, com o livro, Poemas Concebidos sem Pecado em 1937

    B) Cronologicamente vinculado (sem vírgula) à Geração de 45, mas formalmente, (essa virgula substitui "vinculado") ao Modernismo brasileiro, Manoel de Barros criou um estilo próprio

    C) CERTO:

    D) Em 1986, o poeta Carlos Drummond de Andrade declarou (sem vírgula - esse "que" é C.I.) que Manoel de Barros era o maior poeta brasileiro vivo

    E) Antonio Houaiss, um dos mais importantes filólogos e críticos brasileiros [,] confessou nutrir, pela obra de Manoel de Barros [,] grande admiração

    bons estudos

  • colega Tiago, não acuse sem fundamentos, fiz essa prova e não utilizei do link acima, por favor, apague

  • Que bicho chato esse Tiago!!!

  • acredito que a alternativa "a" tenha outros erros além do erro apontado pelo Renato... 

    a) Nascido em Cuiabá, em 1916 (,) Manoel de Barros estreou, com o livro, (sem virgula) Poemas Concebidos sem Pecado (,) em 1937.

    ficando assim: 

    Nascido em Cuiabá, em 1916, Manoel de Barros estreou, com o livro Poemas Concebidos sem Pecado, em 1937.

     

     

  • Quero pedir ao colega RENATO que não pare de comentar as questões daqui do qconcursos, pois muito nos ajuda os seus comentários.

  • Quero também pedir ao colega RENATO que não pare de comentar as questões daqui do qconcursos, pois muito nos ajuda os seus comentários.

  • Quero também pedir ao colega RENATO que não pare de comentar as questões daqui do qconcursos, pois muito nos ajuda os seus comentários.

  • RENATO VC É NOTA 10000000 E TIAGO VC É UM ZERO A ESQUERDA, MORRE DE INVEJA DOS COMENTÁRIOS DE RENATO

    POR FAVOR RENATO NÃO PARE DE COMENTAR, NOS AJUDA BASTANTE SEUS COMENTÁRIOS...OBG

     

  • a) Nascido em Cuiabá, em 1916( , ) Manoel de Barros estreou, com o livro, Poemas Concebidos sem Pecado em 1937.   (Errado)  OBS.  Tem que ter a vírgula em adjunto adverbial intercalado.

     

    b) Cronologicamente vinculado( , ) à Geração de 45, mas formalmente, ao Modernismo brasileiro, Manoel de Barros criou um estilo próprio.     (Errado)  OBS. Tem que retira a Vígula antes da geraçã de 45. 

     

    c) Subvertendo a sintaxe e criando construções que não respeitam as normas da língua padrão, Manoel de Barros é comparado a Guimarães Rosa.  (Correto)

     

    d) Em 1986, o poeta Carlos Drummond de Andrade declarou( , ) que Manoel de Barros era o maior poeta brasileiro vivo.     (Errado)  OBS.  Não pode ter vírgula no complemento do verbo "Declarou"

     

    e) Antonio Houaiss, um dos mais importantes filólogos e críticos brasileiros ( , ) confessou nutrir, pela obra de Manoel de Barros grande admiração.    (Errado)  OBS.  Tem que ter as duas vírgulas separando o Vocativo.

  • Ao colega platão:

     

    Na letra E não é vocativo, é aposto explicativo.

     

    Só foi um adendo mesmo.

    Valeu por seu comentário, Platão! << Isso foi um vocativo. Rs...

  • Gabarito letra C.

     

    Baixe Grátis no site E-book passo a passo para acertar 90% em Língua Portuguesa.

     

    http://dicadoconcurseiro.com.br

  • A: Vírgula após 1916
    B: Não pode separar o verbo do complemento.
    C: Gabarito
    D: A vírgula tinha que ser antes do verbo e não depois
    E: A vírgula tinha que ser antes de confessou pra caracterizar o aposto explicativo. Nunca pode existir vírgula entre o verbo e seus complementos.

  • kkkk, morrendo de rir aqui...Tiago e Renato, vcs são 1000!!! O QC não seria o mesmo sem vcs. E Renato, acho realmente impressionante sua onipresença em quase todas as questões, e ainda volta para rever seus comentários...fenomenal.

  • Concordo com vc Maira Moura.

  • DUELO DE TITÃS , RENATO x TIAGO.

  • A) Nascido em Cuiabá, em 1916, Manoel de Barros estreou, com o livro, Poemas Concebidos sem Pecado em 1937. 
    B) Cronologicamente vinculado, à Geração de 45, mas formalmente ao Modernismo brasileiro, Manoel de Barros criou um estilo próprio. 
    C) Subvertendo a sintaxe e criando construções que não respeitam as normas da língua padrão, Manoel de Barros é comparado a Guimarães Rosa. 
    D) Em 1986, o poeta Carlos Drummond de Andrade declarou que Manoel de Barros era o maior poeta brasileiro vivo. 
    E) Antonio Houaiss, um dos mais importantes filólogos e críticos brasileiros confessou nutrir, pela obra de Manoel de Barros, grande admiração.

  • Os dois sao relevantes, pois sempre comentam com excelentes comentários. 

  • Renato >>>>> Tiago  

  • Corrigindo as assertivas:

     

    a) Nascido em Cuiabá em 1916, Manoel de Barros estreou, com o livro, Poemas Concebidos sem Pecado em 1937.

     

    b) Cronologicamente vinculado à Geração de 45, mas formalmente ao Modernismo brasileiro, Manoel de Barros criou um estilo próprio.

     

     

    c) Subvertendo a sintaxe e criando construções que não respeitam as normas da língua padrão, Manoel de Barros é comparado a Guimarães Rosa.

     

    d) Em 1986, o poeta Carlos Drummond de Andrade declarou que Manoel de Barros era o maior poeta brasileiro vivo.

     

    e) Antonio Houaiss, um dos mais importantes filólogos e críticos brasileiros confessou nutrir, pela obra de Manoel de Barros, grande admiração.

  • Tiago com invejinha do Renato faz é tempo!! Renato ajuda de + nos comentários.

  • DÚVIDA na alternatica "C"

    C) Subvertendo a sintaxe e criando construções que não respeitam as normas da língua padrão, Manoel de Barros é comparado a Guimarães Rosa

     

    Referente ao "a" do trecho: Manoel de Barros é comparado a Guimarães Rosa.

    Sei que antes de palavras no plural, não pode colocar acento indicativo de crase com "a" estando no singular, mas esta regra serve para nomes próprios.

    Errei esta questão, pois achei que deveria ter crase.

    Meu raciocínio está correto ou estou falando besteira.

     

    Me ajudem, por favor!

     

    Bons estudos!

     

  • TIAGO X RENATO 

    ESSA É A VERSÃO DO BRASILEIRO

    O BRASILEIRO SENDO BRASILEIRO

    GABARITO: C

  • Marcito St, acredito que está comparando um autor com o outro.... não a um estilo (modo) criado por Guimarães Rosa.
    Olha o título da matéria do G1:
    Comparado a Messi e Cristiano Ronaldo, Eden Hazard afirma: "Sou diferente"

  • Quero pedir ao colega RENATO que não pare de comentar as questões daqui do qconcursos, pois muito nos ajuda os seus comentários.

  • esse TIAGO tinha que tirar uma foto com uma placa escrita:
    "peço perdão ao Renato pelo vacilo"
    igual bandido quando vai preso pela PM pq tava fazendo merda

  • CORREÇÃO DAS QUESTÕES SEGUNDO MEU ENTENDIMENTO



    a) Nascido em Cuiabá, em 1916, Manoel de Barros estreou o livro Poemas Concebidos sem Pecado em 1937.




    b) Cronologicamente vinculado (a vírgula aqui quebraria a transitividade de sentido do verbo) e à geração de 45, mas, formalmente ao Modernismo brasileiro, Manoel de Barros criou um estilo próprio.



    c) Certa



    d) Em 1986,(vírgula facultativa por ser adjunto adverbial deslocado de curta extensão) o poeta Carlos Drummond de Andrade declarou que Manoel de Barros era o maior brasileiro vivo.



    e) Antonio Houaiss, um dos mais importantes filólogos e críticos brasileiros confessou nutrir (uma vírgula aqui quebraria a relação verbo e complemento) pela obra de Manoel de Barros Grande admiração. 

  • 08/02/19 respondi errado

     

  •  a)Nascido em Cuiabá, em 1916 Manoel de Barros estreou, - NAO SE SEPARA VERBO PRINCIPAL DO OBJETO

     

     b)Cronologicamente vinculado, à Geração de 45 - NAO SE SEPARA SINTAGMAS INTEGRANTES DE ADJUNTO ADVERBIAL.

     

     c)ok

     

     d) vide 'a'

     

     e)Antonio Houaiss, um dos mais importantes filólogos e críticos brasileiros - APOSTO DEVE VIR DEMARCADO POR VIRGULAS

  • Obrigado Renato pelos seus comentários, têm ajudado a todos nós.


ID
1841131
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               O que é assinatura digital?

      A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.  

      A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico “subscrito" que, ante a menor alteração neste, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica" de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura.

      Necessário distinguir assinatura digital da assinatura digitalizada. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura autógrafa como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o subscritor e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.


(Disponível em: http://portal.trt23.jus.br/ecmdemo/public/trt23/Informese/assinaturaDigital. Acesso em: 02.12.2015) 

De acordo com o texto, a

Alternativas
Comentários
  • " pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura. "

    Gabarito D

  • Letra A: é o contrário. A banca trocou as informações. 

  • A) Assinatura digitalizada distingue-se da assinatura digital por ser esta menos segura e confiável que aquela. ERRADA!

    Ela (Assinatura Digitalizada) não garante a autoria e integridade do documento eletrônico. Ao passo que a outra garante.

     

    B) cópia da assinatura digitalizada torna-se difícil porque ela está subordinada à autenticação da autoria do documento. ERRADA!

    porquanto não existe uma associação inequívoca entre o subscritor e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento. 
     

    C) assinatura digital serve ao objetivo de preservar a autenticidade de documentos previamente escaneados. ERRADA!

    Não há a nescessidade de haver arquivo previamente escaneado.

     

    D) alteração de um documento com assinatura digital acarreta a invalidação da assinatura desse documento. C!

    A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico “subscrito" que, ante a menor alteração neste, a assinatura se torna inválida. 

     

    E) integridade de um documento com assinatura digital é garantida pela cópia fotográfica da assinatura subscrita. ERRADA!

    A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.  

  •  A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico “subscrito" que, ante a menor alteração neste, a assinatura se torna inválida. 

  • 09/02/19 respondi certo


ID
1841134
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               O que é assinatura digital?

      A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.  

      A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico “subscrito" que, ante a menor alteração neste, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica" de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura.

      Necessário distinguir assinatura digital da assinatura digitalizada. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura autógrafa como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o subscritor e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.


(Disponível em: http://portal.trt23.jus.br/ecmdemo/public/trt23/Informese/assinaturaDigital. Acesso em: 02.12.2015) 

Empregam-se todas as formas verbais de acordo com a norma culta na seguinte frase redigida a partir do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    a) Para que se mantivesse sua autenticidade, o documento não poderia receber qualquer tipo de retificação.

    b) Os documentos com assinatura digital dispuseram de algoritmos de criptografia que os protegeram.

    c) Arquivados eletronicamente, os documentos poderão contar com a proteção de uma assinatura digital.

    d) Quem se propuser a alterar um documento criptografado deve saber que comprometerá sua integridade.

    e) CERTO: Não é possível fazer as alterações que convierem sem comprometer a integridade dos documentos

    bons estudos

  • Gabarito E


    Na alternativa B, não existe a forma verbal DISPORAM (em nenhum tempo verbal).

    Além disso, o verbo DISPOR deve concordar com o verbo "PROTEGERAM" que está no pretérito (passado).

  • Gabarito: E. 
     

    a) Para que se mantesse sua autenticidade, o documento não poderia receber qualquer tipo de retificação. (MANTIVESSE)

     b) Os documentos com assinatura digital disporam de algoritmos de criptografia que os protegeram. (DISPUSERAM) 

     c) Arquivados eletronicamente, os documentos poderam contar com a proteção de uma assinatura digital. (PUDERAM) 

     d) Quem se propor a alterar um documento criptografado deve saber que comprometerá sua integridade. (PROPUSER) 

     e) Não é possível fazer as alterações que convierem sem comprometer a integridade dos documentos. - CERTO :) 

    --- 
    Verbo convir (usado na alternativa E): 

    convir

    con·vir

    vti

    1 Trazer conveniência ou proveito: Os diretores decidirão o que lhes convém.

    vti

    2 Ser adequado ou conforme: Aquele linguajar não convém a um senhor de idade.

    vti e vint

    3 Estar de acordo; concordar: Haveis de convir conosco em que isso é verdade. Meu irmão já foi avisado que precisa parar de fumar e ele há de convir. Nisto não podemos convir.

    vti e vint

    4 Entrar em juste; pactuar: O departamento de marketing teve de convir com os concorrentes para ter espaço no mercado. Não restou outra saída ao bandido a não ser convir.

    vti e vint

    5 Ser importante ou útil: Aqui só se trata do que convém ao serviço. Na dúvida, não diga nada, como convém.

    vti

    6 Estar de acordo com; ajustar-se, combinar, condizer: Aquelas maneiras não convêm com sua posição social. [Verbo irregular.]

    http://www.michaelis.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=CONVIR

  • VERBO NO SUBJUNTIVO

     

    QUEM ME VIR (do verbo ver)

    QUEM QUISER ( do verbo querer)

    QUEM FIZER ( do verbo fazer )

  • Correções:

     

     a) Para que se MANTIVESSE sua autenticidade, o documento não poderia receber qualquer tipo de retificação.

     b) Os documentos com assinatura digital DISPUSERAM de algoritmos de criptografia que os protegeram.

     c) Arquivados eletronicamente, os documentos PUDERAM contar com a proteção de uma assinatura digital.

     d) Quem se PROPUSER a alterar um documento criptografado deve saber que comprometerá sua integridade.

     e) Não é possível fazer as alterações que convierem sem comprometer a integridade dos documentos (CORRETA)

  • Correlação verbal é um assunto e tanto :/
  • Algum ALFARTANO aqui? Alfartaaaanos!!!!! Forçaaaaaaa!!!! Paragominas-Pará aqui Rumo ao TRF1
  • É mais fácil conjugar o verbo que deu origem ao derivado.

    Exemplo:

    Man(TER) >>> Para que se (man)TIVESSE.

    Dis(por) >>> eles dis(puseram)

    Con(VIR) >>> quando eles con(VIEREM)

     

  • a) Para que se mantesse sua autenticidade, o documento não poderia receber qualquer tipo de retificação. [Mantivesse]

    b) Os documentos com assinatura digital disporam de algoritmos de criptografia que os protegeram. [Dispuseram]

    c) Arquivados eletronicamente, os documentos poderam contar com a proteção de uma assinatura digital. [Poderão]

    d) Quem se propor a alterar um documento criptografado deve saber que comprometerá sua integridade.[Propuseram]

    e) Não é possível fazer as alterações que convierem sem comprometer a integridade dos documentos.

  • Os 3 verbos mais clássicos que caem nas provas, e suas derivações: pôr, vir, ter. Decorem!

  • Aprendi decorando a base dos verbos

     

    ver------> vi               Ex: rever----> revir

    vir------> vie              Ex: intervir-----> intervier

    ter------>tive             Ex: manter---->mantiver

    por----->puse          Ex: propor------>propuser

     

    Fonte: Flávia Rita

  • ...

    a) Para que se mantesse sua autenticidade, o documento não poderia receber qualquer tipo de retificação.

     

     

    LETRA A – ERRADA:

     

     

     

    mantivesse (pretérito imperfeito do subjuntivo); poderia ( futuro do pretérito do indicativo)

     

     

    TEMPO VERBAL       -                CORRELAÇÃO VERBAL                -      TEMPO VERBAL 

     

    FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO    ⇄           PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO

    d) Quem se propor a alterar um documento criptografado deve saber que comprometerá sua integridade.

     

     

    LETRA D – ERRADA:

     

     

     

    Propuser (futuro do subjuntivo); comprometerá (futuro do presente do indicativo)

     

     

    TEMPO VERBAL       -                CORRELAÇÃO VERBAL                -      TEMPO VERBAL 

     

    FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO      ⇄    FUTURO DO SUBJUNTIVO

  • Acredito que o correto é puderam com 'U' mesmo remetendo ao passado

     

  • Na letra "E" não deveria ser fazerem?

  • Quem se PROPOR não existe? achei que tava certinho.

  • O correto, nesse caso, seria "propuser".

  • Gabarito E 

     

    Verbo Convir...

    Vir e seus derivados advir, avir-se, contravir, convir, desavir-se,desconvir, intervir, provir, sobrevir.

    O verbo  CONVIR se flexiona de acordo com o verbo VIR. ( vir no futuro do subjuntivo (3ª pessoa do plural) --> vieremconvir --> convierem).

    Certo e)Não é possível fazer as alterações que convierem sem comprometer a integridade dos documentos. (fazer no infinitivo/ convierem futuro do subjuntivo).

     

    a) mantivesse (3 ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo manter);

    b) dispuseram

    c)puderam

    d) “Quem se”---> propuser

     

  • 09/02/19 respondi errado.

  • Pra vc que marcou a A por causa do SSE + RIA, tamo junto kkkkkkkkkk

  • MANTESSE. PROPORAM E PODERAM NÃO EXISTE


ID
1841137
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               O que é assinatura digital?

      A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.  

      A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico “subscrito" que, ante a menor alteração neste, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica" de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura.

      Necessário distinguir assinatura digital da assinatura digitalizada. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura autógrafa como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o subscritor e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.


(Disponível em: http://portal.trt23.jus.br/ecmdemo/public/trt23/Informese/assinaturaDigital. Acesso em: 02.12.2015) 

O pronome está empregado corretamente na seguinte frase redigida a partir do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    a) A técnica da assinatura digital permite proteger documentos, porque LHES atribui (VTI) uma espécie de código inviolável.

    b) CERTO: O documento com assinatura digital recebe uma criptografia assimétrica, conferindo-lhe (VTI) uma “imutabilidade lógica".

    c) Uma maneira de deixar o documento eletrônico mais seguro contra fraudes é acrescentá-LHE uma assinatura digital.

    d) Os algoritmos usados na assinatura digital de documentos OS tornam (VTD) mais confiáveis, pois evitam a adulteração.

    e) A inserção de mais um espaço em um documento com assinatura digital pode invalidar-LO definitivamente

    bons estudos

  • Letra (b)


    a) A técnica da assinatura digital permite proteger documentos, porque LHES atribui (VTI) uma espécie de código inviolável.


    b) Certo. O documento com assinatura digital recebe uma criptografia assimétrica, conferindo-lhe (VTI) uma “imutabilidade lógica".


    c) Uma maneira de deixar o documento eletrônico mais seguro contra fraudes é acrescentá-LHE uma assinatura digital.


    d) Os algoritmos usados na assinatura digital de documentos OS tornam (VTD) mais confiáveis, pois evitam a adulteração.


    e) A inserção de mais um espaço em um documento com assinatura digital pode invalidar-LO definitivamente.


    Ao colega abaixo é sempre bom colocar a fonte e dar os créditos ao professor.


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentario-trt-23ar-portugues/
  • colega Tiago, não acuse sem fundamentos, fiz essa prova e não utilizei do link acima, por favor, apague

  • Isso aqui está parecendo duelo de TITÃS ... voces são meus heróis ... sigo os dois ... acredito na aprovação de vocês !!!!

    só de abrir o QC e ver que vocês já estão fazendo questões me dá muita motivação para seguir em frente ... Força a Todos !!! 

    Abraço !!!

  • Concordo com o amigo Baruchi, ou seja, o importante é que os dois estão participando, independente de créditos a um ou ao outro...não deixem de continuar comentando, Renato e Tiago, pois isso ajuda os outros compreenderem o que erramos ou acertamos...Fé em Deus e vamos em frente!

  • Estudar é melhor do que brigar!

  • Tirando-lhes o pronome, comprender-se-á mais facilmente; 

     

    A) A técnica da assinatura digital permite proteger documentos, porque atribui a eles (lhes) uma espécie de código inviolável.

    "A eles" substituí-se, por ser um objeto indireito, por "lhes"

     

    B) O documento com assinatura digital recebe uma criptografia assimétrica, conferindo a ele (lhe) uma “imutabilidade lógica".

    Assertiva Perfeita. Ver regra anterior.

     

    C) Uma maneira de deixar o documento eletrônico mais seguro contra fraudes é acrescentá a ele (lhe) uma assinatura digital.

    Ver regra anterior.

     

    D) Os algoritmos usados na assinatura digital de documentos tornam eles (os) mais confiáveis, pois evitam a adulteração.

    Verbo tornar, no contexto, está como VTD, portanto o pronome ELES só poderá ser substituido por OS

     

    E) A inserção de mais um espaço em um documento com assinatura digital pode invalidar eles definitivamente.

    Mesma regra da alternativa D

     

    Bons Estudos.
    Verás que um filho teu não foge à luta.

     

  • Os transitivos diretos sempre têm seu complemento permutável por uma forma átona (fazê-lo, comprá-lo, sabê-lo, estimulá-lo, fomentá-lo, ilustrá-loetc.), o que nem sempre ocorre com os indiretos. O complemento indireto substituível por “lhe” é o que se inicia pelo “a” (a ele = lhe, a eles = lhes), como ocorre com pertencer-lhe.

     

    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/pronomes-o-e-lhe-empregam-se-em-situacoes-diversas.jhtm

  • b) CERTO: O documento com assinatura digital recebe uma criptografia assimétrica, conferindo-lhe (VTI) uma “imutabilidade lógica".  -> OBD e INDIRETO

  • Pessoal alguém consegue responder-me o porquê a B esta certa, sendo que o LHE refere-se a pessoas?

  • A Munhoz, funciona assim :

    verbo conferir, QUEM CONFERE, CONFERE ALGO( imutabilidade lógica)  A ALGUEM( ao documento)  

     

    espero ter ajuda, abraço e bons estudos.

    GABARITO "B"

  • A Munhoz, pode se referir a obejtos também.

     

    ----

    "Todo homem é arquiteto do seu próprio destino."

  • Só pra reforçar...

    Verbo conferir é VTDI, quem confere, confere algo: "imutabilidade lógica" (VTD),  a  alguém: "ao documento" (VTI).

    Portanto, há duas formas a seguir:

    Conferindo-a ao documento - pronome que substitui o VTD (imutabilidade lógica) - é uma forma.

    Conferindo-lhe uma imutabilidade lógica - pronome que substitui o VTI (ao documento) - que é a resposta correta da questão.  

  • TAMBÉM APRENDI QUE O LHES É USADO SÓ PARA PESSOAS.

  • Só um adendo sobre os comentários dos colegas Thiago e Renato que são muito bons.

    Ao meu ver existe uns errinhos, conforme destacados abaixo.

    a) A técnica da assinatura digital permite proteger documentos, porque LHES (lhe) atribui (VTI) uma espécie de código inviolável. (O referente está no singular)


    b) Certo. O documento com assinatura digital recebe uma criptografia assimétrica, conferindo-lhe (VTI) uma “imutabilidade lógica".


    c) Uma maneira de deixar o documento eletrônico mais seguro contra fraudes é acrescentá-LHE (acrescentar-lhe) uma assinatura digital. 


    d) Os algoritmos usados na assinatura digital de documentos OS tornam (VTD) mais confiáveis, pois evitam a adulteração. 


    e) A inserção de mais um espaço em um documento com assinatura digital pode invalidar-LO (invalidá-lo) definitivamente.

    Corrijam-me, se estiver errado.

    Bons estudos guerreiros :)

     

     

  • a) A técnica da assinatura digital permite proteger documentos, porque os atribui uma espécie de código inviolável.

    ATRIBUIR = VTDI, como o pronome está substituindo o OI deve ser LHES

     

    b) O documento com assinatura digital recebe uma criptografia assimétrica, conferindo-lhe uma “imutabilidade lógica".

    CONFERIR = VTDI , como o OD está na frase o pronome está substituindo o OI esta correta

     

    c) Uma maneira de deixar o documento eletrônico mais seguro contra fraudes é acrescentá-lo uma assinatura digital.

     

    d) Os algoritmos usados na assinatura digital de documentos lhes tornam mais confiáveis, pois evitam a adulteração.

    OS DOCUMENTOS = OS

     

    e) A inserção de mais um espaço em um documento com assinatura digital pode invalidar-lhe definitivamente.

    INVALIDAR = VTD

    TERMINAÇÃO "R" = LO

  • Gabarito letra B.

     

    Baixe Grátis no site E-book passo a passo para acertar 90% em Língua Portuguesa.

     

    http://dicadoconcurseiro.com.br

  •  gab. c

     

    a) A técnica da assinatura digital permite proteger documentos, porque atribui-lhes uma espécie de código inviolável.

     b) O documento com assinatura digital recebe uma criptografia assimétrica, conferindo-lhe uma “imutabilidade lógica".

     c) Uma maneira de deixar o documento eletrônico mais seguro contra fraudes é acrescentar-lhe uma assinatura digital.

     d) Os algoritmos usados na assinatura digital de documentos os tornam mais confiáveis, pois evitam a adulteração.

     e) A inserção de mais um espaço em um documento com assinatura digital pode invalidá-lo definitivamente.

     

     

  • GABARITO "B", E NÃO LETRA C

  • SOU + RENATO: tem mais credibilidade !

     

     

    PRONOMES

     

    COMPLEMENTO NOMINAL:   LHE, LHES, NOS, VOS, ME, TE

     

    Verbos terminados em:      -R, -S, -Z      +    o, a, os, as  =          Lo, La, Los, Las


    Verbos terminados em:  - M, - ÃO, -ÕE    +     o, a, os, as     =      no, na, nos, nas

     

    VIDE     Q584898  Q720483       Q584065

     

    VERBO TERMINADO “M” ou “ÕE” os pronomes O, A, OS, AS   =   NO, NA, NOS , NAS

     

    TRAGA M  +     o       =  tragam -  NO

     

    P ÕE +  os    =        põe - NOS

     

     

    VERBO TERMINADO  MOS      seguido de NOS  ou VOS retira o “S”

     

    Encontramo - no

    Solicitamo - VOS

     

     

     

    VERBO TERMINADO R, S, Z   =      L     os pronomes  O, A, OS  recebem   “ L

     

    TRAZE   R     +  as       =      traz ê- las

     

    PERDE     S        +  as    =     PERDE-LAS

     

    SEDU   Z  + as   =    sedu-las

    REF I Z       +  o  =        refi-LO

    FIZ            + o      =   FI -LO

    ......................

     

    VERBO TERMINADO  EM “S” SEGUIDO DE LHE, LHES NÃO RETIRA A TERMINAÇÃO “S”

     

    OBEDECEMOS  - LHE cegamente.  OBJETO INDIRETO. MANTÉM O S

     

     

              Q701725

                                                 OBJETO DIRETO =       VTD

     

    -  PRONOMES OBLÍQUOS  =       O, A, Os, As, Lo, La, Los, Las, No, Na, Nos, Nas    funcionam somente como OBJETO DIRETO.

     

     

    -   PRONOMES ÁTONOS =   ME, TE, SE, O, A, NOS, VOS,  OS , AS    =    OBJETO DIRETO  (NÃO TEM  LHE- LHES)       

     

     

                                     OBJETO INDIRETO        =  VTI     

     

    LHE, LHES, SE, TE, ME, NOS, VOS

     

     

     

    Q87913

    EXCEÇÃO:  AO VTI – LHES     esta regra não vale para a FCC, ela é a única banca que admite o lhe substituindo coisa.   


    1 - Verbo ASSISTIR com ideia de VER e PRESENCIAR é Verbo Transitivo Indireto, porém NÃO admite o pronome LHE (pron. obliquo).

    2 - Verbo VISAR no sentido de DESEJAR é Verbo Transitivo Indireto, porém NÃO admite o pronome LHE (pron. obliquo).

    3 - Verbo ASPIRAR no sentido de DESEJAR é Verbo Transitivo Indireto, porém NÃO admite o pronome LHE (pron. obliquo).

     

     

     

     

     

     

  • LHE é usado tanto para pessoas como para coisas.

    Em 29/01/19 às 02:02, você respondeu a opção A.!Você errou!

    Em 26/01/19 às 05:09, você respondeu a opção B.!Você acertou!

    Em 25/01/19 às 17:44, você respondeu a opção A.!Você errou!

    Em 24/01/19 às 16:24, você respondeu a opção A.!Você errou!

  • 09/02/19 respondi errado

  • Letra B.

    a) Errado. Na letra a, o correto seria “porque lhes atribui”, uma vez que quem atribui, atribui algo (“uma espécie de código inviolável”) a algo (“aos documentos”).

    c)Errado. Situação semelhante ocorre na letra c, em que o adequado seria “acrescentar-­lhe (quem acrescenta, acrescenta algo a algo).

    d) Errado. Na letra d, o correto seria “os tornam”, pois o verbo tornar é VTD.

    e) Errado. Na letra e, o adequado seria “invalidá­-lo”, pois o verbo invalidar é VTD.
     

     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana 

  • Oxente, um monte de comentário com a correção errada, af


ID
1841140
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O acento indicativo de crase está empregado corretamente em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Errado, já que não se pode, em regra, usar crase antes de pronomes.

    B) Errado, proibido crase antes de verbos.

    C) CERTO: quem se destina, se destina a alguem ou a alguma coisa (VTI), "preservação" é substantivo que exige o artigo "a", eis uma legítima ocorrência da CRASE.

    D) Errado, quando o artigo estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural, é proibida a crase, se ambas estivessem ou no plural, ou no singular, caberia crase.

    E) Mesmo problema da D: quando o artigo estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural, é proibida a crase

    bons estudos

  • Os sete pecados mortais da crase

    É impossível haver crase:

    1º) antes de palavra masculina: “Ele está no Rio a serviço”;

    2º) antes de artigo indefinido: “Chegamos a uma boa conclusão”;

    3º) antes de verbo: “Fomos obrigados a trabalhar”; (obs. na internet achei assim, mas meu professor do cursinho disse que é de verbo no infinitivo)

    4º) antes de expressão de tratamento: “Trouxe uma mensagem a Vossa Majestade”;

    5º) antes de pronomes pessoais, indefinidos e demonstrativos: “Nada revelarei a ela, a qualquer pessoa ou a esta pessoa”;

    6º) quando o “a” está no singular, e a palavra seguinte está no plural: “Referimo-nos a moças bonitas”;

    7º) quando, antes do “a”, existir preposição: “Compareceram perante a Justiça”.


  • Renato, todas não é pronome indefinido? Tens certeza que haverá crase?

  • Exatamente Yukio, não haverá crase visto que TODAS é um pronome indefinido.

  • Essa é aquela questão para ninguém zerar. Hahaha

  • Letra 'C" se encontra CORRETA. 

    Veja que, quem destina, destina algo ou alguém. O Verbo Destinar-se é Transitivo Indireto (VTI).

    Bons estudos!

  • GABARITO LETRA C

     

    Depois que aprendi os mandamentos da crase é difícil errar questões assim.

     

    Segue o link.

    https://drive.google.com/open?id=0B007fXT7tjXfSVVjMi14VXF5SDg

    _______________________________________________________________________________

     

    O que nós queremos? Passar no concurso.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • A letra "e" estaria correta se a preposição viesse no plural.

  • Gabarito C 

     

     

  • Sempre leio nos cometários que não há crase antes de pronome demonstrativo. Mas aquela, salvo engano, em alguns casos vem com o sinal de crase.

    Se alguém puder esclarecer

    (atualizando...) Obrigado Sunshine concurseira!

  • Só põe crase antes de palavra no plural quem é animal kkkkkkk #Porpino
  • Humberto, 

    AQUELA/AQUELE/AQUILO podem vir ou não com a crase, tudo depende do verbo.

    por ex.: 

    Fiz referência àquele menino (A+aquele / prep. + pronome)

    Quero (VTD) aqueles livros. (percebeu que o verbo não pede prep.? por isso que, neste caso, não há crase.)

  • Segundo o Prof. Fernando Pestana, em seu livro A Gramática para Concursos Públicos 2ª ed. usa-se crase diante de PREPOSIÇÃO + PRON. DEMONSTRATIVO "AQUELE" e derivados.

    Ex.

    A bebida é sempre nociva àqueles que se embriagam. (quem é nocivo... é nocivo a + aqueles)

    Procurou explicar-se àquela comissão, mas ela não tolerou seu erro. (quem se explica... se explica a + aquela)

    Depois de todo o terror, assistir àquilo foi a gota d'água. (quem assiste (=ver)... assiste a + aquilo)

     

    Bons estudos!

  • VIDE  Q118445   Q51952  Q202664  Q766366

     

    Não tem crase antes de VERBO      ( A PARTIR)

     

    Não usa a crase antes de ARTIGOS indefinidos    (A UM)

     

    Não há crase antes de pronome  (A ELA)

     

    NÃO há crase antes de pronome demonstrativo     (A ESSE)

       

    Não há crase antes de palavra masculina     A PRAZO =   O PRAZO       A PROPÓSITO = O PROPÓSITO

     

    Não há crase diante de palavras no plural:   a oligarquias locais

     

    Não usa crase em palavras no plural:        A   nossaS      !!!

     

    PALAVRAS REPETIDAS =  FRENTE A FRENTE

  • Questão que serve para você compensar o tempo árduo na hora da prova, diante das regrinhas básicas bate se o olho rapidamente numa dessa e marca GOL em segundos..

    Gab letra C. (Diante de palavras masculinas, diante de verbos, diante de pronomes - salvo algumas exceções - NAAAO HÁ CRASE) daí já mata quase que maioria das questões da FCC.

  • Análise:

    a) E. Antes dos termos 'esta,essa,ela' não se usa crase.
    b) E. Antes de verbos não se usa crase.
    c) C. 
    d) E. Antes de pronome indefinidos (alguns, cada, certa, nenhum, toda,...) não se usa crase.
    e) E. Quando o artigo estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural, é proibida a crase.

  • Gabarito C

     

     

       

     

    Casos Proibidos de Crase

     

    Não se deve usar crase diante de:

    1º palavra masculina (A PRAZO =  O PRAZO)

    2º pronome indefinido (A ALGUNS) (Gabarito D e E)

    3º pronome demonstrativo não iniciado por A (A ESSE) (Gabarito A)

    4º pronome de tratamento com exceção das formas senhora, senhorita e dona (facultativo)

    5º pronome pessoal (A ELA)

    6º dona+ nome proprio

    7º antes de verbo (A PARTIR) (Gabarito B)

    8º entre palavras repetidas (FRENTE A FRENTE)

    9º antes de artigo indefinido (A UM)

    10º antes de numeral * exceto horas

    11º após preposição *exceto “até”, que é facultativo

    12º antes de nome próprio completo

    13º antes de um a singular seguido de plural (A ORQUIDIAS) 

    14º em objeto direto

    15º em sujeito

    16°  nao há crase antes de pronome relativo (a quem)  exceto (a qual / as quais)

    17°  na locução “a partir de” (pois partir é VERBO)

     

     

    “À mercê” ou “a mercê”?

    O correto é "à mercê" com crase.

    É uma locução adverbial feminina como "às pressas", "à espera de", "à beira de" e significa "inteiramente dependente de alguém ou de uma situação".

     

     

    Facultativa:

    1° antes de pronome possessivo FEMININO (Decidiu recolher-se à sua casa)

    2º pronome de tratamento senhora, senhorita e dona

    3° após ATÉ (Fui até a praia / Fui até à praia.)

     

     

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • na letra E várias é pronome indefinido que não aceita o uso da crase. Independente de ser palavra no plural.

     

  • GABARITO C

     

     

     

    Ocorre CRASE quando:

     

    ·  Antes de palavras femininas

    ·  Na indicação de horas exatas

    ·  Com os demonstrativos aquilo, aqueles (s), aquela (s)

    ·  Com locuções adverbiais prepositivas e conjuntivas (femininas)

    ·  Antes dos relativos que, qual e quais, quando o A ou AS puderem ser substituídos por AO ou AOS

    ·  Quando se subentende à moda de, à maneira de.

    ·  Os pronomes de tratamento senhora senhorita (Sempre usa)

    ·  O pronome de tratamento dona, quando vem modificado por adjetivo

    Exemplo: O médico dirigiu-se à bela dona que esperava na recepção

    ·  Antes das palavras casa e distância, quando determinadas.

    Exemplo: Faça seu preparatório para concurso à distância de um click

    ·  Antes da palavra terra em oposição a bordo

    ·  Exemplo: Os turistas voltaram à terra depois de um mês inteiro no cruzeiro 

  • DICA

     

    A crase funciona como a junção entre "artigo" e "preposição" ( A+A). Alguma vez na vida seu professor disse que o "artigo" sempre vem acompanhado com um substantivo, e é por essa razão você já deve eliminar aquelas crases que vem na frente de verbos, numeral, pronome (existem exceções), artigos indefinidos., etc. Ou seja, só na frente de substantivos têm crase e de alguns pronomes, que são exceções. 

     

    Outro ponto importante é que crase não vem na frente de palavra masculina. Sabe por que? Porque o artigo que vem na frente de palavras masculinas é o "O", e não o "A".

     

    Mais uma dica, crase na frente de palavras femininas no plural, necessariamente, leva a crase para o plural. 

  • À esta assinatura eletrônica que usa algoritmos de criptografia assimétrica, dá-se o nome de assinatura digital. ( Não se usa crase antes de pronome demonstrativo)

    Destinada à resguardar a integridade de um documento, a assinatura digital usa a criptografia. (Não se usa crase antes de verbo)

    A assinatura digital destina-se à preservação da autoria de documentos eletrônicos. (destina-se: vem do verbo destinar. usa-se crase)

    A assinatura digital é útil à todas as pessoas que desejam proteger seus documentos eletrônicos. (Não se usa crase antes de pronome indefinido)

    A assinatura digital atende à várias finalidades, das quais se destaca a verificação da autoria do documento. (Não se usa crase antes pronome indefinido)

  • 09/02/19 respondi errado

  • GABARITO: LETRA C

    Os principais casos em que a crase NÃO ocorre:

    - Diante de substantivos masculinos:

    Andamos cavalo.

    Fomos a pé.

    - Diante de verbos no infinitivo:

    A criança começou a falar.

    Ela não tem nada a dizer.

    - Diante da maioria dos pronomes e das expressões de tratamento, com exceção das formas senhora, senhorita e dona:

    Diga a ela que não estarei em casa amanhã.

    Entreguei a todos os documentos necessários.

    Ele fez referência a Vossa Excelência no discurso de ontem.

    Peço Vossa Senhoria que aguarde alguns minutos.

    Mostrarei vocês nossas propostas de trabalho.

    Quero informar a algumas pessoas o que está acontecendo.

    Isso não interessa a nenhum de nós.

    Aonde você pretende ir esta hora?

    Agradeci a ele, quem tudo devo.

    - Diante de numerais cardinais:

    Chegou a duzentos o número de feridos.

    Daqui a uma semana começa o campeonato.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR


ID
1841143
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O enunciado escrito com clareza e correção está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    a) CERTO: O tribunal manteve a decisão que integrou ao salário de um professor da rede particular da cidade os valores do auxílio-alimentação recebidos no decorrer de seu contrato de trabalho.

    b) Até esta sexta-feira os advogados podem participar de uma pesquisa de satisfação realizada pelo tribunal para opinar ACERCA (junto) da Justiça do Trabalho no estado. O questionário que foi encaminhado no e-mail dos profissionais (Sem virgula, n se separa sujeito de predicado) é sigiloso e não qualquer identificação.

    c) Foram empossadAs na noite dessa quinta como presidente e vice-presidente, respectivamente, as desembargadoras Fulana Silva e Beltrana Souza [,] as quais estarão à frente do tribunal no biênio 2016/2017.

    d) Os prazos para recolhimento dos depósitos recursais, pagamento do FGTS e dos demais encargos realizados pelos bancos oficiais que vencem nesta segunda-feira  (Sem virgula, n se separa sujeito de predicado) serão prorrogados para quarta-feira.

    e) Durante o período EM que estava trabalhando na construção de uma rodovia em Mato Grosso, um empregado de uma empresa de pavimentação (Sem virgula, n se separa sujeito de predicado) foi submetido a condições de trabalho degradantes

    bons estudos

  • Letra (a)


    a) Certo. O tribunal manteve a decisão que integrou ao salário de um professor da rede particular da cidade os valores do auxílio-alimentação recebidos no decorrer de seu contrato de trabalho.


    b) Até esta sexta-feira os advogados podem participar de uma pesquisa de satisfação realizada pelo tribunal para opinar acerca (junto) da Justiça do Trabalho no estado. O questionário que foi encaminhado no e-mail dos profissionais (Sem virgula, n se separa sujeito de predicado) é sigiloso e não qualquer identificação.


    c) Foram empossadas na noite dessa quinta como presidente e vice-presidente, respectivamente, as desembargadoras Fulana Silva e Beltrana Souza [,] as quais estarão à frente do tribunal no biênio 2016/2017.


    d) Os prazos para recolhimento dos depósitos recursais, pagamento do FGTS e dos demais encargos realizados pelos bancos oficiais que vencem nesta segunda-feira (Sem virgula, n se separa sujeito de predicado) serão prorrogados para quarta-feira.


    e) Durante o período em que estava trabalhando na construção de uma rodovia em Mato Grosso, um empregado de uma empresa de pavimentação (Sem virgula, n se separa sujeito de predicado) foi submetido a condições de trabalho degradantes


    Ao colega abaixo é sempre bom colocar a fonte e dar os créditos ao professor.


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentario-trt-23ar-portugues

  • colega Tiago, não acuse sem fundamentos, fiz essa prova e não utilizei do link acima, por favor, apague

  • Pô, Tiago, esses seus comentários em relação ao Renato estão sendo um tanto quanto desagradáveis. Eu sigo o Renato e acompanho os comentários dele nas questões e sei que ele faz a maior parte dos comentários a partir dos próprios conhecimentos. Sempre que ele tira uma informação de algum lugar, ele coloca as referências de forma correta.

  • Caro Tiago, conforme se nota, a resposta fornecida pelo site sugerido é essa:


    (A) Durante o período em que estava trabalhando na construção de uma rodovia em Mato Grosso, um empregado de uma empresa de pavimentação foi submetido a condições de trabalho degradantes.


    (B) O tribunal manteve a decisão que integrou ao salário de um professor da rede particular da cidade os valores do auxílio-alimentação recebidos no decorrer de seu contrato de trabalho.


    (C) Até esta sexta-feira os advogados podem participar de uma pesquisa de satisfação realizada pelo tribunal para opinar acerca da Justiça do Trabalho no estado. O questionário que foi encaminhado ao e-mail dos profissionais é sigiloso e não qualquer identificação.


    (D) Foram empossadas na noite dessa quinta como presidente e vice-presidente, respectivamente, as desembargadoras Fulana Silva e Beltrana Souza, as quais estarão à frente do tribunal no biênio 2016/2017.


    (E) Os prazos para recolhimento dos depósitos recursais, pagamento do FGTS e dos demais encargos realizados pelos bancos oficiais que vencem nesta segunda-feira serão prorrogados para quarta-feira.


    Gabarito: B


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentario-trt-23ar-portugues/


    Por favor, leia todas elas, e faça um comparativo com a resposta fornecida pelo colega Renato. Perceba que quem deve dar créditos a ele pela resposta copiada e colada logo acima é você...


    Acho muito válido comentários pertinentes em questões, todavia, é lamentável quando nos deparamos com esse tipo de comentário desnecessário.


    Poxa, ninguém aqui está brigando por número de questões respondidas, a ideia é compartilhar conhecimento e aprender com os outros...

  • Affff Tiago! Deu já.

    Você não precisa falar dez mil vezes a mesma coisa.

     

  • Renato esquenta não, adoro seus comentários e tem me ajudado muito

     

  • Parabéns, Erica Moreira.

    Isso ai mesmo, concordo em gênero, número e grau.


    Muito copia e cola para pouco comentário, aff, não é a primeira vez que vejo essa "pecuinha" quanto aos créditos, fontes etc. Mas observar o própiro nariz ninguém faz. Francamente...

  • Gente,por favor, alguém pode me explicar essa questão de português?

    O emprego do se em, "Espera-se que ele repense tais ações interventivas a favor do desarmamento" é o mesmo que se encontra em:
    a) Ele se olha e se vê como um imbecil.
    b) Não se destrói um projeto por problemas políticos assim.
    c) Se você compreendesse a urgência, agiria mais rápido.
    d) Com o tempo, ele se esquecerá da briga.

    O gabarito apresentado é a letra B. Mas estou em dúvida pq sequer consegui classificar o "se" na oração do enunciado. 
    Por favor, alguém pode me explicar tal questão...

  • Engraçado, os adjuntos adverbiais de tempo deveriam vir entre vírgulas, já que estavam deslocado no interior da oração e o outro estava no início, sendo que são grandes. A FCC não costuma considerar como erro tais omissões, neh, pessoal?!

  • Caro Dougrlas,  veja o verbo espera e trasitivo direto, quem espera alguma coisa, esse "se" é PA, logo você dentre as alternativas vai procurar outro que é PA, letra a) o "Se" é reflexivo, B) gabarito c) Esse 'se" é conjunção com o valor de 'caso" letra d) o "se" é parte integrante do verbo como por exemplo suicidar-se, lembrando que o verbo esquecer poderá vir sem o "se", e não terá a conjunção 'de". Se eu estiver equívoda, fineza me corrigam.

     

     

     

    Gente,por favor, alguém pode me explicar essa questão de português?

    O emprego do se em, "Espera-se que ele repense tais ações interventivas a favor do desarmamento" é o mesmo que se encontra em:
    a) Ele se olha e se vê como um imbecil.
    b) Não se destrói um projeto por problemas políticos assim.
    c) Se você compreendesse a urgência, agiria mais rápido.
    d) Com o tempo, ele se esquecerá da briga.

    O gabarito apresentado é a letra B. Mas estou em dúvida pq sequer consegui classificar o "se" na oração do enunciado. 
    Por favor, alguém pode me explicar tal questão...

    Reportar abuso

     

     

  • A) Perfeita!

     

    B) Até esta sexta-feira os advogados podem participar de uma pesquisa de satisfação realizada pelo tribunal (,) para opinar acerca de da Justiça do Trabalho no estado. O questionário (,) que foi encaminhado no e-mail dos profissionais, é sigiloso e não  qualquer identificação.

     

    A segunda oração do primeiro periodo é Subordinada Adv. Finalistica, devendo-se optar, para melhor clareza, pela inclusão da virgula, na transição da primeira para a segunda oração.  

     

    No segundo período pode-se tando adicionar uma virgula após "Questionário"; tornando a oração seguinte explicativa. Ou pode-se suprimir a virgula após "Profissionais"; tornando a oração anterior restritiva. O que não se pode, porém, é permanecer apenas com uma virgula.

     

    C) Foram empossad(A)s na noite dessa quinta como presidente e vice-presidente, respectivamente, as desembargadoras Fulana Silva e Beltrana Souza. As quais estarão à frente do tribunal no biênio 2016/2017.

    O ultimo período está correto, não há a necessidade de integrá-la ao periodo anterior. 

     

    D) Os prazos para recolhimento dos depósitos recursais, pagamento do FGTS e dos demais encargos realizados pelos bancos oficiais que vencerem nesta segunda-feira(;) serão prorrogados para quarta-feira. 

    Não se pode separar o sujeito "prazos" do verbo "serão". Insolamento incorreto.

     

    E) Durante o período em que esteve trabalhando na construção de uma rodovia em Mato Grosso, um empregado de uma empresa de pavimentação, foi submetido a condições de trabalho degradantes.

    Ver comentários dos colegas.

  • Bullying cibernético... ( ͡ʘ ͜ʖ ͡ʘ)

  • Gabarito letra A.

     

    Baixe Grátis no site E-book passo a passo para acertar 90% em Língua Portuguesa.

     

    http://dicadoconcurseiro.com.br

  • Na alternativaC : "Foram empossadas na noite dessa quinta como presidente e vice-presidente, respectivamente, as desembargadoras Fulana Silva e Beltrana Souza [,] as quais estarão à frente do tribunal no biênio 2016/2017".

     

    A expressão "na noite dessa quinta" não deveriam estar isolados por vírgulas? Além do erro de concordância

  • Gab. A 

    A frase está na ordem direta, por isso não há de se falar na exigência de vírgulas.

    SUJEITO/VERBO/O.D/O.I/ADJ ADV

  • Colegas, help ! não estou discordando do comentários, mas fiquei em dúvida na "a" somente pela palavra auxilio-alimentação (com hífen). Alguém pode me explicar ? Obrigada.

  • Bernardete Castro VC ESTA CERTA, É SEM HIFEN,POREM SE RESPONDER BASTANTE QUESTOES DE TRIBUNAIS DA FCC, VERA Q ELA NAO PEDE ESSE TIPO, FAÇA BASTANTE QUESTOES DA FCC DE TRT  QUE VC ENTENDERA OQUE ESTOU DIZENDO

  • a) correta;

    b) deveria ser "não há qualquer identificação";

    c) como são duas desembargadoras deveria ser "foram empossadas";

    d) o uso do  ";" está totalmente errado;

    e) a virgula não pode separar sujeito do verbo.

  • Poxa!

    Tiago, cara, você acabou de cair no meu conceito. Sempre gostei dos comentários feitos por você e pelo Renato. E na real cara, não importa se vocês copiaram o comentário de um professor ou se o mesmo foi da autoria de vocês, o que vale é a qualidade da informação compartilhada.

    Vumbora compartilhar conhecimento!!! Porque o que queremos mesmo é passar em concurso/cargo público.

  • Tmj Renato!!

    Você é fera e nos ajuda bastante!!

     

  • CORRETO ERRADO COREÇAO
     

     

    a) CERTO: O tribunal manteve a decisão que integrou ao salário de um professor da rede particular da cidade os valores do auxílio-alimentação recebidos no decorrer de seu contrato de trabalho. 
     

     

    b) Até esta sexta-feira os advogados podem participar de uma pesquisa de satisfação realizada pelo tribunal para opinar ACERCA da Justiça do Trabalho no estado. O questionário que foi encaminhado no e-mail dos profissionais, é sigiloso e não há qualquer identificação. 
     

     

    c) Foram empossadas na noite dessa quinta como presidente e vice-presidente, respectivamente, as desembargadoras Fulana Silva e Beltrana Souza, as quais estarão à frente do tribunal no biênio 2016/2017. 
     

     

    d) Os prazos, para recolhimento dos depósitos recursais, pagamento do FGTS e dos demais encargos realizados pelos bancos oficiais que vencessem nesta segunda-feira, serão prorrogados para quarta-feira. 
     

    e) Durante o período em que estava trabalhando na construção de uma rodovia em Mato Grosso, um empregado de uma empresa de pavimentação, foi submetido a condições de trabalho degradantes

  • 09/02/19 respondi certo


ID
1841146
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com a Lei n° 12.305/2010, o plano estadual de resíduos sólidos que abrangerá todo o território de um Estado, será elaborado para vigência

Alternativas
Comentários
  • Conforme o caput do artigo 17;


    Art. 17.  O plano estadual de resíduos sólidos será elaborado para vigência por prazo indeterminado, abrangendo todo o território do Estado, com horizonte de atuação de 20 (vinte) anos e revisões a cada 4 (quatro) anos, e tendo como conteúdo mínimo:


    Gabarito (B)

  • Tanto o plano estadual, quanto o Nacional serão elaborados para vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, atualizados a cada 4 anos.

     

     

    Referência:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm

  • Letra B

    Segue o mesmo plano da União (art. 15) e o estadual art 17, ambos da lei 12.305/10, de prazo indeterminado, porém com horizonte de 20 anos com revisões ou atualizações a cada 4 anos.

  • o que seria esse "horizonte de 20 anos"?

  • Plano Nacional de Resíduos Sólidos (A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, mediante processo de mobilização e participação social, incluindo a realização de audiências e consultas públicas. Terá vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, e será atualizado a cada 4 anos.);

  •  Dos Planos Estaduais de Resíduos Sólidos 

    Art. 17.  O plano estadual de resíduos sólidos será elaborado para vigência por prazo indeterminado, abrangendo todo o território do Estado, com horizonte de atuação de 20 (vinte) anos e revisões a cada 4 (quatro) anos, e tendo como conteúdo mínimo: 

     

    DEUS NO COMANDO.

  • Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo

  • 6 comentários inúteis.

  • 8, não, perai, 9.

  • PLANO ESTADUAL, NACIONAL:

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo:

    Art. 17.  O plano estadual de resíduos sólidos será elaborado para vigência por prazo indeterminado, abrangendo todo o território do Estado, com horizonte de atuação de 20 (vinte) anos e revisões a cada 4 (quatro) anos, e tendo como conteúdo mínimo: 

     

    HORIZONTE: é tipo o cenário do momento e os próximos 20 anos. Apesar do plano ter vigência INDETERMINADA!
    GABARITO ''B''

  • PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

                 - Prazo: indeterminado

                 - Horizonte: 20 anos 

                 - Revisões: 4 anos (prazo-chave para achar a resposta: é o tempo que dura um mandato do chefe do executivo)

     

    At.te, CW.


ID
1841149
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto n°7.746/2012, a função de Secretaria-Executiva da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública − CISAP será exercida pela Secretaria

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo 2º do art. 15 do decreto 7.746

    Letra: A

  • representante (MPOG) Secretaria Logística e Tecnologia Informação -> presidente

    representante Ministério Meio Ambiente -> vice-presidente

    Secretaria Logística e Tecnologia Informação -> secretaria-EXECUTIVA da (CISAP)

  • Paragrafo 2° do art. 15 do decreto 7.746

    letra :a

  • GAB:A

    Art.15_§ 2o A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação exercerá a função de Secretaria-Executiva da CISAP. 

     

     

  • Única Secretaria descrita na lei

  • Art.15_§ 2o A Secretaria de Logística e TEcnologia da Informação exercerá a função de Secretaria-Executiva da CISAP.

  • LETRA A CORRETA 

    DECRETO 7746

    Art. 15. Compete à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, como órgão central do Sistema de Serviços Gerais – SISG, expedir normas complementares sobre critérios e práticas de sustentabilidade, a partir das proposições da CISAP.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA.

     

    Art. 15, §2º - A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão exercerá a função de Secretaria-Executiva da CISAP. (Redação dada pelo Decreto nº 9.178, de 2017).

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

     

    o Dec 9.178/2017 alterou, dentre outros, o art. 15, §2º do Dec. 7.746.

     

    Hoje quem exerce a função de Secretária-Executiva da CISAP é a Secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

  • Questão desatualizada.

    Decreto n°7.746/2012, art. 15, $ 2º A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão exercerá a função de Secretaria-Executiva da CISAP.

    Redação dada pelo Decreto nº9.178, de 2017.



ID
1841152
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Considere:

I. Direitos Humanos.

II. Práticas internas de trabalho.

III. Práticas leais de operação.

IV. Questões relativas ao usuário-cidadão.

De acordo com o Ato Conjunto CSJT.TST.GP n° 24/2014, são, dentre outros, eixos de atuação da PNRSJT os indicados em 

Alternativas
Comentários
  • B

    Art. 18. São eixos de atuação da PNRSJT:

    I - Direitos Humanos;

    II - Práticas internas de trabalho;

    III - Meio ambiente;

    IV - Práticas leais de operação;

    V - Questões relativas ao usuário-cidadão;

    Era bem melhor eles terem cobrado RLM pra sair um pouco dessa decoreba maldita. Já não chega as matérias específicas? 




  • Isso foi cobrado em sustentabilidade, não em direito do trabalho!

  • Isso é Direito do Trabalho?   Oo

  • De acordo com o Ato Conjunto do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho n° 24/2014, são, dentre outros, eixos de atuação da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho – PNRSJT: 

    I - Direitos Humanos; ex.: Contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório
    II - Práticas internas de trabalho; ex.:Estabelecer critérios objetivos para lotação e ocupação de funções com base nas competências do servidor;
    III - Meio ambiente; ex.:Identificar riscos, potenciais e efetivos, e promover ações que objetivem evitar e mitigar impactos ambientais negativos, provocados por suas atividades;
    IV - Práticas leais de operação; ex.: Promover a conscientização de magistrados e servidores acerca do comportamento ético e responsável nas relações institucionais, no envolvimento político e na solução de conflitos de interesse;
    V - Questões relativas ao usuário-cidadão; ex.: Proporcionar à sociedade, em especial a trabalhadores e empregadores, informações e orientações sobre os direitos e deveres fundamentais da relação de trabalho.
    VI - Envolvimento e desenvolvimento da comunidade. ex.: Dialogar com as organizações comunitárias locais ou grupos de pessoas acerca das ações a serem implantadas;


    http://www.csjt.jus.br/c/document_library/get_file?uuid=c8e43cbf-01a9-42fb-8599-d596aeb4ae85&groupId=955023


ID
1841155
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com o PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DO PODER JUDICIÁRIO − PLS-PJ, os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir comissão gestora do PLS-PJ composta por, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • QCONCURSOS, favor reclassificar esta questão!!
  • QCONCURSOS, favor reclassificar a questão!!

  • A Gestão Socioambiental no Conselho Nacional de Justiça - CNJ é atribuição do Departamento de Pesquisas Judiciárias - DPJ. A referida unidade desenvolveu a Rede Socioambiental do CNJ, importante canal de comunicação com os Tribunais relacionados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal de 1988, a saber, Superior Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunais do Trabalho, Tribunais Eleitorais, Tribunais Militares e Tribunais dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. 

    Resolução 201/2015 do CNJ

    Art. 12. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir comissão gestora do PLS-PJ composta por no mínimo 5 (cinco) servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

  • -

    QCONCURSOS, favor reclassificar a questão!!

    (3x)

  • Prazos da Resolução: 

    120 dias a partir da publicação da Res.: criação das unidades ou núcleos socioambientais

    30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais​: constituição da comissão gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ)

    180 dias a partir da publicação da Res.: elaboração e publicação do PLS-PJ

  • Art. 12. Os Tribunais Eleitorais deverão constituir comissão gestora do PLS-JE composta por no mínimo 5 (cinco) servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 (trinta) dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

    § 1º A comissão gestora do PLS-JE será composta, obrigatoriamente, por um servidor da unidade ou núcleo socioambiental, da unidade de planejamento estratégico e da área de compras ou aquisições do Tribunal Eleitoral.

    § 2º A comissão gestora do PLS-JE terá a atribuição de elaborar, monitorar, avaliar e revisar o PLS-JE do Tribunal Eleitoral.

  • Todos os prazos e interstícios:

    --

     

    Elaboração e publicação do PLS - 180 dias

    Criação das unidades ou núcleos socioambientais - máximo de 120 dias

    Designação dos servidores integrantes da comissão gestora - 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais

    Material de Consumo - utilização limitada a 2 anos

    Encaminhamento dos relatórios de desempenho pelos órgãos do judiciário - até 20 de Dezembro do ano corrente

    Publicação do Balanço Socioambiental do Poder Judiciário pelo CNJ - feito anualmente e, publicado no prazo de 180 dias, a contar do recebimento do relatório de desempenho dos órgãos

    Avaliação dos resultados alcançados feito pela comissão gestora - semestralmente e/ou anualmente

    Elaboração e atualização do inventário de bens e materiais - sobre bens adquiridos no período de 1 ano

    Publicação dos resultados obtidos a partir da implementação do PLS-PJ - ao final de cada semestre

  • Art. 12. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir comissão gestora do PLS­PJ composta por no mínimo 5 (cinco) servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

  • Nesta questão basta o domínio do art. 12 da Resolução nº 201 do CNJ. Como se pode notar, é docorar, decorar e decorar um pouco mais! Bons estudos a todos!

  •  

    P-L-S-P-J = 5 letras 

    Composta por 5 servidores, no mínimo. 

  • LETRA C CORRETA 

    RESOLUÇÃO 201 

    Art. 12. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir comissão gestora do PLS-PJ composta por no mínimo 5 (cinco) servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

  • Gabarito: Letra C


    De acordo com a Resolução CNJ nº 201/2015, tem-se:
    Art. 12. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir comissão gestora do PLS-PJ composta por no mínimo 5 (cinco) servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

    Desistir jamais. Vamos à luta!

  • Gabarito: LETRA C

     

    RESOLUÇÃO CNJ Nº 201/2015

     

    Art. 12. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir comissão gestora do PLS-PJ composta por no mínimo 5 (cinco) servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

  • Art. 12. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir comissão gestora do PLS-PJ composta por no mínimo 5 (cinco) servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.
    -
    Esse prazo de 120 dias é para a criação de unidades ou núcleos socioambientais.
    (..)
    Art. 4º As unidades ou núcleos socioambientais deverão ter caráter permanente para o planejamento, implementação, monitoramento de metas anuais e avaliação de indicadores de desempenho para o cumprimento desta Resolução, devendo ser criadas no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias, a partir da publicação da presente.  

    -

    Sendo assim, as unidades ou núcleos deveriam ter sido criados 120 dias após a publicação da resolução do cnj 201/2015, ou seja, 3 meses após 03/03/15--> 03/06/15.

    Criado o núcleo, ainda havia o prazo de 30 dias para que a comissão gestora do PLS-PJ fosse instituída , ou seja, até dia 03/07/15.

  • GABARITO LETRA E

     

    Comissão Gestora do PLS-PJ

     

    ► COMPOSIÇÃO: no mínimo 05 servidores

    ► PRAZO PARA SEREM DESIGNADOS: 30 dias a partir da constituição das unidades / núcleos socioambientais

    ► INTEGRARÁ OBRIGATORIAMENTE A COMISSÃO: Um servidor da unidade ou núcleo socioambiental, da unidade de planejamento estratégico e  da área de compras ou aquisições do órgão ou conselho do Poder Judiciário

     

    FUNDAMENTO: ART. 12, RESOLUÇÃO CNJ 201/2015

     

                Art. 12. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão constituir

                comissão gestora do PLS-PJ composta por no mínimo 5 (cinco) servidores,

                que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir

                da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

  • Não, A. Resende, o gabarito é a Letra C! Ok.

  • Se vc viu os olhos do A. Resende mexer, vc não está louco rsrsrsrs

  • Gab B)

    Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário DEVERÃO constituir comissão gestora do PLS-PJ composta por no mínimo 5 servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição das unidades ou núcleos socioambientais.

    A comissão será composta, obrigatoriamente, por um servidor da unidade ou núcleo socioambiental, da unidade de planejamento estratégico e da área de compras ou aquisições do órgão ou conselho do Poder Judiciário (§ 1º).

    aulas do CERS

    professor: Alexandre Nápoles


ID
1841158
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Ao Vice-Presidente compete originariamente

Alternativas
Comentários
  • DA VICE-PRESIDÊNCIA Art. 40. Ao Vice-Presidente compete:

    I - substituir o Presidente em seus afastamentos, ausências e impedimentos;

    II - exercer as atribuições que lhe forem delegadas pelo Presidente do Tribunal, conforme o disposto no art. 125 da LOMAN, mediante ato da Presidência, que fixará os limites e o prazo da delegação;

    III - atuar nas matérias e nos recursos administrativos que devam ser submetidos à apreciação do Tribunal, na qualidade de Relator nato.


ID
1841161
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

No tocante às Sessões do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, considere:

I. O Tribunal Pleno e as Turmas reunir-se-ão em sessões ordinárias e extraordinárias. As sessões ordinárias serão realizadas em dias da semana e hora estabelecidos por meio de Resolução do Tribunal, sendo necessária a convocação formal de seus membros.

II. Em regra, as sessões do Tribunal, exceto para tratar de matéria administrativa, serão públicas.

III. O Desembargador do Trabalho que não comparecer a mais de três sessões consecutivas, deverá justificar, por escrito, devendo o Presidente levar a justificativa à apreciação do Tribunal na sessão imediata às ausências.

IV. Nas sessões do Tribunal, a ordem dos trabalhos terá início pela verificação do número de Desembargadores do Trabalho presentes; e terminará com as indicações e propostas.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO - IV DAS SESSÕES DO TRIBUNAL Art. 65. O Tribunal Pleno e as Turmas reunir-se-ão em sessões ordinárias e extraordinárias.

     

    Art. 68. As sessões do Tribunal, inclusive para tratar de matéria administrativa, serão públicas, salvo as exceções legais.]

     

    Art. 69. Havendo matéria administrativa a ser tratada, em sessão ordinária ou extraordinária, os Desembargadores do Trabalho, que estiverem em férias ou licença, deverão ser comunicados, por escrito, através de seus gabinetes, com antecedência mínima de três dias úteis.​

     

    Parágrafo único. O Desembargador do Trabalho que não comparecer a mais de três sessões consecutivas, deverá justificar, por escrito, devendo o Presidente levar a justificativa à apreciação do Tribunal na sessão imediata às ausências. Art. 72. Nas sessões do Tribunal, os trabalhos obedecerão à seguinte ordem: I - verificação do número de Desembargadores do Trabalho presentes; II - comunicações de interesse geral; III - julgamento dos processos incluídos em pauta, observadas as preferências legais e regimentais; IV - indicações e propostas​


ID
1847668
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (2012), toda pessoa

Alternativas
Comentários
  • XI - comunicar aos serviços de saúde, às ouvidorias ou à vigilância sanitária irregularidades relacionadas ao uso e à oferta de produtos e serviços que afetem a saúde em ambientes públicos e privados;

    Fonte: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/Carta5.pdf

     

  • Art. 3º Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde.

    Parágrafo único. É direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento.

     

    Art. 5º Toda pessoa deve ter seus valores, cultura e direitos respeitados na relação com os serviços de saúde.

     

    Art. 6º Toda pessoa tem responsabilidade para que seu tratamento e recuperação sejam adequados e sem interrupção.

    Parágrafo único. Para que seja cumprido o disposto no caput deste artigo, as pessoas deverão:

     

    XI - comunicar aos serviços de saúde, às ouvidorias ou à vigilância sanitária irregularidades relacionadas ao uso e à oferta de produtos e serviços que afetem a saúde em ambientes públicos e privados;

     

    Letra B

     

    FONTE:  PORTARIA Nº 1.820, DE 13 DE AGOSTO DE 2009 - Dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde. 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1820_13_08_2009.html


ID
1847671
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao trabalhar em uma unidade de saúde, em cujo planejamento anual constam ações voltadas para a promoção de uma mudança cultural com bases nas diretrizes da Política Nacional de Humanização, o Técnico de Enfermagem deve saber que ambiência na saúde refere-se

Alternativas
Comentários
  • Essa é a resposta não um comentário . Nayara Thiago . 

  • Ambiência

    Ambiente físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar relacionado a um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana. Nos serviços de saúde a ambiência é marcada tanto pelas tecnologias médicas ali presentes quanto por outros componentes estéticos ou sensíveis apreendidos pelo olhar, olfato, audição, por exemplo, a luminosidade e os ruídos do ambiente, a temperatura, etc. Muito importante na ambiência é o componente afetivo expresso na forma do acolhimento, da atenção dispensada ao usuário, da interação entre os trabalhadores e gestores. Devem-se destacar também os componentes culturais e regionais que determinam os valores do ambiente.

  •  a) PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ATENÇÃO E GESTÃO

     

     b) PRINCÍPIO DA TRANSVERSALIDADE

     

     c) AMBIÊNCIA

     

     d) ACOLHIMENTO

     

     e) ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

  • Ambiência

    A PNH define Ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de “estar”, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação. Na composição da Ambiência estão presentes elementos como: forma, cor, luz, cheiro, som, texturas etc. 

     

  • ==> Ambiência na Saúde refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.

    Ao adotar o conceito de Ambiência para a arquitetura nos espaços da Saúde, atinge-se um avanço qualitativo no debate da humanização dos territórios de encontros do SUS. Vai-se além da composição técnica, simples e formal dos ambientes, passando a considerar as situações que são construídas. Essas situações são construídas em determinados espaços e num determinado tempo e vivenciadas por uma grupalidade, um grupo de pessoas com seus valores culturais e relações sociais.

     

    Letra C

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ambiencia_humanizacao_Territorios_Encontros.pdf


ID
1847674
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde (2012), de acordo com a legislação vigente, estabeleceu que toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde. Para garantir esse direito:

I. Nas situações de urgência/emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa bem como encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade.

II. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.

III. O encaminhamento às especialidades e aos hospitais, pela Atenção Básica, será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta a gravidade do problema a ser analisado pelas centrais de regulação.

IV. Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas, é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilegiando os trabalhadores.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • a unica assetiva incorreta é a IV

    O correto seria:

    5º Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilégios.

    Fonte:

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1820_13_08_2009.html

  • Considerando a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS, de 2007, do Ministério da Saúde, resolve:

     

    Art. 1º Dispor sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde nos termos da legislação vigente.

     

    Art. 2º Toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde.

     

    § 1º O acesso será preferencialmente nos serviços de Atenção Básica integrados por centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde ou similares mais próximos de sua casa.

     

    § 2º Nas situações de urgência/emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa bem como encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade.

     

    § 3º Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.

     

    § 4º O encaminhamento às especialidades e aos hospitais, pela Atenção Básica, será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta a gravidade do problema a ser analisado pelas centrais de regulação.

     

    § 5º Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilégios.

     

    Art. 3º Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde.

     

    Parágrafo único. É direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento, para isso deve ser assegurado:

     

  • Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas, é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilegiando os usuários.

  • § 2º Nas situações de urgência/emergência, qualquer
    serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa bem como
    encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade.
    § 3º Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá
    ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em
    condições seguras para um serviço de saúde com capacidade
    para resolver seu tipo de problema.

    § 4º O encaminhamento às especialidades e aos hospitais,
    pela Atenção Básica, será estabelecido em função da necessidade
    de saúde e indicação clínica, levando-se em conta
    a gravidade do problema a ser analisado pelas centrais de
    regulação.
    § 5º Quando houver alguma dificuldade temporária para
    atender as pessoas é da responsabilidade da direção e da
    equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-
    las sem discriminação e privilégios.

  • Bo@ noite, coleguinh@s!

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 1.820, DE 13 DE AGOSTO DE 2009, §5º, garantiu, dentre outros, o direito dos usuários, quando houver alguma dificuldade temporária para  ser atendido  é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-los sem discriminação e privilégios.

     

    Carta dos Direitos dos Usuários de Saúde

  • De acordo com a legislação vigente, estabeleceu que toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde. Para garantir esse direito: - O acesso será preferencialmente nos serviços de Atenção Básica integrados por centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde ou similares mais próximos de sua casa. - Nas situações de urgência/emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade. - Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras, para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema. - O encaminhamento às especialidades e aos hospitais, pela Atenção Básica, será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta a gravidade do problema a ser analisado pelas centrais de regulação. - Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas, é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilégios. Ou seja, a afirmativa IV está errada já que não há privilégios.

    Resposta D


    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde / Ministério da Saúde ; Conselho Nacional de Saúde – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
  • Gabarito: Letra D ( I, II e III ).

     

     

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 1.820, DE 13 DE AGOSTO DE 2009

    Dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.

     

     

    Item IV- Errado.

     

    Art. 2º Toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde.

     

    § 5º Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilégios.

  • ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 553 DE 9 DE AGOSTO DE 2017 

    Primeira diretriz: Toda pessoa tem direito, em tempo hábil, ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde.

    I - Cada pessoa possui direito de ser acolhida no momento em que chegar ao serviço e conforme sua necessidade de saúde e especificidade, independentemente de senhas ou procedimentos burocráticos, respeitando as prioridades garantidas em Lei;

    II - A promoção e a proteção da saúde devem estar relacionadas com as condições sociais, culturais e econômicas das pessoas, incluídos aspectos como:

    a) segurança alimentar e nutricional;

    b) saneamento básico e ambiental;

    c) tratamento às doenças negligenciadas conforme cada região do país;

    d) iniciativas de combate às endemias e doenças transmissíveis;

    e) combate a todas as formas de violência e discriminação;

    f) educação baseada nos princípios dos Direitos Humanos;

    g) trabalho digno;

    h) acesso à moradia, transporte, lazer, segurança pública e previdência social.

    §1º O acesso se dará preferencialmente nos serviços de Atenção Básica.

    § 2º Nas situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa bem como encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade.

    §3º Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.

    §4º O encaminhamento às especialidades e aos hospitais, pela Atenção Básica, será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta a gravidade do problema a ser analisado pelas centrais de regulação, com transparência.

    §5º Quando houver alguma dificuldade temporária para atender as pessoas é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilégios.


ID
1847677
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Humanizar o Sistema Único de Saúde − SUS requer estratégias que são, basicamente, construídas

Alternativas
Comentários
  • A Política de Humanização da Atenção e da Gestão (PNH) é uma iniciativa inovadora no SUS. Criada em 2003, a PNH tem por objetivo qualificar práticas de gestão e de atenção em saúde. Uma tarefa desafiadora, sem dúvida, uma vez que na perspectiva da humanização, isso corresponde à produção de novas atitudes por parte de trabalhadores, gestores e usuários, de novas éticas no campo do trabalho, incluindo aí o campo da gestão e das práticas de saúde, superando problemas e desafios do cotidiano do trabalho.

    Fonte: Cadernos Humaniza SUS, Volume 1 Formação e intervenção, Ministério da Saúde, página 7

  • A humanização vista não como programa, mas como política pública que atravessa/transversaliza as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS, implica em:

    - Traduzir os princípios do SUS em modos de operar dos diferentes equipamentos e sujeitos da rede de saúde;

    - Contagiar, por atitudes e ações humanizadoras, a rede do SUS, incluindo gestores, trabalhadores da saúde e usuários;

     

    Assim, entendemos humanização do SUS como:

    - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;

    - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;

     

    Letra A

     

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf

  • envolvidos no HUMANIZA SUS

    Usuário

    Gestor

    Trabalhador


ID
1847680
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente procura o ambulatório para ser medicado por via oral com um comprimido de anti-hipertensivo de uso contínuo. Durante o atendimento a equipe de enfermagem identifica que a receita médica apresentada está fora da validade. Nesta situação hipotética a conduta a ser tomada, de acordo com a orientação do Conselho Federal de Enfermagem, é

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º É vedado aos profissionais de Enfermagem a execução de prescrição médica fora da validade.

    Referencia: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-4872015_33939.html

  • Art. 3º É vedado aos profissionais de Enfermagem a execução de prescrição médica fora da validade. § 1º - Para efeitos do caput deste artigo, consideram-se válidas as seguintes prescrições médicas: I - Nos serviços hospitalares, prescrições pelo período de 24 horas; II - Nos demais serviços, as receitas e prescrições com a indicação do tipo de medicamento, procedimentos, doses e período de tratamento definidos pelo médico; III - Protocolos de quimioterapia, com quantidade de doses e período de tratamento definidos pelo médico. Art. 4º Findada a validade da prescrição médica, os profissionais de Enfermagem poderão adotar as seguintes providências: I - Em caso de prescrições médicas hospitalares com mais de 24 horas ou protocolos de quimioterapia finalizados, informar ao médico plantonista, ou médico supervisor/coordenador da clinica/unidade ou responsável pelo corpo clínico da instituição para tomar providências cabíveis; II - Nos serviços ambulatoriais, orientar o paciente para retornar a consulta médica; III - Nos serviços de atendimento domiciliar, informar ao médico de sobreaviso, ou médico supervisor/coordenador do atendimento ou responsável pelo corpo clínico da instituição para tomar providências cabíveis. § 1º - Em todos os casos descritos nos incisos deste artigo, os profissionais de Enfermagem deverão relatar por escrito o fato ocorrido, bem como as providências adotadas.

    § 2º Os profissionais de Enfermagem que forem compelidos a executar prescrição médica fora da validade deverão abster-se de fazê la e denunciar o fato e os envolvidos ao COREN da sua jurisdição, que deverá, na tutela do interesse público, tomar as providências cabíveis.

    Fonte: RESOLUÇÃO Nº 487, DE 25 DE AGOSTO DE 2015

  •    Na prática é bem complicado fazer isso nas unidades de saúde da família! Paciente com prescrição desatualizada de medicamento anti hipertensivo, pedir para agendar consulta médica para avaliação... E se ele não conseguir agendar a consulta para os próximos dias? Se só conseguir a consulta para uma ou duas semanas depois? Vai ficar sem o medicamento? E se tiver uma crise hipertensiva e disso resultar um IAM ou AVC por exemplo?


ID
1847683
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma funcionária do Tribunal procura o ambulatório referindo diminuição da audição e sensação de pressão no ouvido direito há, aproximadamente, dois dias. Após o exame de otoscopia, o médico constatou a presença de cerume impactado no ouvido direito. O tratamento prescrito pelo médico foi remoção do cerume impactado através de lavagem auricular. Nesta situação hipotética, e de acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso, o Técnico de Enfermagem está

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    PARECER COREN-SC Nº. 010/CT/2007

    A realização da lavagem de ouvido é vedada aos profissionais de Enfermagem seja sob supervisão do Enfermeiro ou do Médico.

    A Enfermagem poderá, contudo, auxiliar o Médico na realização do procedimento.

  • O cerume ou corpos estranhos do ouvido externo podem ser removidos por irrigação, aspiração ou instrumentação. Os procedimentos de limpeza são realizados pelo médico otorrinolaringologista, pois envolvem riscos de perfuração do tímpano e/ou infecção. Portanto nem o técnico de enfermagem e nem o enfermeiro estão aptos a realizar esse procedimento. Além disso a Decisão COREN-MT nº 24/2008 decidiu proibir aos Profissionais de Enfermagem realizar lavagem de ouvido.

    Resposta A

    Bibliografia


     http://mt.corens.portalcofen.gov.br/decisao-coren-...

  • O cerume ou corpos estranhos do ouvido externo podem ser removidos por irrigação, aspiração ou instrumentação. Os procedimentos de limpeza são realizados pelo médico otorrinolaringologista, pois envolvem riscos de perfuração do tímpano e/ou infecção. Portanto nem o técnico de enfermagem e nem o enfermeiro estão aptos a realizar esse procedimento. Além disso a Decisão COREN-MT nº 24/2008 decidiu proibir aos Profissionais de Enfermagem realizar lavagem de ouvido.

    Resposta A

    Bibliografia


     http://mt.corens.portalcofen.gov.br/decisao-coren-...

  • Decisão Coren-MT N° 024/2008 - Art. 1º - Proibir aos Profissionais de Enfermagem realizar lavagem de ouvido.

  • esse proceimento é CRM que faz OTORRINO...........


ID
1847686
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução COFEN n° 501/2015, uma das atuações do Técnico de Enfermagem em feridas é realizar curativo nas feridas em estágio

Alternativas
Comentários
  • Site cofen

    IV. ATUAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM EM FERIDAS

    a) Realizar curativo nas feridas em estágio I e II.

    b) Auxiliar o Enfermeiro nos curativos de feridas em estágio III e IV.

    c) Realizar o curativo nas feridas em estágio III, quando delegado pelo 

    Enfermeiro.

    d) Orientar o paciente quanto aos procedimentos realizados e aos cuidados com 

    a ferida.

    e) Registrar no prontuário do paciente a característica da ferida, procedimentos 

    executados, bem como as queixas apresentadas e/ou qualquer anormalidade, 

    comunicando ao Enfermeiro as intercorrências.

    f) Executar as ações prescritas pelo Enfermeiro.

    g) Manter-se atualizado participando de programas de educação permanente...

  • Ótimo!!!!

  • IV. ATUAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM EM FERIDAS

    a) Realizar curativo nas feridas em estágio I e II.

    b) Auxiliar o Enfermeiro nos curativos de feridas em estágio III e IV.

    c) Realizar o curativo nas feridas em estágio III, quando delegado pelo Enfermeiro.

    d) Orientar o paciente quanto aos procedimentos realizados e aos cuidados com a ferida.

    e) Registrar no prontuário do paciente a característica da ferida, procedimentos executados, bem como as queixas apresentadas e/ou qualquer anormalidade, comunicando ao Enfermeiro as intercorrências.

    f) Executar as ações prescritas pelo Enfermeiro.

    g) Manter-se atualizado participando de programas de educação permanente.

    Fonte: RESOLUÇÃO Nº 501-2015

  • IV. ATUAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM EM FERIDAS

    a) Realizar curativo nas feridas em estágio I e II.

    b) Auxiliar o Enfermeiro nos curativos de feridas em estágio III e IV.

    c) Realizar o curativo nas feridas em estágio III, quando delegado pelo 

    Enfermeiro.

    d) Orientar o paciente quanto aos procedimentos realizados e aos cuidados com 

    a ferida.

    e) Registrar no prontuário do paciente a característica da ferida, procedimentos 

    executados, bem como as queixas apresentadas e/ou qualquer anormalidade, 

    comunicando ao Enfermeiro as intercorrências.

    f) Executar as ações prescritas pelo Enfermeiro.

    g) Manter-se atualizado participando de programas de educação permanente...

  • Gab E.

    Análise das assertivas:

    A) A ferida em estágio I é realizado pelo tecnico assim como a de estágio II, a III ele só iria fazer quando delegada pelo enfermeiro. E não a IV como a assertiva afirma. ( ERRADO).

    B) Seria correta se pedisse em relação a função do Auxiliar de Enfermagem,frente aos cuidados á feridas. ( ERRADO )

    C) ERRADO. ( JÁ EXPLIQUEI ACIMA O PORQUÊ)

    D) O estágio III da ferida pode ser delegado ao técnico mais o estágio IV não.

    E) Gabarito.

     

    Sucesso e rumo a posse.

     

     

  • Foi revogada pela Resolução COFEN n° 567/2018

    Atualmente o Técnico de enfermagem realiza os curativos sob prescrição e supervisão do enfermeiro, ou auxilia o enfermeiro nos curativos de baixa, média ou alta complexidade.

    O enfermeiro agora de acordo com o Inciso I item 2 letra d da referida resolução (COFEN 567/2018) tem competência para realizar curativos em todos os tipo de feridas independentemente do grau de comprometimento. Sendo assim se tiver competência técnica para tal o Enfermeiro pode delegar a realização de curativos mais complexos para o Técnico, mas sempre com supervisão pelo enfermeiro.

  • PARECER COREN - BA 009/2016

    ETA BAHIA PORRETA,ETA BAHIA IA IA RSRS

    BORA MINHA BAHIA,MINHA POURRINHAAAA

    Tem por objetivo geral da competência do Enfermeiro no cuidado às feridas: realizar curativos, coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem na prevenção e cuidados às feridas e Específicas:

    Item D) Realizar curativos de feridas em estágio III e IV.

    Item E) Os curativos de feridas em estágio III, após sua avaliação, poderão ser delegados ao técnico de enfermagem.

    Item L) Executar os cuidados de enfermagem para os procedimentos de maior complexidade técnica e aqueles que exijam tomadas de decisão imediata.

    Item O) Prescrever cuidados de enfermagem aos técnicos e auxiliares de enfermagem, observadas as disposições legais da profissão.

    Atuação do técnico de enfermagem em feridas:

    Item A) Realizar curativos das feridas em estágio I e II.

    Item B) Auxiliar o Enfermeiro nos curativos de feridas em estágio III e IV.

    Item C) Realizar os curativos nas feridas estágio III, quando delegado pelo enfermeiro.

    Item F) Executar as ações prescritas pelo Enfermeiro.

    3. Conclusão:

    Diante do exposto, e considerando a legislação vigente concluímos que:

    – É privativo ao Enfermeiro os cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.

    – Cabe ao Enfermeiro executar os curativos para o tratamento de lesões agudas ou crônica de maior complexidade, conforme descrito na legislação do exercício profissional de Enfermagem.

    – É de responsabilidade legal do Enfermeiro, avaliar a pessoa com lesão e/ou ferida, prescrever, delegar e supervisionar a realização do curativo pelo técnico de enfermagem, e realizar curativos quando as condições clínicas determinam uma complexidade do paciente.

    – A delegação de realização dos curativos deverá ser realizada pelo Enfermeiro, após avaliação do paciente e da lesão, levando em consideração a gravidade do paciente e a complexidade da lesão.

    – Quanto aos Técnicos de enfermagem os mesmos poderão realizar os curativos nas feridas de estágio I e II e, realizar os curativos nas feridas de estágio III quando delegado pelo Enfermeiro e auxiliar os Enfermeiros nos curativos de estágio III e IV.


ID
1847689
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Apesar de existirem relatos de transmissão ocupacional, perinatal e sexual do Zika vírus, para fins de ações de prevenção e controle da doença o Ministério da Saúde considera que o principal modo de transmissão é

Alternativas
Comentários
  • PODRE

  • TE AMO...

  • Gabarito:Letra E.

     

     

     

    De acordo com o Boletim Epidemiológico.Febre pelo vírus Zika: uma revisão narrativa sobre a doença.2015

     

     

    Apesar de existirem relatos de transmissão ocupacional, perinatal e sexual do ZIKAV, para fins de ações de prevenção e controle da doença considera-se que o principal modo de transmissão seja vetorial.

  • Mais fácil que mastigar água.

  • Sobre o controle de vetores:

    https://youtu.be/YocUzU_5EKs


ID
1847692
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma visita domiciliar com objetivo de realizar coleta de exame de sangue, os familiares do paciente solicitam ao Técnico de Enfermagem orientações sobre medidas preventivas contra o Botulismo. Dentre as ações de educação em saúde o Técnico de Enfermagem deve ressaltar

Alternativas
Comentários
  • Site cve

    O QUE É BOTULISMO?  O botulismo é uma doença grave, ainda que relativamente de  baixa incidência, causado por uma neurotoxina produzida pela  bactéria  Clostridium  botulinum. Causa paralisia  flácida (fraqueza dos músculos) e  pode ser fatal se não tratado rapidamente. São conhecidas três principais formas de botulismo: o  botulismo alimentar  causado pela ingestão de alimentos preparados e conservados inadequadamente o que propicia o  desenvolvimento da toxina; o  botulismo por  ferimentos  causado pela toxina produzida no ferimento infectado pela bactéria;  o  botulismo infantil (denominação dada ao botulismo intestinal  em menores  de 1 ano)  ou  intestinal causado pelo consumo  de determinados alimentos contendo esporos da bactéria, que então crescem no intestino de crianças menores de 1 ano (devido ausência  de microbiota  no intestino)  ou de adultos  com  problemas na flora intestinal, liberando  a toxina.

  • orientar a população sobre o preparo, conservação e consumo adequado dos alimentos associado ao risco de adoecimento;

    Fonte: Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica do botulismo, Ministério da Saúde, página 52

  • O Botulismo é causado pelo C. botulinum que estão amplamente distribuídos na natureza, em solos, sedimentos de lagos e mares. São identificados em produtos agrícolas como legumes, vegetais e mel e em intestinos de mamíferos, peixes e vísceras de crustáceos.

    O Botulismo é uma doença não-contagiosa, resultante da ação de potente neurotoxina. Apresenta-se sob três formas: Botulismo alimentar, Botulismo por ferimentos e Botulismo intestinal. O Botulismo alimentar ocorre por ingestão de toxinas presentes em alimentos previamente contaminados. O Botulismo por ferimentos é ocasionado pela contaminação de ferimentos. O Botulismo intestinal resulta da ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção de toxina.

    Dentre as medidas de prevenção temos a orientação da população sobre o preparo, conservação e consumo adequado dos alimentos associados a risco de adoecimento.

    A educação em saúde não é função privativa do enfermeiro.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.



ID
1847695
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos é uma das atribuições do Técnico de Enfermagem. O profissional deve saber que a posição litotômia corresponde à posição

Alternativas
Comentários
  • Posição litotômica é a mesma posição ginecológica!

  • Posição laterais ou Sims: Paciente permanece em decubito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que esta do lado de cima flexionada, afastada e apoiada. Usada para cirurgias renais, coluna vertebral e pulmão. Posição Decúbito Dorsal (DD): è aquela que o paciente fica deitado de costas com os braços e pernas estendidas ao longo da mesa. Usada nas cirurgias gerais, torácica, crânianas e peritoniais. Colecistectomia, cesariana, tireoidectomia. Posição Decúbito Ventral ( DV): è aquela que o paciente fica deitado com abdomên para baixo. Usada em cirurgias da coluna, anûs, reto, e outros. Hemorroidectomia, hérnia de disco. Posição de Trendelenburg: Paciente colocado em DD, com cabeça e tronco em níveis mais baixos que os membros inferiores. Usada em cirurgia de abdômen inferior e pélvica. Posição de Fower ou sentada: paciente permanece semi sentado na mesa. Utilizada para mamoplastia, dreno de tórax. plásticas em geral. Posição litotômia ou ginecológica : em DD com as pernas flexionadas, afastadas, e apoiadas em perneiras acolchoada e os braços apoiados em talas. Usada em perioneoplastia, hemorroidectomia, histerectomia vaginal. Posição de canivete ou Kraske: paciente em DV na qual são levemente inclinadas, ficando os braços e pernas em posição oposta. com os braços apoiados em telas. Usadas em operações proctológicas, hemorroidectomia, fissuras e fístulas anais.


  • Posição laterais ou Sims: Paciente permanece em decubito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que esta do lado de cima flexionada, afastada e apoiada. Usada para cirurgias renais, coluna vertebral e pulmão.

    Posição Decúbito Dorsal (DD): è aquela que o paciente fica deitado de costas com os braços e pernas estendidas ao longo da mesa. Usada nas cirurgias gerais, torácica, crânianas e peritoniais. Colecistectomia, cesariana, tireoidectomia.

    Posição Decúbito Ventral ( DV): è aquela que o paciente fica deitado com abdomên para baixo. Usada em cirurgias da coluna, anûs, reto, e outros. Hemorroidectomia, hérnia de disco.

    Posição de Trendelenburg: Paciente colocado em DD, com cabeça e tronco em níveis mais baixos que os membros inferiores. Usada em cirurgia de abdômen inferior e pélvica.

    Posição de Fower ou sentada: paciente permanece semi sentado na mesa. Utilizada para mamoplastia, dreno de tórax. plásticas em geral.

    Posição litotômia ou ginecológica : em DD com as pernas flexionadas, afastadas, e apoiadas em perneiras acolchoada e os braços apoiados em talas. Usada em perioneoplastia, hemorroidectomia, histerectomia vaginal. Posição de canivete ou Kraske: paciente em DV na qual são levemente inclinadas, ficando os braços e pernas em posição oposta. com os braços apoiados em telas. Usadas em operações proctológicas, hemorroidectomia, fissuras e fístulas anais.


ID
1847698
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Calendário Nacional de Vacinação vigente estabelece que ao nascer, preferencialmente na maternidade, o recém-nascido deve receber as vacinas

Alternativas
Comentários
  • BCG e Hepatite B ao nascer .A Hepatite B até 12h após o parto . Quando a mãe sabidamente que tem a doença além da vacina também recebe a imunoglobulina de imunização de forma passiva , impedindo a transmissão vertical. Nesse caso a criança poderá ser amamentada pela mãe.

  • MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA VACINAÇÃO

    HEPATITE B

    * Recém-nascidos devem receber a primeira dose (vacina monovalente) nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas primeiras 12 horas, ainda na maternidade ou na primeira visita ao serviço de saúde, até 30 dias de vida;

    *  Em recém-nascidos de mães portadoras da hepatite B, administre a vacina e a imunoglobulina humana anti-hepatite B preferencialmente nas primeiras 12 horas, podendo a imunoglobulina ser administrada no máximo até 7 dias de vida.

  • Mamão com açucar


ID
1847701
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2015, foi comemorado o 36° ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Esta Campanha tem como grupo alvo crianças

Alternativas
Comentários
  • Passível de anulação. 

  • *VOP (POLIO ORAL) SÓ PODE SER TOMADA A PARTIR DOS 6 MESES  A MENORES DE 5 ANOS....

    COM NOVO CALENDÁRIO 2016 VOP SERÁ A PARTIR DE 12 MESES


    Esquema sequencial de vacinação contra a poliomielite ANTIGO

     Idade

    Qual a vacina

    2 meses

    Vacina inativada poliomielite – VIP

    4 meses

    VIP (injetável)

    6 meses

    Vacina oral poliomielite – VOP

    15 meses

    VOP (reforço)

    omentário...

  • Na verdade conforme o novo calendário nacional de imunização (2016) a VOP só poderá ser administrada após 3 doses de VIP (2,4,6 meses), ou apartir de 15 meses (1 ano e 3 meses) como 1º reforço e 4 anos como 2º reforço. Essas mudanças estão em conformidade com o Plano Global de Erradicação da Poliomielite que trata também da redução gradual de vacinas orais contra poliomielite.

  • 3.6 Vacina poliomielite 1, 2, 3 (atenuada) (VOP)

    A vacina é indicada para prevenir contra a poliomielite causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. O PNI recomenda a vacinação de crianças de 6 meses até menores de 5 anos de idade como dose do esquema básico ou reforço.

    Fonte: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, Ministério da Saúde, página 88

  • Atualmente (2018), a VOP não é administrada antes dos 15 meses. O limite máximo de 5 anos permanece.

  • Questão mal elaborada... Não especificou qual vacina da poliomielite, já que a VIP torna-se com 2,4,6 meses! E a VOP a partir dos 6 meses a menores de 5 anos.

ID
1847704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacinação dos povos indígenas contra a Febre Amarela, o Ministério da Saúde estabelece

Alternativas
Comentários
  • Crianças maiores que  9 meses e menores que 5 anos: 1 dose aos 9 meses e 1 dose de reforço aos 4 anos de idade. Maiores de 5 anos, nunca vacinados: 1 dose da vacina e 1 dose de reforço, 10 anos após.

  • 3.10 Vacina febre amarela (atenuada) (FA)

    Indicação Está indicada para prevenir contra a febre amarela em residentes ou viajantes que se deslocam para as áreas com recomendação de vacinação (ACRV) e países com risco para a doença, a partir dos 9 meses de idade, conforme Calendário Nacional de Vacinação.

    Fonte: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, Ministério da Saúde, página 100

  • Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas 2017/ FEBRE AMARELA
     * CRIANÇAS: 1 dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos de idade;

    * ADOLESCENTES (10-19 anos) : Uma dose e um reforço (verificar a situação vacinal);

    * ADULTOS ( 20-59 anos): Uma dose e um reforço (verificar a situação vacinal);

    * IDOSOS (60 anos .....): Uma dose e um reforço (verificar a situação vacinal).

  • Hoje (2018) so  indica-se dose unica para febre amarela

  • questão desatualizada


ID
1847707
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Artigo 30 descrito nos requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o trabalhador que atua no Centro de Material e Esterilização dos serviços de saúde públicos ou privados deve utilizar em todas as áreas técnicas e restritas os seguintes Equipamentos de Proteção Individual − EPI

Alternativas
Comentários
  • Correta letra E

  • ART. 30 O TRABALHADOR DO CME E DA EMPRESA PROCESSADORA DEVE UTILIZAR VESTIMENTA PRIVATIVA, TOUCA E CALÇADO FECHADO EM TODAS AS ÁREAS TÉCNICAS E RESTRITAS

    Fonte: RDC 15


ID
1847710
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após realizar a aplicação de inalação a um paciente idoso, diabético e portador de enfisema pulmonar, o Técnico de Enfermagem deve estar ciente que, considerando as medidas de prevenção de Infecção do Trato Respiratório, o inalador e os circuitos respiratórios utilizados exigem

Alternativas
Comentários
  • B. Produtos ou Equipamentos de Assistência Respiratória Semi-críticos
    São produtos ou equipamentos para a saúde que entram em contato com mucosas íntegras colonizadas
    e exigem, no mínimo, uma desinfecção de alto nível. Os nebulizadores, os umidificadores, os inaladores
    e os circuitos respiratórios são exemplos destes tipos de produtos ou equipamentos para a saúde.

  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012

    Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.

     

     

    Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de ALTO nível, após a limpeza.

     

    Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente;

     

     

    Obs: Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos:

     

    Regra: no mínimo,desinfecção de ALTO nível.

     

    Exceção:assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia,no mínimo, desinfecção de nível intermediário.

  • Desatualizada. 

  • Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de

    desinfecção de alto nível, após a limpeza.

    Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia

    devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em

    conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro

    paciente;

    Art. 13 - Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, não poderão ser submetidos à

    desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos.


    Obs: questão era passível de recurso, pois citava material inalatório, não havendo opção nas alternativas sendo aproximada a desinfecção de alto nível, ou seja, mínimo alto nível não são para todos os semicríticos se fosse o caso não haveria o parágrafo único.

    Se houver alguma atualização da RDC 15 referente a isto me corrijam por favor.


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html



  • Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de

    desinfecção de alto nível, após a limpeza.

    Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia

    devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em

    conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro

    paciente;

    Art. 13 - Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, não poderão ser submetidos à

    desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos.


    Obs: questão era passível de recurso, pois citava material inalatório, não havendo opção nas alternativas sendo aproximada a desinfecção de alto nível, ou seja, mínimo alto nível não são para todos os semicríticos se fosse o caso não haveria o parágrafo único.

    Se houver alguma atualização da RDC 15 referente a isto me corrijam por favor.


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html



  • OLHA A FCC QUERENDO SER CESPE !!! DEU CERTO NÃO


ID
1847713
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As vacinas têm indicações específicas quanto à diversos fatores, dentre eles a via de administração correta. Visando a segurança do paciente neste procedimento, cabe ao profissional de enfermagem ter domínio da via de administração. Relacione, abaixo, a via de administração apresentada na coluna da esquerda, com o respectivo tipo de vacina, constante na coluna da direita. 

1. Oral                              ( ) Febre amarela (atenuada)

2. Intradérmica                 ( ) Rotavírus humano G1P1 [8] (atenuada)

3. Intramuscular               ( ) BCG

4. Subcutânea                  ( ) Raiva humana em esquema de pré-exposição

                                         ( ) Hepatite B (recombinante) 

A sequência correta, de cima para baixo, é a que consta em 

Alternativas
Comentários
  • Esquema pré-exposição

    1. Esquema: 3 (três) doses.

    2. Dias de aplicação: 0, 7, 28.

    3. Via de administração, dose e local de aplicação:

    a) intramuscular profunda, utilizando dose completa, no músculo deltoide ou vasto lateral da coxa. Não aplicar no glúteo; e

    b) intradérmica, 0,1ml na inserção do músculo deltoide, utilizando-se seringas de 1ml e agulhas hipodérmicas curtas.

    4. Controle sorológico: a partir do 14o dia após a última dose do esquema.

    Observações a respeito do controle sorológico:

    a) interpretação do resultado: são considerados satisfatórios títulos de anticorpos > 0,5UI/ml. Em caso de título insatisfatório, isto é,

    Fonte:

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Normas técnicas de profilaxia da raiva humana / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 

    http://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-pasteur/pdf/atendimento-medico/normas_tecnicas_profilaxia_raiva.pdf 

  • 6.3.2.2 Via subcutânea (SC)

    Na utilização da via subcutânea, a vacina é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele. O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL.

    São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba e rubéola e vacina febre amarela (atenuada).

    6.3.1 Via oral

    A via oral é utilizada para a administração de substâncias que são absorvidas no trato gastrintestinal com mais facilidade e são apresentadas, geralmente, em forma líquida ou como drágeas, cápsulas e comprimidos. O volume e a dose dessas substâncias são introduzidos pela boca. São exemplos de vacinas administradas por tal via: vacina poliomielite 1, 2 e 3 (atenuada) e vacina rotavírus humano G1P1[8] (atenuada).

    6.3.2.1 Via intradérmica (ID)

    Na utilização da via intradérmica, a vacina é introduzida na derme, que é a camada superficial da pele. Esta via proporciona uma lenta absorção das vacinas administradas. O volume máximo a ser administrado por esta via é 0,5 mL.

    A vacina BCG e a vacina raiva humana em esquema de pré-exposição, por exemplo, são administradas pela via intradérmica.

    6.3.2.3 Via intramuscular (IM)

    Na utilização da via intramuscular, o imunobiológico é introduzido no tecido muscular, sendo apropriado para a administração o volume máximo até 5 mL.

    São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenzae b (conjugada) e hepatite B (recombinante); vacina adsorvida difteria e tétano adulto; vacina hepatite B (recombinante); vacina raiva (inativada); vacina pneumocócica 10 valente (conjugada) e vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada).

     

    Fonte: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, Ministério da Saúde

  • A vacina febre amarela é composta de vírus vivos atenuados da febre amarela. Está indicada para prevenir contra a febre amarela em residentes ou viajantes que se deslocam para as áreas com recomendação de vacinação e países com risco para a doença. É administrada por via subcutânea.

    A vacina Rotavírus humano é constituída por um sorotipo do rotavírus humano atenuado. É indicada para a prevenção de gastroenterites causadas por rotavírus dos sorotipos G1 em crianças menores de 1 ano de idade. A vacina é administrada exclusivamente por via oral.

    A vacina BCG (bacilo de Calmette e Guerin)é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). A vacina e preparada com bacilos vivos, a partir de cepas do Mycobacterium bovis, atenuadas com glutamato de sódio. É administrada por via intradérmica na região do músculo deltoide.

    A vacina Raiva humana em esquema de pré-exposição é indicada para a profilaxia da raiva humana. A vacina é administrada por via intramuscular.

    A vacina hepatite B (recombinante) previne a infecção pelo vírus da hepatite B. Administre a vacina por via intramuscular. Em usuário portador de discrasia sanguínea (por exemplo: hemofílico), a vacina pode ser administrada por via subcutânea.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • Vacina contra RAIVA

    Esquema pré-exposição
    1. Esquema: 3 (três) doses.
    2. Dias de aplicação: 0, 7, 28.
    3. Via de administração, dose e local de aplicação:
    a) intramuscular profunda, utilizando dose completa, no músculo deltoide ou
    vasto lateral da coxa.
    Não aplicar no glúteo;
    e
    b) intradérmica, 0,1ml na inserção do músculo deltoide, utilizando-se seringas
    de 1ml e agulhas hipodérmicas curtas.
    4. Controle sorológico: a partir do 14 o dia após a última dose do esquema.

    http://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-pasteur/pdf/atendimento-medico/normas_tecnicas_profilaxia_raiva.pdf

    ou seja, pode ser tanto por via intramuscular, quanto por via intradérmica!

  • Meu Deus! eu filtrei só questões de Direitos Humanos.


ID
1847716
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após consulta médica, o paciente saiu com uma receita de paracetamol comprimido de 500 mg uso oral, tomar 500 mg de 6 em 6h, se temperatura igual ou acima de 37,5 °C. Neste caso, a dose máxima diária do medicamento prescrito é de

Alternativas
Comentários
  • Que formula usar ?

  • A questão que saber dose máxima diária do medicamento.

    Então 500 mg x 4 = 2.000 gramas por 24 horas

     

    =)

  • 1000 mg = 1g

    Ou seja: 4x 500 mg= 2000 mg = 2g 

    Letra: C

    Rianne, antes de responder,certifique-se que a resposta está correta!

  • TAMBEM PODE SER DESSA FORMA:

     

    500MG     6/6H

      X            24H

    Faz regra de trÊs= 2000 mg ou 2 g.

    RESPOSTA CERTA: C

  • 24 HORAS.... 6 H ..500. 6H. 500.  6H 500. 6H. 500  ISSO VAI SER 2 GRAMAS

  • Essa é uma questão pra zerar a prova

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração de medicamentos.

    Prescrição 500 mg de 6 em 6h

    Como o dia tem 24 horas, significa que o máximo de comprimidos serão 4 por dia. Cada comprimido tem 500 mg.
    500 x 4 = 2.000 mg = 2 g

    Resposta do Professor: C) 2 gramas.


ID
1847719
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para uma paciente com broncoespasmo foi prescrito 60 mg de aminofilina diluída em 500 mL de Soro Glicosado a 5%. Ao verificar que na unidade de saúde a aminofilina disponível é de 24 mg/mL em ampola de 10 mL, o Técnico de Enfermagem, para atender a prescrição médica, deve aspirar, em mL,

Alternativas
Comentários
  • Cada ampola de aminofilina 10 ml contém 24 mg/ml

    Foi prescrito 60 mg de aminofilina com 500 ml de soro

    O técnico deve duas ampolas e meia de aminofilina para sorro de 500 ml de soro

  • Deve-se atentar para quantas mg tem em cada ampola, no caso 24mg/ml.
    Se o prescrito é 60mg, é só fazer a conta, 24mg em cada ampola X 2 (ampolas) = 48 mg

    48 mg +12 mg (1/2 ampola)  = 60mg.

    Resposta = 2,5 ampolas.

  • Primeiramente devemos pensar 24mg/ml em uma ampola de 10ml, logo cada ampola contém 240mg de Aminofilina, vejamos:

    24mg                       ml

        X                        10ml

    X=240mg.

    No entanto, foi prescrito 60mg de Aminofilina, assim teremos:

    240mg de Aminofilina                    10ml

    60mg                                                  X

    X:2,5ml.

    Portanto, a quantidade em ml que deverá ser aspirada pelo Técnico de Enfermagem é 2,5.

  • Regra de três simples:

    24mg -- 1ml

    60mg -- x

    x = 60 / 24 = 2,5ml

  • COMENTÁRIOS

    Se o disponível é 24 mg em 1 mL, vamos fazer uma regra de três simples:

    24mg _________ 1 mL

    60mg _________ X mL

    24 x = 60 mL

    X = 2,5 mL

    RESPOSTA: E.


ID
1847722
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Antes de ser administrada a terapia digitálica, dentre os cuidados de enfermagem, destaca-se a verificação do pulso do paciente. Ao ser questionado pelos familiares do paciente sobre o motivo do procedimento, o Técnico de Enfermagem deve esclarecer que um dos efeitos colaterais do medicamento é

Alternativas
Comentários
  • Os medicamentos digitálicos provocam a inibição da bomba Na/K – ATPase, provocando aumento da concentração intracelular de sódio, e, consequentemente de cálcio intracelular, devido a troca do sódio com o cálcio, aumentando a contração cardíaca. Ocorre a diminuição intracelular de potássio, e, os efeitos são aumentados pela hipocalemia. Os medicamentos digitálicos aumentam a contratilidade do miocárdio, o efeito é alcançado mesmo com baixas doses; diminuem a FC; indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, arritmia supraventricular; quando o paciente apresentar pulso < 60bpm não deve ser administrado; altas doses pode levar a parada cardíaca. Logo, os digitálicos agem diretamente na contratilidade miocárdica e levam à diminuição da frequência cardíaca. Resposta D Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Gabarito: Letra D.

     

    Efeito colateral: qualquer efeito não intencional de um produto farmacêutico que ocorra em doses normalmente utilizadas em humanos relacionado com as propriedades farmacológicas do fármaco. O efeito colateral é um tipo de RAM ( Reações Adversas a Medicamentos ) previsível.

     

    Os digitálicos são indicados, quando há disfunção miocárdica sistólica ,ou seja, quando o paciente apresenta as chamadas taquiarritimias supraventriculares,ou ainda quando ambas ocorrem simultaneamente, mais é utilizado principalmente quando há um caso de insuficiência cardíaca congestiva, e em outras doenças que diminuem o desempenho cardíaco.

     

    Os sinais do efeito positivo dos digitálicos são os aumentos da diurese e a diminuição da freqüência cardíaca ( FC ).

    ex: Digoxina


ID
1847725
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na sala de observação de um pronto-socorro, o médico solicitou à equipe de enfermagem que, após a Srª X ser medicada conforme a prescrição de 450 mL de Soro Fisiológico a 0,9% para correr à velocidade de 25 gotas por minuto por via endovenosa, a paciente deveria retornar ao consultório para ser reavaliada. Nesta situação, o tempo previsto para a infusão venosa é de

Alternativas
Comentários
  • Calculos por minuto: Volume / quantidade X 3

    450/75 = 6 horas

     

  • Usei uma lógica um pouco diferente mas deu certo tbm.

  • A FORMULA PARA CALCULAR GOTAS POR MINUTO É

    G=V/3.T

    OU SEJA                            ENTAO TEMOS: 25=500/T.3 , 25X3T=450 , 75T=450 , T=450/75 , T= 6 HORAS

    G=GOTAS POR MINUTO.   SE A RESPOSTA FOSSE EM MINUTOS TERIAMOS QUE CONVERTE HORAS EM MINUTOS USANDO A                                                           REGRINHA DE TRÊS.

    V=VOLUME TOTAL

    T= O TEMPO

    3= É UMA COSTANTE

  • 1 ml --------- 20 gotas

    450 ml ----------- X

    1 x = 9.000

    x = 9000 gotas.

    --------------------------------------------

    Sabendo que 25 gotas irão correr por minuto temos:

    1 (minuto) ----------- 25 gotas

    X ------------------------ 9.000 gotas

    25 X = 9.000

    X = 9.000/25 que é igual a 360 minutos.

    ----------------------------------------------------

    Sabendo que uma hora é igual a 60 minutos quantas horas serão 360 minutos? Vamos descobrir?

    1 (hora) ------------- 60 (minutos)

    X (horas) ---------------- 360 (minutos)

    60 X = 360

    X = 360/60 que é igual a 6.

    Espero ter ajudado :)  

  • Fiz igual a Simone..só substitui na formula gente.

  • Sabendo que 1 ml equivale a 20 gotas, temos: 

    1 ml -----------------> 20 gotas

    Xml-------------------> 25 gotas

    20X= 25

    X= 25/20

    X= 1,25 ml

     

    Então:

    1,25 ml----------------> 1 minuto

    450 ml ----------------> X minutos

     

    1,25 X= 450

    X= 450/1,25

    X= 360 minutos

     

    Sabendo que 1 hora equivale a 60 minutos, temos:

    1 hora -----------------> 60 minnutos

    X horas---------------> 360 minutos

    60X= 360

    x= 360/60

    x= 6 horas

     

    Reposta Letra A

     

  • COMENTÁRIOS

    Vamos transformar mL em gotas primeiro. É apenas multiplicar por 20, já que 1 mL = 20 gotas.

    450 mL x 20 = 9000 gotas.

    Agora vamos calcular a velocidade. Se o solicitado é gotejar 25 gt por minuto:

    25 gt ____________ 1min

    9.000 gt __________ X min

    25 x = 9.000

    X = 360 minutos.

    Para transformar minutos em horas, basta dividir por 60, já que 1h tem 60 minutos:

    Assim: 360 minutos / 60 = 6 horas.

    RESPOSTA: A.


ID
1847728
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É uma ação preventiva e terapêutica da doença cardiovascular que inclui intervenção de baixa intensidade:

Alternativas
Comentários
  • Intervenções de baixa intensidade: aconselhamento quanto à atividade física regular de intensidade moderada a intensa por no mínimo 30 minutos;  dieta saudável; abandono do tabagismo; massa corporal desejável entre 20 e 25 e manutenção da pressão arterial entre 120x80 mm/hg e 130x90 mm/hg ( se indicado a terapia farmacológica dar preferência por tiazínicos) portanto correta letra a).

     

  • Alternativa correta: letra A

     

    As ações preventivas e terapêuticas incluem intervenções de baixa intensidade, com aconselhamentos quanto à realização de atividade física, dieta saudável, abandono do tabagismo e manutenção de peso e cintura nas faixas consideradas saudáveis. Intervenções de intensidade moderada iniciam com a intensificação de hábitos de vida saudáveis e avaliação do uso de medidas farmacológicas destinadas à cessação do tabagismo e à utilização de agentes antiplaquetários, especialmente naqueles sob maior risco. As intervenções de intensidade alta incluem o uso de medicamento e, na ausência de contraindicações, o uso de fármacos para pacientes obesos.

     

    fonte: Manual técnico de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar. Pág.78 (https://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Materiais_por_assunto/ProdEditorialANS_Manual_Tecnico_de_Promocao_

    da_saude_no_setor_de_SS.pdf)


ID
1847731
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alguns fatores de risco e agentes externos para o desenvolvimento da neoplasia são classificados como agentes carcinogênicos físicos. Um deles é

Alternativas
Comentários
  •  LETRA C

    Como a radiação UV causa dano à saúde? 

    A radiação UV pode causar dano ao DNA da célula, causando mutações no DNA. Estas mutações são características da exposição à radiação UV e são conhecidas como assinatura UV. Estas mutações podem levar a uma alteração em genes que no final acabam causando câncer de pele. Além desta ação mutagênica, a radiação UV também age causando imunossupressão, diminuindo as defesas do corpo, dificultando que o corpo combata um possível começo de câncer. Por fim, a radiação UV causa oxidação e gera radicais livres.

    .

  • Os agentes carcinogênicos podem ser:

    Químicos - tabaco, poluição, etc;

    Físicos -  radiação;

    Biológicos - vírus, bactérias.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre oncologia.

    Agentes carcinogênicos são aqueles que, quando a pessoa é exposta a quantidades altas ou frequentes, é passível de causar alterações celulares, e consequentemente, tornarem-se fatores de risco para câncer.

    Esses agentes podem ser: físicos, químicos ou biológicos.

    Exemplos de agentes carcinogênicos químicos: o fumo (letra D).

    Exemplos de agentes carcinogênicos físicos: a radiação ultravioleta − UV (letra C).

    Exemplo de agentes carcinogêncios biológicos: a infecção por vírus (letra A); a contaminação de alimentos por mycotoxinas (letra B); a bactéria helicobacter pylori (letra E).

    Resposta do Professor: C.



ID
1847734
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde. Este é o entendimento da vigilância

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.080/90

    Art. 6º

    § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde (...)


    § 2 Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

     

    Outra questão também da banca FCC que nos ajudar a responder, vejam:

     

     

    Q832640    Ano: 2012     Banca: FCC     Órgão: AL-SP    Prova: Técnico Legislativo

     

    O conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, é conceituado pela Lei Orgânica da Saúde, como Vigilância 

     

     d) Epidemiológica. 

  • Vigilância Sanitária - conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde.

    Vigilância em Saúde - é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.

    Vigilância em Saúde do Trabalhador - compreende uma atuação contínua e sistemática no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos sociais, tecnológicos, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los ou controlá-los.

    Vigilância epidemiológica - um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

    Vigilância em Saúde Ambiental - consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    http://portalms.saude.gov.br/

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm


  • Vigilância sanitária : É um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.


ID
1847737
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem descartou uma agulha dentro da caixa apropriada e que estava excedendo o limite de enchimento. Considerando a NR 32, esse profissional esteve exposto ao risco

Alternativas
Comentários
  • Material perfurocortante é risco biológico.

  • Riscos químicos - consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

    Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos como microrganismos, geneticamente modificados ou não, as culturas de células, os parasitas,  bactérias, vírus, fungos, parasitos, as toxinas e os príons.

    Riscos físicos - consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc. A Radiação ionizante faz parte do risco físico.

    Riscos ergonômicos - qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    http://www.trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR32.pdf



ID
1847740
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem que atua em sala de raio X, a fim de prevenir a exposição à radiação ionizante, deve

Alternativas
Comentários
  • O trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações

    ionizantes deve:

    a) permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento;

    b) ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho;

    c) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteção radiológica;

    d) usar os EPI adequados para a minimização dos riscos;

    e) estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante, nos casos em que a

    exposição seja ocupacional.

    Fonte: NR 32, página 9


ID
1847743
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalhador ausentou-se do trabalho por mais de 30 dias por motivo de doença. Na volta ao trabalho, ele deve realizar o exame médico de retorno, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  • Em que momento se realiza o exame médico de retorno ao trabalho?

    Resposta: Obrigatoriamente no primeiro dia da volta do trabalhador ao

    trabalho.

    Fonte: NR 7, página 77


ID
1847746
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após um acidente de trabalho com material biológico, dentre as condutas com a área exposta, está indicada na exposição

Alternativas
Comentários
  • Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou solução salina fisiológica.

    Fonte: Exposição a Materiais Biológicos, Ministério da Saúde, página 11

  • A probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos é considerada como Risco Biológico, e as medidas de proteção devem ser adotadas, a partir do resultado da avaliação, previstas no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

    Após uma exposição percutânea ou cutânea a materiais biológicos, deve-se:

    - Lavar o local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea.

    - Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou solução salina fisiológica.

    - Não devem ser realizados procedimentos que aumentem a área exposta, tais como cortes e injeções locais. A utilização de soluções irritantes (éter, glutaraldeído, hipoclorito de sódio) também está contra-indicada.

    Resposta E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Exposição a materiais biológicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

    http://trabalho.gov.br/


ID
1847749
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na fase aguda de Chikungunya, a maioria dos casos pode ser acompanhado ambulatorialmente. O Ministério da Saúde recomenda:

I. Utilizar compressas frias de 4 em 4 horas por 20 minutos, como medida analgésica, nas articulações acometidas.

II. Estimular a hidratação oral dos pacientes adultos (2 litros no período de 24 horas).

III. Estimular atividades físicas de sobrecarga para as articulações.

IV. Manter os membros inferiores posicionados em proclive.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Recomenda-se a utilização de compressas frias como medida analgésica nas articulações acometidas de 4 em 4 horas por 20 minutos. É necessário estimular a hidratação oral dos pacientes (2 litros no período de 24 horas). A hidratação oral inicia-se na unidade de saúde.

    Fonte: Febre de chikungunya: manejo clínico, Ministério da Saúde, página 22

  • III - Deve-se evitar atividades que sobrecarreguem as articulações e

     

    IV - orientar sobre o posicionamento adequado dos membros favorecendo a proteção articular e o retorno venoso.

     

    Existem evidências que o repouso é fator protetor para evitar evolução para fase subaguda, sendo de extrema importância.

     

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/febre_chikungunya_manejo_clinico.pdf

     

     


ID
1847752
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A febre pelo Zika vírus é uma doença febril aguda, autolimitada que, via de regra, não se associa a complicações graves, e que leva a uma baixa taxa de hospitalização. Quando sintomática, dentre outras manifestações clínicas, causa

Alternativas
Comentários
  • Odinofagia é a dor durante a deglutição do alimento, enquanto ele está passando pelo esôfago para chegar ao estômago.
  • Complementando

     

    Exantema de Koplick é  específico do Sarampo.

     

    Bromidrofobia-Medo de quê – Odores do corpo.

     

     

  • Gabarito: Letra B.

     

    Uma dica importante que a própria questão trouxe sobre  Zika vírus é que " não se associa a complicações graves " ou seja nas alternativas que tiverem complicações graves você vai eliminando.

     

     

    De acordo com o artigo Vírus Zika: Revisão para Clínicos.2015

     

     

    O vírus Zika (ZIKV) pertence à família Flaviridae e ao género Flavivirus sendo, portanto, aparentado do ponto de vista evolutivo com outros arbovírus transmitidos por mosquitos, como o são o vírus dengue, vírus da febre-amarela (YFV) e vírus do Nilo Ocidental.

     

    A transmissão do ZIKV é consequência da picada de mosquitos do género Aedes.

     

    As descrições de casos da doença em África nos anos seguintes caraterizaram a doença por ZIKV como um episódio febril de início agudo, acompanhado de cefaleia discreta, surgimento de exantema maculopapular pruriginoso, no segundo dia, acometendo a face, o tronco, os membros, as palmas das mãos e as plantas dos pés. A febre cede um dia ou dois após o aparecimento do exantema, que pode persistir por mais dois a 14 dias (duração média de seis dias).

     

    Habitualmente a febre é baixa, mas em alguns casos relatados no Brasil foi elevada, chegando a 39º C.São relatadas mialgia, dores articulares e dor lombar discreta, mas diferentemente dos casos de chikungunya, as dores são menos intensas e acometem mais as mãos, joelhos e tornozelos. Geralmente o seu desaparecimento ocorre cerca de uma semana, com duração média de três a cinco dias.A conjuntivite tem sido frequentemente relatada e, carateristicamente, não apresenta secreção purulenta .Podem ocorrer outras manifestações inespecíficas como anorexia, náuseas, vómitos, vertigem e dor retro-orbital.

     

  • ZIKA VIRUS / CARACTERIZADA

    Exantema maculopapular pruriginoso; Febre intermitente (geralmente baixa ), entre 37,8 e 38,5 ºC Hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido Artralgia (até 1 mês);mialgia;astenia Cefaleia.


    Fonte: Manual para Concursos e Residências Rômulo Passos.


    #RECOMENDO :)




ID
1847755
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Suporte Básico de Vida, para obter uma reanimação cardiopulmonar de alta qualidade para adultos, o profissional de enfermagem deve

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta: letra D

     

    Conforme a Atualização das Diretrizes da AHA de 2015:

    a) a profundidade das compressões devem ser de no MÍNIMO 2 polegadas (5cm) e no MÁXIMO 2,4 polegadas (6cm);

    b) NÃO se deve apoiar sobre o toráx  a cada compressão;

    c) deve-se verificar o pulso carotideo em até no máximo 10 segundos;

    d) CORRETA. As compressões devem ser feitas sobre a METADE INFERIOR DO ESTERNO (2 cm acima do apêndice xifóide);

    e) As ventilações não devem ser excessivas. Aplicar 2 ventilações para cada 30 compressões. As ventilações devem ser de 1 segundo cada, interrompendo-se as compressões (no SBV).

  • A profundidade da compressão não deve exceder 2,4 polegadas (6 cm).


ID
1847758
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando uma Reanimação Cardiopulmonar − RCP de alta qualidade para profissionais do Suporte Básico de Vida no atendimento ao adulto:

I. A relação compressão-ventilação sem via aérea avançada é 30:2 com 1 ou 2 socorristas.

II. Peça que alguém acione o serviço médico de emergência e inicie a RCP imediatamente; use o DEA assim que ele estiver disponível.

III. Para reconhecimento de RCP, a verificação da respiração e do pulso pode ser feita simultaneamente, em menos de 10 segundos.

Está correto o que consta em 

Alternativas
Comentários
  • Discordo. Segundo os protocolos da American Heart Association (AHA), as compressões feitas apenas com um socorrista devem obedecer à razão de 30:2. Mas com dois socorristas, a razão recomendada é de 15:2.

  • Segundo American Heart association (AHA) 2015, em adultos, relação compressão/ ventilação é de 30:2 tanto com 1 ou 2 socorristas.

    Já em criança (1 ano de idade à puberdade) e bebês (menos de 1 ano, excluindo RN), a relação é de 30:2 com 1 socorrista e 15:2 com 2 socorristas. 

    Na atualização das diretrizes AHA 2015 não houve mudança em relação a de 2010 sobre essa relação. 

     

  • Para que na questão de prova as compressões 15:2 esteja correta, deve-se ter, OBRIGATORIAMENTE, 2 critérios:

    ser criança e/ou lactente

                E

    ter 2 socorristas

  • Humildimente discordo do gabarito

    O item três diz reconhecimento do RCP. Na verdadeo RCP é o prodemimento em si, após o reconhecimento da PCR.

     

  • O ciclo deve ser iniciado com 30 compressões e 2 ventilações, considerando que existe um dispositivo de barreira (por exemplo, máscara de bolso para aplicar as ventilações). Compressões torácicas efetivas são essenciais para promover o fluxo de sangue, devendo ser realizadas em todos pacientes em parada cardíaca. Portanto a primeira afirmativa está correta.

    O profissional de saúde deve verificar rapidamente se não ha respiração ou se a mesma e anormal (isto é, não respirando ou apenas com gasping) ao verificar a capacidade de resposta da vitima. Em seguida, o profissional deve acionar o serviço de emergência/urgência e buscar o DEA/DAE (ou encarregar alguém disso). O profissional de saúde não deve levar mais do que 10 segundos verificando o pulso e, caso não sinta o pulso em 10 segundos, deve iniciar a RCP e usar o DEA/DAE, se disponível. Portanto a segunda e terceira afirmativas estão corretas.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.


  • Concordo


ID
1847761
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os primeiros socorros podem ser iniciados por qualquer pessoa, em qualquer situação, e incluem o autoatendimento. De acordo com a Atualização das Diretrizes da American Heart Association 2015 para Primeiros Socorros, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • Está "serto", então quer dizer que se tiver com ausência de GRANDES traumas na coluna vertebral ou na pelve eu posso colocar a pessoa de lado, ou seja, se ela tiver com pequeno ou medio trauma eu posso virar ela deixando mais grave o caso.

    Alguém pode me explicar essa questão?

  • também pensei o mesmo Rafael, imagina um leigo movimentando a vítima que está inconsciente, sem saber se ela tem dor, possiveis lesões medulares...  esse cidadão um tem raio x ou tomógrafo portátil? questão passível de recurso

  • Não concordo com o gabarito dessa questão!!!

  • Pessoal, eu realmente discordo, mas é o que está nas Diretrizes da American Heart Association 2015.

     

    Pag 31

    https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf

  • Está errado de toda forma, o motivo é o seguinte, no AHA está escrito assim :

     

    Ao cuidar de uma pessoa que não responde, mas que respira

    normalmente, e na ausência de grandes traumas, COMO NA COLUNA

    VERTEBRAL OU NA PELVE, pode-se melhorar a mecânica das vias aéreas

    colocando a pessoa deitada de lado. Não é mais recomendada

    a posição de recuperação HAINES (High Arm in Endangered Spine,

    ou braço suspenso com coluna em risco).

     

    Resumindo: Se houver grandes traumas, como Coluna e Pelve, esta posição não é recomendada. Na questão eles copiaram errado e permitiu certa ambiguidade na interpretação.

  • Tá puxado!

  • Gabarito letra B

    Copiado e colado das Diretrizes AHA


ID
1847764
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar um usuário de crack a não compartilhar cachimbos, pois possuem maior risco de contrair doenças infectocontagiosas caso tenham feridas nos lábios, o profissional de saúde está adotando a abordagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

     

    REDUÇÃO DE DANOS

     

    4.1 O que é Redução de Danos?

     

    Redução de Danos (RD) é uma estratégia de saúde pública pautada no princípio da ética do cuidado, que visa diminuir as vulnerabilidades de risco social, individual e comunitáriodecorrentes do uso, abuso e dependência de drogas. A abordagem da RD reconhece o usuário em suas singularidades e, mais do que isso, constrói com ele estratégias focando na defesa de sua vida (BRASIL, 2004).

     

    Uma das premissas da RD é que parte das pessoas que consomem algum tipo de drogas (lícita ou ilícitanão consegue, ou não querinterromper o uso. Essa escolha não impede o direito ao cuidado e à saúdeconforme os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade).

     


ID
1847767
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde os fatores de riscos e proteção não se apresentam de forma isolada, mas interagem de forma dinâmica. O conhecimento desses fatores permite o desenvolvimento de estratégias e ações de prevenção e tratamento dos problemas de saúde mental de crianças e adolescentes. Considere os dados abaixo.

Fator de Risco 

I. Condições socioeconômicas desfavoráveis 

II. Doenças crônicas, em especial neurológicas e metabólicas 

III. Atraso escolar 

Fator de proteção 

( ) Experiências culturais positivas 

( ) Boa saúde física 

( ) Reforço positivo para conquistas acadêmicas / escolares 

A sequência correta, de cima para baixo, da relação entre os Fatores de Risco e os Fatores de Proteção é a que consta em 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o CAB nº 34 Saúde Mental.Brasília-DF.2013

     

     

    Quadro 2 – Fatores de risco e de proteção selecionados para saúde mental de crianças e adolescentes

     

                                              Fator de Risco                                                                                  Fator de proteção 

    Domínio Social

    c) comunidade



                    I. Condições socioeconômicas desfavoráveis                                                      ( ) Experiências culturais positivas 

     

    Domínio Biológico


              II. Doenças crônicas, em especial neurológicas e metabólicas                                              ( ) Boa saúde física 

     

    Domínio Social

    b) escola



                                        III. Atraso escolar                                                            ( ) Reforço positivo para conquistas acadêmicas / escolares 





     


ID
1847770
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É importante que os profissionais de saúde reconheçam os sinais de alerta dos cânceres mais comuns passíveis de melhor prognóstico se descobertos no início. Constituem sinais e sintomas associados ao câncer de bexiga

Alternativas
Comentários
  • O principal sinal relacionado ao câncer da bexiga é o sangramento na urina. O sangue “vivo” na urina deve ser investigado, mesmo que ele pare espontaneamente. Nem todo mundo que sangra na urina tem câncer de bexiga, mas é necessário descartar essa hipótese caso esse sinal ocorra. Alguns casos podem ter dor ou ardência ao urinar e urgência para urinar.


ID
1847773
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Constitui fator de risco não modificável para Diabetes Melito

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra B

     

    Para a DMT2 existem os fatores de risco modificáveis e os não modificáveis. Os principais fatores de risco não modificáveis são a idade e o antecedente familiar de diabetes.

    Os fatores de risco modificáveis consistem no sobrepeso, na distribuição central de gordura, na Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), nas dislipidemias, no sedentarismo e no tabagismo.

     

    Fonte: CERCATO et al., 2004; BRASIL, 2006

     

  • Dislipidemia 

    dislipidemia= é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose. As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias. O diagnóstico é realizado pela medida das concentrações totais de colesterol, triglicerídios e lipoproteínas individuais.


ID
1847776
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atender um paciente idoso com história prévia de queda, considerando os fatores de risco ambientais na indução de quedas, o profissional de enfermagem deve adotar medidas preventivas como

Alternativas
Comentários
  • Sempre que for possível é bom ter barras de apoio na parede do chuveiro e ao

    lado do vaso sanitário, assim a pessoa cuidada se sente segura ao tomar banho, sentar e levantar do vaso sanitário, evitando se apoiar em pendurador de toalhas, pias e cortinas.

     

    Fonte: Manual do cuidador, Ministério da Saúde, página 51

  • Resposta correta letra A


ID
1847779
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem, enquanto membro da equipe de saúde, participa da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, com o objetivo de ajudar as equipes cirúrgicas a reduzir a ocorrência de danos ao paciente. Dentre as verificações de segurança que devem ser completadas após o término do ato cirúrgico e antes do paciente sair da sala de operação, estão:

Alternativas
Comentários
  • Para a “Saída”, a equipe revisará em conjunto a cirurgia realizada, a conclusão da contagem de compressas, instrumentais e a identificação de qualquer amostra cirúrgica obtida. Também revisará qualquer mau funcionamento de equipamentos ou questões que necessitem ser resolvidas. Finalmente, a equipe revisará planos-chave e preocupações a respeito da abordagem pós-operatória e da recuperação antes de retirar o paciente da sala de operação

    Fonte: CIRURGIAS SEGURAS SALVAM VIDAS MANUAL, Anvisa, Ministério da Saúde, página 197

  • De acordo com o Manual de Implementação - Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS, 2009.

    Antes da saída do paciente da sala cirúrgica, a equipe de enfermagem confirma verbalmente:

    * O nome do procedimento;

    * A conclusão da contagem dos instrumentais, compressas e agulhas;

    * A identificação das amostras (ler os rótulos das amostras em voz alta, inclusive o nome do paciente); (gabarito letra E)

    * Se há quaisquer problemas com os equipamentos a serem resolvidos.

    Para o Cirurgião, o Anestesiologista e a Equipe de Enfermagem:

    *Quais são as principais preocupações para a recuperação e o manejo do paciente?

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Segurança Cirúrgica.

    As verificações de segurança que devem ser completadas após o término do ato cirúrgico e antes do paciente sair da sala de operação, estão:  


    - registro completo do procedimento intra-operatório, incluindo procedimento executado se as contagens de instrumentais cirúrgicos, compressas e agulhas estão corretas (ou não se aplicam);

    - como a amostra para anatomia patológica está identificada (incluindo o nome do paciente);

    - se há algum problema com equipamento para ser resolvido o cirurgião, o anestesiologista e a equipe de enfermagem revisam preocupações essenciais para a recuperação e o manejo do paciente (especificar critérios mínimos a serem observados. ex: dor);


    A) Incorreto. Antes da incisão cirúrgica deve-se confirmar se o cirurgião que vai realizar a operação marcou o local da cirurgia.


    B) Incorreto. Antes da incisão cirúrgica deve-se perguntar, em voz alta, se os antibióticos profiláticos foram administrados nos últimos 60 minutos.

    C) Incorreto. Antes da indução anestésica deve-se perguntar se o doente tem alguma alergia conhecida e, em caso afirmativo, qual.

    D) Incorreto. Antes da indução anestésica deve-se confirmar, verbalmente, com o doente a sua identidade, o tipo de procedimento previsto, o local da cirurgia e se o consentimento para a cirurgia foi dado.

    E) Correto. Confirmar, em voz alta, a rotulagem correta de qualquer material obtido durante o procedimento cirúrgico, o nome do doente, a descrição e quaisquer marcas de orientação da amostra.

    Resposta do Professor: E.

    Referencia: Organização Mundial da Saúde. Segundo desafio global para a segurança do paciente: Manual - cirurgias seguras salvam vidas (orientações para cirurgia segura da OMS) / Organização Mundial da Saúde; tradução de Marcela Sánchez Nilo e Irma Angélica Durán – Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde ; Ministério da Saúde ; Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2009. 29 p.: il.



ID
1847782
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o rastreamento da Hipertensão Arterial Sistêmica e para a medida da Pressão Arterial − PA, o profissional de enfermagem deve saber que

Alternativas
Comentários
  • " Desinflar o manguito lentamente (2 a 4 mmHg/seg)".

  • O paciente deve estar sentado, com o braço apoiado e à altura do precórdio.

     

    • Medir após cinco minutos de repouso.

     

    • Evitar o uso de cigarro e de bebidas com cafeína nos 30 minutos precedentes.

     

    • A câmara inflável deve cobrir pelo menos dois terços da circunferência do braço.

     

    • Palpar o pulso braquial e inflar o manguito até 30mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.

     

    • Desinflar o manguito lentamente (2 a 4 mmHg/seg).

     

    • A pressão sistólica corresponde ao valor em que começarem a ser ouvidos os ruídos de Korotkoff (fase I).

     

    • A pressão diastólica corresponde ao desaparecimento dos batimentos (fase V)* .

     

    • Registrar valores com intervalos de 2 mmHg, evitando-se arredondamentos (Exemplo: 135/85 mmHg).

     

    • A média de duas aferições deve ser considerada como a pressão arterial do dia; se os valores observados diferirem em mais de 5 mmHg, medir novamente.

     

    • Na primeira vez, medir a pressão nos dois braços; se discrepantes, considerar o valor mais alto; nas vezes subsequentes, medir no mesmo braço (o direito de preferência).

     

    Fonte: (Modificado de SBH; SBC; SBN, 2010)

  • Questão certa é a letra  D.

    Vejamos:

    A-errada, pois:  Evitar o uso de cigarro e de bebidas com cafeína nos 30 minutos precedentes;

    B- errada, pois:  Na primeira vez, medir a pressão nos dois braços; se discrepantes, considerar o valor mais alto;

    C- errada, pois:  O paciente deve estar sentado, com o braço apoiado e à altura do precórdio;

    E-errada, pois:  Desinflar o manguito lentamente (2 a 4 mmHg/seg).

  • a)o uso de cigarro e de bebidas com cafeína deve ser evitado nos 30 minutos precedentes.

    b)a primeira verificação deve ser realizada em ambos os braços, e se discrepante, deve ser considerada a medida de maior valor.

    c)o paciente deve estar sentado, com o braço apoiado à altura do precórdio. 

    d)a média de duas aferições deve ser considerada como a pressão arterial do dia; se os valores observados diferirem em mais de 5 mmHg, medir novamente.

    e)o manguito deve ser desinflado entre 2 a 4 mmHg por segundo.


ID
1847785
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência de enfermagem em exames diagnósticos, alguns dos cuidados adotados na fase pré-analítica são:

I. Identificar o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra, de forma a garantir a rastreabilidade.

II. Rotular a amostra do paciente no momento do encaminhamento ao laboratório.

III. Transportar e preservar a amostra do paciente em recipiente aquecido, identificado com a simbologia de risco biológico, com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico" e com nome do laboratório responsável pelo envio.

Está correto o que consta em 

Alternativas
Comentários
  • A realização de exames divide-se em: - Fase pré-analítica – começa na coleta de material, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial. - Fase analítica – corresponde à etapa de execução do teste propriamente dito. - Fase pós-analítica – inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão. As condições pré-analíticas comumente abordadas no laboratório clínico incluem variação cronobiológica, gênero, idade, posição, prática de atividade física, dieta, jejum e uso de drogas para fins terapêuticos ou não. Em uma abordagem mais ampla, outras circunstâncias também precisam ser consideradas, a exemplo da realização de procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, cirurgias, transfusão de sangue e infusão de soluções, entre outras. A coleta e a adequação de amostras igualmente entram nessa lista. Segundo a RDC 302, a amostra deve ser identificada no momento da coleta ou da sua entrega quando coletada pelo paciente e deve ser identificado o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra de forma a garantir a rastreabilidade. Ou seja, a primeira afirmativa está correta. A amostra deve ser identificada no momento da coleta ou da sua entrega quando coletada pelo paciente e não no momento do encaminhamento ao laboratório. Segunda afirmativa está errada. A amostra de paciente deve ser transportada e preservada em recipiente isotérmico, quando requerido, higienizável, impermeável, garantindo a sua estabilidade desde a coleta até a realização do exame, identificado com a simbologia de risco biológico, com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico" e com nome do laboratório responsável pelo envio. Ou seja, o recipiente não é aquecido mas sim isotérmico, a afirmativa III também está errada. Resposta A.   Bibliografia www.anvisa.gov.br
  • 6.1.7.1 Deve ser identificado o nome do funcionário que efetuou a coleta ou que recebeu a amostra de forma a garantir a rastreabilidade.

    Fonte: Segurança e Controle de Qualidade no Laboratório de Microbiologia Clínica, Anvisa, Ministério da Saúde, página 11

  • Justificando os itens errados:

     

    II. A amostra do paciente deve ser rotulada no momento da coleta. Se possível, os frascos devem ser rotulados até mesmo antes de iniciar a coleta, e não no momento de encaminhar para o laboratório.

     

    III. A amostra deve ser transportada em recipiente refrigerado.