SóProvas


ID
1847779
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem, enquanto membro da equipe de saúde, participa da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, com o objetivo de ajudar as equipes cirúrgicas a reduzir a ocorrência de danos ao paciente. Dentre as verificações de segurança que devem ser completadas após o término do ato cirúrgico e antes do paciente sair da sala de operação, estão:

Alternativas
Comentários
  • Para a “Saída”, a equipe revisará em conjunto a cirurgia realizada, a conclusão da contagem de compressas, instrumentais e a identificação de qualquer amostra cirúrgica obtida. Também revisará qualquer mau funcionamento de equipamentos ou questões que necessitem ser resolvidas. Finalmente, a equipe revisará planos-chave e preocupações a respeito da abordagem pós-operatória e da recuperação antes de retirar o paciente da sala de operação

    Fonte: CIRURGIAS SEGURAS SALVAM VIDAS MANUAL, Anvisa, Ministério da Saúde, página 197

  • De acordo com o Manual de Implementação - Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS, 2009.

    Antes da saída do paciente da sala cirúrgica, a equipe de enfermagem confirma verbalmente:

    * O nome do procedimento;

    * A conclusão da contagem dos instrumentais, compressas e agulhas;

    * A identificação das amostras (ler os rótulos das amostras em voz alta, inclusive o nome do paciente); (gabarito letra E)

    * Se há quaisquer problemas com os equipamentos a serem resolvidos.

    Para o Cirurgião, o Anestesiologista e a Equipe de Enfermagem:

    *Quais são as principais preocupações para a recuperação e o manejo do paciente?

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Segurança Cirúrgica.

    As verificações de segurança que devem ser completadas após o término do ato cirúrgico e antes do paciente sair da sala de operação, estão:  


    - registro completo do procedimento intra-operatório, incluindo procedimento executado se as contagens de instrumentais cirúrgicos, compressas e agulhas estão corretas (ou não se aplicam);

    - como a amostra para anatomia patológica está identificada (incluindo o nome do paciente);

    - se há algum problema com equipamento para ser resolvido o cirurgião, o anestesiologista e a equipe de enfermagem revisam preocupações essenciais para a recuperação e o manejo do paciente (especificar critérios mínimos a serem observados. ex: dor);


    A) Incorreto. Antes da incisão cirúrgica deve-se confirmar se o cirurgião que vai realizar a operação marcou o local da cirurgia.


    B) Incorreto. Antes da incisão cirúrgica deve-se perguntar, em voz alta, se os antibióticos profiláticos foram administrados nos últimos 60 minutos.

    C) Incorreto. Antes da indução anestésica deve-se perguntar se o doente tem alguma alergia conhecida e, em caso afirmativo, qual.

    D) Incorreto. Antes da indução anestésica deve-se confirmar, verbalmente, com o doente a sua identidade, o tipo de procedimento previsto, o local da cirurgia e se o consentimento para a cirurgia foi dado.

    E) Correto. Confirmar, em voz alta, a rotulagem correta de qualquer material obtido durante o procedimento cirúrgico, o nome do doente, a descrição e quaisquer marcas de orientação da amostra.

    Resposta do Professor: E.

    Referencia: Organização Mundial da Saúde. Segundo desafio global para a segurança do paciente: Manual - cirurgias seguras salvam vidas (orientações para cirurgia segura da OMS) / Organização Mundial da Saúde; tradução de Marcela Sánchez Nilo e Irma Angélica Durán – Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde ; Ministério da Saúde ; Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2009. 29 p.: il.