SóProvas


ID
1849432
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho do romance “São Bernardo” 

   “(...)
  O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
   (...)
  Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
   (...)
  Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
   (...)
  Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”

Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra D

    A) Há predomínio de uma visão ufanista do narrador

    Ufanista é sinônimo de nacionalista, amor a sua pátria, neste fragmento não se observa isto.

    B) O intimismo dificulta uma visão crítica.

    Acontece exatamente o oposto ao que foi exposto nesta alternativa. Conhecendo o íntimo do narrador-personagem podemos ter uma visão mais ampla e crítica do que é apresentado pelo Romance.

    C) A abordagem universal permite alcançar à dimensão regional.

    Não existe abordagem universal neste trecho do romance.

    D) A incapacidade de modificar o modo de vida revela traços deterministas.

    Determinista é uma corrente europeia explorada por diversos autores o qual é dito que o universo tem leis imutáveis, isto é, o caráter, as atitudes entre tantas qualidades humanas são predeterminadas pela natureza e não temos o poder para mudar isto. Isso se evidencia no seguinte trecho:

    " Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige. "

    E) O narrador externo explora conflitos internos do personagem

    O Narrador não é externo e sim participante do romance, personagem.

    Peço perdão pelos meus erros, realizei a questão segundo meus conhecimentos.

    Fontes: