SóProvas


ID
185092
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Lei Sarbanes-Oxley promoveu ampla regulação na vida corporativa, fundamentada nas boas práticas de governança corporativa. Seus focos são quatro valores ou princípios: compliance, accountability, disclosure e fairness. A constituição de um comitê de auditoria para acompanhar a atuação dos auditores e dos números da companhia está vinculada aos princípios de

Alternativas
Comentários
  • compliance = a conformidade com as leis

    accountability = a prestação de contas

    disclosure  = transparência, prazos curtos

    fairness = senso de justiça
  • RESPOSTA CORRETA: LETRA C

    A CONSTITUIÇÃO DE UM COMITÊ DE AUDITORIA PARA ACOMPANHAR A ATUAÇÃO DOS AUDITORES E DOS NÚMEROS DA COMPANHIA (PRESTAÇÃO DE CONTAS)
  •   Vamos resolver essa com uma dose de "Estudos de Técnicas".

       Reparem que a palavra "compliance", surge nas alternativas A,B e D. Portanto, elimine-as!

       A palavra "disculosure", surge nas alternativas A e E. Portanto, elimine-as!

       Logo, restou somente a palavra "accountabilitty", justamente a qual não se repete em nenhuma das alternativas citadas anteriormente. Portanto, alternativa C.

       Mas vale lembrar que essa técnica não é eficaz em 100%. Utilize-a quando realemente o candidato não souber a questão.

       Vitória na guerra!

       

  • Accountability é um termo da língua inglesa, que pode ser traduzido para o português,[1] como responsabilidade com ética e que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização.[2]

    Accountability pode ser traduzida também para o português, deficientemente, por "prestar contas". «Accountability» significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou.

    A obrigação de prestar contas, neste sentido amplo, é tanto maior quanto a função é pública, ou seja, quando se trata do desempenho de cargos pagos pelo dinheiro dos contribuintes.

    Accountability é um conceito da esfera ética com significados variados. Frequentemente é usado em circunstâncias que denotam responsabilidade civil, imputabilidade, obrigações e prestação de contas. Na administração, a accountability é considerada um aspecto central da governança, tanto na esfera pública como na privada, como a controladoria ou contabilidade de custos.

    Na prática, a accountability é a situação em que "A reporta a B quando A é obrigado a prestar contas a B de suas ações e decisões, passadas ou futuras, para justificá-las e, em caso de eventual má-conduta, receber punições."[3]

    Em papéis de liderança, accountability é a confirmação de recepção e suposição de responsabilidade para ações, produtos, decisões, e políticas incluindo a administração, governo e implementação dentro do alcance do papel ou posição de emprego e incluir a obrigação de informar, explicar e ser respondíveis para resultar conseqüências positivas.

     

  • Se observarem na própria pergunta existe a palavra ACCOUNTABILITY, ao analisarem as perguntas, " Seus focos são quatro valores ou princípios: compliance, accountability, disclosure e fairness. " , E em falando em AUDITORIA, presta conta. Logo, a letra certa é C.