-
abarito dado como B, mas eu discordo.Vejamos porquê: PALUDO (2013): GovernançaNa iniciativa privada a governança corporativa representa o modo como as organizações são administradas e controladas, e como interagem com as partes interessadas. Inclui políticas, regulamentos/instruções, processos, estratégia e cultura, e orienta-se pelos princípios da transparência, equidade, responsabilidade por resultados, cumprimento das normas e accountability. De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa o conselho de administração é o guardião do sistema de governança.Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.Governança relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem. “Existe governança em um Estado quando seu governo tem as condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma.”O Caderno Mare no 01 menciona que a governança será alcançada quando o Estado se tornar mais forte, embora menor: mais forte financeiramente, superando a crise fiscal que o abalou nos anos 1980; mais forte estruturalmente, com uma clara delimitação de sua área de atuação e uma precisa distinção entre seu núcleo estratégico, em que as decisões são tomadas, e suas unidades descentralizadas; mais forte estrategicamente, dotado de elites políticas capazes de tomar as decisões políticas e econômicas necessárias; e administrativamente forte, contando com uma alta burocracia tecnicamente capaz e motivada.A governança envolve o modo/forma pelo qual o Governo se organiza para prestar serviços à sociedade; o modo/forma de gestão dos recursos públicos; o modo/forma como divulga suas informações; o modo/forma como se relaciona com a sociedade civil; e o modo/forma como constrói os arranjos/acordos institucionais necessários à implementação das políticas públicas.A governança é instrumental, é o braço operacional da governabilidade, “pode ser entendida como a outra face de um mesmo processo, ou seja, como os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade” (Vinícius Araujo, 2002). Por ser um instrumento da governabilidade para a realização dos fins do Estado, a governança pressupõe condições mínimas de governabilidade, ou seja, em situações de crise grave ou de ruptura institucional, que afetem a governabilidade, a governança restará comprometida, haja vista o seu caráter instrumental. “Sem governabilidade é impossível governança” (Caderno Mare no 01).Atenção 1 → Uma boa governança fortalece a legitimidade do Governo e aumenta sua governabilidade.Atenção 2 → Mesmo sendo instrumental, par
-
A princípio discordo com o gabarito. Este conceito (formulação) parece relacionar-se melhor com o conceito de governança pública porque dentre os vários conceitos que eu li e retirei de outras questões de concurso:
Governabilidade refere-se a legitimidade do governo, capacidade de articulação, amplo respaldo popular, condições sistêmicas e institucionais aos quais se dá o exercício do poder; capacidade do governo de tomar decisões e forma de governo, entre outras.
Governança: O modo como é administrado o governo; o modo como exerce o poder; competência técnica e gerencial do governo; capacidade administrativa de exercer políticas públicas; condições financeiras, gerencial e técnica para transformar em realidade as decisões, entre outras.
Sendo ainda mais precisa, na página 157, livro Administração Pública, 4 edição - Agostinho Paludo, primeira frase do parágrafo consta:
"Governança Pública é compreendida é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas".
Ainda assim fiquei com mais dúvida, porque ao mesmo tempo que autores colocam que a capacidade de decidir diz respeito à governabilidade, outros dizem que o conceito diz respeito à governança.
Mas vou pesquisar melhor. Se eu achar algo que dê respaldo a esta minha dúvida, compartilho aqui ;)
-
Também acho que esse gabarito está errado, pois de tudo que eu li (livro, aula, questões e comentários) sobre o tema, esse conceito aí se refere a GOVERNANÇA.
-
'' Governança é a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar as suas políticas. É o conjunto das condições financeiras e administrativas de um governo para transformar em realidade as decisões que toma. '' (Bresser-Pereira)
Gabarito ridículo!
-
Governaça. O gabarito dessa questão está errado.
-
Ano: 2012
Banca: CESPE
Órgão: ANCINE
Prova: Técnico em Regulação
Acerca do modelo de administração pública gerencial, julgue o item subsecutivo.
Governança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões.
Gabarito: Certo.
Diferença da banca que presta da que não.
-
Também descordo do Gabarito, ficou claro o conceito de Governança na questão
-
Conforme Augustinho Paludo, em seu livro Administração Pública (Série Provas e Concursos, 3ª edição):
"Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade
de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população".
Portanto, o gabarito correto seria o da letra A;
-
Eu pensei: como assim eu errei?????
-
Acho que ficaria melhor caso a palavra capacidade fosse alterada por Legitimidade, fica a dúvida.
-
Tá "serto".
-
ai dento
-
Gabarito errado, resposta correta letra A