-
Gabarito A — CHIAVENATO (2010) = É um mecanismo de aprendizagem organizacional, através do qual a empresa aprende
com a retroação decorrente dos erros e acertosN as suas decisões e ações globais. Obviamente, não é a organização que aprende, mas as pessoas que dela participam e que utilizam sua bagagem de conhecimentos. Em resumo, problemas globais requerem soluções globais. A estratégia é a saída para isso. A estratégia parte dos objetivos estratégicos da missão e da visão que se pretende realizar e é balizada por dois tipos de análise. De um lado, a análise ambiental para verificar e analisar as oportunidades que devem ser aproveitadas e as ameaças que devem ser neutralizadas ou evitadas. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno. De outro lado, a análise organizacional para verificar e analisar os pontos fortes e fracos da empresa. Trata-se de um levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser aplicadas plenamente e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos ou melhorados.
-
Alguém sabe a diferença entre aprendizagem org. e capital intelectual?
-
GABARITO A
No campo da aprendizagem organizacional,
o objetivo principal é desenvolver
os indivíduos para o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos
sobre as dinâmicas e demandas corporativas.
É a junção
de conhecimentos formais (codificados, manualizados,
etc.) e informais (experiências, etc.).
É através desse conceito da APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL que tudo começa.
Segundo Stewart,
Capital
intelectual é a soma de 3 capitais:
1. Capital
Humano
2. Capital
Estrutural
3. Capital
do Cliente
Segundo Stewart
(1998), “o capital intelectual constitui a matéria
intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual,
experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza. É a capacidade mental
coletiva".
-
O conceito de aprendizagem organizacional está diretamente ligado ao conceito de inovação, possuindo foco sobre o conhecimento e a competência dentro das organizações.
(...)
Existem diversos modelos de aprendizagem. A seguir, são descritos os principais.
(...)
A quinta disciplina, segundo Peter Senge (apud BEMFICA e BORGES: 1999) considera a capacidade de adaptação um dos passos do processo de aprendizagem, sendo, além disso, necessário existir, por parte da empresa, desejo de criar e de ser produtiva.
O foco está na aprendizagem individual dentro da organização e, conforme o autor, haveria cinco disciplinas fundamentais para a constituição de organizações capazes de aprender generativa e adaptativamente:
• Domínio pessoal: entendido como a capacidade de os indivíduos da organização esclarecerem e buscarem a efetivação de suas aspirações pessoais; possibilita esclarecer a visão pessoal e o significado e importância do aprendizado para cada funcionário.
• Modelos mentais: identificados como as ideias profundamente arraigadas, generalizações e imagens que influenciam a visão de mundo e os comportamentos pessoais.
• Objetivo comum: considerado como a busca de imagens do futuro que promoveriam o engajamento dos membros da organização.
• Aprendizado em grupo: considerado como decorrente da capacidade de reconhecer os padrões de interação entre integrantes de um grupo capazes de favorecer ou dificultar o desempenho conjunto.
• Raciocínio sistêmico: definido como a estrutura conceitual, cujo objetivo seria tornar clara a visão de conjunto, a partir da qual as alterações necessárias à melhoria da organização seriam identificadas.
Andréia Ribas (2013)
-
E ainda:
A espiral do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi:
Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros), em um processo espiralado envolvendo tanto a dimensão epistemológica quanto a dimensão ontológica
Os quatro passos para completar a espiral do conhecimento serão apresentados a seguir:
1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.
2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.
3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.
4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.
Andréia Ribas (2013)
-
Boa noite!
Resumo interessante das cinco disciplinas da aprendizagem por peter senge.
https://www.youtube.com/watch?v=3cX-IblfJKA
-
LETRA A
aprendizagem organizacional!