SóProvas


ID
1851538
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação ao gerenciamento ou gestão de mudanças em serviços de informação,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C = RIBAS (2014) - 

    Estímulo à inovação e à mudança

    Antigamente, os administradores só tinham de introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a mudança é uma atividade contínua para a maioria deles. Administrar, atualmente, poderia ser definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade.

    O mundo enfrentado pelos administradores e trabalhadores é de permanente temporariedade. Todas as atividades realizadas pelos trabalhadores estão em permanente mudança e eles precisam continuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender às novas exigências do trabalho.

    As próprias organizações estão constantemente reorganizando suas divisões, desfazendo-se de negócios que não têm bom desempenho, fazendo operações de downsizing, subcontratando serviços e substituindo os funcionários permanentes por temporários.

    O estudo do comportamento organizacional pode ajudar a entender de um mundo profissional em contínua mudança, a aprender a superar as resistências à mudança e a criar uma cultura organizacional que seja voltada para ela.

  • Não entendi o porque da letra C ser o gabarito, e por qual motivo a resposta não poderia ser letra D. Alguém poderia explicar?

  • Gabarito C

     

    As resistências aos processos de mudança são extremamente comuns. Essas resistências podem ser desde as derivadas da falta de conhecimento sobre a extensão das mudanças até o simples medo do desconhecido.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Leonardo Lima, normalmente quem resiste à mudança é quem não está envolvido no processo, pois este está "por fora", desconfia. Por que isso acontece? Muitas vezes porque algumas informações ficam restritas- é essa restrição de informações pode exatamente gerar a resistência.
  • Nem sempre a resistência a mudança é destrutiva como afirma a alternativa D. Dependendo da resistência, esta pode levar a um aprimoramento e desenvolvimento. Por exemplo: A resistência decorrente da falta de conhecimento sobre os motivos e amplitude da mudança pode demonstrar que há uma falha no processo de comunicação, permitindo o seu aprimoramento posterior. 

     

    Por fim, a C está correta pois se a informação é restrita, ou seja, não expõe o motivos e as reais necessidades, assim como a abrangência das mudanças, poderá gerar resitências a elas. 

  • Alguém comenta a alternativa B ?

    Indiquem para comentário! 

  • Kauê, se as pessoas estão há mais tempo na organização, já estão acostumadas com a cultura e os costumes desta, portanto são mais resistentes à mudança.