SóProvas


ID
1851541
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ligada à centralização e descentralização de atividades em organizações, a margem ou amplitude de controle refere-se ao número de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.4 Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor. (DAFT,2005)

  • Gabarito: D 

     

    Vai deixar a concorrência pega a vaga?  Cansado todo mundo está 

  • A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização. Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.
    -

    RENNÓ!

     

  • A amplitude de controle é a capacidade de gerir subordinados hierarquicamente. Atentem-se que não se refere ao tipo de organização e à relação hierárquica da organização. Quanto mais ênfase houver no critério horizontal da empresa, ou seja, quanto mais departamentos tiver, maior a amplitude de controle - ou seja, as organizações que possuem desenho organizacional linha staff e funcional possuem maior amplitude de controle. Quanto maior for a estrutura hierárquica, ou seja, quanto mais próxima de organização linear, menor a amplitude de controle. BONS ESTUDOS E NÃO CONFUNDAM OS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA ORGANIZAÇÃO COM A AMPLITUDE DE CONTROLE, POIS,EM REGRA, SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.

  • Ligada à centralização e descentralização de atividades em organizações, a margem ou amplitude de controle refere-se ao número de

     

    O próprio enunciado é bem claro, vejamos:

    Há uma ligação entre:''centralização'' e ''descentralização'' e, ainda, com o próprio ''controle''. O enunciado fala que a centralização e descentralização estão ligados às atividades. Ou seja, qando as atividades estão centralizadas elas exigem um maior controle e quando não estão, obviamente, tem-se um menor controle.

     

    Assim, fazendo-se uma análise conceitual de ''Amplitude de Controle'' podemos entender que: relaciona-se ao número de subordinados que os superiores têm dentro de uma organização. E, logicamente, quem tem mais subordinados terá que ter uma maior amplitude de controle, ou seja, quem não tem muitos subordinados terá uma menor amplitude de controle.

     

     

  • A letra c) níveis hierárquicos de uma organização. se refere à Cadeia de comando

  • Amplitude de controle

    -> tamanho da equipe que cada chefe controla.

    AGUDA: MENOS subordinados por chefe; custo maior; mais atenção do chefe.

    ACHATADA: MAIS subordinados por chefe; custo menor; maior autonomia.

  • Amplitude ou controle administrativo


    Refere-se ao número de subordinados que cada gestor pode comandar. O que define o
    tipo de abrangência do controle do gestor são as tarefas, o ambiente e a qualificação dos
    subordinados.

    A amplitude de controle diz respeito a quantos funcionários cada gestor consegue dirigir com eficiência e eficácia na organização. Assim, quando dizemos que uma organização tem amplitude de controle de 8, quer dizer que cada gestor possui 8 funcionários sob sua coordenação direta.

    Fonte: Prof Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Você chega para um chefe comissionado e pergunta "Qual é a sua amplitude de controle hoje?"

    Ele responde "Ahan?"

    Você chega para um concursado chefe e pergunta "Qual é a sua amplitude de controle hoje?"

    Ele responde "Na repartição hoje tem 10 servidores. Um está de atestado e outro de férias"

  • GABARITO: LETRA D

    AMPLITUDE DE COMANDO

    A quantidade de pessoas subordinada a um gerente define a amplitude de controle, ou amplitude de comando, desse gerente. A amplitude de controle, normalmente, não é padronizada. Essa quantidade varia entre as organizações. Definir a amplitude de controle é outra decisão importante no processo de organizar a estrutura, porque envolve a quantidade de pessoas que um gerente consegue administrar de forma eficaz.

     

    A amplitude de controle apropriada para uma organização depende de alguns fatores principais, por exemplo:

    Similaridade das funções a serem supervisionadas pelos chefes: quanto mais parecidas forem as tarefas de cada integrante da equipe, maior pode ser a amplitude de controle, ou seja, mais pessoas podem ser chefiadas ao mesmo tempo.

    Complexidade das funções: quanto mais complexas forem as tarefas executadas pelos funcionários, menor deve ser a amplitude de controle, para permitir o gerenciamento eficaz.

    Direção e controle requeridos pelos funcionários: depende do grau de independência, autonomia e motivação das equipes. Equipes de funcionários “novatos”, por exemplo, exigem menor amplitude de controle.

    AULAS - PROF. PETRONIO CASTRO.