SóProvas


ID
1852285
Banca
MGA
Órgão
Prefeitura de Espigão do Oeste - RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dizer que o aluno deva superar suas concepções anteriores implica promover ações pedagógicas que permitam tal superação. Saviani (1997) e Gasparin (2002) apontam que o ensino dos conteúdos, neste caso, conteúdo específicos de Biologia, necessita apoiar-se num processo pedagógico em que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • a) a prática social se caracterize como ponto de partida [...] de senso comum a respeito do conteúdo a ser trabalhado; (correta)

    b) a problematização implique o momento para detectar e apontar as questões a serem resolvidas na prática social e, por consequência, estabelecer que conhecimentos são necessários para a resolução destas questões e as exigências sociais de aplicação desse conhecimento; (correta)

    c) a instrumentalização consiste em apresentar conteúdos sistematizados para que os alunos assimilem e os transformem em instrumentos de construção pessoal e profissional. Os alunos devem se apropriar das ferramentas culturais necessárias à luta social para superar a condição de exploração em que vivem; (correta)

    d) o retorno à prática social se caracteriza pela apropriação do saber concreto e pensado para atuar e transformar as relações de produção que impedem a construção de uma sociedade mais igualitária. A visão sincrética apresentada pelo aluno no início do processo passa de um estágio de menor compreensão do conhecimento cientifico a uma fase de maior clareza e compreensão, explicitada numa visão sintética. O processo educacional põe-se a serviço da referida transformação das relações de produção. (errada - a alternativa define como prática social)


    Fonte: http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID122/v5_n3_a2010.pdf

  • Identifiquei dessa forma. Por favor, me respondam se houver erro em minha resolução. Desde já, obrigado!

    Dois autores apontam que o ensino dos conteúdos necessita apoiar-se num processo pedagógico em que: A prática social se caracterize pela apropriação do saber concreto e pensado para atuar e transformar as relações de produção QUE IMPEDEM a construção de uma sociedade mais igualitária. A visão sincrética apresentada pelo aluno no início do processo passa de um estágio de menor compreensão do conhecimento científico a uma fase de maior clareza e compreensão, explicitada numa visão sintética. O processo educacional põe-se a serviço da referida transformação das relações de produção.