-
O DFD é um diagrama gráfico, baseado apenas em quatro símbolos, que mostra a estrutura do sistema e sua fronteira, ou seja, todas as relações entre os dados, os processos que transformam esses dados e o limite entre o que pertence ao sistema e o que está fora dele.
Componentes do DFD:
Processos: O processo mostra uma parte do sistema, a que transforma entradas em saídas. (representado graficamente por um círculo, ou por uma figura oval ou por um retângulo com as bordas arredondadas)
Fluxo: O fluxo é graficamente representado por uma seta que entra ou sai de um processo.
Depósito de dados: Utilizado para modelar um pacote de dados em repouso. (representado por um retangulo sem uma das arestas)
Terminador (entidade externa): Entidades externas com as quais o sistema se comunica, pode representar uma pessoa ou grupo de pessoas ou uma organização externa. (representado por um retagulo)
Fonte: http://www.univasf.edu.br/~ricardo.aramos/disciplinas/ESI2009_2/Aula15_DFD.pdf
-
a) mostram a organização dos valores no interior dos objetos e a sequência em que ocorrem as interações entre os processos
Tudo errado.
c) apresentam os relacionamentos funcionais dos valores calculados por um sistema incluindo valores de entrada e saída, mas não inclui valores de depósitos de dados.
Inclui, sim, valores de depósitos de dados.
d) mostram as classes, atributos, operações e relacionamentos entre os processos e atores do sistema.
Tudo errado.
e) são compostos por processos, fluxo de dados, entidades externas, atributos e métodos.
Estava certo até "são compostos por processos, fluxo de dados, entidades externas"
-
A = Diagrama de Contexto
C = Deposito de dados justamente está dentro do DFD
D = Diagrama de Contexto
E = Não tem Atributos e nem métodos
GABARITO B
- Diagrama de Contexto = Situar o sistema dentro do negócio da empresa, onde é demonstrada a finalidade principal do sistema, e as entidades que interagem com o sistema.
- Diagrama de FLUXO de DADOS = Técnica gráfica utilizada na programação estruturada para descrever o fluxo de informação e transformações aplicadas à medida que os dados se movem da entrada para a saída, sem descrever uma representação explícita da lógica procedimental, como loops ou condições.
- Objetos de dados entram no software, são transformados por elementos de processamento e os objetos de dados resultantes saem do software.
- Componentes = Processo/Funções, Fluxo de Dados, Terminador, Depósito de Dados.
- Processo/Funções = Representado por um CÍRCULO, uma FIGURO OVAL ou um RETÂNGULO com as BORDAS ARREDONDADAS, Mostra a parte do sistema que transforma entradas em saídas. Ele é também conhecido como Bolha, Função ou Transformação.
- Fluxo = Representado por uma SETA que entra ou sai de um processo.
- Terminador = Representado por um RETÃNGULO, é utilizado para REPRESENTAR ENTIDADES EXTERNAS com as quais o sistema se comunica, podendo representar pessoas ou uma organização externa.
- Depósito de Dados = Representado por um RETÂNGULO ABERTO e é utilizado para modelar um PACOTE DE DADOS EM REPOUSO.