SóProvas



Questões de DFD (Diagrama de Fluxo de Dados)


ID
2284
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre DFDs nivelados:
 
I - O nível mais alto deve possuir somente um processo;
II - Os fluxos de dados que entram e saem de um processo devem corresponder aos fluxos de dados que entram e saem do diagrama que representa a explosão do processo;
III - Todo processo de um DFD deve ser explodido em outro DFD ou ser descrito numa mini-especificação mas não ambos.

São verdadeiras somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Nivelamento do DFD

    O nivelamento do DFD utiliza operações de "explosão" e "fusão", para sucessivamente dividir ou agrupar os processos mais detalhados ou mais genéricos, melhorando a compreensão e legibilidade do modelo, resultando em um modelo funcional hierarquizado.

    Primeira atividade

    Construção do DFD Nível 0. Nivelar para cima o DFD preliminar agrupando processos relacionados em processos que representem, cada um, uma bolha no diagrama de nível imediatamente superior.

    ·         Agrupar processos que envolvam respostas muito próximas (relacionadas). Isso normalmente indica processos que lidam com dados estreitamente relacionados.

    ·         Buscar oportunidades de ocultar depósitos de dados que apareçam em níveis inferiores.


    Segunda atividade

    Nivelar para baixo processos complexos cuja especificação não seja feita em cerca de uma página.

    ·         Identificar subfunções que possam ser levadas a efeito por uma bolha de nível mais baixo.

    ·         Analisar fluxos de entrada e saída e buscar, pelas características destes, orientação quanto a um possível nivelamento para baixo.

     

    Todos os processos de um DFD ou estão descritos em um diagrama de nível inferior ou tem uma especificação (primitivo funcional).

    Atualmente o enfoque é para que haja apenas uma miniespecificação. Uma miniespecificação vai tratar apenas das linhas genéricas do processo enfatizando os aspectos essenciais e aqueles que se referem às regras do negócio. De tal maneira que se não houver esta especificação, um programador não fará satisfatoriamente o programa. Tal especificação é também chamada de PSPEC, ou especificação de processo.


ID
5746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para a Engenharia da Informação são feitas as afirmativas abaixo.

I - A Engenharia da Informação pode ser representada por uma pirâmide de faces distintas, sendo que a mais mutável delas é a de Requerimentos.

II - Durante a fase de Projeto os DFDs são derivados para Diagramas de Estrutura, que por sua vez, possibilitarão a obtenção de uma Especificação Física precisa do sistema.

III - A criação do protótipo, quando utilizado, é feita na fase de Planejamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • DFD fazem parte da análise estruturada, portanto, da fase de análise. Essa questão não está errada?

ID
5755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para os diagramas utilizados na Análise Estruturada são feitas as afirmativas abaixo.

I - Se um DFD e um DTE estão em equilíbrio, cada fluxo de controle que sai na bolha de controle deve estar associado a uma condição apropriada no correspondente diagrama de transições de estado.

II - O interior de um processo de controle de um DFD pode ser modelado por um DTE o qual pode apresentar um ou mais níveis.

III - Os estados do DTE devem estar representados por relacionamentos no DER sendo esta uma condição necessária, porém não suficiente para o equilíbrio entre um DTE e um DER.

IV - Se houver um depósito no DFD que não apareça no DER, ou se houver um tipo de objeto ou um relacionamento no DER que não apareça no DFD, os diagramas não estão em equilíbrio.

V - Em um dicionário de dados a definição pedido = id + 1{item}5 + (vendedor), indica que o elemento pedido é formado pelo elemento id que é obrigatório, por um e no máximo cinco itens e pelo elemento vendedor que não é obrigatório.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I - Se um DFD e um DTE estão em equilíbrio, cada fluxo de controle que sai na bolha de controle deve estar associado a uma condição (EVENTO)apropriada no correspondente diagrama de transições de estado.

    II - As "bolhas" ou processos podem ter vários níveis. O primeiro se chama nível de conteexto. CORRETO

    III - Os estados do DTE devem estar representados por relacionamentos no DER sendo esta uma condição necessária, porém não suficiente para o equilíbrio entre um DTE e um DER.( Equilíbrio entre DFD e DER - Todos os depósitos de dados que aparecem no DFD DEVEM ser equivalentes a entidades do DER).

    IV - Se houver um depósito no DFD que não apareça no DER, ou se houver um tipo de objeto ou um relacionamento no DER que não apareça no DFD, os diagramas não estão em equilíbrio. CORRETO.

    V - Em um dicionário de dados a definição pedido = id + 1{item}5 + (vendedor), indica que o elemento pedido é formado pelo elemento id que é obrigatório, por um e no máximo cinco itens e pelo elemento vendedor que não é obrigatório. CORRETO
  • Esta questão destoa das demais desta seção "Análise Estruturada".
    As outras caem no senso comum, mas esta é bem bolada e difícil!

    Ainda não consegui entender a assertiva II. Alguém poderia explicar?

ID
6214
Banca
CESGRANRIO
Órgão
AL-TO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os diagramas da Análise Estruturada são feitas as seguintes afirmativas:

I - os poços sem fundo no DFD fazem com que o diagrama fique logicamente inconsistente;
II - um DTE deve apresentar obrigatoriamente um único estado final, podendo apresentar mais de um estado inicial;
III - se o DER e o DFD de um sistema estão em equilíbrio, então, os processos de um DFD devem estar representados no DER através de relacionamentos entre as entidades e os terminadores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Certificar que o DFD é logicamente consistente: evite poços sem fundo (com entrada e sem saída); evite bolhas com geração espontânea (com saída e sem entrada); cuidado com fluxos e processo sem nome; cuidado com depósito de leitura-apenas ou escrita-apenas. 

    Fonte: http://www.brasilacademico.com/apostilas/ASI_09_DFD.pdf
  • Alguém poderia explicar as assertivas II e III ?

    II - um DTE deve apresentar obrigatoriamente um único estado final, podendo apresentar mais de um estado inicial;
    III - se o DER e o DFD de um sistema estão em equilíbrio, então, os processos de um DFD devem estar representados no DER através de relacionamentos entre as entidades e os terminadores. 
  • O item II está ao contrário, o correto séria:

    O sistema só tem um estado inicial mas pode ter vários estados finais, lembrando que somente um deles ocorre durante a execução do processo.
    fonte da net.: http://dinobrasilis.pro.br/dte1.pdf

  • No item III, observe: A função principal de um Diagrama de Fluxo de Dados é trazer uma representação em rede dos processos e funções de um sistema, um exemplo de um processo no DFD séria Registrar Pedidos, agora imagine como esse processo seria representado em um Diagrama de Entidade e Relacionamento? Simplesmente não se consegue, pois o DER representa entidades e seus relacionamentos, do tipo CLIENTE(entidade) - POSSUI (relacionamento) - DEPENDENTE (entidade), não representa processos.
    Item incorreto.
    Abraços, vamo que vamo.

ID
8218
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à análise e ao projeto estruturados:

I. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é uma técnica gráfica que descreve o fluxo da informação e as transformações que são aplicadas à medida que os dados se movimentam da entrada para a saída.

II. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) pode ser usado para representar um sistema ou software em qualquer nível de abstração. O nível 0 (zero) do DFD, denominado modelo fundamental do sistema, representa o elemento software global como uma única bolha, com dados de entrada indicados por setas que chegam, e a saída indicada por setas que saem.

III. No DFD, um círculo é usado para representar uma entidade externa, isto é, um sistema que produza informação a ser transformada ou receba a informação transformada. Um retângulo representa a transformação a ser aplicada ao dado.

IV. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) deve, além do fluxo da informação, descrever detalhadamente a lógica procedimental do sistema.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Nivel Zero do DFD é diferente de Diagrama de Contexto. Uma única bolha refere-se ao diagrama de contexto. DFD nivel zero pode ter varias bolhas, mas nenhuma relaciona-se a outra. Neste caso os processos trocam dados via depositos.
  • Complementando o que deyg barrett falou...mesmo todos sabendo que o diagrama de contexto e o diagrama nível 0 são diagramas diferentes, várias bancas continuam colocando como se os dois fossem iguais. O que sobra pra nós, a dúvida!
  • Pressman, 6a.Ed. pág.159, 8.6 Modelagem Orientada a Fluxo, diz:

    "O DFD é apresentado de modo hierárquico, isto é, o primeiro modelo de fluxo de dados (algumas vezes chamado de DFD nível 0 ou diagrama de contexto)."
  • Bom dia.
    Essa questao tambem pode ser resolvida por eliminacao :
    III - ERRADA - uma entidade externa é representada por um retangulo sobreposto a outro e nao por um circulo.
    IV - ERRADA - a logica procedimental é descrita na especificacao e nao no DFD. Ele é apenas refinado até o n-ésimo nível mas nunca a lógica é descrita nele.
    Obrigado.

ID
10438
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a desenvolvimento estruturado.

I. Um DFD é composto por dois elementos gráficos. Um representa o fluxo de dados e os processos e o outro, o dicionário de dados.

II. Um diagrama de fluxo de dados - DFD é uma especificação em rede de um sistema e mostra os componentes ativos do sistema e as interfaces de dados entre eles.

III. Um processo pode transformar dados, modificando a informação contida nos dados.

IV. Um dicionário de dados em um DFD é desenhado como um par de linhas paralelas.

A identificação do nome do arquivo encontra-se entre as duas linhas. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I- DFD é composto por quadrados = entidades, círculos = processos, linhas com setas =fluxo e 2 linhas paralelas = depósito de dadosIV- Dicionário de dados é a documentação dos processos, fluxos e depósitos dos dados. O depósito de dados que é apresentado com 2 linhas paralelas
  • Nunca que um DFD possui desenho das Interfaces de Dados!! Discordo desta resposta. Peço por favor revisarem esta questão. A resposta mais aproximada seria a letra d) com as afirmativas I e III corretas, apesar de eu achar ainda que, na afirmativa I, o Dicionario de Dados não faz parte do DFD.Grato.
  • I - ERRADO, porque 1. é composto por 4 elementos gráficos: quadrado, círculo, linhas com setas e 2 linhas paralelas; 2. não é dicionário, mas depósito de dados.
    II - CERTO, porque os componentes ativos são entidades e processos e as interfaces de dados são depósitos e fluxos de dados.
    III - CERTO COM RESSALVA, porque 1. dado em si não tem informação, mas a informação provem de dados em si; 2. a frase "modificando a informação contida nos dados" deve ser entendida como "modificando a informação contida no [depósito de] dados".
    IV - ERRADO, porque mesmo motivo do I.
  • Bom dia,
    Essa questao pode ser resolvida por eliminacao, vejamos :
    I - ERRADA - no DFD nao tem representacao do dicionario de dados.
    IV - ERRADA - o dicionario de dados NAO é desenhado no DFD. As linhas paralelas sao sim do DEPOSITO DE DADOS.
    Sobra a II e a III - embora a redacao esteja estranha, podemos deduzir que as interfaces de dados sao os dados comunicados entre os processos (na II) e que a modificao da informacao contida nos dados, aplica-se ao deposito de dados (na III).
    Mas principalmente se resolve por eliminacao das erradas.
    Obrigado.
  • b-

    . Um diagrama de fluxo de dados - DFD é uma especificação em rede de um sistema e mostra os componentes ativos do sistema e as interfaces de dados entre eles.

    . Um processo pode transformar dados, modificando a informação contida nos dados.

    __________________________________________________________________

    LInhas paralelas -> deposito dados

    o dicionario de dados é um repositorio de dados sobre os dados, contendo definição dos elementos que tornam o modelo de dados e o dfd precisos.


ID
27979
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Análise Estruturada, como todos os métodos de análise de requisitos de software, é uma atividade de construção de modelos. Sobre a Análise Estruturada são feitas as três afirmativas a seguir.

I - O DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) é uma técnica gráfica que descreve o fluxo de informação e as transformações que são aplicadas à medida em que os dados se movimentam da entrada para a saída.
II - O DTE (Diagrama de Transição de Estado) representa o comportamento de um sistema, descrevendo seus estados e os eventos que fazem com que o sistema mude de estado.
III - O DER (Diagrama de Entidade-Relacionamento) é uma listagem organizada de todos os elementos de dados que são pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas, de forma que tanto o usuário como o analista tenham uma compreensão comum das entradas, das saídas, dos componentes dos depósitos de dados e dos cálculos intermediários.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Discordo que o DFD descreve as transformações dos dados. O DFD serve exclusivamente para descrever Fluxos de dados. Entradas, Saídas, Processos, Depósitos. O DFD sempre será uma caixa preta, isto é, informa O QUÊ se trafega, mas COMO se transforma os dados.Alguém também discorda desta resposta?Pra mim a resposta correta é a b) somente a II está correta.
  • I - O DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) é uma técnica gráfica que descreve o fluxo de informação e as transformações que são aplicadas à medida em que os dados se movimentam da entrada para a saída.

    Correto.
    Os dados são introduzidos pelas entidades externas e transformados pelos processos, representados por bolhas ou círculos.

    II - O DTE (Diagrama de Transição de Estado) representa o comportamento de um sistema, descrevendo seus estados e os eventos que fazem com que o sistema mude de estado.


    Isso mesmo. O DTE pertence ao modelo comportamental da análise estruturada, em oposição ao modelo ambiental que contêm o
    diagrama de modelo fundamental ou de contexto, ou seja, todo o sistema é modelado como um só processo; a lista de eventos e estímulos e
    a finalidade do sistema.


    O DTE descreve um comportamento de um sistema, em relação aos estados que o sistema vai alcançando, tanto é que na UML o Diagrama de Estado
    está no grupo de diagramas comportamentais, ao lado dos diagramas de interação { sequência, tempo, interação geral} , comunicação, atividades e caso de uso.


    III - O DER (Diagrama de Entidade-Relacionamento) é uma listagem organizada de todos os elementos de dados que são pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas, de forma que tanto o usuário como o analista tenham uma compreensão comum das entradas, das saídas, dos componentes dos depósitos de dados e dos cálculos intermediários.


    Listagem organizada de todos os elementos de dados refere-se ao Dicionário de Dados.


     
  • Com relação ao # 3

    III - (...) das entradas, das saídas, dos componentes dos depósitos de dados (...)

    Esse trexo corresponde ao DFD.

    Ainda na III.

    (...) e dos cálculos intermediários.

    Isso corresponde ao PSPEC, ou especificação do processo, que descreve o que a função/processo faz.


  • Diagrama entidade relacionamento(DER) é um modelo diagramático que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Ele é a principal representação gráfica do Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER). É usado para representar o modelo conceitual do negócio.
    • MER: Conjunto de conceitos e elementos de modelagem que o projetista de banco de dados precisa conhecer. O Modelo é de Alto Nível.
    • DER: Resultado do processo de modelagem executado pelo projetista de dados que conhece o MER.
    Tipos de relacionamentos
    Os tipos de relacionamentos que são utilizadas neste diagrama:
    MER



    DER



ID
102349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura de informação, julgue os itens a seguir.

Um modelo de dados de alto nível é parte de uma information systems architecture (ISA). Entre os componentes de uma ISA, estão os dados e os processos que manipulam os dados, estes últimos representados por DFDs e modelos de objetos.

Alternativas

ID
105556
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Num diagrama de fluxo de dados ? DFD,

Alternativas
Comentários
  • FIquem em dúvida no item A. Talvez o erro seja a restrição a arquivos de dados. Com um 'podem' ficaria certa?

  • Flashfs, acredito que sim, pois o conceito da letra A está incompleto. Além de arquivos, podemos encontrar tabelas de banco de dados conforme conceito abaixo de Dicionário de Dados:

     

    Em análise de sistemas, depósito de dados são elementos do diagrama de fluxo de dados (DFD) que representam arquivos ou tabelas de um banco de dados em que se armazenam os dados gerados a partir de um processo.


ID
122638
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à metodologia estruturada, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D é a resposta.
    A análise estruturada é uma atividade de construção de modelos. Utiliza uma notação que é própria ao método de análise estruturada para com a finalidade de retratar o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema, dividir o sistema em partições funcionais e comportamentais e descrever a essência daquilo que será construído.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_Estruturada
  • A) ERRADO dizer "modelagem da estrutura da organização". Modela a estrutura do sistema.
    B) Não conheco DFDesign, mas sim DFD.
    C) DFD é muito utilizado para análise de requisitos, principalmente quando o sistema é refinado (de nível 0 para os demais níveis).
    D) CORRETA. Modelagem de conteúdo da informação = modelagem de dados = MER. Modelagem de fluxo da infomação = DFD.
    E) descreve o fluxo de informações e as transformações dentro das entidades INTERNAS. Esse descrever é "mostrar", pois descrever mesmo fica a cargo do PSPEC (especificação do processo).

ID
122641
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A especificação de processos (PSPEC) em análise estruturada

Alternativas
Comentários
  • A especificação de processos PSPEC é utilizada para descrever todos os processos do diagrama de fluxo de dados que aparecem no nível de refinamento final. O conteúdo da PSPEC pode incluir: Texto narrativo; Descrição em PDL do algoritmo do processo; Equações matemáticas; Tabelas; Diagramas ou gráficos; A definição de uma PSPEC pode servir como um primeiro passo na criação da especificação de requisitos de software como uma guia para o projeto do componente de programa que implementará o processo. Fonte: https://www.disciplinas.dcc.ufba.br/MAT161/DocEspecificacaoRequisitos#Especifica_o_de_Processo_PSPEC

ID
136288
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à Análise Estruturada, é correto afi rmar que

Alternativas
Comentários
  • Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)
    O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER).
    Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_fluxo_de_dados.
  •  b) o Diagrama de Fluxo de Dados descreve o fluxo de informação e as transformações que são aplicadas à medida que os dados se movimentam da entrada para a saída.

ID
164590
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Conforme o que estabelece a metodologia para o Projeto e Análise Estruturada, o Diagrama de Fluxo de Dados - DFD é uma ferramenta de modelagem empregada no desenvolvimento de sistemas, que oferece uma visão orientada para:

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Fluxos_de_Dados

  • O diagrama de fluxo de dados - DFD - possui uma visão Entrada-Processamento-Saída. O primeiro nível, chamado de 0 ou nível de contexto, é uma visão do sistema como um todo. Conforme o sistema é derivado (refinado), as funções que transformam os objetos de dados vão aparecendo e se ternando implementáveis.
    Os objetos de dados são representados por setas no diagrama, enquanto o processamento é representado por "bolhas".

ID
171226
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O fluxo de dados, componente do DFD, é utilizado para mostrar o movimento de fragmentos ou pacotes de informações de um ponto a outro do sistema.
Os fluxos que se subdividem na saída de um processo para servir de insumo para outros processos são chamados:

Alternativas
Comentários

ID
171697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de análise estruturada de sistema e seu diagrama de fluxo de
dados (DFD), julgue os itens a seguir.

O diagrama de contexto pode ser considerado um DFD especial.

Alternativas
Comentários
  •  A questão está correta.

    O diagrama de contexto é um DFD de mais alto nível, onde é iniciado um DFD.

    É colocado no diagrama de contexto:

    - Organizações/sistemas/pessoas que se comunicam com o sistema;

    - Dados que o sistema absorve e deve processar;

    - Dados que o sistema gera para o ambiente;

    - Fronteira do sistema com o ambiente.


ID
171700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de análise estruturada de sistema e seu diagrama de fluxo de
dados (DFD), julgue os itens a seguir.

Os depósitos de dados são os elementos de um DFD que representam os dados armazenados pelo sistema e que necessariamente são implementados em sistemas de bancos de dados.

Alternativas
Comentários
  • "e que necessariamente são implementados em sistemas de bancos de dados."

    Em um DFD não é especificado como será implementado o armazenamento dos dados.

  •  A questão esta errada.

    A palavra necessariamente invalidou a questão.

    Em um DFD, o símbolo que comumente dizemos representar o banco de dados na verdade representa o armazenamento de dados.

    Isto equivale a dizer o dado deve ser armazenado.

    O armazenamento pode ser efetuado por vários processos.

    Antes do advento dos BDs o símbolo usado era o mesmo.

    O armazenamento dos dados pode ser feito de diversas formas, como a unidade de fita, arquivos, cartão perfurado, bancos de dados, etc.

     

  • Acredito que o gabarito esteja errado, segundo o wikipédia Depósito de Dados no DFD são elementos do DFD que representam arquivos ou tabelas de um banco de dados em que se armazenam os dados gerados a partir de um processo.

  • Questão falsa. É como o colega Haroldo já explicou, mas resumindo. Nem sempre um depósito de dados é um arquivo digital ou SGBD. Pode ser representado também por uma pasta de arquivos em papel, Cartões, microfilmes ou diversas outras formas não computacionais


ID
171703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de análise estruturada de sistema e seu diagrama de fluxo de
dados (DFD), julgue os itens a seguir.

A representação de um sistema por meio de DFD é feita em níveis, de forma que cada nível contenha, sucessivamente, mais detalhes sobre uma parte do nível anterior.

Alternativas
Comentários
  • "O DFD pode ter vários níveis de detalhamento de acordo com a necessidade do sistema. O Diagrama de Contexto é uma representação macro do sistema. Em seguida, temos os DFDs de níveis. O nível mais alto é conhecido como DFD de nível 0 e está logo abaixo do diagrama de contexto. Neste nível as principais funções do sistemas são mostradas. Caso o processo não esteja claro o suficiente o mesmo será aperfeiçoado a cada nível."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Fluxos_de_Dados

  • Certo.

    O DFD Nível 1 é mais detalhado que o DFD Nível 0, por exemplo.


ID
177973
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No âmbito do projeto estruturado, o que um diagrama de fluxo de dados - DFD (De Marco ou Gane) não admite é um fluxo de dados proveniente de

Alternativas
Comentários
  • Uma entidade externa só pode se relacionar (como entrada ou saida) de um fluxo de dados para um PROCESSO. 
    Como o depósito de dados é interno, apenas os processos podem relacionar-se com eles.

ID
235396
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da análise estruturada de sistemas, analise os seguintes enunciados e marque a alternativa CORRETA.

I- O Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) e o Dicionário de Dados fazem parte da notação utilizada na análise estruturada;

II- A análise estruturada utiliza um enfoque bottom-up para descrever os processos do sistema;

III- O Diagrama de Contexto é o DFD de nível 0 cujo objetivo é representar o sistema como um todo;

IV- Os componentes de um DFD são: Processo, Fluxo de Dados, Depósito de Dados e Entidades Externas;

V- Os componentes de um DFD são: Ator e Caso de Uso.

Alternativas
Comentários
  • O dicionário de dados contém uma listagem com definições precisas de todos os itens de dados do sistema.

    A análise estruturada utiliza uma abordagem de decomposição top-down da funcionalidade do sistema.

    O diagrama de contexto mostra o sistema como uma caixa preta, trocando fluxo de dados com entidades externas ( ex: pessoas ou outros sistemas ), o nível 0 é a decomposição do diagrama de contexto, mostrando as grandes funções do sistema e as interfaces entre elas.

    Em um DFD, os processos são representados por círculos, os fluxos de dados ( coleção de dados em movimento ) são representados for setas, depósitos de dados ( repositório de dados em repouso ) é representado por traços paralelos, e entidades externas são representadas por retângulos.

    Assim como na figura:

  • Comentando os itens incorretos:

    II- A análise estruturada utiliza um enfoque bottom-up para descrever os processos do sistema
    É o contrário, ela utiliza uma abordagem Top-Down, de cima para baixo. O diagrama de contexto descreve o sistema de maneira abstrata e detalhando o sistema em diagramas de DFD de níveis mais baixos se necessário

    V- Os componentes de um DFD são: Ator e Caso de Uso.
    Estes são elemendos do diagrama de Caso de uso (UML)

ID
240775
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere um sistema de controle de estoque com
cadastramento de materiais e movimentação do estoque.
São necessários os seguintes cálculos automáticos: controlar
o saldo, o ponto de reposição e o lote econômico. O
cadastro de materiais é feito pelo almoxarife (responsável)
e as requisições são feitas por todos os departamentos
da empresa e ficam guardadas. A cada entrega
de material, o almoxarife dá baixa na requisição (atendida)
e, com isso, o sistema faz todos os cálculos acima.
A entrada de materiais também é feita pelo almoxarife,
quando os cálculos também são realizados. Os dados
calculados devem ficar guardados também e o tempo de
resposta de consultas feitas no cadastro de materiais não
deve exceder a 5 milissegundos (ms).


Em um DFD, Almoxarife, Requisição e Calcular Estoque são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/Default/media/9aec6a2a-e766-4cc5-8ed1-e70e78dc379e/dfd.PNGEntidades Externas são fontes ou destinos de dados no sistema. Geralmente são pessoas ou outros sistemas.







    Depósito de dados: Um repositório de dados em repouso. Diferente de fluxo de dados, que são dados em movimento.






    São as funções e procedimentos do sistema, que realizam transformações sobre os dados.
  • Segundo a própria definição do colega acima se requisão é um dado em movimento, como ele pode ser considerado uma depósito de dado?
    A menos que o Cespe entenda que requisão é algo estático...
  • c-

    quadrado duplo - entidade externa / origem ou destino de dados.

    retângulo arredondado ou elipse - processo/função. é sempre um verbo

    linhas paralelas - deposito dados

    seta/vetor - fluxo dados


ID
283753
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No domínio do desenvolvimento de sistemas computacionais, análise refere-se ao estudo de um processo ou área de trabalho, levando quase sempre à especificação de um novo sistema. Com relação à metodologia Estruturada de Análise e Projeto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados.

    B) Para ajudar a particionar os requisitos

    - Diagrama de fluxos de Dados – Rede de processos interrelacionados.

    • Para lidar com a enorme quantidade de detalhes

    – Dicionário de Dados

    • Novas ferramentas para descrever procedimento e lógica superiores ao texto narrativo

    – Português estruturado

    – Tabelas de Decisão

    – Árvores de Decisão

    C) É o conjunto do DFD com o DD que compõe a especificação do sistema em estudo.
    D) É o conjunto do DFD com o DD que compõe a especificação do sistema em estudo.
    E) Fluxo de  dados (setas), processos (bolhas), depósitos de dados (traços) e entidades (quadrado).

  • Ferramentas Utilizadas na Análise Estruturada

    • Diagrama de Fluxo de Dados
    • Dicionário de Dados
    • DER
    • Português Estruturado,
    • Árvore de Decisão,
    • Tabela de Decisão

ID
285937
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a análise e projeto estruturado de sistemas, considere as seguintes afirmações:

I Fornece uma representação estruturada das funções e transformações de dados do sistema.

II Representação gráfica da sequência lógica de instruções que compõem um determinado processo, programa ou sistema.

III Conceito relacionado à probabilidade de que, ao se codificar, depurar ou modificar um determinado módulo de um sistema, outro módulo seja afetado por isso.

As afirmações I, II e III relacionam-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Vamos comentar: (Pontos chaves em negrito)

    I Fornece uma representação estruturada das funções e transformações de dados do sistema. 

    II Representação gráfica da sequência lógica de instruções que compõem um determinado processo, programa ou sistema

    III Conceito relacionado à probabilidade de que, ao se codificar, depurar ou modificar um determinado módulo de um sistema, outro módulo seja afetado por isso. 
     

    Na opção I, a palavra estruturada matou a questão, modelo funcional que representa processos e fluxo de dados de um sistema: DFD

    Na opção II, sequência lógica que compõem QUALQUER PROCESSO, QUALQUER PROGRAMA, QUALQUER SISTEMA, isso é  definição de um fluxograma e não precisariamos saber engenharia de requisitos pra saber disso.

    Na opção III, falou em módulo de um sistema e talvez afetar OUTRO MÓDULO!?? só nos resta ACOPLAMENTO;

    Acredito que a palavra coesão somente foi posta ali para dificultar nosso raciocinio, pois nunca vi tal palavra se  referindo a algo da TI, posso estar enganado, se tiver, por favor alguem comente! Obrigado 

     

    Foco, Força e Fé


ID
311842
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os componentes Entidade Externa, Relacionamento, Cardinalidade e Fluxo de Dados são característicos, respectivamente, dos modelos (F = Funcional e D = de Dados)

Alternativas
Comentários
  • Entidade Externa -> Modelo Funcional

    Relacionamento -> -> Modelo de Dados

    Cardinalidade -> Modelo de Dados

    Fluxo de Dados -> Modelo Funcional

    Relembrando, em uma modelagem Funcional temos as Entidades Externas, Processos, Fluxo de Dados e Depósitos de Dados. 


  • Modelagem Funcional (Diagrama de Fluxo de Dados - DFD)


    - Entidade Externa (Ator)
    Em um diagrama de fluxo de dados (DFD), as entidades externas representam sistemas, pessoas, empresas ou outras coisas definidas como fontes ou destinos de um fluxo de dados de um sistema.
    Ao se definir uma entidade como externa em um DFD, sugere-se que esta está fora dos limites do sistema, mas se relaciona com este.


    - Processos (Funções)
    Processos em diagrama de fluxo de dados (DFD) representam uma transformação de dados ou informações. Devendo ter desta forma uma entrada e uma saída de dados.


    - Fluxo de Dados
    Fluxo de dados é um duto de informações que transita entre os componentes do DFD. É aconselhável que todo fluxo de dados tenha uma descrição. Exemplo: A Entidade Externa vendedor acessa o processo Cadastrar_Pedido.


    - Depósito de Dados
    Depósito de dados são elementos do diagrama de fluxo de dados (DFD) que representam arquivos ou tabelas de um banco de dados em que se armazenam os dados gerados a partir de um processo.

  • Tive que puxar arquivos armazenados na minha rede neural há 16 ou 17 anos...

  • elemento dfd:

    quadrado duplo - entidade externa / origem ou destino de dados.

    retângulo arredondado ou elipse - processo/função

    linhas paralelas - deposito dados

    seta/vetor - fluxo dados

    ________________________________________________________


ID
316276
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Num projeto estruturado é o modelo que identifica, entre outros, os depósitos de dados envolvidos:

Alternativas
Comentários
  • No projeto estruturado, o Diagrama de de Fluxo de Dados representa:
    - Entidades externas
    - Fluxo de dados
    - Processos
    - Depósito de dados

    Diagrama de Entidade e Relacionamento representa:
    - Entidades
    - Relacionamentos
    - Atributos
  • a-

    O diagrama de fluxo de dados indica o tipo de uso, deployment e alterações de dados no andamento de um programa, alem de ilustrar tb o fluxo de dados em um processo, possibilitando um controle sobre este fluxo


ID
331420
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando a definição: “A Análise Estruturada de Sistemas é um conjunto de técnicas e ferramentas cujo objetivo é auxiliar na definição de sistemas”, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
347470
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca do Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

O Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é composto basicamente de quatro elementos: _____________________, que são categorias lógicas de coisas ou pessoas que representam uma fonte ou destino para transações; _____________________, que podem ser considerados como um tubo por onde passam pacotes de dados; ____________________ que serão executados(as) pelo sistema; e ___________________, nos quais os dados são definidos como armazenamento entre os processos.

Alternativas
Comentários
  • a-

    diagrama de fluxo de dados fornece uma representação estruturada das funções e transformações de dados do sistema.

    Os componentes de um DFD são: Processo, Fluxo de Dados, Depósito de Dados e Entidades Externas;

    quadrado duplo - entidade externa / origem ou destino de dados.

    retângulo arredondado ou elipse - processo/função

    linhas paralelas - deposito dados

    seta/vetor - fluxo dados


ID
349324
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODIUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise estas afirmativas concernentes ao modelo comportamental.

I. Representa o comportamento interno do sistema.
II. Os diagramas de fluxo de dados e de entidade-relacionamento são seus principais componentes.
III. Mostra a interação correta do sistema com o ambiente.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • O modelo comportamental descreve as ações que o sistema deve realizar para responder da melhor forma aos eventos definidos no modelo ambiental.

    Técnicas utilizadas:

    1Diagrama de fluxos de dados (DFD);

    2 Dicionário de dados (DD);

    3 Diagrama de entidades e associações (ou relacionamentos) (Diagrama entidade relacionamento [DER] ou Modelo de entidades e relacionamentos [MER]);

    4 Especificação de processos (EP) - (DESENHO);

    5 Diagrama de transição de estados (DTE).


ID
370954
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:
EE = Entidade Externa.
D = Depósito de Dados.
PR = Processo (ou Função).
Em um Diagrama de Fluxo de Dados - DFD (modelagem funcional), NÃO é permitida a ligação

Alternativas
Comentários
  • Como os depósitos de dados constituem a memória do sistema (são como arquivos onde os dados são salvos para serem recuperados posteriormente) não há ligação deles com as entitades externas, apenas com os processos.
  • c-

    vendo um dfd, observa-se que nao ha comunicação direta entre EE e DD.

    https://imgur.com/a/IzuN84c


ID
389215
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Num DFD, os locais onde os dados são armazenados são chamados de:

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é composto de quatro elementos: entidades externas, que são categorias lógicas de coisas ou pessoas que representam uma fonte ou destino para transações; fluxos de dados, que podem ser considerados como um tubo por onde passam pacotes de dados; processos que serão executados(as) pelo sistema; e depósitos de dados, nos quais os dados são definidos como armazenamento entre os processos.


ID
449935
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um Diagrama de Fluxo de Dados - DFD, como umas principais ferramentas para projeto e desenvolvimento de sistemas, sempre que ocorre um desmembramento das entidades em outras com conseqüente aumento do diagrama, deve ser garantida a consistência entre as entradas e saídas de cada dois níveis sucessivos. Essa garantia está associada ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • A consistência entre os n´veis dos diversos DFDs de um sistema é chamada de Balanceamento.
    Em qualquer explosão do DFD ("desmembramento das entidades em outras com conseqüente aumento do diagrama") todos os fluxos que entrem e que saem de um processo devem permanecer.
  • c) balanceamento

    Questão com alguns erros de coesão, isso pode dificultar o entendimento.
  • Balanceamento: Mantenha a consistência entre um DFD de nível mais alto e o DFD de nível seguinte.

    Nivelamento: Cria níveis para melhor entendimento. Dividir para conquistar
  • c-

    The concept of balancing states that all the incoming flows to a process and all the outgoing flows from a process in the parent diagram should be preserved at the next level of decomposition.

    http://infocenter.sybase.com/help/index.jsp?topic=/com.sybase.infocenter.dc38088.1610/doc/html/rad1232026236784.html


ID
486634
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um sistema de informação que fornece um arquivo para ser tratado pelo sistema objeto da modelagem, utilizando DFD da análise estruturada, é caracterizado como

Alternativas
Comentários
  • Entidade externa
     
    Entidades externas com as quais o sistema se comunica, pode representar uma pessoa ou grupo de pessoas,
    uma organização externa ou um sistema externo.
     
    Aspectos importantes:
    São externos ao sistema, os fluxos que interligam os terminadores aos diversos processos de nosso sistema
    representam a interface entre o sistema e o mundo real.
    Como conseqüência, o terminador está fora do domínio do analista e este não tem poder para modifica-lo.
    Qualquer relacionamento entre terminadores não será mostrado no DFD. Ao contrário, se for absolutamente
    necessário modelar o relacionamento entre os terminadores no sistema então, muito provavelmente, estes
    terminadores são, na verdade, processos.
  • Um sistema de informação [entidade externa] que fornece um arquivo [fluxo de dados] para ser tratado pelo sistema objeto [processo] da modelagem, utilizando DFD da análise estruturada.

ID
486637
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os formulários preenchidos por usuários e as atividades para digitação e consistência dos dados destes formulários são representados em DFD, respectivamente, pelos símbolos

Alternativas
Comentários
  • Os formulários [fluxo "seta"] preenchidos por usuários [entidade externa "quadrado"] e as atividades para digitação e consistência dos dados [processo "círculo"] destes formulários são representados em DFD.
  • quadrado duplo - entidade externa / origem ou destino de dados.

    retângulo arredondado ou elipse - processo/função

    linhas paralelas - deposito dados

    seta/vetor - fluxo dados


ID
486640
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Relacionado a um processo representado em DFD – Diagrama de Fluxo de Dados,

I. devem conter no mínimo um fluxo de entrada e um fluxo de saída de dados.

II. deve existir pelo menos uma fonte de dados ou um destino de dados.

III. pode conter um ou mais fluxos de apenas entrada de dados.

IV. pode conter um ou mais fluxos de apenas saída de dados.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Princípio básico de sistema de informação: entrada -> processamento -> saída 
  • I. devem conter no mínimo um fluxo de entrada e um fluxo de saída de dados. 

    Correto. Conforme dito pelo nosso colega acima, a estrutura básica de um DFD é uma entrada, um processamento e uma saída.

    Podemos ter as seguintes estruturas:

    Uma entidade externa que fornece dados para o fluxo de entrada no processo é quem vai receber pelo fluxo de saída os dados processados;
    Um  depósito de dados que fornece dados para o fluxo de entrada no processo é quem vai receber pelo fluxo de saída os dados processados;
    A entidade externa fornece dados para o fluxo de entrada no processo mas os dados processados vão pelo fluxo de saída para um depósito de dados, ou vice e versa.

    Para eu ter uma funcionalidade eu tenho que ter um processamento, e não faz sentido eu informar dados para uma funcionalidade e não obter uma saída e não faz sentido eu ter uma saída sem ter dado uma entrada. 


    II. deve existir pelo menos uma fonte de dados ou um destino de dados. 

    deve existir pelo menos uma fonte de dados E um destino de dados. Pode até ser que a entidade que seja a fonte de dados seja a mesma que seja o destino dos dados, mas estará se comportando de maneiras distintas em cada momento.

    III. pode conter um ou mais fluxos de apenas entrada de dados. 
    IV. pode conter um ou mais fluxos de apenas saída de dados. 

    Os itens III e IV são respondidos pela resposta do item I.

ID
605641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da modelagem funcional e de
dados.

O uso de um diagrama de fluxo de dados é adequado para demonstrar a interdependência das funções que compõem um sistema.

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de fluxo de dados é uma forma gráfica de mostrar a interdependência das funções que compõem um sistema, apresentando fluxos de dados entre elas. Mostra ainda os arquivos lógicos de dados, que são denominados depósitos de dados, bem como as entidades externas, denominação dada tanto à origem dos fluxos de dados que chegam ao sistema, como ao destino dos fluxos que dele partem.
  • Os componentes de um DFD são: Processo, Fluxo de Dados, Depósito de Dados e Entidades Externas. O Diagrama de Contexto é o DFD de nível 0 cujo objetivo é representar o sistema como um todo. O Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) e o Dicionário de Dados fazem parte da notação utilizada na análise estruturada


ID
610243
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Chesf
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Além do diagrama de blocos há uma outra forma de notação gráfica utilizada para representar algoritmos, que é conhecida por vários nomes. Abaixo são apresentados alguns destes nomes, a técnica de algoritmização em que está baseada á uma alternativa que NÃO se refere nem à técnica nem a um dos referidos nomes, assinale-a:

Alternativas
Comentários
  • DFD tem como objetivo mostrar o fluxo da informação e não técnica de algoritmização

  • Enunciado escrito ruim p/ kralho...

  •  a)Português estruturado. é uma forma de escrever código traduzindo os comandos. 

     b)Pseudo-código. é a base para instruções primitivas, escrever codigo sem compilar para visualizar output, input e alocação de dados nam emoria.

     c)Portugol.é uma linguagem nao real para trabalho para defunir quais e como os dados vao ser estruturados

     d)DFD-Diagrama de Fluxo de Dados. corretop

     

  • Por falar em português estruturado, é importante observar como o enunciado está escrito em português totalmente desestruturado, ou seja, só roda com processamento esotérico.

  • Rapaz, como sua vida mudou hein?!

    Curiosos? É só ´´dá um google....rs

  • Carlos Roberto Coelho de Mattos Júnior, ou simplesmente Carlos Jordy, é funcionário público e um político brasileiro. Concorreu nas eleições de 2018 ao cargo de deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, sendo eleito o 4° candidato mais votado para o cargo neste estado com 204.048 mil votos. 

  • do Q.C pra DEPUTADO FEDERAL '-' a vida mudouuuuu #PROXXXXPERAAA


ID
610483
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o Diagrama de Contexto em um Diagrama de Fluxo de Dados-DFD na Análise Estruturada, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • DFD de mais alto nível que representa todo o sistema como um único processo é conhecido como diagrama de contexto, e é composto por fluxos de dados que mostram as interfaces entre o sistema e as entidades externas. O diagrama é uma forma de representar o objeto do estudo, o projeto, e sua relação ao ambiente.
    fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_contexto
  • a) Ele é conhecido como Primitiva Funcional. --> conhecido como diagrama de contexto

    c) Em seu desenho só podem ser apresentadas no máximo duas Entidades Externas. --> não existe limite para entidade externa

    d) Em seu desenho obrigatoriamente deverá haver no mínimo um Depósito de Dados. --> não existe obrigatoriedade

    e) Em seu desenho uma Entidade Externa jamais poderá ser a representação de um outro sistema.  --> Jamais é a palavra errada na afirmação

  • Os componentes de um DFD são: Processo, Fluxo de Dados, Depósito de Dados e Entidades Externas. O Diagrama de Contexto é o DFD de nível 0 cujo objetivo é representar o sistema como um todo.


ID
640504
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os conceitos relacionados à modelagem funcional, analise:
I. A modelagem funcional se preocupa com a modelagem das funções que o sistema deverá executar para atender aos anseios dos usuários do sistema.

II. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFDs) é um instrumento para a modelagem de processos, que representa um sistema como uma rede de processos, interligados entre si por fluxos de dados e depósitos de dados.

III. DFDs utilizam quatro símbolos gráficos, visando representar os seguintes componentes: Processos, Fluxos de Dados, Depósitos de Dados e Entidades Externas.

IV. Além dos DFDs, são necessários, para uma completa modelagem das funções, o Dicionário de Dados e uma descrição da lógica dos processos simples que não mereçam ser decompostos em outros.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 5.5 - Modelagem Funcional 

    A partir deste momento, passaremos a nos preocupar com a modelagem das funções que o sistema deverá executar para atender aos anseios dos usuários do sistema.  (I)
     
    A técnica mais difundida para esta finalidade é a utilização de Diagramas de Fluxo de Dados - DFDs, proposta por Gane e Sarson em [10] e por De Marco em [11]. Muitos outros autores citam esta técnica em suas obras, sendo que destacamos como referência [12] e [6]. 
     
    Um Diagrama de Fluxo de Dados é um instrumento para a modelagem de processos, que representa um sistema como uma rede de processos, interligados entre si por fluxos de dados e depósitos de dados.(II)
     
    DFDs utilizam-se de quatro símbolos gráficos, visando representar os seguintes componentes: Processos, Fluxos de Dados, Depósitos de Dados e Entidades Externas (III)
    ...
     
    Além dos Diagramas de Fluxo de Dados, são necessários para uma completa 
    modelagem das funções: 
    • Dicionário de Dados; 
    • Descrição da lógica dos processos simples que não mereçam ser decompostos em 
    outros. (IV)


    Fonte:  http://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/es-g/2005-1/NotasDeAula.pdf



  • Não seria uma "descrição" simples "da lógica dos processos"? Entendo que, a partir do momento em que assumimos a descrição de um processo que não merece ser decomposto em outros, estamos, automaticamente, assumindo que descreveremos todos os processos (uma vez atômicos*).

    Para contribuição dos colegas...

    *"peguei o termo emprestado" de BD que, por sua vez, tomou empréstimo com a Química. :)


ID
675505
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação às metodologias de desenvolvimento de sistemas, o diagrama de fluxo de dados – DFD é uma das ferramentas de modelagem mais utilizadas, tendo dentre seus objetivos mostrar o sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por dados. No DFD, o símbolo utilizado para um processo é

Alternativas
Comentários
  • Imagem 044.jpg
  • É importante ter conhecimento dos autores que fazem uso de tais diagramas para responder a essa questão.
    O Diagrama de Fluxo de Dados apresenta quatro objetos de um sistema de informação: fluxo de dados, processos, arquivos de dados e entidades externas. Diferentes autores usam essa ferramenta. Por exemplo, Gane & Sarson usam de uma forma, e DeMarco & Yourdon de outra. Eles recorrem a métodos e símbolos diferentes para representar cada objeto.
  • É por isso que o DFD também é chamado de diagrama de bolhas, pois a representação para um processo é um círculo, igualzinho a uma bolha de sabão.
    Abrs, vamo que vamo.

  • quadrado duplo - entidade externa / origem ou destino de dados.

    retângulo arredondado ou elipse - processo/função

    linhas paralelas - deposito dados

    seta/vetor - fluxo dados

    ______________________________________________________________________

    Os componentes de um DFD são: Processo, Fluxo de Dados, Depósito de Dados e Entidades Externas. O Diagrama de Contexto é o DFD de nível 0 cujo objetivo é representar o sistema como um todo.No link abaixo ha as diferentes reprsentações por autor:

    https://imgur.com/a/ubmGRef


ID
776473
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Chesf
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A análise estruturada prevê o desenvolvimento do Diagrama de Fluxo de Dados como um dos seus principais documentos.

Esse diagrama é composto de fluxos que representam a comunicação entre

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER)
    Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)
     
    Componentes de um DFD
    DFD Entidades Externas
    DFD Processos
    Fluxo de dados
  •  b) depósitos de dados, entidades externas e processos
  • A comunicação entre os processos, depósitos de dados e entidades externas é representada pelo fluxo de dados.
    - Um processo pode se comunicar com ouro processo, com um depósito de dados e com entidades externas.

    - Um depósito de dados não pode comunicar-se diretamente com outro depósito de dados, há necessidade de um processo intermediário.
    - Os fluxos de dados entre terminadores não serão mostrados no DFD.
  • ✅Gabarito(B)

    Tomar cuidado com as ligações que são proibidas. Quando vejo uma questão descrita dessa forma, imagino que a ligação de fluxo pode ser feita de qualquer forma.

    No âmbito do projeto estruturado, o que um DFD não admite é um fluxo de dados proveniente de uma entidade externa para um depósito de dados ou vice-versa.

    Fonte Q59322

  • O diagrama de fluxo de dados fornece uma representação estruturada das funções e transformações de dados do sistema. Os componentes de um DFD são: Processo, Fluxo de Dados, Depósito de Dados e Entidades Externas. O Diagrama de Contexto é o DFD de nível 0 cujo objetivo é representar o sistema como um todo. O Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) e o Dicionário de Dados fazem parte da notação utilizada na análise estruturada;


ID
790948
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um analista desenvolveu dois Diagramas de Fluxo de Dados (DFDs) para um sistema. A caracterização correta destes diagramas é encontrada em:

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER)
    Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)
     
    Componentes de um DFD
     
    DFD Entidades Externas
    DFD Processos
    Fluxo de dados
    Depósito de dados
    O DFD pode ter vários níveis de detalhamento de acordo com a necessidade do sistema. O diagrama de contexto é uma representação macro do sistema. Em seguida, temos os DFDs de níveis. O nível mais alto é conhecido como DFD de nível 0 e está logo abaixo do diagrama de contexto. Neste nível as principais funções do sistemas são mostradas. Caso o processo não esteja claro o suficiente o mesmo será aperfeiçoado a cada nível.
    Quando se diz que o DFD fornece apenas uma visão do sistema,é pelo fato de que através de sua representação gráfica não nos comprometemos com a sua implementação física.
  • Quer dizer então que o Diagrama de contexto pode exibir "depósito de dados" não é Dona FCC...
    Quer dizer também que pode haver relacionamento entre Entidades Externas e Depósito de Dados não é Dona FCC...

    Está certo, sua banquinha fuleira!

    Rasgarei os meus livros de Análise Estruturada....
  • DIAGRAMA DE CONTEXTO (DFD)
    - Apresenta uma clara ideia sobre o fluxo de informações entre o sistema analisado e os elementos externos que interagem com ele.
    - Delimita, em um nível genérico, quais atividades são de responsabilidade do sistema e quais não são.
    - Descreve a ideia geral do sistema através de recurso visual – facilmente compreendido pelo usuário e pelo restante da equipe técnica.

    Fonte: 
    http://www.cefetsp.br/edu/carvalho/TDP/20%20-%20Diagrama%20de%20Contexto.pdf
  • Letra c.

    O primeiro diagrama, com o maior nível de abstração, conhecido por diagrama de contexto, contém a representação macro do sistema com as entidades externas, depósitos de dados e o processo do sistema com os fluxos de dados. 

    Verdade, é o "geralzão"do DFD.

    O outro diagrama apresenta os subprocessos internos ao processo do sistema, com os respectivos fluxos de dados, respeitando as ligações entre as entidades externas e depósito de dados modelados no diagrama de contexto. 

    Verdade, são os níveis de cada DFD, especificando cada vez mais os processos, etc.


  • Porque a LETRA A está errada? Questão muito confusa.

  • O problema da redação do item C é que ficou parecendo que pode existir ligação entre Entidade Externa e Depósito de Dados.

  • qual é o erro da D?


ID
790960
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um desenvolvedor está trabalhando em uma elaboração de um software no qual uma das funções a serem implementadas é o controle do fluxo de dados que serão armazenados em um SGBD. Esta função receberá como entrada uma estrutura de dados contendo uma coleção de registros de pessoas. Ao término da execução da função, deve ser fornecido como saída outra estrutura de dados contendo uma coleção de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos extraídos da estrutura de entrada. Considerando a entrada, saída e o objetivo que deve ser alcançado, o desenvolvedor

Alternativas
Comentários
  • no qual uma das funções a serem implementadas...
    implementou comandos que resultaram na repetição...
    RESPOSTA B
  • enquanto <> fim da fila faça
        se fila.elementoatual.idade > 18 então
            InsereSaida(fila.elemento)
        fim se
    fim enquanto
  • Questões como essa podiam ficar em um teste psicotécnico.
  • Com um IF eu faço o enfileiramento das idades, sempre mantendo na 1ª posição o número 18, e perguntando se a idade é > 18, entra no array.

    A letra D na minha opinião

  • Só achei estranho onde diz "repetição de trecho de código" que pra mim é diferente de "comando de repetição". Não deu pra saber se estava se referindo a um comando de repetição ou se as linhas de código estavam sendo replicadas "fisicamente", uma abaixo da outra, para verificar cada registro. Mas achei essa a "menos errada", então fui nela...


    Renato, a letra D está errada pq é preciso ter o comando de repetição para passar por cada registro da coleção. se não vc vai ter que saber exatamente quantos registros tem na coleção e implementar uma "fila" de IFs, um IF pra cada registro, isso vai gerar muito código desnecessário e caso entre um novo registro ou seja excluído algum, seu código já não vai funcionar.

  • Questão muito mal elaborada.Para mim a correta seria letra d 


ID
792424
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta relativa a diagrama de fluxo de dados (DFD).

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER)
    Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)
     
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_fluxo_de_dados

ID
880801
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta relativa a Diagrama de Fluxo de Dados (DFD).

Alternativas
Comentários
  • citado exatamente como o gabarito da questão na pag. 182 do Pressman 7ª Ed. 

    " O diagrama de fluxo de dados permite que desenvolvamos modelos do domínio de informações e domínio funcional."

ID
888961
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelador construiu um diagrama de fluxo de dados (DFD) incompleto, composto apenas pelos elementos de modelagem a seguir.


• P1 e P2, dois processos


• E1 e E2, duas entidades externas


• D1, um depósito de dados


• F1, um fluxo de dados de P1 para D1


• F2, um fluxo de dados de D1 para P2


• F3, um fluxo de dados de E1 para P1


• F4, um fluxo de dados de P2 para E2


Para finalizar esse DFD, o modelador decide criar mais um processo, P3, e dois novos fluxos de dados, F5 e F6.


Uma forma válida de definir as direções de F5 e F6, respectivamente, de modo a não quebrar as regras de consistência é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • a - Incorreta, pois o fluxo de dados sempre envolve processos não sendo possível o fluxo de entidade para entidade, deposito para entidade (D1 para E1), entidade para depósito e depósito para depósito.

    b - Correta , fecha o fluxo correto de entradas e saídas.

    c - Incorreta. O E1 ficaria com 2 fluxos de saída e nenhum de entrada.

    d - Incorreta. Essa fiquei com dúvida, mas acredito que um processo precisa obrigatoriamente de uma entrada e uma saída e nesse caso P3 teria apenas uma entrada.

    e - Incorreta. P3  ficaria com 2 fluxos de saída e nenhum de entrada.


  • Basta lembrar do conceito primário de organização de computadores: ENTRADA + PROCESSAMENTO + SAÍDA. Não faz sentido a existência de um processo sem entrada ou sem saída. Única alternativa que contempla esse requisito para o processo P3 é a B.


ID
913819
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A técnica de análise conhecida como Análise Estruturada utiliza como um dos seus instrumentos de representação gráfica o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) que fornece uma visão estruturada das funções do sistema, ou seja, mostra o fluxo dos dados. O DFD de nível mais alto, que dá a visão das principais funções do sistema e que contém um único processo (que representa o sistema), os fluxos externos e as entidades externas, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • O DFD de mais alto nível que representa todo o sistema como um único processo é conhecido como diagrama de contexto, e é composto por fluxos de dados que mostram as interfaces entre o sistema e as entidades externas. O diagrama é uma forma de representar o objeto do estudo, o projeto, e sua relação ao ambiente.

    Um diagrama de contexto permite identificar os limites dos processos, as áreas envolvidas com o processo e os relacionamentos com outros processos e elementos externos à empresa (ex.: clientes, fornecedores)e mostra as características do sistema como:


    - Organizações/sistemas/pessoas que se comunicam (trocam dados) com o sistema;
    - Dados que o sistema absorve e deve processar;
    - Dados que o sistema gera para o ambiente;
    - Fronteira do sistema com o ambiente.

    Não é o objetivo do diagrama representar o processamento interno do sistema.


ID
973240
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para construir um diagrama de fluxo de dados (DFD), iremos utilizar alguns símbolos gráficos. Assinale a alternativa que não apresenta um símbolo utilizado na construção do DFD.

Alternativas
Comentários
  • decisão não é um simbolo de DFD

  • Decisão - Nada ver !

    Letra B

  • Elementos de um DFD: Entidade Processa um Fluxo no Depósito

    Entidade Externa

    Processos

    Fluxo de dados

    Depósito de dados

     

    @papirobizurado

     


ID
1053967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma ferramenta muito usada na análise estruturada de sistemas é o Diagrama de Fluxo de Dados. Em sua notação, quatro símbolos são utilizados.
Um desses símbolos representa os processos e é denominado

Alternativas
Comentários
  • Caixa - entidade externa

    Linha com flecha - fluxo de dados

    Bolha - processo


ID
1055395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a orientação a objetos e a modelagem e qualidade de software, julgue os itens subsequentes.

O diagrama de fluxo de dados é uma técnica utilizada para a modelagem de processos de negócio, visto que representa uma estrutura estática do sistema.

Alternativas
Comentários
  • O propósito dos diagramas de fluxos de dados é fornecer uma ponte semântica entre o usuário e desenvolvedor de sistemas 

    Serve para desenvolver modelos de domínios de informação e domínio funcional (Pressman 7º pg 182) 

  • O diagrama de fluxo de dados é uma técnica utilizada para a modelagem de processos de negócio(Até aqui a questão está correta. Esse diagrama é utilizado para BPM), visto que representa uma estrutura estática do sistema.(Aqui está o erro. Não é estático e sim dinâmico).

  • ✅Gabarito(Errado)  

    Deixando evidente que o DFD não representa um modelo dinâmico, como mencionado pelo @Rafael da Silva. Representa sim um modelo funcional, conforme mencionado pelo @Renan.

    ➥ Técnicas da modelagem baseada em Objetos: Modelo Dinâmico e Modelo Funcional.

    Modelo dinâmico é composto, basicamente, por dois tipos de diagramas:

    Diagramas de Eventos: representam os eventos entre objetos do sistema;

    Diagramas de Estados: representam os estados e os eventos ocorridos em uma classe, isto é, descreve o comportamento de uma classe de objetos.

    Modelo funcional é composto, basicamente pelo DFD - Diagrama de Fluxo de Dados.

    O modelo funcional especifica os resultados de um processamento sem especificar como ou quando eles serão processados. Ele especifica o significado das operações do modelo de objetos e as ações do modelo dinâmico. Este modelo descreve como os dados são transformados, mas não quem ou quando isto ocorrerá.

    DFD - Diagrama de Fluxo de Dados: Um DFD contém processos que transformam dados, fluxos de dados que movimentam os dados, objetos atores que produzem e consomem dados e objetos depósitos, que armazenam dados passivamente.

    Fonte: http://professores.dcc.ufla.br/~heitor/Artigos/Artigo_004.html


ID
1143514
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No diagrama de fluxo de dados da análise estruturada, círculos e setas representam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O DFD descreve um sistema como se fosse uma rede de tratamentos.

    • É composto por

    ➔Processo

    ➔Fluxo

    ➔Entidade

    ➔Depósito


ID
1168345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo a metodologia da Análise Estruturada, usada em projetos de sistemas de informações, qual diagrama deve-se usar para representar a transformação de entradas em saídas?

Alternativas
Comentários
  • metodologia da Análise Estruturada : Diagrama de Fluxo de Dados. Os demais são tudo da UML que não tem nada ver com análise estruturada


ID
1177984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Análise Essencial, qual artefato deve servir de base para a produção de um diagrama de transição de estados relativo a um determinado DFD?

Alternativas
Comentários
  • DFD - O Diagrama de Contexto

    O DFD é modelado em uma série de níveis, para que possa expor suas funções mais detalhadas em um sistema complexo, cada nível oferece mais detalhes que seu nível superior. 

    O DFD de nível mais alto consiste em uma única bolha, representando o sistema inteiro; os fluxos de dados mostram as interfaces entre o sistema e as entidades externas, esse diagrama chama-se Diagrama de contexto.

  • DFD estendido

  • Se é relativo a um DFD existente, *não pode ser diagrama de contexto (que é o primeiro nível do DFD), *diagrama de sequência não faz parte da análise essencial *lista de eventos é artefato do modelo ambiental, se não estamos trabalhando com diagramas de contexto, não pode ser ambiental e sim modelo comportamental *DER é oriundo da especificação e não de DFD *É DFD estendido , pois é um nível mais aprofundado do diagrama de contexto.

ID
1209037
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

NÃO é um elemento da modelagem funcional (DFD)

Alternativas
Comentários
  • O DFD mostra valores de entrada/saída, processamento, armazenamento, operações e restrições sobre dados. Mostra também o relacionamento funcional entre dados e sistemas e a interdependência entre as funções existentes. Um DFD é composto por:

    Entidades externas/atores - produzem e consomem dados

    Processos ou funções - transformam os dados

    Fluxos de dados - movimentam os dados

    Depósito/dicionário de dados - armazenam os dados


ID
1248688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue o item seguir.


Um diagrama de fluxo de dados de nível zero é aquele que apresenta a maior quantidade de detalhes sobre as transformações aplicadas aos dados desde a entrada até a saída de um sistema.

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de contexto é uma representação macro do sistema. Em seguida, temos os DFDs de níveis. O nível mais alto é conhecido como DFD de nível 0 e está logo abaixo do diagrama de contexto. Neste nível as principais funções do sistemas são mostradas. Caso o processo não esteja claro o suficiente o mesmo será aperfeiçoado a cada nível.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_fluxo_de_dados

     

    Gabarito: Errado

  • O nível 0 (também chamado de diagrama de contexto) representa o sistema como um todo. Os próximos níveis fornecerão detalhamento progressivo.

     

    At.te

    Foco na missão.


ID
1264672
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quanto ao diagrama de fluxo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Um DFD de nível 0, também chamado de modelo fundamental do sistema, pode conter cinco ou seis bolhas com setas de interligação.

  • c) O DFD Nível 1 poderia conter, por exemplo, cinco ou seis bolhas com setas de interligação.

    Nível 0 (ou Diagrama de Contexto) representa o sistema como um todo – o elemento software global como uma única bolha, e dados de entrada e saída indicados por setas que chegam e saem, respectivamente

    Fonte: Estratégia Concursos.


ID
1387690
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No paradigma funcional de análise de sistemas, o diagrama de fluxo de dados (DFD) é uma das ferramentas mais empregadas na construção de modelos.

Nesse contexto, o nivelamento de DFD tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • O nivelamento no DFD tem o objetivo de representar as funções (processos ou bolhas) de um sistema com níveis de detalhamento cada vez maiores.
    Os níveis de nivelamento começam com um diagrama de contexto (um único processo que se relaciona com entidades externas) e a partir desse diagrama são gerados outros níveis, sempre com um nível de detalhe maior para cada processo ou bolha.


ID
1458301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de Linguagens, Métodos e Ferramentas de Modelagem, considere as afirmativas abaixo.

I - A linguagem IDEF1X é utilizada para realizar a modelagem dinâmica de um sistema para simular a execução desse último.

II - O diagrama de comunicação da UML 2.3 permite apresentar ligações entre objetos, assim como mensagens trocadas entre eles.

III - O diagrama de fluxos de dados (DFD) permite apresentar a duração de execução de cada processo pelo qual a informação transita.

IV - O diagrama de visão geral de interação da UML 2.3 é uma variação do diagrama de atividade e representa outros diagramas de interação como nós.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários

  • I - A linguagem IDEF1X é utilizada para realizar a modelagem dinâmica de um sistema para simular a execução desse último
                  A linguagem IDEF1X  pode até ser utlizada para a modelagem dinâmica do sistema, porém como a mesma é baseada no MER(Modelo entidade-relacionamento) dificilmente iremos conseguir simular a execução do sistema nela.
    II - CORRETO

    III - O diagrama de fluxos de dados (DFD) permite apresentar a duração de execução de cada processo pelo qual a informação transita
                      O DFD é somente para representação gráfica mostrando o fluxo da informação e as transformações à medida que os dados se movem no sistema.
    IV - CORRETO .
     

     

    GABARITO ALTERNATIVA D


ID
1489171
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma das principais ferramentas de modelagem utilizada para a análise estruturada de sistema é o Diagrama de Fluxo de Dados - DFD. Em um DFD,

Alternativas
Comentários
  • Depósitos de dados

    são representados por um retângulo, mas sem as duas aretas inicial e final.

    Fluxo de Dados

    São representados por setas que indicam o destino do lado

     

    Bons estudos.


ID
1497805
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Exemplos de modelos de sistema podem ser criados durante o processo de analise, como os dois descritos abaixo:

I. Mostram como os dados sao processados em diferentes estágios do sistema.
II. Mostram como as entidades tern características comuns por meio do uso de diagramas de classe de objewto/herança.

Os modelos I e II são denominados, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(Certo) 

    Definição de Modelos de Classificação já que é menos cobrado.

    Modelos de classificação são um ramo de aplicação do aprendizado de máquina, no campo da ciência de dados Resumidamente, os modelos de classificação têm o propósito de classificar características de um sistema de dados, de modo a associar um conjunto de observações sob a mesma caracterização.

    Fonte:https://www.digitalhouse.com/br/blog/modelos-de-classificacao


ID
1521892
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a UML (Unified Modeling Language) e os seus diagramas.

Alternativas
Comentários
  • a) Um dos principais diagramas utilizado na UML é o de caso de uso.

    c) Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre objetos) num programa de computador.

    d) A orientação a objetos na UML é representada pela linguagem Java, que é suportada nas definições da UML.


ID
1664089
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

 São componentes de um Diagrama de Fluxo de Dados, segundo Chris Gane: 

Alternativas
Comentários
  • A banca foi uma mãe ao colocar atores nas alternativas, assim, facilitando minha vida

    Letra E

    Fonte:

    Livro - Análise Essencial - Guia Prático de Análise de Sistemas

    Pompilho


    Acho que é o melhor livro didático da área com uma linguagem simples e objetiva para todos os públicos


ID
1699066
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

“Quando da construção do diagrama de fluxo de dados (DFD), iremos detectar a existência de lugares em que deverá haver armazenamento de dados, ressaltando que se trata apenas de componente lógico do sistema sem comprometimento com seu aspecto físico."
A qual componente do diagrama de fluxo de dados o texto acima se refere?

Alternativas
Comentários
  • C

    Depósito de dados


ID
1847299
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante a execução de um projeto estruturado, um Técnico pode utilizar símbolos amplamente adotados para representar elementos de um Diagrama de Fluxo de Dados − DFD, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de fluxo de dados (DFD) é uma representação gráfica do "fluxo" de dados através de um sistema de informação, modelando seus aspectos de processo. Ele fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Frequentemente, eles são uma etapa preliminar usada para criar uma visão geral do sistema que pode posteriormente ser elaborado. Os DFDs também podem ser usados para a visualização do processamento de dados (design estruturado).


    Um DFD mostra que tipos de informação entrará e sairá do sistema, para onde os dados virão e irão e onde os dados serão armazenados. Ele não mostra informação sobre a temporização dos processos ou informações se os processos irão operar em sequência ou em paralelo (o que é mostrado em um fluxograma).


    Componentes de um DFD: DFD Entidades Externas, DFD Processos, Fluxo de dados e Depósito de dados.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_fluxo_de_dados


  • DFD eu lembro de "PDEF":

    Processos

    Depósitos de dados

    Entidades externas

    Fluxo de dados

  • Entidade externa: origem ou destino dos dados. Reside fora da fronteira do sistema;

     

    Processo: transformador dos dados;

     

    Fluxo dos dados: Item ou coleção de dados;

     

    Depósito de dados: dados mantidos pelo sistema.

     

    At.te

    Foco na missão.

  • a)Processos. - elipse

    b)Depósitos de Dados. linhas paralelas

    c)Fluxos de Dados. flecha

    d)Fluxos de Trabalho ?????

    e)Entidades Externas. - retangulo

  • Só lembrar que dentro do DFD não tem fluxo de trabalho e sim DADOS

    - Componentes = Processo/Funções, Fluxo de Dados, Terminador, Depósito de Dados.

    - Processo/Funções = Representado por um CÍRCULO, uma FIGURO OVAL ou um RETÂNGULO com as BORDAS ARREDONDADAS, Mostra a parte do sistema que transforma entradas em saídas. Ele é também conhecido como Bolha, Função ou Transformação.

    - Fluxo = Representado por uma SETA que entra ou sai de um processo.

    - Terminador = Representado por um RETÃNGULO, é utilizado para REPRESENTAR ENTIDADES EXTERNAS com as quais o sistema se comunica, podendo representar pessoas ou uma organização externa.

    - Depósito de Dados = Representado por um RETÂNGULO ABERTO e é utilizado para modelar um PACOTE DE DADOS EM REPOUSO.

    GABARITO D


ID
1852393
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A modelagem funcional de um sistema pode ser realizada por meio de DFDs que

Alternativas
Comentários
  • O DFD é um diagrama gráfico, baseado apenas em quatro símbolos, que mostra a estrutura do sistema e sua fronteira, ou seja, todas as relações entre os dados, os processos que transformam esses dados e o limite entre o que pertence ao sistema e o que está fora dele.

     

    Componentes do DFD:

     

    Processos: O processo mostra uma parte do sistema, a que transforma entradas em saídas. (representado graficamente por um círculo, ou por uma figura oval ou por um retângulo com as bordas arredondadas)

    Fluxo: O fluxo é graficamente representado por uma seta que entra ou sai de um processo.

    Depósito de dados: Utilizado para modelar um pacote de dados em repouso. (representado por um retangulo sem uma das arestas)

    Terminador (entidade externa): Entidades externas com as quais o sistema se comunica, pode representar uma pessoa ou grupo de pessoas ou uma organização externa. (representado por um retagulo)

     

    Fonte: http://www.univasf.edu.br/~ricardo.aramos/disciplinas/ESI2009_2/Aula15_DFD.pdf

     

  • a) mostram a organização dos valores no interior dos objetos e a sequência em que ocorrem as interações entre os processos

    Tudo errado.

     

     c) apresentam os relacionamentos funcionais dos valores calculados por um sistema incluindo valores de entrada e saída, mas não inclui valores de depósitos de dados.

    Inclui, sim, valores de depósitos de dados.

     

     d) mostram as classes, atributos, operações e relacionamentos entre os processos e atores do sistema.

    Tudo errado.

     

     e) são compostos por processos, fluxo de dados, entidades externas, atributos e métodos.

    Estava certo até "são compostos por processos, fluxo de dados, entidades externas"

  • A = Diagrama de Contexto

    C = Deposito de dados justamente está dentro do DFD

    D = Diagrama de Contexto

    E = Não tem Atributos e nem métodos

    GABARITO B

     - Diagrama de Contexto = Situar o sistema dentro do negócio da empresa, onde é demonstrada a finalidade principal do sistema, e as entidades que interagem com o sistema.

    - Diagrama de FLUXO de DADOS = Técnica gráfica utilizada na programação estruturada para descrever o fluxo de informação e transformações aplicadas à medida que os dados se movem da entrada para a saída, sem descrever uma representação explícita da lógica procedimental, como loops ou condições.

    - Objetos de dados entram no software, são transformados por elementos de processamento e os objetos de dados resultantes saem do software.

    - Componentes = Processo/Funções, Fluxo de Dados, Terminador, Depósito de Dados.

    - Processo/Funções = Representado por um CÍRCULO, uma FIGURO OVAL ou um RETÂNGULO com as BORDAS ARREDONDADAS, Mostra a parte do sistema que transforma entradas em saídas. Ele é também conhecido como Bolha, Função ou Transformação.

    - Fluxo = Representado por uma SETA que entra ou sai de um processo.

    - Terminador = Representado por um RETÃNGULO, é utilizado para REPRESENTAR ENTIDADES EXTERNAS com as quais o sistema se comunica, podendo representar pessoas ou uma organização externa.

    - Depósito de Dados = Representado por um RETÂNGULO ABERTO e é utilizado para modelar um PACOTE DE DADOS EM REPOUSO.


ID
1924585
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diagramas de Fluxo de Dados (DFD) prestam-se à modelagem de processamento de dados, centrando-se nas funções do sistema, mas não reconhecendo os objetos do sistema. Por esta razão, a UML não oferece apoio a DFD. Todavia, como sistemas dirigidos a dados são comuns na área de negócios, qual o diagrama que a UML 2.0 utiliza, semelhante ao DFD, em que se podem, ver as etapas de processamento e os dados fluindo entre as etapas (representadas como objetos)?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra D.

     

    O diagrama de atividades ilustra graficamente como será o funcionamento do software (em nível micro ou macro), como será a execução de alguma de suas partes, como será a atuação do sistema na realidade de negócio na qual ele está inserido.


ID
1932394
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Após construir um DFD durante a modelagem funcional de um sistema, um Analista deseja apresentar mais informações com objetivo de definir o significado dos fluxos e depósitos de dados, a composição de pacotes de dados que se movimentam pelos fluxos e os valores e unidades relevantes de partes elementares dos fluxos e depósitos de dados. O Analista terá que criar

Alternativas
Comentários
  •  [...]deseja apresentar mais informações com objetivo de definir o significado dos fluxos e depósitos de dados[...] - Dicionário de Dados

  • Qual a referência para o trecho Rodrigo?
  • Dicionário de Dados

    O Dicionário de dados é a relação organizada de todos os elementos de dados pertinentes ao sistema, com definições precisas e  rigorosas que registra todos os fluxos de entrada e saída,  depósitos de dados, fluxos e depósitos de dados temporários.

    Logo, em relação ao DFD o conteúdo de um dicionário de dados é composto por:

    especificação de fluxo de dados

    especificação de arquivos

    especificação de processos

     

    http://www.macoratti.net/13/08/net_dfd2.htm

  • Um dicionário de dados (do inglês data dictionary) é uma coleção de metadados que contêm definições e representações de elementos de dados.

    Dicionário de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dicionário_de_dados


ID
1942885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a desenvolvimento de sistemas, julgue o item que se segue.


Os diagramas de fluxos de dados (DFD) são úteis para rastrear e documentar o modo como dados associados a um processo em particular se movem através de um sistema de software.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Um diagrama de fluxo de dados (DFD) mapeia o fluxo de informações para qualquer processo ou sistema. - Lucidchart
    https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-diagrama-de-fluxo-de-dados

     

  • DFD (Data Flow Diagrams): Usado para ilustrar as etapas de processamento em um sistema. Analisa e documenta como os dados associados a um determinado processo se movem pelo sistema.

     

    (Sommerville - Engenharia de Software)

     

    At.te

    Foco na missão!


ID
1992496
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva abaixo.

Por meio do _______________, o analista pode representar graficamente a descrição lógica. Nessa descrição, são apresentados todos os procedimentos e operações do sistema proposto, sem, contudo, entrar em detalhes.

Alternativas
Comentários
  • C

    Diagrama de Fluxo de Dados 

  • O diagrama de fluxo de dados (DFD) é uma representação gráfica do "fluxo" de dados através de um sistema de informação, modelando seus aspectos de processo. Ele fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados.


ID
1994626
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que corretamente define a fase em que o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) nível macro deve ser configurado.

Alternativas
Comentários
  • B

    projeto lógico 


ID
2177050
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação ao Diagrama de Fluxo de Dados – DFD é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Um DFD mostra que tipo de informação entrará e sairá do sistema, para onde os dados virão e irão e onde os dados serão armazenados. Ele não mostra informação sobre a temporização dos processos ou informações se os processos irão operar em sequência ou em paralelo (o que é mostrado em um fluxograma).

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_fluxo_de_dados

  • LETRA B

    a) Diagrama de Contexto é o Nível mais abstrato, ou seja, que tem menos detalhes.

  • ✅Gabarito(B)

    Podem ser usadas para mostrar como diferentes sistemas e subsistemas trocam informações, sendo reconhecida a nível lógico, uma ferramenta importante para o entendimento e manipulação de variáveis de um sistema.

    Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/diagrama-de-fluxo-de-dados-dfd/46070


ID
2337187
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A modelagem orientada a fluxo de dados continua a ser uma das notações de análise de dados mais amplamente usadas atualmente. Embora o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) não faça parte formal da UML, ele pode ser usado para complementar os diagramas da UML. Referente ao DFD, assinale a alternativa que melhor descreve esse diagrama.

Alternativas
Comentários
  • O DFD nível 0 é também chamado de diagrama de contexto. É uma visão geral básica de todo o sistema ou processo a ser analisado ou modelado.

    O DFD nível 1 oferece maiores detalhes de peças do diagrama de contexto.

    O DFD nível 2 aprofunda ainda mais partes do nível 1.

    A progressão aos níveis 3, 4 e acima é possível, mas é incomum ir além do nível 3. Ela pode criar complexidades que dificultam a comunicação, compararão ou modelagem de forma eficaz.

     

    https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-%C3%A9-um-diagrama-de-fluxo-de-dados

     

    Gabarito: b)

  • b-

    o data flow diagram é um TIPO DE REPREENTACAO grafico do fluxo de dados em um sistema de ifnormacao. esta ferramenta é usada COMO ETAPA PRELIMINAR NA CONCEPCAO DE UM SISTEMA (na fase inicial) p/ criar uma visao geral do sistema. mostra input & output do sistema. seus elementos sao função, arquivo/db e fluxo.


ID
2561971
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Hipoteticamente, um Analista de Sistemas levantou os seguintes requisitos de negócio para o controle de processos civis no Tribunal Superior do Trabalho − TST:


− A área Recepção é responsável por receber e registrar uma impetração de processo civil − Receber AP − que provém de um Cidadão (não controlado pelo sistema) quando este apenas deverá identificar-se e instruir o objeto do processo. Esses são os dados AP que deverão ser arquivados na Folha de Abertura de Processo – FAP.

− Após o arquivamento, a Recepção informa a área Análise de Dados para obter a FAP arquivada, realizar sua validação – Validar AP − e proceder ao seu subsequente encaminhamento ao Parecer Jurídico ou para, em caso de dados inconsistentes, Comunicar o Cidadão para corrigir e/ou complementar eventuais informações faltantes quando da instrução do objeto do processo, por meio do Aviso de Revisão – AR, cujos dados são arquivados no Cadastro de Revisões - CR, aguardando a correção pelo cidadão e correspondente baixa.


As áreas envolvidas, as baixas e outras supostas atividades não devem ser consideradas. Os elementos que devem ser considerados são:


Cidadão, Receber AP, Dados AP, Folha de Abertura de Processo - FAP, Validar AP, Parecer Jurídico, Comunicar o Cidadão, Aviso de Revisão – AR, Cadastro de Revisões - CR.

Analisando os requisitos, o Analista de Sistemas identificou elementos de um Diagrama de Fluxo de Dados - DFD para a Macro Visão do Modelo Funcional. Os fluxos de dados são, apenas,

Alternativas
Comentários
  • Uma entidade externa é um sistema externo que envia ou recebe dados com o sistema. Po deser uma pessoa, um sistema, ou qualquer ator que interage como o sistema.

    Um processo é toda ação que altere/trate o dado produzindo uma saída. Usualmente é utilizado um termo para descrever o processo, como "enviar o pagamento".

    Armazanemanto de dados é qualquer arquivo ou repositório onde o dado ficam guardados para uso posterior. Usualmente utilizasse nome representativo daqueles dados, como "Compras".

    O fluxo de dados de um DFD é a rota dos dados entre entidades externas, processos e amarzenagem de dados. Ele retrata a interface entre os outros componentes,é rotulado com um nome de dados curto, como “Detalhes de faturamento”.

  • Não entendo por que Aviso de Revisão – AR é considerado fuxo de dados e Folha de Abertura de Processo - FAP não é.

    Agradeço se alguém explicar.


ID
2561974
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Hipoteticamente, um Analista de Sistemas levantou os seguintes requisitos de negócio para o controle de processos civis no Tribunal Superior do Trabalho − TST:


− A área Recepção é responsável por receber e registrar uma impetração de processo civil − Receber AP − que provém de um Cidadão (não controlado pelo sistema) quando este apenas deverá identificar-se e instruir o objeto do processo. Esses são os dados AP que deverão ser arquivados na Folha de Abertura de Processo – FAP.

− Após o arquivamento, a Recepção informa a área Análise de Dados para obter a FAP arquivada, realizar sua validação – Validar AP − e proceder ao seu subsequente encaminhamento ao Parecer Jurídico ou para, em caso de dados inconsistentes, Comunicar o Cidadão para corrigir e/ou complementar eventuais informações faltantes quando da instrução do objeto do processo, por meio do Aviso de Revisão – AR, cujos dados são arquivados no Cadastro de Revisões - CR, aguardando a correção pelo cidadão e correspondente baixa.


As áreas envolvidas, as baixas e outras supostas atividades não devem ser consideradas. Os elementos que devem ser considerados são:


Cidadão, Receber AP, Dados AP, Folha de Abertura de Processo - FAP, Validar AP, Parecer Jurídico, Comunicar o Cidadão, Aviso de Revisão – AR, Cadastro de Revisões - CR.

Analisando os requisitos, o Analista de Sistemas identificou elementos de um Diagrama de Fluxo de Dados − DFD. As funções ou processos são, apenas,

Alternativas
Comentários
  • DFD

    Processo: qualquer processo que altere os dados, produzindo uma saída. Pode realizar cálculos, classificar dados com base na lógica ou direcionar o fluxo de dados com base em regras de negócios.

    Resposta: Receber AP, Validar AP, Parecer Jurídico e Comunicar o Cidadão.


ID
2561977
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Hipoteticamente, um Analista de Sistemas levantou os seguintes requisitos de negócio para o controle de processos civis no Tribunal Superior do Trabalho − TST:


− A área Recepção é responsável por receber e registrar uma impetração de processo civil − Receber AP − que provém de um Cidadão (não controlado pelo sistema) quando este apenas deverá identificar-se e instruir o objeto do processo. Esses são os dados AP que deverão ser arquivados na Folha de Abertura de Processo – FAP.

− Após o arquivamento, a Recepção informa a área Análise de Dados para obter a FAP arquivada, realizar sua validação – Validar AP − e proceder ao seu subsequente encaminhamento ao Parecer Jurídico ou para, em caso de dados inconsistentes, Comunicar o Cidadão para corrigir e/ou complementar eventuais informações faltantes quando da instrução do objeto do processo, por meio do Aviso de Revisão – AR, cujos dados são arquivados no Cadastro de Revisões - CR, aguardando a correção pelo cidadão e correspondente baixa.


As áreas envolvidas, as baixas e outras supostas atividades não devem ser consideradas. Os elementos que devem ser considerados são:


Cidadão, Receber AP, Dados AP, Folha de Abertura de Processo - FAP, Validar AP, Parecer Jurídico, Comunicar o Cidadão, Aviso de Revisão – AR, Cadastro de Revisões - CR.

Analisando os dois requisitos, o Analista de Sistemas identificou elementos de um Diagrama de Fluxo de Dados − DFD. São depósitos de dados, apenas,

Alternativas
Comentários
  • DFD

    Armazenamento de dados: arquivos ou repositórios que armazenam informações para uso posterior, como uma tabela de banco de dados ou um formulário de adesão.

    Resposta: Cadastro de Revisões - CR e Folha de Abertura de Processo - FAP. 


ID
2613238
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na fase de análise, do processo de desenvolvimento de um sistema, na modelagem de processos, são criados os modelos de processos que descrevem os processos operacionais, e podem ser usados na descrição dos estados do sistema que está sendo desenvolvido. Nesta fase, o DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) é um dos principais componentes. O DFD possui quatro elementos, cada um representado por um símbolo gráfico diferente. Um desses elementos possui: um nome (um substantivo); uma descrição; e, uma ou mais conexões com um processo. Assinale a alternativa que apresenta esse elemento do DFD.

Alternativas
Comentários
  • b-

    No DFD, o processo é o processamento, geralmente operaçoes logicas. Processo tem output. Fluxo é a direção da informação. Entidade externa é o "ator" do caso de uso. Data store é o repositorio, como tabela do db

  • LETRA B

    ... e, uma ou mais conexões com um processo.

    Um Fluxo de Dados se conecta  a um processo somente, enquanto Entidades Externas e Repositórios de Dados podem se conectar a mais de um processo. E processos não se conectam diretamente.

  • Fluxos de dados:

     

    Levam informação de um ponto do sistema para outro;

    Mostram como os dados fluem através do sistema;

    Representam um conjunto de dados e não o suporte material onde identificamos o conjunto de dados;

    São as setas do DFD.

     

    At.te

    Foco na missão!


ID
2702617
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante a modelagem de fluxo de dados, ao desenhar o DFD, um Analista utiliza


I. um elemento do diagrama que participa e influencia na entrada de dados e que, todavia, suas atividades não são diagramadas por estarem fora dos limites do sistema.

II. uma abordagem de modelagem que parte do geral para o mais específico, em decomposições sucessivas, até o limite das primitivas funcionais.


Os itens I e II referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Componentes do diagrama de fluxo de dados:

     

    - Entidade externa: um sistema externo que envia ou recebe dados, comunicando-se com o sistema sendo diagramado. É a fonte e o destino das informações que entram ou saem do sistema. Ela pode ser uma organização externa ou pessoa, um sistema de computador ou um sistema de negócios. Outros termos através dos quais também é conhecida são: terminadores; fontes e sumidouros; ou atores. É tipicamente desenhada nas bordas do diagrama.

    - Processo: qualquer processo que altere os dados, produzindo uma saída. Pode realizar cálculos, classificar dados com base na lógica ou direcionar o fluxo de dados com base em regras de negócios. Um rótulo curto é utilizado para descrever o processo, tal como “Enviar o pagamento”.

    - Armazenamento de dados: arquivos ou repositórios que armazenam informações para uso posterior, como uma tabela de banco de dados ou um formulário de adesão. Cada armazenamento de dados recebe um rótulo simples, como “Pedidos”.

    Fluxo de dados: a rota dos dados entre entidades externas, processos e armazenamentos de dados. Ele retrata a interface entre os outros componentes, é representado por setas e geralmente é rotulado com um nome de dados curto, como “Detalhes de faturamento”.

     

    Fonte: https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-diagrama-de-fluxo-de-dados

     

    Bottom-Up consiste em uma abordagem que parte do mais detalhado para o genérico, enquanto que Top-Down é o inverso (geral para o específico).


ID
2702845
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere o caso a seguir.


Durante o levantamento de requisitos, um Técnico observou que uma determinada área da empresa trocará dados com o futuro sistema. Dentre os dados que enviará, estão os dados cadastrais de clientes, que irão para um arquivo específico, e os dados das contas de água mensais dos clientes, que irão para um outro arquivo separado. O cadastramento dos clientes não necessita ser sincronizado com a entrada de dados das contas, já que estas podem ser inseridas posteriormente. No momento que a referida área necessitar de informações de clientes e contas, o sistema verificará as correspondências entre os arquivos e relacionará as informações para envio à área. Os processos realizados dentro da referida área são irrelevantes, todavia os dados que ela envia e as informações que ela recebe devem ser tratados pelo sistema.


Em um DFD de mais alto nível, criado a partir da situação descrita, a quantidade de entidade externa, a quantidade de depósito de dados e a quantidade de função ou processo são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • alguém comenta ?

  • Durante o levantamento de requisitos, um Técnico observou que uma determinada área da empresa trocará dados com o futuro sistema. Dentre os dados que enviará, estão os dados cadastrais de clientes, que irão para um arquivo específico, e os dados das contas de água mensais dos clientes, que irão para um outro arquivo separado. O cadastramento dos clientes não necessita ser sincronizado com a entrada de dados das contas, já que estas podem ser inseridas posteriormente. No momento que a referida área necessitar de informações de clientes e contas, o sistema verificará as correspondências entre os arquivos e relacionará as informações para envio à área. Os processos realizados dentro da referida área são irrelevantes, todavia os dados que ela envia e as informações que ela recebe devem ser tratados pelo sistema.

     

    Entidades Externas – No DFD são representadas por retângulos e produzem informações para uso do sistema e consomem informações geradas pelo sistema.

    Depósito de Dados – São as informações que deverão ser persistidas pelo sistema.

    Função ou Processo – São responsáveis por transformar o fluxo de dados em atividades no sistema. Busque os requisitos do sistema (cadastrar clientes, cadastrar contas e enviar informações à área).

     

    Outras considerações são bem vindas.

     

    Fontes: Engenharia de Software, Roger Pressman 7ª edição e http://www.macoratti.net/vb_dfd1.htm

  • Não entendi nada

  • Comentário do Adriano está perfeito => a entidade externa é a área da empresa que vai cadastrar, os depósitos de dados serão os arquivos de cliente e conta e as funções serão cadastro de conta, cadastro de cliente e relatório cruzando informações de ambos, logo 1 EE, 2 DD e 3 F


ID
2908381
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere uma situação hipotética em que três Analistas de Informática, aplicando abordagens distintas de análise e projeto de sistemas, utilizaram frameworks, ferramentas, técnicas ou métodos, conforme segue:


- Márcio desenhou um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD).

- Ana Maria desenhou um Diagrama de Sequência.

- Estela entregou uma funcionalidade completa no final de uma sprint.


De acordo com o que utilizaram, os Analistas de Informática aplicaram, respectivamente, as abordagens

Alternativas
Comentários
  • Márcio desenhou um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD). Análise Estruturada

     Ana Maria desenhou um Diagrama de Sequência. UML

    Estela entregou uma funcionalidade completa no final de uma sprint. Scrum

     

     

  • Diagrama de Fluxo - Já se imagina uma estrutura seguinndo uma ordem.

    Diagrama de Sequencia - Faz parte dos diagramas UML:
    Diagramas de Comportamentos:
    - Diag. de Atividades
    - Diag. de Casos de Uso
    - Diag. de Maquina de Estado
    - Diag. de Iteração..... e dentro desse:
             - Diag. de Sequencia
             - Diag. de Comunicação ou Colaboração
             - Diag. de Visão Geral de Interação
             - Diag. de Tempo

    Porém ainda tem no UML os Diagramas de Estrutura.

    E por útlimo, falou em SPRINT falou em SCRUM. 
    Sprint é um período de tempo que varia de 2 a 4 semanas para produção dos requisitos do Backlog do Produto, feito pelo Product Owner(Dono do Produto). Esses requisitos devem estar prontos ao fim da 4 semana.

     

     

  • DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) é um artefato ligado à abordagem da Análise Estruturada. A Análise Estruturada é uma abordagem antiga de modelagem de sistemas onde se mapeia o fluxo de dados entre os atores do sistema. A partir desse fluxo de dados é feita a construção do sistema.

    O Diagrama de Sequência é um artefato da UML (Unified Modeling Language), uma abordagem de modelagem de sistemas orientados a objeto. O Diagrama de Sequência da UML modela as interações entre os objetos do sistema.

    Sprint é a janela de tempo correspondente a uma iteração no Scrum.

    Resposta: A

  • LETRA A

    ANÁLISE ESTRUTURADA

    UML

    SCRUM


ID
3106171
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere o enunciado abaixo.


Uma empresa de abastecimento de água deseja modelar um sistema de cadastro de clientes e respectivo consumo de água mensal. As informações de cadastro são de responsabilidade do cliente e o consumo é registrado pelo empregado medidor no momento da leitura do registro.Os dados de cadastro e de consumo devem ficar guardados para um batimento posterior.

No momento do registro do consumo o sistema deve verificar a existência do cliente a fim de manter a consistência dos dados. Feita a consistência, o sistema emite uma relação de conformidade e disparidade, destacando as informações inconsistentes. Essa relação deve ser encaminhada ao empregado-supervisor para que ele possa tomar as providências necessárias e cabíveis. O contexto do sistema não inclui cliente, nem empregado medidor e nem empregado-supervisor.


Para desenhar o Diagrama de Fluxo de Dados – DFD de nível zero, um Analista de TI teve que responder às perguntas:

Quantas Entidades Externas devem ser modeladas?

Quantos Depósitos de Dados devem ser projetados?

Quantas Funções devem ser executadas nesse contexto?

As respostas corretas às questões foram, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • Uma empresa de abastecimento de água deseja modelar um sistema de cadastro de clientes e respectivo consumo de água mensal. As informações de cadastro são de responsabilidade do cliente e o consumo é registrado pelo empregado medidor no momento da leitura do registro.Os dados de cadastro e de consumo devem ficar guardados para um batimento posterior.

    No momento do registro do consumo o sistema deve verificar a existência do cliente a fim de manter a consistência dos dados. Feita a consistência, o sistema emite uma relação de conformidade e disparidade, destacando as informações inconsistentes. Essa relação deve ser encaminhada ao empregado-supervisor para que ele possa tomar as providências necessárias e cabíveis. O contexto do sistema não inclui cliente, nem empregado medidor e nem empregado-supervisor.

    Depósito de dados

    Entidades

    Fluxo de dados


ID
3552790
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à Análise Estruturada, considere os seguintes componentes:


1. Depósito de Dados.

2. Fluxo de Dados.

3. Entidade Externa.

São componentes de um DFD, segundo Chris Gane:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Todos os 3 itens são componentes do DFD, apenas para agregar conhecimento:

    1. Depósito de Dados, representação gráfica: linha dupla;

    2. Fluxo de Dados, representado graficamente: setas;

    3. Entidade Externa cuja representação gráfica é um retângulo;


ID
3633565
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto da Análise e Projeto Estruturado, um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é modelado como um grafo direcional onde os arcos e nós representam, respectivamente,


Alternativas
Comentários
  • Na verdade, "Fluxo de Dados".


ID
3640603
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2011
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à metodologia estruturada, identifique como verdadeiros (V) os elementos de um diagrama de fluxo de dados, segundo Chris Gane, e como falsos (F) os que não são.


( )   Depósito de dados.
( )   Entidade externa.
( )   Fluxo de dados.
( )   Processos.
( )   Ator.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A


ID
4184041
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


No contexto da Análise Estruturada de Sistemas, um importante passo é a determinação do fluxo lógico de dados, em oposição ao fluxo físico de dados (isto é, O QUÊ acontece em oposição ao COMO acontece). Isto é feito desenhando-se o ________, uma representação gráfica de todos os aspectos do fluxo lógico de dados e que teve notações alternativas com símbolos definidos por Gane & Sarson diferentes dos propostos por Yourdon & Constantine e, por sua vez, diferentes dos propostos por Tom DeMarco.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Diagrama de fluxo de dados (DFD) é uma representação gráfica do "fluxo" de dados através de um , modelando seus aspectos de processo. Ele fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Frequentemente, eles são uma etapa preliminar usada para criar uma visão geral do sistema que pode posteriormente ser elaborado. Os DFDs também podem ser usados para a  do  (design estruturado).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_fluxo_de_dados


ID
5575858
Banca
FCC
Órgão
TJ-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um Diagrama de Fluxo de Dados − DFD que inicia pelo diagrama de contexto e conclui no nível de primitivas funcionais ou processos primitivos utiliza a abordagem 

Alternativas
Comentários
  • top-down.