-
leva o paciente a diminuir a taxa respiratória e pode aliviar a dispnéia ao atenuar a hiperinsuflação pulmonar.
-
Julgo certo, diminuir FR e VC com aumento de fluxo, objetivando reduzir o aprisionamento de ar típico do DPOC(aumentar o VC como? fadiga muscular, acidose met;*diminui a saturação (ERA QUANTO? Sem referência inicial). PCT DPOC apresenta hipercapnia permissiva ! Aumentar saturação pode dar GAME OVER! O estímulo respiratório dá-se pela falta de O2; se eu oferto, posso causar uma parada respiratória, hipoxemia, acidose met... Lembram do GAME OVER? Banca metida a "boi de 100 conto". Acostumemo-nos!
-
o freno labial favorece o aumento da via aerea diminuindo assim a resistencia a passagem do ar, favorecendo maior oxigenação. além de diminuir a hiperinsuflação. Alterando a acão muscular.
-
A manobra desencadeia alterações caracterizadas pelo aumento dos níveis de oxigênio arteriais (PaO2) e saturação arterial de oxigênio (SpO2) bem como uma diminuição da taxa de dióxido de carbono (CO2) 5 , decorrentes do padrão ventilatório específico proporcionado pela RFL, ou seja, diminuição da frequência respiratória (f) e aumento do volume corrente (VC) o que pode ou não alterar o volume minuto .
Além disso, a RFL mantém uma pressão positiva nas vias aéreas acrescida da diminuição da velocidade do fluxo expiratório que atua diretamente na diminuição do efeito de Bernoulli o que evita a tendência de seu colapso. No âmbito da mecânica ventilatória, verifica-se uma alteração no recrutamento da musculatura respiratória marcado pelo aumento da atuação da musculatura expiratória abdominal, dos músculos da caixa torácica e acessórios da inspiração bem como uma menor atuação do diafragma, prevenindo a fatiga muscular respiratória precoce
-
GABARITO: C