-
Alguém comenta?
-
O erro da questão é afirmar que tornam serviços de modo compostos. A ideia é que os serviços sejam desagregados, porém interoperáveis, ou seja, comunicarem de maneira independente.
-
"O baixo acoplamento é a possibilidade de os serviços serem combinados sob demanda a fim de criar serviços compostos ou desagregados, com a mesma facilidade, em seus componentes funcionais."
Paige Baltzan e Amy Philips - Sistemas de Informação.
Nunca tinha visto questões com este livro.
-
Fui um pouquinho mais afundo, fazendo uma breve pesquisa nos conceitos de acomplamento no SOA.
Interoperabilidade
Uma importante necessidade para negócios e TI é a interoperabilidade, que pode ser descrita como a habilidade de diferentes sistemas se comunicarem uns com outros. A Arquitetura Orientada a Serviços é uma abordagem que pode oferecer interoperabilidade e ajudar os sistemas a permanecerem escaláveis e flexíveis enquanto crescem, além de melhorar o alinhamento entre TI e negócio.
Fonte: http://www.devmedia.com.br/soa-engenharia-de-software-35/20439
Baixo acoplamento
De uma forma bastante ampla, o acoplamento mede o grau de dependência entre dois sistemas ou módulos. Este conceito pode ser aplicado de forma semelhante a serviços. Quanto maior é o acoplamento, maior é a dependência entre o serviço e o cliente que o acessa, e, portanto, alterações no serviço irão demandar manutenções em maior ou menor grau em outras partes do sistema. Isto pode ser traduzido em uma palavra: manutenção. Naturalmente, o desejável é que o serviço e seu cliente estejam o mais desacoplado possível, de forma que alterações no serviço causem o menor impacto no restante dos códigos em um sistema
Fonte: http://www.devmedia.com.br/artigo-java-magazine-71-acoplamento-entre-servicos-soa/13918
-
O problema é que posto do jeito que está a questão está correta. Quando ele ussa o verbo permite ele amplifica o escopo. Então quer dizer que sem interoperabilidade há combinação de serviços? Eles têm que se comunicar de modo a trabalharem juntos não?
Ao tentar dificultar o a questão o examinador se enrolou.
-
O gabarito é Errado.
Observando novamente a questão, achei estranho o ou na frase, pois compostos e desagregados não se opõem, mas se complementam. No meu entendimento, os serviços devem ser compostos e desagregados.