SóProvas



Questões de Interoperabilidade


ID
28447
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Suponha as empresas abaixo e suas respectivas plataformas de desenvolvimento de sistemas WEB.

Empresa A: J2EE
Empresa B: .NET

Cada empresa necessita que seus sistemas se comuniquem com os sistemas da outra empresa, pela Internet, via HTTP, mantendo sua plataforma de desenvolvimento. A tecnologia recomendada para implantar tal interoperabilidade é:

Alternativas
Comentários
  • J2EE e .NET são evoluções das tecnologias de servidor de aplicação existentes para o desenvolvimento de sistemas corporativos baseados em web services.Já é conhecido que o J2EE foi concebido para arquitetura baseada do lado do servidor pela linguagem de programação Java. Pode ser utilizado para construção de tradicionais web sites à componentes de software. O J2EE foi estendido para suportar a construção de web services baseados em XML. Esses web services podem possuir interoperabilidade com outros web services que podem ou não ter sido escritos com o padrão J2EE.Para quem quiser se aprofundar: http://internativa.com.br/artigo_desenv.htmlhttp://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/aa700845.aspx
  • Resposta = OnlyWeb, somente a web pode implantar a interoperabilidade dos sistemas mecatronicos  web.

    Zuera , e claro que e WebServices  :) .
  • a) WebService - interoperabilidade entre linguagens, que usa XML


ID
43621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A interoperabilidade entre aplicações nos dias atuais é fortemente baseada no uso de web services. Duas abordagens arquiteturais distintas para o projeto e implementação de web services têm-se firmado no cenário de tecnologia. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Web service é tecnologia que possibilita aplicações interagirem umas com as outras de forma independente de plataforma operacional e linguagem de programação utilizadas.Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviarem e receberemmensagens formatadas em XML. Apesar de não ser obrigatório, geralmente o HTTP éescolhido como mecanismo de transporte dessas mensagens.(A) CORRETAO termo REST se refere a um conjunto de princípios de arquitetura para web services. Um conceito importante em REST é a existência de recursos (elementos de informação), que são individualmente identicados por URIs (Identicadores Uniforme de Recurso). De acordo com essa arquitetura, diferentes componentes da rede (clientes e servidores) devem utilizar os métodos do HTTP (por exemplo, POST, GET, PUT e DELETE) para trocarem representações dos recursos existentes (os arquivos ou cheiros são recebidos e enviados).
  • Questão com um detalhe bem sutil, quando olhamos alguma questão que fala de web services vamos logo nas alternativas procurando as siglas comuns(UDDI, SOAP, WSDL, RPC, HTTP, XML) e não atentamos para detalhes da questão. Nessa questão o foco está direcionado para: (...) Duas abordagens arquiteturais distintas para o projeto e implementação (...). E em se tratando de arquitetura não seria a alternativa, provavelmente marcada pela grande maioria b) SOAP e WSDL.

    Não tirando os créditos de onde achei uma boa explicação para essa questão, temos o artigo escrito pelo Jaime Correia, no site do Walter Cunha.

    Referências:

    [1] http://waltercunha.com/blog/index.php/2008/06/19/web-services-pretrobras-processos-de-negocio-junho2008/

  • Excelente questão ! Colocaria XML-RPC como outra solução arquitetural para WS.
  • a-

    Representational State Transfer (REST) consiste em restrições aplicadas a componentes, conectores e elementos de dados dentro de um sistema distribuído, ignorando os detalhes da implementação e a sintaxe de protocolo para focar nas funcoes dos componentes, nas restrições sobre sua interação com outros componentes e na sua interpretação de elementos de dados relevantes.

     

    RPC assim como RMI sao exemplos de middleware, o qual simplifica a comunicacao das aplicacoes por inovocacao a metodos remnotos, comunicacao entre grupo de processos, notificacao de eventos, particionamento, posicionamento e recuperacao de objetos de dados compartilhados e sua replicacao e sua transmissao em tempo real. Outros middleware:

     

    CORBA - common object request broker architecture

     

    JAVA RMI - remote method invocation

     

    Web services

     

    Microsoft DCOM (distributed component object model)

     

    ISO/ITU-T RM-ODP (reference model for open distributed processing)

  • WS- * é uma abreviação para a miríade de especificações usadas para mensagens de serviço da web.

    Alguns dos serviços são:

    • WS-Security
    • WS-SecureConversation
    • WS-Federation
    • Autorização WS
    • WS-Policy
    • WS-Trust
    • WS-Privacy
    • WS-Test


ID
144643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura orientada a serviços (SOA), desenvolvimento web e interoperabilidade de sistemas, julgue o item abaixo.

SOA é uma arquitetura orientada a serviços, utilizada para interoperabilidade de sistemas por meio de conjunto de interfaces de serviços fracamente acoplados, em que um serviço pode ser descrito como uma representação lógica de uma atividade de negócio que tem um resultado específico, como, por exemplo, um relatório resultante de um data mining.

Alternativas
Comentários
  • Service-oriented architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços.[1][2] Frequentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações.[3][2][4] A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços. [5]

  • essa questão trabalha as duas principais definições da OASIS: 1) definição de SOA e 2) definição de Serviço no âmbito dessa arquitetura. Vale a pena dar uma pesquisada para ter essas duas definições na ponta da caneta (de tinta preta e de material transparente).

  • GAB: CERTA.

    Comentários:

    A partir dessa questão extraem-se alguns conceitos: A SOA é utilizada para melhorar a interoperabilidade entre aplicações heterogêneas por meio de serviços que, por sua vez, são independentes de plataforma graças a abstração. Os serviços são projetados para serem fracamente acoplados.

    Existe o foco no negócio. O serviço vai entregar alguma funcionalidade do negócio.

  • GAB: CERTA

    O texto destaca os conceitos básicos de SOA

    a) Interoperabilidade: A interoperabilidade é alcançada por meio de serviços.

    b) Interfaces: Serviços é um mecanismo que permite acessar um conjunto de recursos, no qual o acesso é fornecido por meio de uma interface descrita.

    c) Fracamente acoplados

    d) Atividade de negócio: Foco nos processos de negócio


ID
195382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma equipe de desenvolvimento de software recebeu a
incumbência de desenvolver um sistema com as características
apresentadas a seguir.

* O sistema deverá ser integrado, interoperável, portável e
seguro.
* O sistema deverá apoiar tanto o processamento online, quanto
o suporte a decisão e gestão de conteúdos.
* O sistema deverá ser embasado na plataforma JEE (Java
enterprise edition
) v.6, envolvendo servlets, JSP (Java server
pages
), Ajax, JSF (Java server faces) 2.0, Hibernate 3.5, SOA
e web services.

O líder da equipe iniciou, então, um extenso processo de
coleta de dados com o objetivo de identificar as condições
limitantes da solução a ser desenvolvida e tomar decisões
arquiteturais e tecnológicas que impactarão várias características
funcionais e não funcionais do sistema, ao longo de seu ciclo de
vida. A partir dessa coleta, o líder deverá apresentar à equipe um
conjunto de informações e de decisões.

Visando ao bom funcionamento do sistema descrito no texto, julgue os itens subsequentes, que tratam de interoperabilidade de sistemas
web em Java.

Para o projeto em tela, é recomendado que se adote uma arquitetura orientada a serviços web (SOA e web services) porque esse tipo de arquitetura facilita o reúso de componentes de software fisicamente distribuíveis, além de ser embasado em ligação estática entre provedores e consumidores de serviço.

Alternativas
Comentários
  • Apenas um pequeno detalhe quanto a afirmação:

    Para o projeto em tela, é recomendado que se adote uma arquitetura orientada a serviços web (SOA e web services) porque esse tipo de arquitetura facilita o reúso de componentes de software fisicamente distribuíveis, além de ser embasado em ligação estática dinâmica entre provedores e consumidores de serviço.

  • Para as empresas, os Web services podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana.

    OK?
    Marcelo

  • O erro está na palavra ESTÁTICA. O correto é DINÂMICA.

    Vejam:

    "Para o projeto em tela, é recomendado que se adote uma arquitetura orientada a serviços web (SOA e web services) porque esse tipo de arquitetura facilita o reúso de componentes de software fisicamente distribuíveis, além de ser embasado em ligação (estática) dinâmica entre provedores e consumidores de serviço."

    Binding = LIGAÇÃO

    Definições de SOA

    Binding A relação entre os serviços do provedor e do consumidor deve ser idealmente dinâmica; ela é estabelecida em tempo de execução através de um mecanismo de binding.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Service-oriented_architecture

ID
234325
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na Plataforma Linux, o pacote utilizado para a interoperabilidade entre Linux Server e clientes baseados em Windows é o:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

     

    SAMBA é uma aplicação que utiliza o protocolo SMB (no Linux, os "server daemons" SMBD e NMBD) permitindo compatibilidade com redes que utilizam este protocolo, principalmente redes NetBios da Microsoft. Com o SAMBA é possível compartilhar diretórios, impressoras, acessar arquivos na rede exatamente como em redes Microsoft. Mas neste caso, seu servidor é um Linux rodando uma aplicação específica.
     

  • WINE - Emulador de executáveis Windows

    VMWARE - Máquina Virtual (pode instalar windows dentro da máquina virtual)

    KDE - Ambiente de trabalho Linux (versão do linux)

    XWNDOWS - Não existe

     

  • Questão fraca. Interoperabilidade em que?

    Se for em termos de aplicação, o WINE seria a resposta correta, pois implementa algumas API e possibilita rodar executáveis do Windows. Se for em termos de rede, ai seria o SAMBA, pois implementa o protocolo SMB/CIFS que o windows usa para compartilhamento de recursos de rede.

    A única dica é falar que o servidor é linux e o cliente é windows, dando a ideia de que o que se procura é algo do tipo "cliente-servidor". Mesmo assim, não se incomode caso erre essa questão antiga.


ID
241663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de sistemas, web services e arquitetura
e-Ping, julgue os próximos itens.

Na especificação dos padrões de interoperabilidade, o e-Ping adota o princípio de que tráfego de rede nunca pode ser otimizado pelo uso do MPLS (multiprotocol label switching), pois, para ser otimizado, são requeridas pelo menos quatro classes de serviço, o que é inviável de se obter com o MPLS.

Alternativas
Comentários
  • "Quando necessário, o tráfego de rede pode ser otimizado pelo uso do MPLS (RFC 3031), devendo este possuir, no mínimo, quatro classes de serviço."

    fonte: e-Ping documento de referencia 2011. pg24

  • O e-ping ADOTA o MPLS p/ trafego avancado de dados, no segmento/area `Interconexao`, mais especificamente nos Servicos de Rede.


    fonte: e-Ping documento de referencia 2013. Pg.25
  • Complementando...

    Os produtos que as operadoras utilizam baseados em MPLS permitem que elas possam agregar valor ao seus produtos, pois passam a não oferecer apenas banda, mas um tráfego diferenciado com: Multimídia (Voz, Vídeo e Dados) e aplicações críticas, com garantias aplicáveis de QoS, através das seguintes classes de serviço:
     
    Multimídia:priorização de tráfego dos pacotes multimídia (ex.: vídeo conferência, etc.).
    Voz:priorização de tráfego dos pacotes de voz (ex.: interligação de PABX, telefonia IP, etc.).
    Dados Expressos:priorização de tráfego de dados de aplicações críticas (ex.: SAP, GVCollege, etc.).
    Dados:tráfego de dados sem priorização (Best Effort).
    Alternativa: Errada

    Fonte: Wikipedia

ID
241666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de sistemas, web services e arquitetura
e-Ping, julgue os próximos itens.

Na arquitetura e-Ping, os sistemas devem possuir logs para permitir auditorias e provas materiais. Nesse caso, é imprescindível a adoção de um sistema de sincronismo de tempo centralizado, bem como devem-se utilizar mecanismos que garantam a autenticidade dos registros armazenados, se possível com assinatura digital.

Alternativas
Comentários
  • "7.1.7. Os sistemas devem possuir registros históricos (logs) para permitir auditorias e provas materiais, sendo imprescindível a adoção de um sistema de sincronismo de tempo centralizado, bem como deve-se utilizar mecanismos que garantam a autenticidade dos registros armazenados, se possível com assinatura digital."

    fonte: e-PING v2011

  • A questão fala de Arquitetura e-PING no tocante a SEGURANÇA: Políticas técnicas item 7.1.7 (acima citado). A versão mais atual é 2012 (Documento de Referência da e-PING – Versão 2012).

ID
271039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes à interoperabilidade de
sistemas.

Uma mensagem SOAP (simple object access protocol) compreende duas partes, o corpo e o cabeçalho (opcional) da mensagem, que são depositadas em um envelope SOAP, o qual deve conter o endereço do receptor.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Uma mensagem SOAP compreende três partes. Envelope, cabeçalho e corpo.

  • O erro esta em "o qual deve conter o endereço do receptor" pois os envelopes NÃO CONTÉM NENHUMA REFERENCIA AO ENDEREÇO DE DESTINO - As mensagens SOAP são independentes do tipo de transporte usado.

    Fica para o protocolo HTTP (ou qualquer outro protocolo usado para transporte de uma mensagem SOAP) especificar o endereço do destino.
    E com relação ao cabeçalho ele É OPCIONAL.

    Fonte: Sistemas Distribuídos - Conceitos e Projetos, George Coulouris, pg: 680. 
  • - Envelope:    define o conteúdo da mensagem (obrigatório)
    - Cabeçalho:  contém informação de controle e processamento (opcional)
    - Corpo:         contém informação da chamada e da resposta (obrigatório)
  • Estrutura

    <SOAP-ENV:envelope>
    <!— Elemento raiz do SOAP e define que essa é uma mensagem SOAP-->
    <SOAP-ENV:header>
    <!—Especifica informações especificas como autenticação (opcional)-->
    </SOAP-ENV:header>
    <SOAP-ENV:body>
    <!—O elemento BODY contém o corpo da mensagem-->
    <SOAP-ENV:fault>
    <!—O elemento FAULT contém os erros que podem ocorrer (opcional)-->
    </SOAP-ENV:fault>
    </SOAP-ENV:body>
    </SOAP-ENV:envelope>
  • Segundo[1], uma mensagem SOAP é transportada num envelope, que contem: corpo(obrigatorio) e cabeçalho(opcional).
    A definiçao da questão eh de envelope, e não do SOAP em si, que é transportado num envelope.
    Quanto ao endereço de destino, o renomado autor cita 2 trabalhos:
    - Nielsen e Thatte[2001], sugere q o endereço de ponto final e a informação de envio devem ser especificados no cabeçalho SOAP. Eles sugeriram especificar o caminho a ser seguido fornecendo o endereço do ponto final e o próximo hop.
    - Um trabalho mais recente, Box e Curbera[2004], propoe uma alternativa onde os cabeçalhos especificam o endereço do ponto final e uma infraestrutura SOAP subjacente fornece a informação do proximo hop.
    Entao, com base nisso, estou levando em consideração que o endereço do destino faz parte do SOAP, sim.

    [1] Coulouris, Sistemas Distribuidos, 2004.
  • Para tentar sanar as duvidas....a definicao oficial de SOAP diz...

    http://www.w3.org/TR/soap12-part1/#soapenv

    5.1 SOAP Envelope

    The SOAP Envelope element information item has:

    • A [local name] of Envelope .

    • A [namespace name] of "http://www.w3.org/2003/05/soap-envelope".

    • Zero or more namespace-qualified attribute information items amongst its [attributes] property.

    • One or two element information items in its [children] property in order as follows:

      1. An optional Header element information item (see 5.2 SOAP Header).

      2. A mandatory Body element information item (see 5.3 SOAP Body).
        ....

    Depois na secao 

    4.2 Binding Framework
    ....

    Bindings MAY depend on state that is modeled as being outside of the SOAP message infoset (e.g., retry counts), and MAY transmit such information to adjacent nodes. For example, some bindings take a message delivery address (typically a URI) that is not within the envelope.



     
  • Não entendi muito bem onde está o erro dessa questão:
    1. está em dizer que uma mensagem SOAP é dividido em 2 partes, mas não verdade são 3 ou 4 (envelope, cabeçalho, corpo e fault)
    2. dizer que o envelope tem o endereço de destino

    1. Não sei se o erro é esse.  Se o elemento fault é opcional e fica dentro do body, realmente, temos 2 partes cobertas por uma 3a (envelope)

    2.Um comentário acima disse que existe endereço de destino sim e que fica no cabeçalho. Estaria o erro aqui pois o comando da questão diz que o endereço de destino estaria no ENVELOPE.
  • Acredito que o erro seja mesmo em afimar que o envelope deve conter o endereço do receptor, pois nessa questão: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/aeab8532-b7

    Mostra como correta um cabeçalho SOAP contendo o endereço do receptor.
  • Mensagem SOAP:

    -Envelope: elemento raiz da mensagem SOAP (obrigatório).

    -Cabeçalho: contém informação de controle e processamento (opcional)

    -Corpo: contém informação da chamada e da resposta (obrigatório)

    -Fault: informações e status de erro (opcional).

    Além do Cabeçalho, as informações de status também são opcionais.

    Resposta: Errado

  • Pessoal o envelope SOAP  PODE  conter o endereço de destino e não DEVE   como tem maldosamente na questão.

  • O protocolo utilizado para comunicacao é o SOAP, que é composto pelas tags (SOAP:ENVELOPE - que é obrigatória, SOAP:HEADER - que é opcional e o SOAP:BODY que é Obrigatória)



    A questã diz apenas HEADER e BODY.

  • Acredito que o endereço vem no body


ID
271042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes à interoperabilidade de
sistemas.

Web services são sistemas embasados na Web que oferecem serviços gerais para aplicações remotas, não requerendo interações imediatas de usuários finais.

Alternativas
Comentários
  • Os Web Services podem ter seus serviços solicitados tanto por uma pessoa acessando através de um browser como por uma aplicação invocando os métodos descritos na interface do Web Service.

    Acho que a questão estaria mais correta se em vez do "não requerendo" estivesse "podendo não requerer". Mas acho que o Cespe tem esse entendimento de que o único solicitante de serviços é uma determinada aplicação mesmo.

  • @Yes We Can

    Eu entendo que quando você acessa um webservice através de um browser, você tem uma camada intermediária para o usuário (uma tela, um sistema), para poder acessar o serviço.

    [Usuário] → [Sistema de consulta] → [web service]
     

    Para mim sempre existe uma camada intermediária, por mais simples que seja

  • WEB SERVICES SÃO SISTEMAS???? ESTRANHO HEIN...

  • Se vc for muito cricri, vai achar erro em tudo(e não me refiro a apenas questões de concursos), e sua vida vai ficar insuportavel...vai, inclusive, ver chifre na cabeça de quem não tem(inclusive na sua). Querem um conselho? Relevem muita coisa...torna a vida + fácil.

    Quanto à questão, poderia ter sido elaborada de outra forma, mas não está errada errada!

    #DicaDoDia


ID
513565
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação a governo eletrônico, considere as seguintes assertivas:

I. Preocupado com a questão de interoperabilidade de sistemas o governo brasileiro elaborou um documento denominado de e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico).

II. O governo brasileiro adotou o XML como padrão para todos os sistemas de e-gov que forem desenvolvidos e como forma de promover a integração entre os sistemas já existentes.

III. O objetivo geral de e-gov é articular formas de comunicação do governo com cidadãos, entre esferas administrativas (estadual, municipal e federal), entre poderes (executivo, legislativo e judiciário), entre países, empresas e o terceiro setor.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.
    Adoção do XML - Como padrão primário de intercâmbio de dados para todos os sistemas do setor público.
    Estabelece a utilização ou construção de especificações técnicas baseadas no padrão XML para sustentar o intercâmbio de informações em áreas transversais da atuação governamental, cuja padronização seja relevante para a interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, tais como Dados e Processos, Informações Contábeis e Informações Geográficas.
    O objetivo do eGOV é articular todas as formas de comunicação do governo com os cidadãos, outras esferas (estadual, municipal e federal), outros poderes (legislativo e judiciário), outros países, empresas e o terceiro setor.

    Fonte :
    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/noticias/slti/111003_ePING_Proposta_v2012.pdf
    http://www.microsoft.com/brasil/setorpublico/temas/egov.mspx
  • Todas estão corretas. 

    Gab: e
  • Prezados,

    Vamos analisar todos os itens :

    I : Item correto. a criação do e-PING foi exatamente para tentar garantir a interoperabilidade dos sistemas do governo.
    II : Item correto. Em vários itens da e-PING vemos o xml como o padrão adotado para várias atividades.
    III : Item correto. e-Gov tem como objetivo articular as formas de comunicação, normalmente digitais, entre o governo e todos os stakeholders.

    Portanto a alternativa correta é a letra E

ID
771055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de dados, julgue os itens subsecutivos.

O uso de middleware em um ambiente de TI tem como efeito principal o aumento da interoperabilidade desse ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias.

    Middleware

    - é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador (Middle – meio).

    - Serve para facilitar o desenvolvimento e execução de sistemas distribuídos.

    - Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade (Acabar com a diferença)

    - Bizu: É como se fosse um “T” para ajudar a conectar na tomada.


ID
771058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de dados, julgue os itens subsecutivos.

O padrão XML (extensible markup language) é mais adequado à obtenção de interoperabilidade no nível sintático, quando comparado ao padrão RDF (resource description framework), este último de nível semântico.

Alternativas
Comentários
  • If two or more systems are capable of communicating and exchanging data, they are exhibiting syntactic interoperability. Specified data formats, communication protocols and the like are fundamental. XML or SQL standards are among the tools of syntactic interoperability. This is also true for lower-level data formats, such as ensuring alphabetical characters are stored in a same variation of ASCII or a Unicode format (for English or international text) in all the communicating systems.

    Syntactical interoperability is a necessary condition for further interoperability.

    _

    Resource Description Framework, is an official W3C Recommendation for Semantic Web data models.


ID
771061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de dados, julgue os itens subsecutivos.

DTD (document type definition) e XSD (XML schema description) são dois formatos de interoperabilidade de dados usados no escopo do padrão XML, e, de modo geral, um documento DTD é semanticamente menos expressivo que seu equivalente XSD.

Alternativas
Comentários
  • DTD (document type definition) e XSD (XML schema description) são dois formatos de interoperabilidade de dados usados no escopo do padrão XML, e, de modo geral, um documento DTD é semanticamente menos expressivo que seu equivalente XSD. (INCORRETO, o XSD, mais conhecido por XML Schema Definition é um modelo de dados influenciado pelo DTD, mas que possui maior expressividade)

  • Então está correto, correto!


ID
771070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade de dados, julgue os itens subsecutivos.

O aumento da interoperabilidade semântica de determinada plataforma computacional reduz as chances de preservação digital de um documento.

Alternativas
Comentários
  • Hã???


ID
804409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue o  item  a seguir.

A interoperabilidade é conseguida utilizando-se um conjunto de padrões proprietários embasado em XML.

Alternativas
Comentários
  • SOA é uma arquitetura baseada em padrões abertos, justamente para facilitar a interoperabilidade entre diferentes sistemas.

  • Será que o erro da questão seria "padrões proprietários"?

  • Perfeito!


ID
815590
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as seguintes atirrnativas sobre interoperabilidade.


I. A tecnologia de web services prove uma forma padrão de interoperação entrediferentes aplicações desoftwares.


ll. Interoperabilidade pode ser definida omo a habilidade de dois ou mais sistemas (omputadores, meios de omunicação, redes, software e outros componentes de tecnologia da informação) de interagir e de intercambiar dados de acordo om um método definido, de forma a obter os resultados esperados.

Ill. O único modelo arquitetural de Web Serviœs previsto pela W3C é o modelo orientado a serviços.


Assinale a attemativa que contém todas e somente as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
827953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os padrões de interoperabilidade de governo eletrônico (e-Ping) definem um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) nos serviços de governo eletrônico, estabelecendo as condições de interação entre sistemas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Motivo do gabarito B:


    "2.3. Assuntos não abordados

    A e-PING também não tem por objetivo padronizar a forma de apresentação das informações dos serviços de governo eletrônico, restringindo-se à definição dos requisitos de intercâmbio de dados e das condições de disponibilidade desses dados para os dispositivos de acesso"

    Vale ressaltar que a v.2015 do e-Ping não traz mais essas restrições quanto a forma de apresentação. Ele simplesmente se abstem de abordar o assunto.

    Bons estudos!


ID
872713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à interoperabilidade de sistemas.


Em uma mensagem SOAP sem anexos, a estrutura é composta por SOAPMessage, SOAPPart, SOAPEnvelop, SOAPHeader (opcional) e SOAPBody.

Alternativas
Comentários
  • A questão apresentada não explica o contexto a que se refere, o que pode causar confusão no momento de solucioná-la 

    Esta questão se refere a classes Java para  manipulação de mensagens SOAP. Portanto a questão está correta.

    http://docs.oracle.com/javaee/5/api/javax/xml/soap/SOAPMessage.html

  • Fora do contexto do Java SOAP é estruturada da seguinte forma:

    soap:Envelope  -  É o elemento raiz da mensagem. É este elemento que define a mensagem em questão como uma mensagem SOAP.

    soap:Header (opcional)  -  Contém informações específicas da aplicação como autenticação por exemplo. Se este elemento existir ele deve ser o primeiro elemento do envelope. 

    soap:Body  -  Carrega a informação real do envelope SOAP destinada ao serviço. É uma tag obrigatória.

    soap:Fault  -  Carrega informações de erros com o envelope SOAP.


  • Esta questão está relacionada a pacote e classes SAAJ (SOAP with Attachments API for Java) - http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/javax/xml/soap/package-summary.html 


ID
872716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à interoperabilidade de sistemas.


Em um documento XML, é viável a utilização de um arquivo DTD (document type definition) para validar os tipos de tags.

Alternativas
Comentários
  • Sim, é viável a utilização de um arquivo DTD (document type definition) para validar os tipos de tags.O DTD é semelhante ao XML Schema ao especificar as regras de validação do documento de marcaçãs (estrutura e elementos válidos). 


ID
872719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à interoperabilidade de sistemas.


De acordo com a arquitetura e-PING do governo federal, o FTP (file transfer protocol) deve ser priorizado para transferências de arquivos originários de páginas de sítios eletrônicos.

e

Alternativas
Comentários
  • 6.1.5 Os protocolos FTP e/ou HTTP devem ser utilizados para transferência de arquivos, observando suas funcionalidades para recuperação de interrupções e segurança. O HTTP deve ser priorizado para transferências de arquivos originários de páginas de sítios da Internet.

    Fonte:http://eping.governoeletronico.gov.br/
  • FTP (com re-inicialização e recuperação) conforme RFC 959 (atualizada pela RFC 2228, RFC 2640, RFC 2773, RFC 3659 e RFC 5797) e HTTP conforme RFC 2616 (atualizada pelas RFCs 2817, 5785, 6266 e 6585) para transferência de arquivos.


ID
872722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à interoperabilidade de sistemas.


Todas as mensagens SOAP são enviadas e recebidas por meio de uma conexão feita pelo SOAPConection dentro da API SAAJ.

Alternativas
Comentários
  • SOAPConection? Não seria SOAPConnection?

  • Giordanno, aí é exagero....

  • Não é exagero não. Se é Java, não funciona com uma letra errada. Faltou uma letra, trocou maiuscula por minuscula, já era. O examinador poderia estar fazendo pegadinha. Como sempre faz. E tem mais: "Todas as mensagens SOAP são enviadas e recebidas por meio de uma conexão feita pelo SOAPConection dentro da API SAAJ"?????????????????????????????

    Claro que não. Eu posso usar qualquer API que use SOAP para fazer a conexão. Não preciso ficar preso a uma API java. Posso implementar se eu quiser, usar PHP, .NET...

    O Estagiário do CESPE é terrível.

     

  • Fumou orégano kkk


ID
872725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à interoperabilidade de sistemas.


Nem toda SOAPMessage de um web service recebe retorno para liberação do método de ligação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • Alguém?

  • Galera tomando no "C*"opo.... direto com o método Nishimura. E, assim como vcs tbm, meus nobres, não achei fonte boa para justificar essa questao. Põe essa na conta do Papa!

  • Método Nishimura é meus zovos.

ID
960052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade, julgue os itens que se seguem:


A interoperabilidade, alcançada com o engajamento contínuo das pessoas envolvidas, proporciona o gerenciamento e o direcionamento de sistemas, processos e culturas de uma organização, bem como a criação de oportunidades de troca e reúso de informações, interna e externamente ao seu ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Hã?????????????????????????


ID
960055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade, julgue os itens que se seguem.

O Samba permite interoperabilidade entre sistemas Windows e Linux, por meio do protocolo e-ping.

Alternativas
Comentários
  • e-PING é um Padrão e não um protocolo.

    A arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

    Fonte: Documento de Referência da e-PING – Versão 2014, Apresentação, página 4

    Bons estudos.


ID
960061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de interoperabilidade, julgue os itens que se seguem:


A interoperabilidade define se dois componentes de um sistema desenvolvidos com ferramentas diferentes e por fornecedores diferentes podem ou não atuar em conjunto.

Alternativas

ID
985114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a interoperabilidade de sistemas, julgue os itens a seguir.


De acordo com a e-PING 2010, todos os sítios web que forneçam serviços de governo eletrônico devem ser projetados de maneira a garantir aos usuários a autenticidade do conteúdo, por meio de emissão de certificados digitais, utilizando, para isso, o protocolo HTTPS em vez de HTTP.


Alternativas
Comentários
  • Documento de Referência da e-PING – Versão 2014

    8.1.8 Os serviços de governo eletrônico devem ser projetados de maneira a garantir aos usuários a autenticidade do conteúdo por meio de emissão de certificado digital, conforme padrões preconizados pela ICP – Brasil (http://www.iti.gov.br). Nesse sentido, todos os sítios web deverão obrigatoriamente utilizar “https” ao invés de “http”.

  • Gente, não encontrei nada disso no documento de 2015. Isso não faz sentido. Emitir certificados digitais para todos os serviços do Governo Federal??!! Acho que isso tá errado. A referência de Clarck Macial não aparece no documento de 2015.

    http://eping.governoeletronico.gov.br/#p1s1

  • Prezado Alysson Morais, a questão foi referente a qual ano? 2013, correto? A documentação mencionada em minha resposta consta em 2014. Faça uma busca no google por: Documento de Referência da e-PING – Versão 2014. Infelizmente, falou sem pesquisar. Preste atenção no ano da questão.


ID
1035511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a interoperabilidade de sistemas e web services, julgue os itens seguintes.

No exemplo abaixo, a ordem em que os filhos do elemento xsl:stylesheet são dispostos não interfere na construção e na validação de seus dados, bem como não é importante para a recuperação de erros.

<xsl:stylesheetversion="1.0"
xmlns:xsl="http://www.w3.org/1999/XSL/Transfo
rm">
<xsl:importhref="..."/>
<xsl:includehref="..."/>
<xsl:strip-spaceelements="..."/>
...
</xsl:stylesheet>

Alternativas
Comentários
  • Errado, a ordem dos elementos influencia na validação dos dados usando XML Schema, por exemplo:

    Um XML Schema:

    define elementos que podem aparecer em um documento

    define atributos que podem aparecer em um documento

    define que elementos são elementos filhos

    define a ordem dos elementos filhos

    define o número de elementos filhos

    define se um elemento é vazio ou pode incluir texto

    define tipos de dados para elementos e atributos

    define valores padrão e fixos para elementos e atributos

  • O namespace usado no código "<xsl:stylesheetversion="1.0" xmlns:xsl="http://www.w3.org/1999/XSL/Transform">", assim como o prefixo (xsl) dos elementos indicam que se trata de um documento de folhas de estilos para XML, especificamente está sendo usado o XSLT (XSL Transform), que transforma um documento XML eu outro documento XML (XHTL, por exemplo).

    O XSLT possui vários elementos:

    O elemento  (xsl:import href="uri") é usado para importar conteúdos de uma folha de estilos em outra.  obrigatoriamente, deve aparecer como o primeiro filho dos nós "<xsl:stylesheet>" ou "<xsl:transform>".

    O elemento  (xsl:include href="uri") é usado para incluir conteúdos de uma folha de estilos em outra.  obrigatoriamente, deve aparecer como o primeiro filho dos nós "<xsl:stylesheet>" ou "<xsl:transform>".

    Existe uma diferença de precedência entre o arquivo importado e o importador, assim como entre o incluído e o incluidor.

    O elemento   é usado para definir os elementos nos quais espaços em branco devem ser removidos.

    Entendo que as restrições a respeito do local onde os dois primeiros elementos devem ser inseridos no código impedem que todos os elementos envolvidos possam ser ordenados de qualquer forma.

  • Acredito que o erro seja na parte de recuperação de erros. Não vi nada no código que indique que os elementos devem estar em uma ordem específica


ID
1035514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a interoperabilidade de sistemas e web services, julgue os itens seguintes.

Em suas especificações para organização e intercâmbio de informações, a e-Ping explicita a XML como linguagem para intercâmbio de dados e o Java como linguagem para desenvolvimento de aplicações interoperáveis.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Acredito que o erro está em: Java como linguagem para desenvolvimento de aplicações interoperáveis.

    Não encontre nada no e-Ping falando isso.

    http://eping.governoeletronico.gov.br/


ID
1064956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de interoperabilidade do governo federal, e-Ping, estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no e-Ping 2011:

    8.1.4 Todos os sistemas de informação do governo que forneçam serviços eletrônicos devem ser capazes de utilizar a Internet como meio de comunicação, seja diretamente ou por meio de serviços de terceiros. => Resposta CORRETA (E).

    8.1.10 Os sistemas de informação do governo federal devem prever, quando necessário e quando técnica e economicamente viável, a construção de adaptadores que permitam o acesso às informações dos serviços eletrônicos em web para uma diversidade de ambientes, apresentando tempos de resposta aceitáveis e custos reduzidos. => Erro da (D)

    8.1.8 Os serviços de governo eletrônico devem ser projetados de maneira a garantir aos usuários a autenticidade do conteúdo por meio de emissão de certificado digital, conforme padrões preconizados pela ICP – Brasil (http://www.iti.gov.br). Nesse sentido, todos os sítios web deverão obrigatoriamente utilizar “https” ao invés de “http”. => Erro da (C)

    8.1.12 Os serviços de governo eletrônico que disponibilizem documentos aos seus usuários deverão fazê-lo empregando no próprio link de acesso ao documento informação clara quanto a sua proveniência, versão, data de publicação e formato. Por data de publicação entende-se aquela em que o documento foi publicado em diário oficial, para os casos em que esta medida seja exigida, ou a data da disponibilização no sítio, para os demais casos. Outras informações sobre o documento, tais como, autor, redator, emissor, data tópica ou outras relevantes para a sua precisa caracterização, deverão constar no campo propriedades do próprio documento. => ERRO da (B)

    3.6.1.2. Adoção de navegadores (browsers)
    Como principal meio de acesso, todos os sistemas de informação de governo deverão ser acessíveis, preferencialmente, por meio de tecnologia baseada em browser; outras interfaces são permitidas em situações específicas, como em rotinas de atualização e captação de dados onde não haja alternativa tecnológica disponível baseada em navegadores. => Erro da (A)

    VAmos em frente!

  • E-PING 2015 | Dimensão Técnica | Alinhamento com a INTERNET | Todos os sistemas de informação da administração pública deverão estar alinhados com as principais especificações usadas na Internet e com a World Wide Web.

  • Questão desatualizada...


ID
1172227
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com outras instituições.

A arquitetura e-PING

Alternativas
Comentários
  • D)  Correta. Segundo a E-ping 

    "

    Para que se conquiste a interoperabilidade, as pessoas devem estar engajadas num esforço

    contínuo para assegurar que sistemas, processos e culturas de uma organização sejam

    gerenciados e direcionados para maximizar oportunidades de troca e reuso de informações.

    "

  • A implementação dessas políticas requer o desenvolvimento de sistemas contínuos de monitoramento e avaliação, a otimização dos processos de trabalho, incorporando inovações tecnológicas e gerenciais que permitam redimensionar, quantitativa e qualitativamente, os recursos humanos, orçamentários, financeiros e logísticos e o aprimoramento do atendimento ao cidadão, mediante a facilitação do acesso aos serviços públicos e o aprimoramento dos sistemas de informação.

    A arquitetura e-PING - define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.


ID
1305055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando os padrões de interoperabilidade do governo eletrônico (e-Ping) brasileiro, julgue os próximos itens.

Ainda que defina os requisitos de intercâmbio dos dados, a e-Ping não padroniza a forma de apresentação das informações dos serviços de governo eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Seção de Escopo.

           Assuntos nao abordados

  • Apenas complementando o comentário do Duilio, na nova norma de 2015 essa seção não existe mais.

  • Entendo que na norma de 2015 esse item estaria correto. 

    3. Meios de Acesso

    3.1. Especificações Técnicas para Meios de Publicação, por exemplo:

    Arquivos do tipo documento/publicaçãoTexto puro ( arquivo .txt)
    Open Document (.odt), NBR ISO/IEC 26.300:2008.
    Open Document ODF 1.2 - especificação OASIS(10)REPUB 3.0.1 http://idpf.org/epub/301R
    Portable
    Document Format - PDF ISO 32000-1:2008.....


  • Questão desatualizada

  • A arquitetura ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. 

    http://eping.governoeletronico.gov.br/

  • O ePING não tem como objetivo:

    1- Recomendar ferramentas

    2- Padronizar a forma de apresentação das informações dos serviços de governo eletrônico.

    Professor Yuri Morais - Provas de TI


ID
1448314
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, inclui políticas gerais direcionadoras das seguintes dimensões da interoperabilidade:

Alternativas
Comentários
  • A ePING considera que a interoperabilidade envolve elementos técnicos, semânticos e organizacionais, sendo políticas gerais direcionadoras dessas dimensões:

    - Dimensão Técnica

    - Dimensão Semântica

    - Dimensão Organizacional


    https://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade

  • *** SOT ***

    - Dimensão Técnica

    - Dimensão Semântica

    - Dimensão Organizacional


ID
1460284
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere o Modelo Nacional de Interoperabilidade - MNI do Poder Judiciário e do Ministério Público. De acordo com o estabelecido nesse modelo:

- Os documentos e artefatos do MNI serão mantidos e atualizados permanentemente, conforme necessário, pelo ...I... .

- Os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público terão o prazo de ....II... para implementar o MNI nos sistemas de tramitação e controle processual judicial hoje em utilização.

- Na hipótese de utilização de vários sistemas de tramitação e controle processual judicial, o tribunal poderá escolher um ou mais sistemas que serão mantidos em uso. Os demais deverão ser descontinuados no prazo máximo de ...II.... .

As lacunas correspondem, correta e respectivamente, ao que consta em:

Alternativas

ID
1545139
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para operacionalizar a evolução da e-Ping foi definido o modelo de governança, baseado em papéis, responsabilidades e atividades, cujo objetivo é garantir a manutenção e evolução dos padrões de interoperabilidade. Acerca desse modelo, relacione adequadamente as colunas.

1. Coordenação Geral e-Ping.
2.Coordenação dos Grupos de Trabalhos (GTs).
3.Coordenação dos Subgrupos.
4.Integrantes dos Subgrupos.
5.Domínio de Informação (órgãos de governo).

( ) Estudar e avaliar padrões.
( ) Atuar cooperativamente, como apoio aos órgãos de governo, na realização dos processos necessários para adequaçãoaos padrões e-Ping.
( ) Utilizar os padrões em suas aplicações.
( ) Direcionar ações e corrigir rotas de planejamento.
( ) Direcionar análises e estudos dos padrões.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
1588702
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O consórcio responsável pelo desenvolvimento de um padrão de interoperabilidade utilizado em SOA é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    SOAP (Simple Object Access Protocol), WSDL (Web Services Description Language) e UDDI (Universal Description Discovery and Integration) são exemplos de linguagens e protocolos recomentados pela W3C (World Wide Web Consortium).

     

    Isso dentro da linha de pensamento SOA (Service-Oriented Architecture).


ID
1706632
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a interoperabilidade das tecnologias de SIGs, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A) Certa. Para compartilhar informação geográfica todos os usuários devem ter uma compreensão do formato e do significado dos dados.O uso de metadados e a padronização de formatos têm sido uma das opções para esta questão. Metadados, que significa "dados sobre dados", são usados para descrever conteúdo, qualidade, e condição do dado. Padrões visam estabelecer formatos e regras de armazenamento que permitam o intercâmbio de dados e são essenciais para promover a interoperabilidade entre sistemas de informação.

    E) Certa. Muitos dos esforços de padronização, relacionados ao estabelecimento de tipos de dados e a dependência de dados espaciais, podem ser representados por XML de uma maneira simples. Isso se deve ao potencial de XML em estabelecer padrões de dados, permitindo troca eficiente de informação entre plataformas de computadores e aplicações.

    Com o objetivo de contribuir para a área de interoperabilidade de dados geográficos e fazendo uso das novas tecnologias, o INPE desenvolveu um modelo de dados geográficos genérico estabelecido através do formato denominado GeoBR (Lima Júnior et al., 2001). Trata-se de um formato para intercâmbio de dados geográficos aberto, baseado em XML e com sintaxe própria.

    Fonte: http://mtc-m16.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/jeferson/2003/12.03.09.28/doc/publicacao.pdf


ID
1731241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação a arquiteturas de integração, julgue o item subsequente.

A arquitetura orientada a serviços é forma de desenvolvimento de sistemas distribuídos em que os componentes de sistemas são serviços autônomos, razão por que, devido à interoperabilidade, as ligações entre os serviços devem ser rígidas para não provocar mudanças durante sua execução.

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura orientada a serviços é forma de desenvolvimento de sistemas distribuídos em que os componentes de sistemas são serviços autônomos, razão por que, devido à interoperabilidade, as ligações entre os serviços devem ser rígidas para não provocar mudanças durante sua execução.


    O erro da questão é o que está sublinhado. As ligações entre os serviços devem ser flexíveis com o intuito de que possa ocorrer a mudança em tempo de execução, em caso de problemas.

  • Prezados,

    A questão erra ao afirmar que as ligações entre os serviços devem ser rígidas, é justamente ao contrário.

    Portanto a questão está errada.

ID
1797520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos padrões de interoperabilidade de governo eletrônico 2013 (e-Ping), julgue o item subsecutivo.

Os sistemas de informação do governo federal devem prever a construção de adaptadores que permitam o acesso às informações dos serviços eletrônicos web e possibilitem a modificação do conteúdo de uma página web com base em protocolos de dados (XML, XSL). Para facilitar a interoperabilidade entre os serviços de governo eletrônico, o formato XML é considerado pela e-Ping um padrão preferencial de representação.

Alternativas

ID
1853059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação à arquitetura orientada a serviços, julgue o item subsequente.

A interoperabilidade permite a combinação de serviços, de modo a torná-los compostos ou desagregados.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • O erro da questão é afirmar que tornam serviços de modo compostos. A ideia é que os serviços sejam desagregados, porém interoperáveis, ou seja, comunicarem de maneira independente.

  • "O baixo acoplamento é a possibilidade de os serviços serem combinados sob demanda a fim de criar serviços compostos ou desagregados, com a mesma facilidade, em seus componentes funcionais."
    Paige Baltzan e Amy Philips - Sistemas de Informação.

     

    Nunca tinha visto questões com este livro.

  • Fui um pouquinho mais afundo, fazendo uma breve pesquisa nos conceitos de acomplamento no SOA.

    Interoperabilidade

    Uma importante necessidade para negócios e TI é a interoperabilidade, que pode ser descrita como a habilidade de diferentes sistemas se comunicarem uns com outros. A Arquitetura Orientada a Serviços é uma abordagem que pode oferecer interoperabilidade e ajudar os sistemas a permanecerem escaláveis e flexíveis enquanto crescem, além de melhorar o alinhamento entre TI e negócio.

     

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/soa-engenharia-de-software-35/20439

     

    Baixo acoplamento

    De uma forma bastante ampla, o acoplamento mede o grau de dependência entre dois sistemas ou módulos. Este conceito pode ser aplicado de forma semelhante a serviços. Quanto maior é o acoplamento, maior é a dependência entre o serviço e o cliente que o acessa, e, portanto, alterações no serviço irão demandar manutenções em maior ou menor grau em outras partes do sistema. Isto pode ser traduzido em uma palavra: manutenção. Naturalmente, o desejável é que o serviço e seu cliente estejam o mais desacoplado possível, de forma que alterações no serviço causem o menor impacto no restante dos códigos em um sistema

     

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/artigo-java-magazine-71-acoplamento-entre-servicos-soa/13918

  • O problema é que posto do jeito que está a questão está correta. Quando ele ussa o verbo permite ele amplifica o escopo. Então quer dizer que sem interoperabilidade há combinação de serviços? Eles têm que se comunicar de modo a trabalharem juntos não?

    Ao tentar dificultar o a questão o examinador se enrolou.

  • O gabarito é Errado.

     

    Observando novamente a questão, achei estranho o ou na frase, pois compostos e desagregados não se opõem, mas se complementam. No meu entendimento, os serviços devem ser compostos e desagregados. 


ID
1853110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito da ferramenta SonarQube e da interoperabilidade de sistemas, julgue o seguinte item.

No SonarQube, mesmo com as permissões de segurança, nem todas as tags de regras podem ser removidas.

Alternativas
Comentários
  • The 2 following actions are available only if you have the right permissions ("Administer Quality Profiles and Gates"):

    Add/Remove Tags:

    * It is possible to add existing tags on a rule, or to create new ones (just enter a new name while typing in the text field).

    * Note that some rules have built-in tags that you cannot remove - they are provided by the plugins which contribute the rules.

    Extend Description: 

    * Extending rule descriptions is useful to let users know how your organization is using a particular rule for instance or to give more insight on a rule. 

    * Note that the extension will be available to non-admin users as a normal part of the rule details.

  • o cara pra entender desse nível do sonar só pode é ter desenvolvido o sonar


ID
1864927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à interoperabilidade de sistemas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) Os documentos formatados como XML não contêm todas as instruções necessárias para a exibição de dados, razão pela qual não dispensam aplicativos complementares para decidir como esses dados serão apresentados.

    c) Os diretórios UDDI são catálogos de web services que descrevem o negócio e os serviços disponíveis por meio das páginas amarelas, as quais definem as principais características da companhia, e das páginas verdes, as quais detalham a interface para o serviço.

    d) Os documentos WSDL disponibilizam a metodologia necessária para a integração entre os aplicativos e os web services, especificando informações de entrada e saída do serviço, indicando os formatos de solicitações e respostas.

    e) A arquitetura ePING consiste em um conjunto mínimo de informações técnicas que regulamentam os padrões de interoperabilidade de governo eletrônico, definindo as condições de interação dentro das diversas esferas do governo. As áreas cobertas pela ePING estão segmentadas em interconexão, segurança, meios de acesso, organização e intercâmbio de informações e integração para governo eletrônico.

  •  brancas (empresas), amarelas (serviços) e verdes (especificações WSDL). 

     

  • A) Mensagens SOAP possuem estrutura que descreve uma chamada de método, contendo alguma solicitação ou resposta. Considerando uma solicitação, o corpo da mensagem SOAP deve conter instruções para outra máquina executar determinada tarefa de forma remota.

    Por eliminação, essa é a menos errada. Me causou estranheza o termo "deve conter instruções para outra máquina", visto que web services consomem serviços fornecidos nas interfaces de outros serviços.

    Algueḿ tem uma boa fonte com essa afirmação?

    B) Os documentos formatados como XML contêm todas as instruções necessárias para a exibição de dados, razão pela qual dispensam aplicativos complementares para decidir como esses dados serão apresentados.

    C) Os diretórios UDDI são catálogos de web services que descrevem o negócio e os serviços disponíveis por meio das páginas amarelas, as quais definem as principais características da companhia, e das páginas brancas, as quais detalham a interface para o serviço.

    Errado. Essa é a definição de WSDL.

    D) Os documentos WSDL disponibilizam a metodologia necessária para a integração entre os aplicativos e os web services, especificando informações de entrada e saída do serviço, sem indicar os formatos de solicitações e respostas.

    A WSDL é usada para descrições de serviço, não para disponibilizar metodologia. Ela define um esquema XML para representar os componentes de uma descrição de serviço, os quais incluem, por exemplo, os nomes de elemento definições, tipos, mensagens, interface, vínculos e serviços

    E) A arquitetura ePING consiste em um conjunto mínimo de informações técnicas que regulamentam os padrões de interoperabilidade de governo eletrônico, definindo as condições de interação dentro das diversas esferas do governo. As áreas cobertas pela ePING estão segmentadas em interconexão, segurança, planejamento, fiscalização e integração para governo eletrônico.

    Segmentação: Interconexão, Segurança, Meios de Acesso, Organização e Intercâmbio de informações, Áreas de Integração para Governo Eletrônico.

    Fonte:

    [1] Sistemas Distribuidos, George Coulouris.

  • White Pages / Páginas Brancas-  Provê informações sobre a empresa que fornece o serviço. Yellow Pages / Páginas Amarelas- Provê informações sobre a classificação do serviço ou do negócio (Categorias). Green pages / Páginas Verdes- São usadas para descrever como acessar o serviço, que são informações técnicas sobre o serviço

ID
1874578
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à interoperabilidade, analise as afirmativas a seguir.

I. De acordo com a International Standards Organisation (ISO), a interoperabilidade é definida como “habilidade de dois ou mais sistemas (computadores, meios de comunicação, redes, software e outros componentes de tecnologia da informação) de interagir e de intercambiar dados de acordo com um método definido, de forma a obter os resultados esperados.".

II. A e-PING, arquitetura de interoperabilidade especificada pelo Governo Federal Brasileiro, é concebida como uma estrutura básica para a estratégia de governo eletrônico, aplicada inicialmente ao governo federal - Poder Executivo, não restringindo a participação, por adesão voluntária, de outros Poderes e esferas de governo.

III. A tecnologia de Web Services é recomendada como solução de interoperabilidade da e-PING. A e-PING recomenda a utilização do protocolo Common Object Request Broker Architecture (CORBA) para interconexão em arquiteturas descentralizadas e/ou distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Sobre o erro da III: Seria o SOAP?

    http://eping.governoeletronico.gov.br/

    5. Áreas de Integração para Governo Eletrônico

    5.1. Especificações Técnicas

    tabela 18


ID
1875076
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a interoperabilidade de sistemas operacionais, voltando-se principalmente para o compartilhamento de arquivos na rede local, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2134918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à interoperabilidade de sistemas, julgue o item subsequente.

Os documentos técnicos e de suporte necessários a desenvolvedores que utilizem web services não são armazenados no registro do UDDI.

Alternativas
Comentários
  • UDDI apenas guarda metadados, não armazena arquivos WSDL.

  • As principais tecnologias dos Web Services são: SOAP, WSDL e UDDI.

    SOAP é a estrutura de empacotamento padrão para transportar documentos XML através de protocolos da Internet (HTTP, SMTP, FTP).

    WSDL é a tecnologia que padroniza a descrição da interface de um Web Service e será visto mais profundamente no restante do artigo.

    UDDI é o repositório mundial de Web Services utilizado para publicar e/ou descobrir serviços que já foram criados e utilizar os já existentes.

    Registros UDDI são documentos XML que contêm essencialmente metadados sobre os serviços. Esses metadados são, principalmente, o nome dos web services, além dos nomes das operações de cada web service bem como os respectivos argumentos e retornos de cada operação.


ID
2134921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à interoperabilidade de sistemas, julgue o item subsequente.

Conexões REST devem conter todas as informações necessárias para que a conexão seja completada.

Alternativas
Comentários
  • Conexões REST deixa um pouco confuso, faz pensar 2 vezes, acho que melhor seria usar o termo REQUISIÇÕES REST, mas ok.

  • Como as comunicações em REST são stateless, é preciso passar toda a informação necessária.

  • O termo conexão só não está de todo errado poi usa uma conexão HTTP. Mas, deixa uma pulga atrás da orelha viu.

  • Acredito que cabe recurso pois o protocolo HTTP, utilizado pelo REST, é do tipo "connectionless protocol", ou seja, não se estabelece uma conexão. Falar em conexão REST já invalida a questão inteira. Sou desenvolvedor de APIs RESTful e posso dizer com propriedade que não se estabelece uma conexão. É feita uma requisição à um recurso e uma resposta é enviada, não existe qualquer controle de conexão ou transferência de dados.

  • A questão pediu "informações necessárias", e realmente as informações necessárias o REST deve (obrigatoriamente) fornecer!


ID
2680360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos padrões de interoperabilidade em saúde, julgue o seguinte item, com base na Portaria n.º 2.073/GM/MS/2011.

A coordenação para implementação dos usos dos padrões em saúde e de interoperabilidade deverá ser feita pelo grupo de trabalho de gestão da câmara técnica da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Alternativas
Comentários
  • Questão n. 05) CERTO - Capítulo III - Da operacionalização e implementação dos padrões de informação em saúde e de interoperabilidade. Art. 8º A implementação dos usos dos padrões de informação em saúde e de interoperabilidade será coordenada pelo Grupo de Trabalho de Gestão da Câmara Técnica da CIT, ao qual caberá: I - definir os sistemas a serem padronizados, com prioridade para os sistemas de base nacional vinculados à atenção primária à saúde; e; II - mapear mensagens a serem trocadas, indicando o conjunto de ontologias, terminologias e classificações em saúde aplicáveis. Art. 9º Para implementar a utilização dos padrões de interoperabilidade, caberá ao Ministério da Saúde: I - prover capacitação, qualificação e educação permanente dos profissionais envolvidos no uso e na implementação dos padrões de interoperabilidade; II - garantir aos entes federados a disponibilização de todos os dados transmitidos, consolidados ou em sua composição plena; e III - prover plataforma de interoperabilidade para troca de informações entre os sistemas do SUS. Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2073_31_08_2011.html

  • GABARITO: CERTO.

  • Esta no filtro da PF...

    To mais por fora que bun.. de índio...

  • Portaria n.º 2.073/GM/MS/2011.

    CAPÍTULO III

    DA OPERACIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS PADRÕES DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE E DE INTEROPERABILIDADE

    Art. 8º A implementação dos usos dos padrões de informação em saúde e de interoperabilidade será coordenada pelo Grupo de Trabalho de Gestão da Câmara Técnica da CIT, ao qual caberá:

  • Eu resolvi da seguinte maneira:

    COORDENAÇÃO (característica do SIG) para implementação de <qualquer coisa> deverá ser feita por <qualquer coisa> DE GESTÃO (característica gerencial) de <qualquer lugar> = Sistema de Informação Gerencial (SIG).


ID
2986807
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação às formas de permitir a interoperabilidade dos sistemas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Um serviço de registro UDDI é um  que gerencia informação sobre provedores, implementações e metadados de serviços. Provedores de serviços podem utilizar UDDI para publicar os serviços que eles oferecem. Usuários de serviços podem usar UDDI para descobrir serviços que lhes interessem e obter os metadados necessários .

  • Resposta: B


ID
3255022
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de tecnologias para interoperabilidade de sistemas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D está errado serviços de rest são stateless (não guarda o estado da requisição anterior).

    Bons estudos.

  • Gabarito: A

    OAuth 2 é um protocolo de autorização que permite que uma aplicação se autentique em outra. Para que isso aconteça, uma aplicação pede permissão de acesso para um usuário, sem que para isso ela tenha acesso a alguma senha dele. O usuário pode conceder ou não o acesso à aplicação. Depois da permissão ser aceita, caso o usuário precise alterar a senha de acesso, a permissão continuará válida para a aplicação e, caso necessário, a permissão dada à aplicação pode ser revogada a qualquer momento também.

    Provavelmente você já clicou em algum botão escrito “Logar com sua conta do Google” ou “Logar com sua conta do Facebook” quando você está em alguma outra aplicação, para evitar de ter que fazer na mão algum cadastro. Neste caso, você está dando a autorização de uma aplicação terceira a usar os recursos da sua aplicação, neste caso o Google ou o Facebook. Essas aplicações têm acesso limitado às informações de usuários através do protocolo HTTP. OAuth 2 é utilizado nos mais diversos tipos de autenticação, como em telas de login e na autenticação de APIs (Application Programming Interface).

    Fonte: https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-oauth-2/