SóProvas


ID
1853140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do sistema operacional Linux em ambiente de rede, julgue o item a seguir.

O sistema Linux possui kernel monolítico e arquitetura monousuário, o que aumenta a segurança.

Alternativas
Comentários
  • Kernel Monolítico :: Monolítico vem da palavra monólito, formado de uma só pedra, que forma um só bloco. 

    porém a parte do "monousuário" está errada!

    Linux que tem sua arquitetura multi-usuários

    http://e-tinet.com/linux/5-motivos-para-usar-linux/

  • ·  MONOLÍTICA – É a mais comum.

    o  O sistema todo é executado como único programa no modo núcleo.

    o  Dividido por modo núcleo e modo usuário.

    o  O sistema operacional é escrito como uma coleção de rotinas, ligadas a um único binário executável. Cada rotina do sistema tem uma interface bem definida quanto a parâmetros e resultados e cada uma delas é livre para chamar qualquer outra.


    A palavra multiusuário (português brasileiro) ou multiutilizador (português europeu) é um termo que define um sistema operacional que permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador. Todos os sistemas de tempo compartilhado são sistemas multiusuários, mas a maioria dos sistemas de processamento em lote para mainframes também são, para evitar deixar a UCP ociosa enquanto espera que operações de entrada/saída sejam concluídas.

    O exemplo mais óbvio é um servidor Unix onde múltiplos usuários têm acesso via Telnet ou SSH ao "prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo. Outro exemplo usa várias sessões do X espalhadas por múltiplos monitores alimentados por uma única máquina.

    O termo oposto, monousuário (português brasileiro) ou monoutilizador (português europeu), é usado mais comumente quando se fala sobre um sistema operacional utilizável por uma pessoa de cada vez, ou em referência a um termo de uso individual de software.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiusu%C3%A1rio

  • Gabarito: E

    Linux tem arquitetura multiusuário.

  • GABARITO ERRADO.

     

    Os recursos multiusuário lhe permite acessar o sistema de qualquer lugar sem instalar nenhum driver, ou programa gigante, apenas através de conexões TCP/IP, como a Internet.

    Também é possível acessar o sistema localmente com vários usuários (cada um executando tarefas completamente independente dos outros) através dos Terminais Virtuais.

    Faça um teste: pressione ao mesmo tempo a tecla ALT e F2 e você será levado para o segundo Terminal Virtual, pressione novamente ALT e F1 para retornar ao anterior.

  • Gabarito Errado

    Linux é multiusuário.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Nunca esqueçam que Linux tb come M&Ms

    Multiusuário

    Multiplataforma

    Multitarefa

    Multiprocessador

  • Linux possui kernel monolítico e arquitetura multiusuário, não monousuário.

  • Não apenas deixa a questão errada ser monousuário. Um núcleo monolítico não traz a mesma segurança de um micronucleo ou microkernel. Simplesmente pelo fato de que processos de usuário serão mantidos fora do kernel possibilitando maior segurança em relação ao monolítico em que todos os processos passam por ele.

  • essa parte de aumenta a segurança, tem alguma coisa haver??

  • Gabarito: Errado

    Aumenta a segurança por ser monolítico. Porém a questão está errada quando cita que é uma arquitetura de monousuário. Na verdade ela é multiusuário, multitarefa, multiprogramação e monolítico (monolítico quer dizer que o kernel é executado em uma área restrita e supervisionada na memória, por isso é segura).

  • A intenção do Marcelo pode até ter sido das melhores, mas a informação que ele trouxe, não.

    Vejam, de fato, a assertiva não é lídima por afirmar que o núcleo do S.O. do Linux é monousuário, porquanto não é, é multiusuário, diferente do do Windows.

    Contudo, além desse erro, a questão peca, também, em dizer que sendo monolítico, será mais seguro. Ora, não é verdade, já que o kernel monolítico reúne todas as principais funções do Sistema Operacional dentro do kernel, tendo um MELHOR DESEMPENHO; por reunir todas as principais funções, uma falha em uma delas, derrubará todo o SO. Por outro lado, o microkernel gerencia as funções mais necessárias e tem uma SEGURANÇA MAIOR.

    Enquanto o monolítico tenta colocar todas funções principais do sistema operacional dentro do kernel, dentro de um processo especial que tem diversos privilégios, o microkernel tenta colocar só o necessário e deixar tudo o que não precisa estar no núcleo central como serviços auxiliares em processos diferentes e sem privilégios especiais.

    O monolítico costuma ter melhor performance porque faz menos mudanças de contexto. Por ter um acesso privilegiado em muitas funções pode executar de forma mais eficiente.

    O micronúcleo (microkernel) tende a ser mais confiável e seguro. Uma falha em componentes auxiliares não derruba todo o sistema operacional.

    https://pt.stackoverflow.com/questions/114911/quais-as-diferen%C3%A7as-entre-kernel-e-microkernel#:~:text=Enquanto%20o%20monol%C3%ADtico%20tenta%20colocar,em%20processos%20diferentes%20e%20sem

  • Eu li "monossauro"... krlho, que que eu tô fazendo da minha vida?

  • Errado.

    O Linux é monolítico e MULTIUSUÁRIO.

    Kernel = núcleo

  • errado

    O sistema Linux possui kernel monolítico e arquitetura monousuário (MULTIUSUARIO), o que aumenta a segurança.