SóProvas


ID
1853818
Banca
UNA Concursos
Órgão
Prefeitura de São Sebastião do Caí - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os psicofármacos são um recurso para o tratamento em Saúde Mental, entretanto apresentam algumas particularidades que o profissional do serviço deve conhecer para prestar uma assistência adequada ao paciente. Levando em consideração as principais medicações utilizadas, assinale V (para verdadeiras) e F (para falsas) nas afirmativas à seguir:

( ) Os neurolépticos também chamados de antipsicóticos, agem basicamente bloqueando a transmissão da dopamina no cérebro porém não são efetivos no manejo das situações de agitação grave por causarem o efeito de “impregnação motora".

( ) Todos os benzodiazepínicos agem de maneira idêntica: eles ativam o sistema inibitório da função neuronal. Seu sintoma-alvo principal é a ansiedade, seja por reação aguda ao estresse, em crises psicóticas ou em quadros “primários" de transtorno de ansiedade. Também podem ser úteis na síndrome de abstinência tanto de álcool quanto de cocaína ou crack.

( ) Os antidepressivos apesar de não produzirem fenômenos biológicos de tolerância e dependência, pode representar ao seu usuário uma posição de “doente" ou “deprimido". As informações mais preciosas na escolha são a dosagem e o tempo esperado para efeito (aproximadamente duas semanas de uso).

( ) Os estabilizadores de humor agrupam algumas medicações que foram descobertas como capazes de evitar os ciclos de elevações e depressões patológicas do humor, características nos transtornos bipolares. O carbonato de lítio deixou de ser a droga padrão para o tratamento de episódios de mania, hipomania e depressão no paciente bipolar.

De acordo com as afirmações marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • gab B

  • Os neurolépticos também chamados de antipsicóticos, agem basicamente bloqueando a transmissão da dopamina no cérebro porém não são (F) efetivos no manejo das situações de agitação grave por causarem o efeito de “impregnação motora".

    Todos os benzodiazepínicos agem de maneira idêntica: eles ativam o sistema inibitório da função neuronal. Seu sintoma-alvo principal é a ansiedade, seja por reação aguda ao estresse, em crises psicóticas ou em quadros “primários" de transtorno de ansiedade. Também podem ser úteis na síndrome de abstinência tanto de álcool quanto de cocaína ou crack.

    Os antidepressivos apesar de não produzirem fenômenos biológicos de tolerância e dependência, pode representar ao seu usuário uma posição de “doente" ou “deprimido". As informações mais preciosas na escolha são a dosagem e o tempo esperado para efeito (aproximadamente duas semanas de uso).

    Os estabilizadores de humor agrupam algumas medicações que foram descobertas como capazes de evitar os ciclos de elevações e depressões patológicas do humor, características nos transtornos bipolares. O carbonato de lítio deixou de ser a droga padrão (F) para o tratamento de episódios de mania, hipomania e depressão no paciente bipolar.

    Gabarito: B