SóProvas


ID
1854004
Banca
UNA Concursos
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

OBS: Não serão exigidas as alterações introduzidas pelo Decreto Federal 6.583/2008 - Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, alterado pelo Decreto nº 7.875/2012 que prevê que a implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1° de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.".  

                                              A fragilidade da vida  

      A ideia de que a vida é frágil demais nos assusta .......... cada instante!

      Remete-nos à reflexão importante sobre o modo de ser do homem contemporâneo. Este homem que trabalha, trabalha e trabalha e que nunca se encontra realizado profissionalmente, vivendo em uma busca constante, em sua __________ profissional e pessoal. Cada vez mais vivemos numa sociedade da técnica, sociedade esta, digitalizada, em que tudo parece previsível, passível de transformação numérica. E é justamente no íntimo dessa convicção sobre o exato, que o inesperado faz sua intromissão devastadora, deixando marcas na história da humanidade. Na forma brutal, de um acidente fatal, onde a morte aproxima-se no recôndito do corpo de pessoas que estavam em um avião, que se abate sobre um edifício, causando-nos tamanha perplexidade e um sentimento enorme de impotência.  

      O desenvolvimento científico dos últimos anos, em progressão geométrica, __________ criado condições para uma vida saudável e uma idade avançada, um prolongamento da expectativa de vida que não conhecíamos .......... alguns poucos decênios passados. Somos com isso induzidos a uma segurança absoluta. O __________ torna-se permanente até que o inesperado acontece e leva-nos .......... ter uma nova concepção de vida. O tempo tem nova dimensão na velocidade dos acontecimentos que passam por nós numa sucessão ininterrupta, tudo reduzindo ao instante presente como se fosse eterno. Os dias não __________ fim com o por do sol, prolongando-se pelas noites que se estendem até o raiar do sol. 

      No entanto, apesar de tudo isso, é terrível constatar que a vida humana é muito frágil. Nossos dias passam velozes. Não nos adianta toda a segurança do mundo, toda a riqueza e poder. Estamos sujeitos sempre aos incômodos, incluindo-se as doenças e .......... morte. Portanto, devemos viver nossos dias com sabedoria, pois, a vida é uma só, uma única e poderosa oportunidade para realizarmos projetos grandiosos e enobrecedores, capazes de produzir efeitos enriquecedores nos outros e principalmente em nós mesmos. Para isso, olhe ao seu redor, perceba o reflexo que causa nos demais, perceba como se sente perante os mesmos e todos os dias perante você próprio. Faça uma autoanálise de como está vivendo.  

      O que me fez ficar pensando hoje foi o fato de a vida ser tão frágil. Em um momento estamos aqui bem, e em outro, em um piscar de olhos, não estamos mais. Tal fato contribuiu e muito para que eu refletisse e decidisse a viver cada momento, aproveitar cada oportunidade, ficar junto de quem gosto o máximo de tempo possível. Sei que é difícil, mas acho que tenho que parar de esperar que as coisas melhorem, que o trabalho diminua, que eu tenha mais dinheiro, que eu encontre um grande amor para aproveitar o que a vida está me oferecendo agora.

      Não sei se estarei aqui daqui a um dia, daqui a um mês, daqui a um ano. Estarei aqui o tempo que me for permitido e quero que esse seja o melhor tempo de todos.  

      (Marizete Furbino – disponível em www.portaldafamilia.org/artigos - adaptado) 

Em “Sei que é difícil, mas acho que tenho..." a autora usou uma figura de linguagem, a:

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

     

  • GAB:A

     

    ELIPSE

    Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos:

     

     “ (EU) Sei que é difícil, mas acho que (Eu) tenho..." .

  • GABARITO A

     

    Tal fato contribuiu e muito para que eu refletisse e decidisse a viver cada momento, aproveitar cada oportunidade, ficar junto de quem gosto o máximo de tempo possível. Sei que é difícil, mas acho que tenho [...] 

     

    Elipse é a omissão de um termo já expressado anteriormente. O que é difícil?  [...] viver cada momento, aproveitar cada oportunidade, ficar junto de quem gosto o máximo de tempo possível.

     

     

    bons estudos

  • a) elipse.

     

     

    Elipse: É a omissão de um termo ou oração que facilmente podemos subentender no contexto. É uma espécie de economia de palavras. 

    Exemplo:
    As mãos eram pequenas e os dedos, finos e delicados. [elipse do verbo eram]

     

     

    FONTE: CEGALLA

  • GABARITO: LETRA A

    Elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto.

    “Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia)

    FONTE: BRASILESCOLA.UOL.COM.BR

  • A alternativa correta é a letra "A". Analisando todas as assertivas temos:

    A) ELIPSE: A elipse se caracteriza pela omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto, como, por exemplo, pela desinência número-pessoal do verbo. Este é o caso da frase trazida pela questão, qual seja, "(EU) sei que é difícil, mas (EU) acho que tenho...". Importante trazer uma breve menção à figura de linguagem chamada ZEUGMA, muito semelhante à ELIPSE, diferindo-se desta por ser uma omissão de um termo expressamente previsto no período. EX: Nós compramos um carro; Isabel, uma casa. Note que a vírgula nesse exemplo serve para demonstrar a omissão do verbo "comprar" expressamente escrito anteriormente.

    B) HIPÉRBOLE: A hipérbole é o exagero, utilizado para dar ênfase à frase. Por exemplo: Faz uma década que espero por este concurso!

    C) METÁFORA: A metáfora é uma comparação que, entretanto, não utiliza nexos (como, assim como, tal qual). Ex: Aquela menina é uma flor (é bonita como uma flor). A mulher me encarou e seu olhar era pedra (era rígido, frio como uma pedra).

    D) PROSOPOPEIA: A prosopopeia ou personificação é a atribuição de sentimentos e características humanas a seres inanimados ou a animais. Ex: A Amazônia chora com o desmatamento (em tese o ato de chorar é uma característica humana, não atribuível às plantas).

    Espero ter contribuído com o conhecimento dos colegas. Qualquer equívoco, avisem-me para que possa corrigi-lo e não prejudicar ninguém.