Gabarito D: De acordo com Kaplan e Norton,43 para que as organizações modernas possam “navegar” em um futuro mais competitivo, de tecnologia avançada e com pessoas cada vez mais capacitadas, será necessário mais do que apenas monitorar dados financeiros do desempenho passado.
Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através do investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação.
Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
Kaplan e Norton, 1996.
44 Paludo, 2010.
45 Kaplan e Norton, 1996.
Existem sete passos para a implementação do papel estratégico de RH Brian (2001).
Passo 1 - Definir com clareza a Estratégia de Negócios
Passo 2: Desenvolver um argumento de negócios para RH como Ativo Estratégico.
Passo 3: Criar um Mapa Estratégico
Passo 4: Identificar os produtos de RH dentro do Mapa Estratégico
Passo 5: Alinhe a Arquitetura de RH aos Produtos de RH
Passo 6: Projete o Sistema Estratégico de Mensuração de RH
Passo 7: Implemente a Gestão por Mensuração