SóProvas



Questões de Novas Tecnologias de RH


ID
15901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de recursos humanos.

O uso da tecnologia da informação possibilita não apenas a automação de atividades básicas da gestão de recursos humanos, como folha de pagamentos, mas também o armazenamento e a análise de dados utilizados no planejamento e na tomada de decisão em recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Vou citar alguns exemplos do uso da TI na área de RH, sem ser a tradicional "folha de pagamentos":

    - sistema de avaliação de desempenho e acompanhamento funcional;
    - sistema de planejamento de treinamentos;
    - gestão dos conhecimentos do corpo funcional;
    - banco de talentos.
  • TI nada mais é do que o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Logo, sua utilização trará ganhos não apenas para a automação de atividades básicas do RH como também no armazenamento e análise de dados, o que ajudará na tomada de decisão.

    Basta imaginar a situação em que um gestor procura um determinada informação sobre seus subordinados. No esquema antigo, ele deveria procurar ficha por ficha para fazer uma mapeamento. Nas empresas com TI, basta pressionar uma tecla que o sistema faz o mapeamento.

    Questão CORRETA
  • É mais simples tentar dizer algo em que não é possível o uso da TI do que onde ela é útil. Qualquer função da empresa pode receber, hoje, o apoio da TI.
  • O uso da tecnologia da informação na administração dos recursos humanos é, cada vez mais, um requisito indispensável para empresas que buscam competir em uma economia globalizada. Esses departamentos estão descobrindo, cada vez mais, que a tecnologia é a aliada perfeita para otimizar a gestão e os custos de serviço por empregado.

    O uso de sistemas para a gestão de recursos humanos permite aos chefes e supervisores realizar avaliações e planejar táticas operacionais com base em dados mais claros e acessíveis. Ao mesmo tempo, dá mais autonomia aos empregados, que se tornam responsáveis pelo uso e benefício que obtêm dos sistemas.

    Nas avaliações de desempenho, por exemplo, os sistemas de gestão de recursos humanos contam com ferramentas que possibilitam a avaliação do empregado não só por seu supervisor direto, mas também por seus parceiros de trabalho e, em alguns casos, até por fontes externas, como fornecedores ou clientes.

    Outro benefício que a tecnologia aplicada à administração de recursos humanos oferece é a redução dos custos das tarefas administrativa. O investimento nestes sistemas é relevante quando são instalados pela primeira vez, mas seus custos de manutenção costumam ser muito baixos e, em médio e longo prazos, têm impacto muito positivo sobre os resultados finais, remunerando amplamente o investimento. Além disso, a adoção da tecnologia abre portas para iniciativas mais importantes, como os programas de capacitação.

    Uma das áreas em que o uso da tecnologia da informação pode ter um impacto direto é a de capacitação profissional. As empresas obtêm enormes benefícios ao utilizar treinamentos virtuais tais como eliminação ou redução de custos relacionados a viagens, transporte e perdas de horas de trabalho do pessoal.

    Bons estudos!!

  • EM OUTRAS PALAVRAS, A TI FAVORECE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG), TRATA-SE DE UM SISTEMA PLANEJADO DE COLHER, PROCESSAR, ARMAZENAR E DISSEMINAR INFORMAÇÃO, DE MODO A PERMITIR A TOMADA DE DECISÃO EFICAZ PELOS GERENTES ENVOLVIDOS. AS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO GERENCIAL EM UMA ORGANIZAÇÃO SÃO AMPLAS E VARIADAS E EXIGEM A ATUAÇÃO DE CONTADORES, AUDITORES, PESQUISADORES DE MERCADO, ANALISTAS E UM ENORME NÚMERO DE ESPECIALISTAS DE STAFF.

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
226966
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um analista de RH de uma empresa de serviços precisa elaborar os relatórios gerenciais acerca dos trabalhos desenvolvidos sob sua responsabilidade. Esses relatórios alimentam o sistema de informação que possibilita a gestão de desempenho da área de RH. Assinale a afirmativa que apresenta uma justificativa correta para a existência desses relatórios gerenciais.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA A
    a) Fornecem dados para o Sistema de Informação Gerencial da empresa, facilitando a tomada de decisão 
    (CERTO).
    b) Fornecem informações sigilosas de modo que os funcionários não tenham acesso a elas 
    (não necessariamente são sigilosos, por exemplo, o relatório do clima organizacional será divulgado aos funcionários no final do processo, ou seja, terão acesso futuramente).
    c) Fornecem informações essenciais para ambientes inovadores, mas não se adaptam a cenários conservadores 
    (são relatórios que se adaptam a qualquer ambiente, não existe esta diferenciação).
    d) Põem em evidência a empresa de modo que a comunidade possa saber o que ocorre na área de RH 
    (são relatórios para uso interno da área de RH).
    e) Subsidiam negociações sindicais porque trazem informações sobre o cumprimento da legislação (são relatórios para uso interno da área de RH).
  • Sistema de informação de gestão ou sistema de informações gerenciais (SIG; do inglês, management information system—MIS) é um sistema de informação, tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização.[1] A WordNet descreve um sistema de informação como "um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização".[2]

    Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefónicas, e os dados propriamente ditos. As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

  • errrei pois confundi. correta a questao

    O ponto de partida para um sistema de informação de RH é o banco de DADOS. O objetivo final é abastecer as gerencias de informação.

     

         ENTRADA:                                                    PROCESSAMENTO                                                    INFORMAÇÕES

    DADOS (cartão de ponto)--------->BANCO DE DADOS(cadastro de pessoal)------------------>Folha de pagamento e relatórios.

    Assim, os relatorios(informações) advém dos dados.

     


ID
227038
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área de RH tem desenvolvido diferentes tipos de relatórios que compõem o Sistema de Informação para a área de RH. Sobre os relatórios gerados pela área de RH, pode-se dizer que

Alternativas
Comentários
  • qualquer relatorio serve apenas para analise e tomada de decisao , por parte do gestor.
  • Sistema de informação é o gerenciamento do fluxo de dados na organização. Auxilia no planejamento, na implementação e no controle de processos de RH.

    O SIG - Sistema de Informações Gerenciais - é um sistema que permite a tomada de decisões eficazes/eficientes pelos gerentes envolvidos. Deve proporcionar informação oportuna e relevante, trazendo vantagem competitiva à organização.

    Cristiana Duran (EVP)
  • Uma dica: quando uma questão falar sobre TOMADA DE DECISÕES, ou quando fizer uma associação entre processamento de dados (matéria prima de um SIG), análise de relatórios e tomada de decisões, é muito provável que ela esteja esteja falando sobre SIG (Sistema de Informação Gerencial). Bons estudos para todos!!!!

  • Gabarito: E

    fornecem informações sobre a força de trabalho e servem para subsidiar decisões relacionadas à gestão de pessoas.



ID
336103
Banca
IPAD
Órgão
COREN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre sistema de informação de pessoal assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C  - 

    De acordo com Drucker,41

    Sistema de Informação de RH é um sistema utilizado para coletar, registrar, armazenar, analisar e recuperar dados a respeito dos recursos humanos da organização. A maioria dos sistemas de informação de RH é computadorizada.

    Basicamente, um Sistema de Informações Gerenciais possibilita a redução de custos e de tempo na análise das informações, bem como possibilita maior qualidade na tomada de decisões gerenciais.

    Naturalmente, os gerentes da área de RH podem tomar melhores decisões quando recebem mais informações dos funcionários e em um tempo menor. Os relatórios gerenciais proporcionados pelo SIG facilitam em muito o trabalho da área de RH.

    Entre os “produtos” de um sistema de informações gerenciais, temos: relatórios legais (de acordo com a legislação trabalhista), informações sobre faltas e férias dos funcionários, folha de pagamento, banco de talentos etc.

  • O sistema de informação de pessoal dificulta o planejamento organizacional, muito pelo contrário, irá beneficiar!


ID
617884
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação ao funcionamento do Sistema de Informações Gerenciais de RH, marque a alternativa que apresente a sequência correta é a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D

    Fonte: http://alunoesperto.com/monitoracao-e-resultados-relativos-a-gestao-de-pessoas

    O Sistema de informação gerencial (SIG) é um sistema planejado de colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes envolvidos. O sistema de informação ocupa um papel importante no desempenho dos gerentes, principalmente nas tarefas de planejamento e de controle. Sob o aspecto específico de controle, o SIG deve proporcionar informação oportuna e relevante para que os gerentes possam fazer uso do controle antecipado em relação à ação, permitindo à organização uma vantagem competitiva quanto a seus concorrentes.

ID
703264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de pessoas, além de concentrar-se no alcance de objetivos
organizacionais, contribui para satisfação de objetivos individuais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Apesar de sua indiscutível relevância para as rotinas de gestão de folha de pagamento, sistemas de informações gerenciais agregam pouco valor às atividades estratégicas de gestão de pessoas que interessam aos tomadores de decisão.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    Erro da questão: "agregam pouco valor".
    Ao contrário, agregam muito valor. Os sistemas de informações gerenciais fornecem muitas informações e relatórios gerenciais essenciais para a tomada de decisão sobre gestão estratégica de RH.
  •              Sistema de Informações Gerenciais (SIG) : Processa os dados e gera informações que são utilizados no processo decisório da organização. Os sistemas de informações gerenciais podem trazer os seguintes benefícios:
    1.Redução de custos nas operações.
    2.Melhoria no acesso às informações – relatórios mais rápidos e fáceis.
    3.Melhoria na produtividade e nos serviços oferecidos.
    4.Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações precisas.
    5.Estímulo à maior interação entre os tomadores de decisão.
    6.Fornecimento de melhores projeções de efeitos das decisões.
    7.Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações.
    8.Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema.
    9.Redução do grau de centralização de decisões na empresa.
    10.Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

    Fonte:Casa do Concurseiro
  • SIG são sistemas planejados para colher, processar, armazenar e disseminar informação de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos executivos envolvidos. (Chiavenato, 2009, p.456)
  • Questão de 2012.


    Aconteceu alguma coisa grave com a CESPE em 2012?


    Acho que esse nível de facilidade NUNCA MAIS se repetirá.

  • Meu caro Gabriel Silva, aconteceu este ano de 2016 na prova do INSS...o CESPE surtou de vez.

  • Gabarito Errado.

    Ao contrário, agregam muito valor. Os sistemas de informações gerenciais fornecem muitas informações e relatórios gerenciais essenciais para a tomada de decisão sobre gestão estratégica de RH.


ID
736237
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As limitações dos métodos tradicionais de avaliação do desempenho têm levado as organizações a buscar soluções criativas e inovadoras. É correto afirmar que o sistema utilizado intensamente nas organizações, no qual cada pessoa se avalia constantemente quanto à sua performance, eficiência e eficácia, tendo em vista determinados parâmetros fornecidos pelo seu superior ou pela tarefa é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • A autoavaliação de desempenho consegue coletar informações relevantes sobre o colaborador, capazes de nortear sua carreira e levá-lo a outro patamar profissional. Por meio dela, o indivíduo conhece melhor seu perfil comportamental, identificando seus pontos fortes e as competências precisam ser desenvolvidas.


ID
840742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à área de gestão de pessoas em organizações públicas
e privadas, julgue os itens que se seguem.

Se os aplicativos da área de gestão de pessoas forem integrados a outros sistemas de informação organizacionais, a qualidade do processo administrativo decisório melhorará.

Alternativas
Comentários
  • Que aberração, como uma banca, com examinadores teoricamente instruídos, pode fazer uma afirmação desse cunho?! Meu deus! Que raio de disciplina tosca!
  • Errei esta questão, porque pensei comigo: o simples fato da área de gestão de pessoas estar integrado a outros sistemas de informação, isso não garantirá que a qualidade melhorará. Bom, isso foi o que ficou subentendido. 

    Questão, no mínimo, estranha!

    Às vezes temos que saber mais que a teoria, temos que adivinhar o que a banca quer e o que ela acha certo.

    Só um desabafo!
  • Pessoal, entendi esse "forem integrados a outros sistemas de informação organizacionais" como a interdisciplinaridade de diversas áreas da administração. Só pode ser correto, já que quanto maior a interação de duas áreas, melhor será o processo decisório e crescimento da organização. Imaginem o tamanho do ganho para a organização se a área de vendas trabalhar em conjunto com o setor financeiro, ou se o RH tiver acesso aos dados financeiros disponiblizados pela área de TI. Tanto os treinamentos quanto a seleção de novos funcionários trabalhará pela mesma visão, missão e objetivos em comum. Toda a organização deve ter seus objetivos alinhado nas áreas mais diversas.
  • É verdade. A integração por si só não garante melhoria na qualidade do processo decisório. Se a banca dissesse que tal integração pode contribuir para melhoria do processo decisório vá lá.
    É a mesma coisa de dizer que a motivação e a competência do funcionário são garantias de maior produtividade.
    Questão decepcionante.
  • Até "pode melhorar"... Mas afirmar que melhora nem de longe é a afirmação correta. Nesse caso quem errou nem precisa ter peso na consciência.
  • Galera que esta achando errado, o caso pratico citado, a banca so colocou para complicar, pois isso que esta afirmando nada mais e que sistema ERP, ou seja, integracao das areas. Nao adianta pegar a afirmacao e pensar mil coisas, "a se o cara e de marketing pra que vai precisar de um rh integrado", nao pense assim pense que o ERP e uma ferramenta vital para a vantagem competitiva na gestao moderna.

    Questao certissima.

    []s
  • QUESTÃO
    Se os aplicativos da área de gestão de pessoas forem integrados a outros sistemas de informação organizacionais, a qualidade do processo administrativo decisório melhorará
    TEMOS QUE SABER O QUE É ENTROPIA NEGATIVA, HOMEOSTASE DINÂMICA, E POR AÍ VAI...ENTÃO FUI PESQUISA O QUE É 'APLICATIVOS DA ÁREA DE GESTÃO" E DESCOBRI QUE:
    APLICATIVOS DA ÁREA DE GESTÃO = APLICATIVOS DA ÁREA DE GESTÃO!!!
    APLICATIVOS SÃO PEQUENOS SOFWARES QUE POSSUEM FUNÇÕES ESPECÍFICAS PARA AJUDAR EM DETERMINADAS TAREFAS:
    POR EXEMPLO: UMA PLANILHA DO EXCEL QUE TEM A FUNÇÃO DE ORGANIZAR AS FÉRIAS DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA É CONSIDERADO UM APLICATIVO
    .
    NESSE SENTIDO UM APLICATIVO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS (QUE PODE SER POR EXEMPLO UMA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO) PODE AJUDAR EM MUITO O PROCESSO DECISÓRIO DE UM ENCARREGADO DE PRODUÇÃO.
    PODEMOS ENTÃO REESCREVER A FRASE DA SEGUINTE FORMA:
    "SE UMA FERRAMENTA UTILIZADA NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS FOSSE INTEGRADA A OUTROS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS, A QUALIDADE NA TOMADA DE DECISÃO DESTES SISTEMAS MELHORARÁ."
    ACHO QUE É ISSO
     


  •  A BANCA MENCIONA O SISTEMA DE INFORMAÇÃO APENAS COMO UM ACESSORIO, JÁ A PALAVRA GARANTIR MUDARIA COM CERTEZA O GABARITO.
  • Questão Correta > Se os aplicativos da área de gestão de pessoas forem integrados a outros sistemas de informação organizacionais, a qualidade do processo administrativo decisório melhorará.
    Sobre o SIG:
    Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.
  • Assertativa correta.

    Os SIG agregam valor às atividades estratégicas, pois permitem tomada de decisão em atividades importantes.

  • Correto, desde que (dependendo da empresa) não seja um aplicativo de jogo.


    Tem questão da CESPE que fica tão absurda de facil que sou capaz de ficar mais de meia hora viajando antes de marca - la.


    A paranoia é tanta que fico procurando, além do erro de conceito, algum erro de Português ou de Matemática.


    Sai de mim, essa zica de CESPE ... em nome de Jesus!

  • LEMBREI DO SIG - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - SISTEMA PLANEJADO QUE COLHE, PROCESSA, ARMAZENA E DISSEMINA INFORMAÇÃO, DE MODO A PERMITIR UMA TOMADA DE DECISÃO EFICAZ PELOS GERENTES ENVOLVIDOS. 

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1034245
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base em Chiavenato (2008), as alternativas sobre sistemas de informação em recursos humanos são corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O ponto de partida para um sistema de informações em RH é o banco de dados. O objetivo final de um sistema de informações é abastecer as gerencias de informações sobre seu pessoal. Um sistema de informações é por definição, um sistema por meio do qual os dados são obtidos, processados e transformados em informações, de forma esquematizada e ordenada, para servirem de subsídios ao processo de tomada de decisões. O sistema de informações recebe entradas (inputs) que são processadas e transformadas em saídas (outputs) sob a forma de relatórios, documentos, índices, listagens, medidas estatísticas de posição ou tendência etc. Enquanto os dados envolvem detalhes e não permitem significados mais amplo, a informação obtida pelo tratamento, processamento e combinação de dados comporta significação mais ampla e definida.  A informação reduz as condições de incerteza. Um sistema de informações requer alguma forma de processamento  de dados como meio de suprimento e abastecimento.
  • O ponto de partida são os dados;
    O ponto de chegada, o produto final, são os relatórios gerenciais que irão subsidiar a tomada de decisão.


ID
1050751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O desenvolvimento de competências exige uma fase prévia de mapeamento, que pode ser operacionalizada com o auxílio de sistemas de informação de recursos humanos (RH). A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O uso dos sistemas de informações gerenciais (SIG) permite acessar o banco, processar os dados e gerar informações importantes para o processo decisório da organização. Especificamente, o SIG de RH põe em foco o alinhamento do planejamento estratégico de RH e os registros e controles de pessoal, além dos relatórios operacionais.

Alternativas
Comentários

  • CERTA

    O sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes
    benefícios para as empresas:
    • Redução dos custos das operações;
    • Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
    • Melhoria na produtividade;
    • Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
    • Estímulo de maior interação dos tomadores de decisão;
    • Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
    • Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;
    • Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam os sistemas;
    • Redução do grau de centralização de decisões na empresa; e
    • Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

    FONTE: A.R.

    Outra questão 

     Q5298    Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo - Administração

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Recursos Humanos; 

    [img src="http://www.questoesdeconcursos.com.br/images/icon-texto.png" alt="Texto associado à questão" > Ver texto associado à questão

    O uso da tecnologia da informação possibilita não apenas a automação de atividades básicas da gestão de recursos humanos, como folha de pagamentos, mas também o armazenamento e a análise de dados utilizados no planejamento e na tomada de decisão em recursos humanos.

    GABARITO: CORRETA


  • Então eu posso inferir a partir da ótima resposta do colega Eu vou tentar, sempre...e acreditar que sou capaz... que o SIG RH independentemente de atender ao operacional ou ao estratégico, tem o  fim de satisfazer as tomadas de decisões de seus gestores.

  • Certa, mas muito hilária essa questão.


    Acesso ao "banco"! hahahahaha


    Temos o banco de sentar no departamento de RH, temos o Banco de Dados do computador, temos o Banco Financeiro, banco da praça, etc ... o que não falta é banco ...


    Relatórios Operacionais? De quem? Do setor, gerencial ou dos colaboradores?


    SORTILÉGIO!

  • Tendi nada mas de tao bonitinha nao podia ser errada.


ID
1104649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito da gestão de pessoas nas organizações,


Um sistema de informações em gestão de pessoas requer análise e avaliação da organização, de seus subsistemas e de suas necessidades informacionais para a tomada de decisão gerencial acerca das pessoas e equipes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • SIG é um sistema planejado de colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisão eficazes pelos gerentes envolvidos. As necessidades de informação gerencial em uma organização são amplas e variadas e exigem a atuação  de contadores, auditores, pesquisadores de mercado, analistas e um enorme número de especialistas de staff (Chiavenato, 2006).


    Gabarito Certo.

  • O sistema de informação gerencial (SIG) é importante para o desempenho dos gerentes na condução de seus subordinados. Para a montagem do SIG, inicialmente é necessário saber exatamente quais as informações que os gerentes precisam para assumirem a responsabilidade de cuidar de seus subordinados. Em seguida é preciso adaptar o sistema às necessidades dos gerentes e, por fim, verifica-se quais as informações que devem ser prestadas por meio de relatórios escritos e quais as que devem ser acessadas nos computadores.

  • Certo.


    Um sistema de informações em gestão de pessoas requer análise e avaliação da organização, de seus subsistemas e de suas necessidades informacionais para a tomada de decisão gerencial acerca das pessoas e equipes de trabalho.


ID
1131121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.

Considere que, para que decisões acuradas sejam tomadas diante de contingências diversas, uma organização monitora suas ações relativas às pessoas em bancos de dados dos quais é possível a recuperação de informações. Nesse caso, é correto afirmar que essa organização detém um sistema de informações gerenciais em gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • "O sistema de informação gerencial (SIG) tem por finalidade dar suporte às funções de PLANEJAMENTO, CONTROLE E ORGANIZAÇÃO de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. O sistema de informação gerencial é mostrado pelo conjunto de subsistema, visualizados de forma integrada e capaz de gerar informações necessárias ao processo decisório. No mundo globalizado, é superimportante ter-se informações em tempo real, pois isso gera competitividade à empresa".

    "A gestão de pessoas contemporânea é integrada ao planejamento estratégico organizacional, assim, a integração vertical busca o alinhamento das políticas e práticas de gestão de pessoas aos objetivos estratégicos organizacionais e envolve também, o sistema de informações gerenciais".


    "O sistema de informação gerencial é um sistema planejado de colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes envolvidos. As necessidades de informação gerencial em uma organização são amplas e variadas e exigem a atuação de contadores, auditores, pesquisadores de mercado, analistas e um enorme número de especialistas de staff. (CHIAVENATO, 2006)."


    gAB c

  • putz q confusão, to pegando a manha dessa frases.

  • Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.

    Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

    Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões.

     

     

    http://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/

  • acurada

    Definições da Web

    (acurado) feito com cuidado e perfeição

    http://pt.wiktionary.org/wiki/acurado

  • Querido aluno, é isso mesmo, mas o que quer dizer isso? Quer dizer que toda transação realizada no sistema, o sistema guarda em sua base de dados, quem as fez, momento em que fez, e em alguns sistemas consegue-se realizar até auditoria de posse destas informações.

    Resposta: Errado


ID
1140700
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em um mundo em rápida transformação, funcionários permanentes limitam a flexibilidade da Organização. Um grande contingente de mão de obra permanente, por exemplo, restringe as opções gerenciais e aumenta os custos das organizações que sofrem os altos e baixos dos ciclos do mercado. Portanto, __________________________________ é um expediente que vem sendo usado em Organizações do mundo inteiro na busca de melhor adequação dos seus quadros de pessoal.

A lacuna acima se preenche com a seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Torna-se interessante para a empresa a Flexibilização da mão de obra, a  manter um sistema automatizado, Ferramentas como Kanban, Controle de Qualidade, Justi-in-time e o próprio Trabalho em equipe, associa a Flexibilidade funcional à flexibilidade limitada do mercado de trabalho que oscila a todo momento e não apenas nas sazonalidades, criando um ambiente de incertezas nas empresas e não dando a elas outra escolha do que flexibilizar a mão de obra. Os funcionários perenes como na época de nossos pais e avós, que ficavam anos e até mesmo a vida toda na empresa, está sendo escasso, justamente diante desta incerteza constante do mercado.



ID
1267609
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que não se enquadra nas características de sistemas de informações de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • fácil né Piades.

  • Essa banca é uma ECA ! Todo mundo reclama e com razão.


ID
1310044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item a seguir, com relação a gestão de pessoas.


Uma área de gestão de pessoas que utilize o sistema de informações gerenciais ERP (enterprise resource planning) terá como vantagem a otimização do processo de tomada de decisão na organização.

Alternativas
Comentários
  • Sistema integrado de gestão empresarial (SIGE ou SIG; em inglês enterprise resource planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

    Fonte: Wikpedia

    A integração das informações dos diferentes setores da organização é essencial para que a tomada de decisão possa ser mais rápida e eficiente, e é isso que o ERP faz, integra em um único banco de dados as informações referentes aos diferentes departamentos ou sistemas da organização.

  • Sistema de Informacoes é o processo de transformacao de dados em informacoes. E, quando esse processo esta voltado para a geracao de informacoes que sao necessarias e utilizadas no processo decisorio ds empresa, diz-se que esse é um Sistema de Informscoes Gerenciais (SIG)

  • Questao CERTA
    A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica. Imagine uma empresa que por alguma razão, talvez uma mudança nas normas de segurança, precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, das compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias de seus produtos. E tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema.

    Fonte: wikipedia
  • Enriquecendo o assunto:

    Como o colega Nicolau Faustino descreveu a função do SIG, seguem abaixo os benefícios ao se utilizar do Sistema de Informações Gerenciais.

    Benefícios que a empresa ganhará ao utilizar um SIG (ERP, por exemplo):

    Redução de custos nas operações;

    Melhoria no acesso às informações - relatórios mais fáceis e mais rápidos;

    Melhoria na produtividade e nos serviços oferecidos;

    Melhoria na tomada de decisões, por meio de informações mais precisas;

    Estímulo à maior interação entre os tomadores de decisão;

    Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;

    Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;

    Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema;

    Redução do grau de centralização das decisões na empresa;

    Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.


    Fonte: Prof.Rafael Ravazolo.

  • O Sistema de Informações Gerenciais (SIG) está inserido no processo de monitorar pessoas e consiste na organização de coleta de dados de que necessita e auxilia os profissionais de Recursos Humanos a compreender melhor seus funcionários e desenvolver ações mais adequadas para treiná-los, motivá-los e aumentar sua produtividade.

    Naturalmente, os gerentes da área de RH podem tomar melhores decisões quando recebem mais informações dos funcionários e em tempo menor. 


    fonte: Admção Geral para Concursos - Rodrigo Rennó.

  • Gab- certo

    Outra questão relacionada ao SIG.
    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Os sistemas de informação em RH são projetados para dar apoio à tomada de decisão gerencial acerca de variáveis típicas de pessoal, a fim de gerar soluções orientadas à eficiência e à eficácia organizacional. - CERTO

  • ERP integra todos os sistemas de uma empresa, otimizando, assim o processo de tomada de decisão.

  • O Sistema de Informações Gerenciais tem como principal função prover o gerente de informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da organização, orientando assim a execução do processo decisório e, paralelamente, assegurando que as estratégias do negócio sejam implementadas de forma que os objetivos traçados sejam alcançados de modo satisfatório.

  • O sistema de informações gerenciais (SIG) é um sistema planejado de colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes envolvidos. Fonte: Gestão de pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim.


    Questão (Cespe/Anac/Analista Administrativo/2012) Os sistemas de informação em RH são projetados para dar apoio à tomada de decisão gerencial acerca de variáveis típicas de pessoal, a fim de gerar soluções orientadas à eficiência e à eficácia organizacional.

    Gabarito: certo. Os sistemas de informaçõão em RH são importantes no assessoramento aos gerentes no que tange às soluções efetivas para a organização.
  • Prezados, a questão FOCA em Módulo de RH no ERP.


    O Módulo de Recursos humanos é destinado à administração de RH da empresa. Além de disponibilizar relatórios de gestão para analise de custos, permite um rico controle de gerenciamento de benefícios, dependentes, histórico de salários e controle de ausências. Ajuda a administrar a entrega de documentos obrigatórios e essenciais para manter as informações dos colaboradores em dia.


    Principais recursos do módulos:


    Cadastro de funcionários e colaboradores
    Consulta de histórico de salários e benefícios

    Cadastro de cargos e salários
    Histórico de ausências
    Programação de indisponibilidade

    Controle de férias (previsão e retirada)
    Fechamento de mês (custos dos funcionários)
    Controle de exames médicos
    Controle de convênios e conveniados

  • INTERPRETATIVA: SE DÁ ACESSO A INFORMAÇÕES GERENCIAIS DE TODA A ORGANIZAÇÃO, ENTÃO AJUDA NA TOMADA DE DECISÕES.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • O ERP, assim como todo tipo de sistema de informação gerencial – SIG, tem como objetivo fornecer informações úteis ao processo decisório. Assim, temos que o enunciado está correto.

    Gabarito: Certo

  • O Sistema ERP, permite sim , caso este esteja parametrizado com as regras de negócios de determinada empresa, organizar as informações, gerando relatórios consistentes para a tomada de decisões.

    Resposta: Certo


ID
1329295
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem diferenças entre as características da RAIS e as características do CAGED. Analise as afirmativas.

I. CAGED: levantamento anual; RAIS: levantamento mensal.

II. CAGED: qualquer tipo de vínculo: estatuários, celetistas, temporários, avulsos; RAIS: vínculo apenas com os celetistas.

III. CAGED: abrange apenas a movimentação de admitidos e desligados; RAIS: abrange todos os empregados do ano base em 31/12 e movimentação dos admitidos e desligados mês a mês.

IV. CAGED: obrigatório para todos os estabelecimentos, mesmo aqueles que não apresentaram movimentação no período; RAIS: obrigatório apenas para os estabelecimentos que apresentaram movimentação no período.

V. CAGED: útil para estudos de análise de conjuntura do mercado de trabalho formal; RAIS: útil para estudos estruturais do mercado de trabalho formal.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A RAIS se refere a qualquer tipo de empregado: estatutários, celetistas, temporários, avulsos; já o Caged, apenas empregados celetistas.


ID
1448845
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A rede de supermercados Baratão está implantando um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para transformar dados obtidos em seus sistemas de registro em informações úteis. Pode ser caracterizado como parte integrante do sistema a ser implantado:

Alternativas
Comentários
  • Pelo visto o fluxo de caixa não é importante pro dono do baratão. (alternativa e)

  • Mas a questão inquire sobre as CARACTERÍSTICAS INERENTES AOS SIG´s e não à suas funções! Portanto a alternativa correta é: "o armazenamento de conhecimento" alternativa - A.

  • Gab.: A

    Veja que o enunciado irá te induzir à alternativa correta: "[...] implantando um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para transformar dados obtidos em seus sistemas de registro [...]".

    Assim, interpretando o enunciado, subentende-se que já existe vários dados registrados (seja registro de compra, venda, notas fiscais ou qualquer dado cru sem conhecimento), necessitanto agora que um sistema (um SIG) para trabalhar com esses dados, ou como disse o enunciado, "[...] transformar dados obtidos em seus sistemas de registro em informações úteis [...]".

    Em outras palavras, as alternativas B, C, D e E estão incorretas pois a inserção ou o registro desses dados já foram realizados. Restando o "trabalhar com os dados", a gestão do conhecimento a ser feito pelo SIG, alternativa A.


ID
1493593
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Maria aprendeu corretamente em um curso técnico que um banco de dados é um sistema de armazenamento e acumulação de dados devidamente codificados e disponíveis para o processamento e obtenção de informações, Na área da Gestão de Pessoas, utiliza-se vários bancos de dados interligados que permitem obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos, como, por exemplo:

!- cadastro de pessoal, com dados pessoais sobre cada empregado;
II- cadastro de cargos, com dados sobre os ocupantes de cada cargo;
III- cadastro de remuneração, com dados sobre os salários e incentivos salariais; IV- cadastro de treinamento, com dados sobre programas de treinamento.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em duvida sobre o cadastro de remuneração , talvez seria mais do financeiro.  Letra E

  • Descordo do gabarito, pois no Cadastro de Cargos devem estar presentes as informações inerentes ao cargo e não ao seu ocupante.

     

    Caso alguém tenha um entendimento diferente favor postar!

  • Um sistema de informações de recursos humanos utiliza como fonte de dados os elementos fornecido por:

     

    ▪ Banco de dados de Recursos Humanos; Assertiva I e II

    ▪ Recrutamento e seleção de Pessoal;

    ▪ Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Asservita IV

    ▪ Avaliação de desempenho;

    ▪ Administração de salários; Assertiva III

    ▪ Registros e controles de pessoal, a respeito de faltas, atrasos, disciplina etc;

    ▪ Estatística de pessoal, higiene e segurança etc.

     

    Gab. E

     

    Fonte:GP para Concurso, Ribas e Salim.

  • Chiavenato, 1999, pág 407 - Novo papel dos RH nas organizações

    A Gestão de Pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados que permitam obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade, a saber:

    1 . Cadastro de pessoal: com dados pessoais sobre cada funcionário.

    2. Cadastro de cargos: com dados sobre os ocupantes de cada cargo.

    3. Cadastro de seções: com dados sobre os funcionários de cada seção, departamento ou divisão.

    4. Cadastro de remuneração: com dados sobre os salários e incentivos salariais.

    5. Cadastro de benefícios: com dados sobre os benefícios e serviços sociais.

    6. Cadastro de treinamento: com dados sobre programas de treinamento.

    7. Cadastro de candidatos: com dados sobre candidatos a emprego.

    8. Cadastro médico: com dados sobre consultas e exames médicos de admissão, exames periódicos etc.

    9. Outros cadastros dependendo das necessidades da organização, da ARH, dos gerentes de linha e dos próprios funcionários.


ID
1527238
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sistema de Informação é um conjunto de recursos humanos e materiais dentro de uma entidade, sendo responsável pela coleta e pelo processamento de dados, para produzir informações que sejam úteis a todos os segmentos dessa entidade. Uma informação, para ser considerada como tal, deve atender a alguns atributos:

• Acessibilidade
• Abrangência
• Precisão
• Propriedade
• Oportunidade
• Clareza
• Flexibilidade
• Verificabilidade
• Não preconcepção
• Quantificabilidade

Assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Oportunidade: a informação deve estar disponível no momento em que se precisa dela.


ID
1565788
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

CRM — Customer Relationship Management (Administração de Relacionamento Personalizado) é uma moderna técnica de administração, que envolve marketing e qualidade, que postula a melhoria do relacionamento da instituição com o cliente e que pode ser aplicada em arquivos e bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • CRM - Customer Relationship Management (Administração de Relacionamento Personalizado) é uma moderna técnica de administração, que envolve marketing e qualidade, que postula a melhoria do relacionamento da instituição com o cliente e que pode ser aplicada em arquivos e bibliotecas. Resposta: Certo.

     

    Comentário: O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente. O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc. - , e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.


ID
1617625
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A criação de incentivos funcionais, como prêmios pela apresentação de ideias, concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio, é vedada aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

Alternativas
Comentários
  •    eRRADO - Segundo o art. 237 da Lei nº 8.112/90, poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já previstos nos respectivos planos de carreira:

    Prêmios pela apresentação de idéias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

    Concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

  • LEMBREI DA PROMOÇÃO DE UM POLICIAL.

  • Os incentivos funcionais são formas de se premiar os servidores que se destacam em seu mister. É a aplicação do princípio da eficiência. Através deste artigo a L. 8.112 autoriza que os três Poderes da União, instituam, por atos próprios de cada qual e sem necessidade de outra lei, alguns incentivos funcionais, inexistentes nos planos de carreira ou em outros momentos da legislação respectiva.

     

    Art. 237. Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já revistos nos respectivos planos de carreira:
    I – prêmios pela apresentação de ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;
    II – concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

  • GABARITO: ERRADO 

     

    LEI Nº 8112/1990

     

    ARTIGO 237.  Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já previstos nos respectivos planos de carreira:

     

    I - prêmios pela apresentação de idéias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

     

    II - concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

  • Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8.112/1990, que assim afirma:

    Art. 237. Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já previstos nos respectivos planos de carreira:

    I - prêmios pela apresentação de ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

    II - concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

    Ou seja, para resolução da presente questão bastava o conhecimento do conteúdo legal do artigo supra, que expressam formas de manter os servidores motivados e de reconhecer aqueles que apresentam especial dedicação e excelência em suas funções.

    Portanto, assertiva errada.

    Gabarito: ERRADO.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as disposições legais aplicadas aos servidores públicos. Neste caso, julguemos a afirmativa apresentada.

    Consoante a lei 8.112/90

    Art. 237. Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já revistos nos respectivos planos de carreira:

    • I – prêmios pela apresentação de ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

    • II – concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

    Sendo assim, concluímos que a assertiva está incorreta.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    BRASIL. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990


ID
1804699
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma grande empresa, os administradores precisam de um sistema de referências que os oriente para a tomada de decisões. Por isso, os planos de recursos humanos devem ser coerentes com os planos estratégicos da empresa.

A esse respeito, analise o fragmento a seguir:

Política é um conjunto de declarações escritas a respeito das intenções da instituição em relação a determinado assunto. As políticas indicam os _____ desejados para atingir os _____ principais."

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • letra d correto: ex: politica de RH, objetivos: prover, aplicar, manter, desenvolver, monitorar.

     

  • A política é um fim em si mesma, mas precisa de meios para atingir seus fins!


ID
1804705
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Desenhar e implementar um sistema integrado de Gestão de Pessoas – capaz de articular todos os processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas na organização – é, sem dúvida, um complexo desafio.

Muitas empresas utilizam o Balanced Scorecard para identificar áreas de desempenho que contribuem para a estratégia.

O Balanced Scorecard é decomposto nas dimensões a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • B) 

    .6 Balanced scorecard

    Sistema desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton na década de 1990; avalia o desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico.

     ATENÇÃO!

    O balanced scorecard constitui alternativa para avaliar alcance de metas e resultados dos empregados em relação a perspectivas diferenciadas do desempenho organizaciona


    RIBAS (2014)

  • O diagnóstico pode até fazer parte da Análise Swot, mas não é perspectiva do BSC. É uma ferramenta!

     

  • GABARITO LETRA C DE CERTO


ID
1809745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de pesquisas para a intervenção nas organizações, julgue o item a seguir.

Uma das vantagens de se utilizar questionários em pesquisas é a possibilidade de se obter informações de várias pessoas simultaneamente e em curto espaço de tempo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA : Questionários : pontos positivos : Otimiza o tempo, Maior abrangência e Custo baixo

  • Na pratica, o questionário segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferença de que e preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo seu supervisor ou por ambos em conjunto. Alguns questionários são bem estruturados para facilitar o seu preenchimento e utiliza~ao. A principal vantagem do questionário e que ele proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informafuncionários. Seu custo operacional e menor do que a entrevista. Em contrapartida sua organização requer tempo e testes preliminares.

    Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato pag. 251
  • Quem é formado ai e utilizou questionário no TCC sabe que é verdade, pois você distribui o mesmo questionário para várias pessoas... Rápido e Prático...

  • CERTO

    Você pode distribuir vários questionários para um grupo de pessoas, por exemplo, e ao final recolher os questionários com as respostas, obtendo uma econômica de tempo.


ID
1818061
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de recursos humanos ou de pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados que permitam obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses dados das pessoas nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    A Gestão de Pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados que permitam obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade, a saber:


    1 . Cadastro de pessoal: com dados pessoais sobre cada funcionário.
    2. Cadastro de cargos: com dados sobre os ocupantes de cada cargo.
    3. Cadastro de seções: com dados sobre os funcionários de cada seção, departamento ou divisão.
    4. Cadastro de remuneratório: com dados sobre os salários e incentivos salariais.
    5. Cadastro de benefícios: com dados sobre os benefícios e servi~os sociais.
    6. Cadastro de treinamento: com dados sobre programas de treinamento.
    7. Cadastro de candidatos: com dados sobre candidatos a emprego.
    8. Cadastro medico: com dados sobre consultas e exames médicos de admissão, exames periódicos etc.
    9. Outros cadastros dependendo das necessidades da organiza~ao, da ARH, dos gerentes de linha e dos próprios funcionários.


    Chiavenato

  • Segue questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Gestão por competências constitui banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências. 

     

    Fonte: Qconcursos

     

    Resposta: Letra E

     


ID
1818064
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A maior parte dos sistemas de informação de RH é computadorizada e procura atender objetivos administrativos e de suporte para decisão. Assinale a alternativa que apresenta a quem deve estar dedicado o sistema de informações de RH de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito/ A


    a alta direção também? Sério? Alguém me ajuda?

  • É porque o "sistema de informação" de uma empresa (incluindo-se o RH) está relacionado ao sistema de Banco de Dados daquela entidade, e a alta gerência utiliza as informações desse sistema para as tomadas de decisão.

  • Achei mal formulada. Os funcionários em geral poderiam ter acesso, porém em caráter restrito diferente dos acessos dos profissionais de RH e alta gestão pois trata-se, muitas vezes, de informações confidenciais.

  • Lorena, com certeza mal formula!

    Como é que uma empresa autoriza "funcionários em geral" a ter acesso a todos os dados do RH?


  • letra A corretíssima.

    A politica de monitoração de pessoas incluem os sistemas de informações, isto é,  Sistemas de informações gerenciais(decisões de gerencia), banco de dados(dados dos empregados) e auditoria de RH(mede custos e beneficios do programa global de RH).

  • Letras A e B são capiciosas, mas uma frase ajudou a matar a questão: suporte para decisão.

     

    Para quem questionou a generalização da informação, lembre-se que nossos vencimentos serão abertos a todos. ;) por aí, vemos que não é crime abrir dados de pgto, desconto de RH, etc., aos funcionários.

     

  • Gabarito confuso e mal elaborado. Em empresa nenhuma, o sistema de informações do RH fica aberto para "os funcionários em geral". Certamente eu marcaria a letra "B", e entraria com recurso para anulação desse gabarito.

  • Estudar para cargos de Adm é complicado, estudamos a teoria mas na prova vem umas coisas malucas que nunca vimos antes; se tentar estudar por questões vem umas bizarrices dessas que mais atrapalham que ajudam. o Negócio é se garantir nas matérias básicas e dar sorte nas específicas...

  • letra A corretíssima.

    A politica de monitoração de pessoas incluem os sistemas de informações, isto é,  Sistemas de informações gerenciais(decisões de gerencia), banco de dados(dados dos empregados) e auditoria de RH(mede custos e beneficios do programa global de RH).

  • "A manutenção e atualização dos bancos de dados é da responsabilidade dos seus usuários, isto é, dos especialistas de RH, dos gerentes de linha e dos próprios funcionários. Todos estão envolvidos na tarefa de manter os bancos de dados devidamente atualizados." (Chiavenato, 1999 - O novo papel dos recursos humanos nas organizações, pág 409)

  • Kkkkk o melhor são as pessoas loucas com a banca em todas as questões que ela faz.t

  • Pessoal, a questão não diz que todos terão acesso e sim: "a quem deve estar dedicado o sistema de informações de RH". 

    Todos os sistemas têm que considerar todos os elementos da organização.

    Vamos indicar para comentário... 

  •  AOCP sendo AOCP

  • O que é a AOCP elaborando questões de Gestão de Pessoas ou de Administração Geral?! #Medo!

  • Eu não sei quem é pior se é a AOCP ou esse povo querendo justificar o injustificável.

  • Allesson, ou tentamos entender ou nunca passaremos numa prova dessa banca... 

  • Janny, perfeito! Eles falam sobre a quem o sistema deve estar dedicado e não quem teria acesso a ele. Num primeiro momento não consegui achar resposta, mas depois lendo com calma, dá pra perceber essa diferença.

  • A manutenção e a atualização do banco de dados é
    responsabilidade dos usuários, isto é, dos profissionais
    de GP, dos gerentes de linha e dos próprios colaboradores.
    Todos estão envolvidos na tarefa de manter os bancos
    de dados devidamente atualizados. Quando o banco
    de dados é centralizado na GP, torna-se necessário fazer
    periodicamente recadastramentos ou recenseamentos
    para atualização de dados pessoais dos colaboradores,
    principalmente em relação a novas competências, experiências,
    cursos externos, estado civil, mudança de endereço,
    participação em eventos sociais, etc.

    Assunto do livro do Chiavenato de GP

  • Na prática, há dados que são restritos aos profissionais de RH, não cabendo aos demais funcionários terem acesso a certas informações. Por isso que marquei a letra B.

  • ''caçadores de talentos'' KKKKKKKKKKKKKK

  •  Chiavenato, Gestão de Pessoas, 1999, pág. 409

    "Assim, o sistema de informação de RH pode estar dedicado aos especialistas de RH, à alta direção, aos gestores de linhas e aos funcionários em geral."


ID
1854610
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Essa composição reflete o equilíbrio entre os seguintes imperativos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D =  O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro pers­pectivas:  Perspectiva dos processos internos: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência. É onde a estratégia é mais fortemente aplicada. São processos finalísticos ou de operações, com impactos diretos nos resultados financeiros e na satisfação dos clientes (produção de bens ou prestação de serviços aos clientes), e processos de suporte à realização das demais atividades (aquisição de materiais, pagamento de pessoal, comunicação etc.). São os processos internos que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e trazer melhores resultados para proprietários, acionistas e demais interessados. Os indicadores devem mostrar se os processos estão alinhados, se possuem qualidade intrínseca, se estão gerando valor, e se estão direcionados à satisfação das necessidades dos clientes. Os indicadores e medidas podem ser: qualidade, produtividade, inovação, logística, comunicação interna etc.
    • Perspectiva do aprendizado e crescimento: aqui se analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro. Essa perspectiva abarca os principais ativos intangíveis: pessoas, sistemas/informação e clima/motivação: as pessoas, sua capacidade de aprender, de se desenvolver e gerar crescimento para a organização; as informações/conhecimentos armazenados a ser utilizados para inovações e melhorias; o clima/motivação e a cultura, que devem refletir um ambiente organizacional adequado ao aprendizado e ao crescimento. Os indicadores e medidas podem ser: treinamentos, competências, motivação, desenvolvimento de novos métodos etc.
    A perspectiva do aprendizado e crescimento constitui a base para a sustentabilidade da empresa no longo prazo. Para Vera Osorio (2003), “a causa fundamental para o sucesso está relacionada às pessoas da organização, enfocadas pelo BSC na perspectiva de apredenizado e crescimento”. Nesse pensamento, encontram-se diversos outros autores.

  • nunca ouvi falar deste assunto...maaaaas, a palavra "equilíbrio" deixou ela fácil fácil...pois para você equilibrar algo, tem que ser duas forças opostas e a D é a única alternativa com duas expressões opostas: "controlar custos x criar valor"....o restante estão na mesma direção...


ID
1854613
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A empresa Beta, fabricante de autopeças, está implantando o Balanced Scorecard como ferramenta da apoio à gestão estratégica do negócio. A diretora da área de RH é responsável pelo desenvolvimento do scorecard de RH, e precisa propor indicadores relativos à dimensão Sistema de Trabalho de Alto Desempenho (HPWS). Entre os indicadores adequados estão:

Alternativas
Comentários
  • Becker(2001,p.80) recomenda a inclusão de 4 elementos da arquitetura de RH no Scorecard: 

    .

    *Sistema de Trabalho de Alto Desempenho;

    *Alinhamento do Sistema de RH;

    *Ëficiência de RH;

    *Produtos de RH.

    .

    Indicadores de Sistema de Trabalho de Alto Desempenho

    .

    despesas por empregado com o desenvolvimento de competências;

    qualidade dos sistemas de feedbackaos aos empregados;

    quantidade e qualidade das equipes multifuncionais;

    amplitude das classificações por avaliação do desempenho.

     

     

     

  • GABARITO C para os não assinantes. Faça aquilo que você gostaria que fizessem a você.


ID
1854646
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na gestão estratégica de pessoas com scorecard, busca-se evidenciar e formalizar o papel estratégico do RH na implementação da estratégia da empresa. Nessa abordagem, a transformação da arquitetura de RH em ativo estratégico é realizada através de um modelo de sete etapas, sendo que uma delas corresponde à elaboração do scorecard de RH. São outras etapas desse modelo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: De acordo com Kaplan e Norton,43 para que as organizações modernas possam “navegar” em um futuro mais competitivo, de tecnologia avançada e com pessoas cada vez mais capacitadas, será necessário mais do que apenas monitorar dados financeiros do desempenho passado.
    Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através do investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação.
    Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
    O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
    Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45

     

    Kaplan e Norton, 1996.
    44 Paludo, 2010.
    45 Kaplan e Norton, 1996.

  • Para realizar um planejamento com sucesso, devemos seguir os seguintes passos: * Analisar a situação atual dos negócios para descobrir como está sua empresa, tanto internamente, como em relação ao mercado. Essa etapa é fundamental, já que é o alicerce do restante do planejamento; * Determinar os objetivos e definir com clareza aquilo que pretendemos atingir. Quanto mais detalhadamente descrevermos nossos objetivos, mais fácil será alcançá-los; * Identificar os públicos para sabermos com quem iremos lidar. Para aumentar sua produção, por exemplo, é preciso pensar nossa maneira de agir levando em conta todas as pessoas envolvidas nesse processo; * Definir estratégias e pôr no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos. Após saber onde estamos, onde queremos chegar e com quem iremos lidar, é hora de traçar o caminho a ser seguido; * Estabelecer recursos para sabermos o que temos à nossa disposição para a concretização de nosso projeto. Nesse ponto, é importante levantar dados sobre os recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos; * Implementar e operacionalizar as estratégias definidas anteriormente, ou seja, dar vida ao projeto. Com base nas informações levantadas nas outras fases, é chegada a hora de “colocar a mão na massa”; * Controle e a avaliação é a fase em que levantamos todos os pontos positivos, os negativos e o quanto de nossos objetivos iniciais foram alcançados. Esse feedback vai servir como uma bússola, para nortear os próximos passos da empresa. Etapa 1...definir o negócio... Fonte: administradores.com.br
  • Existem sete passos para a implementação do papel estratégico de RH Brian (2001).

    Passo 1 - Definir com clareza a Estratégia de Negócios

    Passo 2: Desenvolver um argumento de negócios para RH como Ativo Estratégico.

    Passo 3: Criar um Mapa Estratégico

    Passo 4: Identificar os produtos de RH dentro do Mapa Estratégico

    Passo 5: Alinhe a Arquitetura de RH aos Produtos de RH

    Passo 6: Projete o Sistema Estratégico de Mensuração de RH

    Passo 7: Implemente a Gestão por Mensuração

     


ID
1865659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito dos aspectos que envolvem os processos de recrutamento e seleção e a capacitação de pessoas, julgue o item a seguir.

Cabe ao planejamento de recursos humanos destacar eventuais redundâncias e avaliar tanto as possibilidades de reconversão como o impacto de novas tecnologias e de novas formas de organização do trabalho na atividade da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Certo: RIBAS (2014): O planejamento estratégico de uma empresa depende da missão, da visão, dos objetivos organizacionais e da própria estratégia organizacional. A definição desses elementos-chave é de suma relevância para definir para onde a organização vai direcionar as pessoas no sentido de se comprometerem com os resultados esperados. Nesse aspecto, reside o papel mais relevante da gestão de pessoas, que é fazer com que os colaboradores saibam o real sentido do esforço conjunto para atingir os objetivos organizacionais e, assim, serem beneficiados. O planejamento estratégico de gestão de pessoas deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização.
    O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à maneira como a função de gestão de pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos indivi­duais dos funcionários.
    Há três tipos de planejamentos para alcançar as metas organizacionais gerais e específicas, e, dessa forma, atingir a visão esperada e cumprir a missão:
    • Estratégico (o que fazer?): oferece definição de objetivos básicos e identificação das necessidades e potencialidades existentes dentro e fora da empresa.
    • Gerencial (como fazer?): reflete os objetivos e orienta os gerentes e os funcionários em direção aos objetivos traçados.
    • Planos operacionais (onde e quando fazer?): relacionam-se aos procedimentos e normas para a execução das tarefas.

  • Gabarito: Certo

    O Planejamento de Recursos Humanos compreende o processo gerencial que corresponde à elaboração de um plano que projeta as modificações que deverão ocorrer na estrutura de recursos humanos de uma organização. De forma mais específica, cabe ao planejamento de RH:
    . determinar necessidades de recursos humanos;
    . detectar as eventuais redundâncias e avaliar as possibilidades de reconversão;
    . definir as necessidades de treinamento para os trabalhadores atuais;
    . avaliar o impacto de novas tecnologias e de novas formas de organização do trabalho na atividade organizacional.

    Fonte:http://slideplayer.com.br/slide/8028815/

  • Cabe ao planejamento de recursos humanos destacar eventuais redundâncias e avaliar tanto as possibilidades de reconversão como o impacto de novas tecnologias e de novas formas de organização do trabalho na atividade da empresa.

     

    Significado de reconversão : Ato de transformar algo que ja havia sido tranformado. Nesse caso, O RH possui esse importante papel de avaliar as possibilidades de atualizações tecnologicas  e seus impactos na organização do trabalho.

    Gab : Certo

  • Gabarito Correto

     

    II) O recrutamento externo: a  organização busca por candidatos em potencial no mercado de recursos humanos externo à sua própria estrutura.                                                                      

      A) vantagem: traz novas ideias e capacidade para a organização, oxigenando as praticas organizacionais, renovando a cultura organizacional. E facilitando sua adaptação ao ambiente. Ele evita o chamadoprincípio de Peter”,


ID
1874371
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação aos Sistemas de Informações Gerenciais, analise as afirmativas.

I - Sistemas de Informações Gerenciais são instrumentos indispensáveis, que auxiliam o gestor a tomar decisões de forma a neutralizar os riscos existentes nos ambientes organizacionais.

II - Os dados isoladamente não são úteis aos gestores, eles demandam estudos e análises prévios de modo a serem interpretados, organizados e se transformarem em informações úteis.

III - Os Sistemas de Apoio a Decisões auxiliam a execução das diferentes atividades da empresa, relacionadas às tarefas operacionais, subsidiando as seis áreas principais da empresa.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I -  ERRADA. Sistemas de informações foram feitos para gerar informações e auxiliar no processo de tomada de decisão. Nada a ver com riscos.

    II - CORRETO. Um dado sem relacionar a algo não gera info.

    III - ERRADA. Os sistemas podem ser de contexto operacional ou gerencial, ou seja, Sistemas de Apoio às Operações e Sistema de Apoio Gerencial.

    Os sistemas de apoio gerencial a tomada de decisão dos gestores são:

    SSD - sistema de suporte a decisão

    SSE - sistema de suporte executivo

    SIG - sistema de informação gerencial

    Os sistemas de Apoio às Operações é  um tipo de sistema importantíssimo e de grande eficiência, pois além de executar, ainda registra todas as transações do dia-a-dia feitas pela empresa. ex: Sistema de processamento de transações (SPT)

     

    .

  • III - Os Sistemas de Apoio a Decisões auxiliam a execução das diferentes atividades da empresa, relacionadas às tarefas operacionais, subsidiando as seis áreas principais da empresa.

     

    Esse item talvez seja o que se deve analisar melhor, pois ele restringe o sistema de apoio somente às tarefas opracioanis, sendo que existe também o sistema de apoio às tarefas gerenciais.

     

    Gabarito: B

  • O erro da alternativa I é dizer que é INDISPENSÁVEL.  Quantas empresas existem sem SIG ?! Um monte de empresas.

     

    O erro da alternativa III é dizer que serve somente para apoio operacional, quando o SIG o próprio nome já diz: sistema de informação GERENCIAIS. Eu trabalhei numa empresa que tinha, mas eu nunca nem vi o sistema.


ID
1892572
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre a informatização na gestão de pessoas, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:  http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/sistema-de-informacao-gerencial/23741/

  • Gostaria de saber o que faz do autoatendimento uma "solução de TI" para processos de gestão de pessoas. Agradeço se alguém souber me responder :)


ID
1897942
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D

    Creio eu que a alternativa faz referencia a perspectiva de processos internos,relacinados ao tema em questão.

    Perspectiva dos processos internos

    Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. Contudo, cada vez mais, os elos entre os processos internos da companhia e os de outras, das companhias colaboradoras, estão muito unidos, a ponto de exigirem que também sejam considerados.

    O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda.

    O desempenho de qualquer organização perante os clientes é determinado pelos processos, decisões e ações desenvolvidas no seu interior. Na perspectiva do BSC, a empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades dos clientes. Os indicadores internos do BSC devem focar-se nos processos internos que terão maior impacto na satisfação dos clientes e também na satisfação dos objetivos financeiros da empresa. Assim, os gestores deverão ser capazes de identificar quais os processos e competências em que a empresa pode obter vantagens competitivas, o que lhe permitirá diferenciar-se da concorrência. Estas vantagens competitivas têm origem em diversas atividades que a empresa executa, desde o planejamento, o marketing, a produção, a entrega e acompanhamento pós-venda do seu produto. Kaplan e Norton (1992) consideram que existe um modelo genérico de cadeia de valor pelo qual todas as empresas se podem reger quando da concepção da perspectiva interna do BSC, embora cada empresa tenha um conjunto de atividades específico que leva à criação de valor.

  • Pros não assinantes: Gabarito E

  • Por favor,quem tiver uma respota plausiva para esta questão deixar no meu perfil, por que não entendi bulhufas...Obrigada!

  • Fonte (Comentário Abaixo): https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/2334/2334

     

    Sistemas de trabalho de alto desempenho [Alternativa A – ERRADA /Alternativa B – ERRADA / Alternativa C – ERRADA /Alternativa D - ERRADA]

     

    Conceito: é um sistema de implementação da estratégia embutido no sistema mais amplo de implementação da estratégia da empresa. Ele gera valor único para os clientes ou potencializa outras fontes correlatas de tal valor. A influência estratégica de recursos humanos amplia-se sobre os alicerces de políticas, processos e prática de alto desempenho. Os profissionais de gestão de pessoas necessitam de indicadores que mantenham o aspecto do desempenho das atividades da área no primeiro plano da atenção executiva.

  • Alguém tem resposta de por que entre os indicadores de eficiência de RH aparece a letra e) ?

  • Ok. Aternativa E > Basta substituir a expressão "rotatividade" por "retenção" que é o oposto. Daí, fica óbvio o entendimento que o examinador deseja causar confusão na resolução da questão. 

     

    Retenção do funcionário  está ligado ao Aprendizado e Crescimento.  

    ;p

  • https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56847/2/A%20IMPLANTA%C3%83O%20DO%20BALANCED%20SCORECARD%20NA%20GEST%C3%83O.pdf

     

    "Faça ou não faça, tentativa não há" (Mestre Yoda - Jedi)

  • Palhaçada! 

     

    Onde que um indice de rotatividade de cargo é um índice de eficiência de RH? Efiência significa fazer alguma coisa com a menor utilizaçãp possível de recursos, onde está se medindo recursos num índice de rotatividade de cargos? 

     

    Veja bem, é rotatividade de cargos, não estão falando de retenção ou turnover da empresa. Muitas empresas tem como política fazer com que seus funcionários rodem por diferente funções, isto traria benefícios tanto para os funcionários (que teriam uma carreira mais completa e não cairiam na monotonia de uma única função) quandto para a empresa (que teria funcionários com maior entendimento do negócio da empresa como um todo e das relações entre as diferentes áreas). 

     

    Mas agora, se existe um índice de rotatividade de cargos, este índice mede a eficácia desta política (por exemplo a empresa pode ter um objetivo alto de que um em cada cinco funcionários mude de cargo a cada ano dentro da empresa - 20%), mas este índice não estará medindo eficiência, mediria eficiência um indice que de alguma forma calculasse os custos desta rotatividade.

     

    bons estudos!

  • É a única resposta ligada ao Rh ... simples.

  • NÃO ESQUECER DO CONCEITO DE EFICIÊNCIA = TEM A HAVER COM VALOR, ATINGIR O OBJETIVO COM MENOR CUSTO.

    QUANTO A ROTATIVADA - QDO ALTA ELA GERA UM ELEVADO CUSTO A EMPRESA, DESTA FORMA SE TENHO MENOR ROTATIVA, TENHO MENOR CUSTO, TENHO ASSERTIVIDADE NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇAO.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA ; E  

  • nunca nem vi nada sobre eficiência do RH na perspectiva do BSC

  • Eu só acertei por causa dessa informação que encontrei em outra questão:

    A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em quatro níveis:

    01. Avaliação no nível organizacional:

    1. Aumento da eficácia organizacional

    2. Melhoria da imagem da empresa

    3. Melhoria do clima organizacional 

    4. Melhor relacionamento entre empresa e funcionários

    5. Melhor atendimento ao cliente

    6. Facilidade de mudanças e inovação

    7. Aumento da eficiência

    8. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento

    02. Avaliação no nível de recursos humanos:

    1 Redução da rotatividade e absenteísmo do pessoal

    2. Aumento da eficácia individual e grupai dos empregados

    3. Elevação dos conhecimentos das pessoas

    4. Mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas

    5. Aumento da competência das pessoas

    6. Melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT)

    03 Avaliação no nível dos cargos:

    1. Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos

    2. Melhoria do espírito de grupo e da cooperação. .

    3. Aumento da produtividade

    4. Melhoria da qualidade

    5. Redução do índice de acidentes no trabalho

    6. Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos

    04 Avaliação no nível de.treinamento:

    1. Alcance dos objetivos do treinamento

    2, Retorno .dos investimentos efetuados em treinamento

    Chiavenato 2010


ID
1998982
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No setor público, a utilização de Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) auxilia os servidores no gerenciamento da informação, na realização de procedimentos administrativos e na prestação de serviços aos cidadãos. Sob determinadas condições, o sistema de informações gerenciais pode trazer os seguintes benefícios para uma organização:

1) melhoria na estrutura organizacional e nos métodos administrativos, para facilitar o fluxo de informações.

2) melhoria na estrutura de poder, propiciando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema.

3) melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

4) fornecimento de melhores projeções e análises dos efeitos das decisões.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Tem-se dificuldade em avaliar quantitativamente os benefícios oferecidos por um sistema de informação gerencial, porém OLIVEIRA afirma que o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

    • Redução dos custos das operações;

    • Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;

    • Melhoria na produtividade;

    • Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;

    • Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas;

    • Estímulo de maior interação dos tomadores de decisão;

    Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;

    Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;

    Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam os sistemas;

    • Redução do grau de centralização de decisões na empresa;e

    Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

    Essas premissas permitem que as empresas definam possíveis fortalecimentos do processo de gestão, garantindo o diferencial de atuação e por conseqüência, vantagem competitiva.

    Gabarito: E

    Fonte: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informação gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 8. ed., São Paulo: Atlas,1992.

  • Essa afirmação, para mim, é bastante questionável e foi ela que me fez errar a questão:

    • Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam os sistemas;

  • De acordo com Oliveira (2011, p. 27-28),

    O sistema de informações gerenciais pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

    • Redução dos custos das operações; 
    • Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; 
    • Aumento da produtividade; 
    • Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
    • Melhoria no processo de tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas; 
    • Estímulo para a maior interação entre os tomadores de decisão; 
    • Fornecimento de melhores projeções e análises dos efeitos das decisões; 
    • Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;
    • Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema; 
    • Redução do grau de centralização de decisões na empresa; e 
    • Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

     

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.


ID
2107837
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para que um sistema de informações gerenciais (SIG) funcione de forma correta e eficaz, gerando as informações necessárias ao processo decisório da empresa, é necessário que existam alguns aspectos que colaborem com esse sistema.
Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta um desses aspectos.

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra C

     

    Aspectos que Fortalecem os Sistemas de Informação Gerencial nas Empresas

     

    Os sistemas de informação gerenciais são instrumentos para o processo decisório. Por conseqüência, para que a empresa possa usufruir as vantagens básicas dos Sistemas de Informação Gerenciais, é necessário, que alguns aspectos sejam observados. Entre estes podem ser citados:

     

    ·  O envolvimento da alta e média gestão; (B)

     

    ·  A competência por parte das pessoas envolvidas com o SIG;

     

    ·  O uso de um plano mestre ou planejamento global; (D)

     

    ·  A atenção específica ao fator humano da empresa;

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/sistema-de-informacao-gerencial/23741/

  • C) Pode ser um benefício da implantação de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • De acordo com Oliveira (2011, p. 29-30),

    Para que as empresas possam usufruir das vantagens básicas do sistema de informações gerenciais, é necessário que alguns aspectos sejam observados, entre os quais podem ser citados:

    • O envolvimento adequado da alta e média administração com o SIG. Isso porque, se o envolvimento não for adequado, pode provocar uma situação de descrédito para o sistema.
    • A competência por parte das pessoas envolvidas no SIG, pois este, antes de ser um sistema com um conjunto de relatórios, exige competência intrínseca das pessoas que irão utilizá-lo; caso contrário, poderá até gerar problemas, pois essas pessoas podem começar a ter dificuldades de apresentar resultados.
    • O uso de um plano-mestre do SIG, o qual deverá ser implementado, adaptado e operacionalizado pelas várias unidades organizacionais da empresa, de acordo com as necessidades de informações, tendo em vista as ações e os resultados desejados.
    • A atenção específica ao fator humano da empresa. 
    • A habilidade dos executivos de empresa para identificar a necessidade de informações. Se isso não ocorrer, o SIG poderá já nascer morto, pois ele não será alimentado como sistema.
    • A habilidade dos executivos da empresa para tomarem decisões com informações. Esse aspecto é o centro nervoso do SIG.
    • O apoio global dos vários planejamentos da empresa. (estratégico, tático e operacional).
    • O apoio organizacional de adequada estrutura organizacional e das normas e procedimentos inerentes aos sistemas.
    • O apoio catalisador de um sistema de controladoria (contabilidade, custos, orçamentos e tesouraria).
    • O conhecimento e a confiança no sistema de informações gerenciais. 
    • A existência de dados e informações relevantes e atualizados. Se o SIG não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários.
    • A adequada relação custos versus benefícios. O SIG deve apresentar uma situação de custos abaixo dos benefícios que proporciona à empresa.

     

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.


ID
2293552
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem diferentes modelos de planejamento de RH, entre os quais o modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço. Esse modelo, entre outros aspectos,

Alternativas
Comentários
  • Existem diferentes modelos de planejamento de RH, entre os quais o modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço. Esse modelo, entre outros aspectos, 

    a) baseia-se em mapas de substituição de postos-chave e organogramas de carreiras, voltado, precipuamente, à evolução funcional. 

    Modelo de substituição de postos-chave.

    b) leva em conta fatores imprevisíveis, estratégia dos concorrentes e situação do mercado de clientes.

    O modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço (...) Não considera possíveis fatos imprevistos, como estratégias dos concorrentes, situação do mercado de clientes, greves, falta de matéria-prima etc.

    c) alinha-se com o planejamento estratégico da organização e toma por base mudanças tecnológicas que afetam a produtividade.
    Modelo de planejamento integrado.

    d) mapeia o fluxo de pessoas na organização, caracterizando-se com um modelo vegetativo, que objetiva apenas atender às demandas de reposição de pessoal. 

    Modelo baseado no fluxo de pessoal.

    e) utiliza previsões e extrapolações de dados históricos e está voltado, predominantemente, para o nível operacional da organização. CORRETA

    Fonte: https://glaucozambonini.files.wordpress.com/2011/03/apostila-de-pgp.pdf e apostila do Estratégia Concursos - Professor Carlos Chagas - 2017.

     

  • Resposta; E

    MODELOS DE PLANEJAMENTOS DE RECURSOS HUMANOS:

    *Baseado na procura estimada do produto ou serviço :  Considera que necessidades de pessoal são variáveis e dependentes da procura estimada do produto ou do serviço. A relação entre essas duas é influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização. Esse modelo utiliza previsões ou extrapolações de dados históricos e está voltado predominantemente para o nível operacional da organização. (Letra E) Não considera possíveis fatos imprevistos (Erro da Letra B) como estratégias dos concorrentes, situação do mercado de clientes, greves, falta de matéria-prima etc. É limitado pois se reduz a aspectos quantitativos: quantas pessoas serão necessárias nos vários postos de trabalho para produzir determinada quantidade de produto ou serviço oferecido pela organização.

    *Baseado em segmentos de cargos: Está restrito ao nível operacional da organização. É o modelo de planejamento de pessoal operacional utilizado por empresas de grande porte. Consiste em: a)Escolher um fator estratégico – como nível de vendas, volume de produção, plano de expansão – cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal. b)Estabelecer os níveis históricos (passado) e futuro para cada fator estratégico. c)Determinar os níveis históricos da força de trabalho para cada unidade. d)Projetar os níveis futuros de força de trabalho para cada unidade, através da correlação com a projeção dos níveis (históricos e futuros) do fator estratégico correspondente.

    *De substituição de postos-chave: Recebe os nomes de mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento para o planejamento de funcionários. Requer organograma com informações fornecidas pelo sistema de informação gerencial que oferecem informações, como formação escolar, experiência profissional anterior, cargos ocupados, desempenho, aspirações, objetivos pessoais etc. Esse modelo funciona como um plano de carreiras. Letra A

    *Baseado no fluxo de pessoal: mapeia o fluxo das pessoas da organização. A análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização. É um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação está em preencher vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano. Letra D

    *De planejamento integrado É um modelo sistêmico, mais amplo e abrangente. Permite diagnóstico de decisões Estratégicas. Leva em conta: Volume de produção planejado pela organização; Mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade do pessoal; Condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela; Planejamento de carreiras dentro da organização. Letra C

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas e o novo papel dos rh nas organizações.

  • Letra (E).

     

    MODELOS DE RH
        - Baseado na Procura Estimada do Produto ou Serviço
                -- Limitado, não considera:
                        --- estratégias dos concorrentes
                        --- novas tendências
                        --- greves
                        --- etc
                -- Quantitativo
                        --- Busca calcular quantas pessoas são esperadas a cada nível de demanda

                        --- Utiliza métodos estatísticos/históricos
                -- Foco operacional

     

    At.te, CW.

    RODRIGO RENNO. Administração Geral para Concursos. 2ª edição. Editora Método, 2015.

  • a) Modelo de substituição de postos-chave: recebe os nomes de mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento para o planejamento de funcionários.

    b) e e) Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço: utiliza previsões ou extrapolações de dados históricos e está voltado predominantemente para o nível operacional da organização. Não considera possíveis fatos imprevistos como estratégias dos concorrentes, situação do mercado de clientes, greves, falta de matéria-prima etc.

    c) Modelo de planejamento integrado: permite diagnóstico de decisões estratégicas. considera volume de produção planejado pela organização; mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade do pessoal; condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela; planejamento de carreiras dentro da organização.

    d) Modelo baseado no fluxo de pessoal: mapeia o fluxo das pessoas da organização. É um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação está em preencher vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano.

  • MODELOS OPERACIONAIS DE PLANEJAMENTO DE GP

     

    a) Modelo baseado na PROCURA ESTIMADA DO PRODUTO OU SERVIÇO

     

     → necessidades de pessoal são uma variável dependente da procura estimada do produto ou do serviço

     

     → utiliza PREVISÕES ou EXTRAPOLAÇÕES DE DADOS HISTÓRICOS

     

     → extremamente LIMITADO (se reduz a aspectos QUANTITATIVOS)

     

     → voltado predominantemente p/ o NÍVEL OPERACIONAL

     

      → NÃO considera fatos imprevistos como:

         -> estratégias dos concorrentes

         -> novas tendências

         -> greves

         -> etc

  • Poderiam me indicar uma boa vídeoaula que trate sobre gestão de pessoas?

  • https://www.youtube.com/watch?v=2du6Pc8cEI0

    https://www.estudioaulas.com.br/cursos/detalhe/gestao-de-pessoas-para-senado-federal-andreia-ribas

    Não conheço a qualidade da escola porém essa é a melhor em gestão de pessoas  ou o livro dela que também é ótimo, ela parece que fez todas as questões da FCC antes de vender o livro...kkkkk

    Tem o Chiavenato também porém, acho Ribas e Salim mais didático e esquemátizado.

    Boa sorte!

     

  • MODELOS DE RH

     

    Baseado na procura estimada do produto ou serviço:

     

    ✔️  Necessidades de pessoal são variáveis e dependentes da procura estimada do produto ou do serviço. 

    ✔️ Influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização. 

    ✔️ Utiliza previsões ou extrapolações de dados históricos.

    ✔️ Nível operacional. 

    ✔️Não considera: possíveis fatos imprevistos como estratégias dos concorrentes, situação do mercado de clientes, greves, falta de matéria-prima etc.

    ✔️É limitado pois se reduz a aspectos quantitativos.

    ~~~~

     

    Baseado em segmentos de cargos: 

    ✔️ Nível operacional. 

    ✔️Utilizado por empresas de grande porte. 

    ✔️ Consiste em:

    a)Escolher um fator estratégico – como nível de vendas, volume de produção, plano de expansão – cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal. 

    ⬇️

    b)Estabelecer os níveis históricos (passado) e futuro para cada fator estratégico.

    ⬇️

    c)Determinar os níveis históricos da força de trabalho para cada unidade.

    ⬇️

    d)Projetar os níveis futuros de força de trabalho para cada unidade, através da correlação com a projeção dos níveis (históricos e futuros) do fator estratégico correspondente.

    ~~~~

     

    De substituição de postos-chave: 

    ✔️Recebe os nomes de mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento para o planejamento de funcionários. 

    ✔️Requer organograma com informações fornecidas pelo sistema de informação gerencial que oferecem informações, como formação escolar, experiência profissional anterior, cargos ocupados, desempenho, aspirações, objetivos pessoais etc.

    ✔️Funciona como um plano de carreiras. 

    ~~~~

     

    Baseado no fluxo de pessoal: 

    ✔️Mapeia o fluxo das pessoas da organização.

    ✔️A análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização. 

    ✔️Modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação está em preencher vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano.

    ~~~~

     

    De planejamento integrado 

    ✔️Modelo sistêmico, mais amplo e abrangente. 

    ✔️Permite diagnóstico de decisões Estratégicas. 

    ✔️Leva em conta: Volume de produção planejado pela organização; Mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade do pessoal; Condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela; Planejamento de carreiras dentro da organização.

  • A) MODELO DE SUBSTITUIÇÃO DE POSTOS-CHAVE (Encarreiramento e Promoção)

    B) MODELO DE PLANEAMENTO INTEGRADO (4 variáveis intervenientes - Modelo sistêmico e mais abrangente)

    C) MODELO DE PLANEAMENTO INTEGRADO (4 variáveis intervenientes - Modelo sistêmico e mais abrangente)

    D) MODELO BASEADO NO FLUXO DE PESSOAL (Necessidade histórica de pessoal - fluxo)

    E) MODELO BASEADO NA PROCURA ESTIMADA POR PRODUTO/SERVIÇO (Necessidade de pessoal depende da procura por produto/serviço)


ID
2424241
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Texto para a questão.

Cristina é formada em psicologia, tem especialização em gestão de pessoas e na empresa onde trabalha busca uma oportunidade para coordenar equipes. Recentemente, o diretor de gestão de pessoas da sua organização a convidou para executar uma importante missão: desenvolver um sistema integrado de avaliação de desempenho. Para isso, o diretor a autorizou a recrutar trabalhadores com perfil e experiência para compor uma equipe multidisciplinar. Foi disponibilizado à Cristina a quantidade de recursos necessários para desenvolvimento do programa.

Ainda com relação à situação hipotética apresentada, para construir uma equipe de trabalho eficiente, Cristina precisará

Alternativas

ID
2467999
Banca
Instituto de Seleção
Órgão
CREFITO - 1ª Região (PE, PB, RN e AL)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um dos componentes do Sistemas de Informações Gerenciais(SIG), que é definido como a ação sucedânea que pode levar, de forma diferente, ao mesmo resultado, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    1.1 Conceito
    O sistema de informação gerencial (SIG) é um sistema planejado de colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes envolvidos. As necessidades de informação gerencial em uma organização são amplas e variadas e exigem a atuação de contadores, auditores, pesquisadores de mercado, analistas e um enorme número de especialistas de staff (CHIAVENATO, 2006). O sistema de informação gerencial ocupa um papel importante no desempenho dos gerentes, principalmente nas tarefas de planejamento e de controle. Sob o aspecto específico de controle, o SIG deve proporcionar informação oportuna e relevante para que os gerentes possam fazer uso do controle antecipado em relação à ação, permitindo à organização uma vantagem competitiva quanto a seus concorrentes.
    O conceito de SIG está relacionado com a tecnologia da informação. Ele envolve a presença do computador ou rede de microcomputadores, além de programas específicos para processar dados e informações.
    Os sistemas de informação fornecem feedback para a Administração sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção, enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente. Nesse sentido, o termo sistemas de informação é definido como um conjunto organizado de recursos para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização. Os recursos são: pessoas, hardware, software, dados e redes, bancos de dados e procedimentos

  • De acordo com Oliveira (2002), os sistemas de informação, possuem os seguintes
    componentes:
    a) dados: elementos identificados em sua forma bruta que por si só não levam a
    compreensão de um fato ou evento;
    b) tratamento: é a transformação de um insumo (dado) em um resultado
    gerenciável (informação);
    c) informação: é o dado refinado que permite ao executivo tomar uma decisão;
    d) alternativa: é a ação sucedânea que pode levar, de forma diferente, ao mesmo
    resultado;

    e) decisão: é a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a
    determinado resultado;
    f) recurso: é a identificação das alocações ao longo do processo decisório
    (equipamentos, materiais, financeiros, humanos);
    g) resultado: é o produto final do processo decisório;
    h) controle e avaliação: são as funções do processo administrativo que, mediante a
    comparação com padrões previamente estabelecidos, procuram medir e avaliar
    o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os
    tomadores de decisão, de forma que possam corrigir ou reforçar este
    desempenho;
    i) coordenação: é a função administrativa que procura aproximar, ao máximo, os
    resultados apresentados com a situação anteriormente planejada.

  • Alternativa = Cursos de ação diferentes que levam ao mesmo resultado, utilizando-se outros caminhos possíveis.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • De acordo com Oliveira (2002), os sistemas de informação, possuem os seguintes componentes:

    a) dados: elementos identificados em sua forma bruta que por si só não levam a compreensão de um fato ou evento;

    b) tratamento: é a transformação de um insumo (dado) em um resultado gerenciável (informação)                                                              

    c) informação: é o dado refinado que permite ao executivo tomar uma decisão;

    d) alternativa: é a ação sucedânea que pode levar, de forma diferente, ao mesmo resultado;                                                                          

    e) decisão: é a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado;

    f) recurso: é a identificação das alocações ao longo do processo decisório (equipamentos, materiais, financeiros, humanos);

    g) resultado: é o produto final do processo decisório;

    h) controle e avaliação: são as funções do processo administrativo que, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos, procuram medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os tomadores de decisão, de forma que possam corrigir ou reforçar este desempenho;

     i) coordenação: é a função administrativa que procura aproximar, ao máximo, os resultados apresentados com a situação anteriormente planejada.

  • As alternativas, ou seja, possíveis opções de formas diferentes de interagir, leva a diversas tomadas de posição diferentes.

    Resposta: D


ID
2475856
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Toda forma de gestão empresarial necessita de um sistema de informação para apoiar suas decisões. A boa informação passa a ser a base da função do controle administrativo. Logo, é correto afirmar conceitualmente que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem a fonte dessa resposta??

     

  • GAB: A

     

    INFORMAÇÕES

    A comunicação proporciona as informações de que as pessoas e os

    grupos precisam para tomar decisões, pois transmite dados para que se

    identifiquem e avaliem alternativas, revelando papel importante como facilitadora

    de tomada de decisões.

     

    Fonte:  Andreia Ribas Cassiano Ramalho


  •  

    O enunciado da questão abaixo responde a mesma também: 


    Q 825284 Sistema de informação gerencial (SIG) é o processo de transformação de dados em informações de qualidade, que permitem aos gestores tomar decisões das mais variadas possíveis. Todo SIG tem alguns componentes básicos e imprescindíveis. 

    Gab A


ID
2475859
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O sistema de informação gerencial (SIG) é o processo de transformação de dados em informações de qualidade, que permitem aos gestores tomar decisões das mais variadas possíveis. Todo SIG tem alguns componentes básicos e imprescindíveis. Assinale a alternativa que não seja um desses elementos.

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de informação fornecem feedback para a Administração

    sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção, enquanto

    ele troca entradas e saídas com seu ambiente. Nesse sentido, o termo sistemas

    de informação é definido como um conjunto organizado de

    recursos para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização.

    Os recursos são: pessoas, hardware, software, dados e redes,

    bancos de dados e procedimentos

     

    Fonte:  Andreia Ribas Cassiano Ramalho

  •  

    Backup: para manter cópias de segurança.

    Gab: D


ID
2545711
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em atividades de Coaching, algumas das responsabilidades do Coach podem ser relacionadas, como descobrir, esclarecer e alinhar-se ao que o cliente quer atingir; incentivar a autodescoberta do cliente; provocar soluções e estratégias geradas pelos clientes; responsabilizar o cliente pelos compromissos assumidos. Considerando o Coaching, avalie as seguintes afirmações.


I. Um dos benefícios da aplicação de Coaching nas organizações é o aspecto da Liderança: o coaching como forma de potencializar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão de conflitos, de planos sucessórios entre outros efeitos. Outros benefícios são aspectos de Desempenho Superior, Cultura Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Carreira, Empreendedorismo e Desenvolvimento Organizacional. 

II. O Rapport é uma relação mútua de confiança, e compreensão entre as pessoas envolvidas no processo de Coaching, que envolve empatia e confiança de tal forma que o emparelhamento facial e corporal são dispensáveis.

III. As atividades de Coaching seguem um processo iterativo, em que as atividades de mapeamento do Estado Atual, projeção do Estado Desejado e construção do Plano de Ação ocorrem de forma recursiva, promovendo ajustes no plano de ação a cada sessão conforme a evolução na fase de projeção do Estado Desejado. A fase de acessar o Estado Original deve ser executada no início do processo de Coaching.


É CORRETO apenas o que se afirma em  

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    I - CORRETA

     

    II - ERRADA. O Rapport é uma relação mútua de confiança, e compreensão entre as pessoas envolvidas no processo de Coaching, que envolve empatia e confiança de tal forma que o emparelhamento facial e corporal são dispensáveis. O Rapport realmente é a construção de uma relação mútua de confiança e para isso uma das técnicas mais utilizadas é o espelhamento, no qual o emparelhamento facial e corporal são INDISPENSÁVEIS. fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/o-que-e-rapport/

     

    III - ERRADA. Nessa questão, o que eu consegui enteder de erro está no final da frase: A fase de acessar o Estado Original deve ser executada no início do processo de Coaching. No Coaching temos o Estado Atual (onde estou) e o Estado Desejado (aonde quero chegar), ambos definidos no início do processo do Coaching. Não encontrei nenhuma referência à Estado Original, mas acredito se tratar de uma análise realizada quando já alcançado o Estado Desejado e observa-se como a pessoa era no seu Estado Original (onde ela estava no início do Coaching).

  • I. Um dos benefícios da aplicação de Coaching nas organizações é o aspecto da Liderança: o coaching como forma de potencializar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão de conflitos, de planos sucessórios entre outros efeitos. Outros benefícios são aspectos de Desempenho Superior, Cultura Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Carreira, Empreendedorismo e Desenvolvimento Organizacional. 

    Questão passível de anulação. 

    Cultura Organizacional: "Cultura organizacional é um padrão de premissas básicas compartilhadas que foram aprendidas por um grupo, na medida em que resolveram seus problemas de adaptação externa e integração interna…um produto de aprendizado compartilhado".

    A cultura da organização é assimilada pelo membro e NÃO ensinada como é colocado no item.

     

     

     

  • O PsyCap é definido como um estado psicológico positivo de desenvolvimento caracterizado por quatro capacidades,

    resumidas pelo acrônimo HERO (ou herói, em inglês). HERO significa:

     

    Hope (esperança)


    Efficacy/self-efficacy (eficácia/autoeficácia)


    Resilience (resiliência)


    Optmism (otimismo)

     

    Os pesquisadores Luthans, Youssef e Avolio, que desenvolveram o conceito, explicam as quatro capacidades que compõem o Psycap,

    da seguinte forma:

     

     

    1 – Ter confiança (autoeficácia) para assumir desafios e despender o esforço necessário para ser bem-sucedido em tarefas desafiadoras.

     

    2 – Fazer uma atribuição positiva (otimismo), em relação ao sucesso, no presente e no futuro.

     

    3 – Perseverar ao perseguir objetivos e, quando necessário, redirecionar os caminhos para alcançar o sucesso (esperança).

     

    4 – Quando afligido por problemas e adversidades,

    manter-se firme e retornar ao estado original, ou mesmo, ir além dele (resiliência).

     

    Cabe notar que a autoeficácia, a esperança, a resiliência e o otimismo não foram escolhidos aleatoriamente para compor o PsyCap.

    De acordo com os autores, várias capacidades psicológicas positivas foram analisadas,

    estudadas e empiricamente testadas no contexto do ambiente de trabalho.


ID
2706343
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Analise as afirmativas, de acordo com a gestão de pessoas.


I- Deve-se promover a capacitação dos profissionais da área de gestão de pessoas para que eles desenvolvam conhecimento do negócio, de práticas de gestão de pessoas e de gestão de mudanças.

II- Para uma atuação estratégica na área de gestão de pessoas, faz-se necessário desvincular o planejamento do quadro de pessoal do desenho organizacional da empresa e vinculá-lo aos processos essenciais da organização.

III- As pesquisas realizadas pela área de gestão de pessoas no ambiente organizacional devem ser efetuadas visando conhecer aspectos que indiquem as intervenções que necessitam ser realizadas pela área para que esta possa atuar de forma a contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas

ID
2883811
Banca
UNIFESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Assentamento Funcional Digital - AFD é um repositório digital dos documentos (pastas funcionais) do servidor público federal, que objetiva agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão, resguardar os direitos e os deveres dos órgãos, entidades e de seus agentes. Fazem parte do AFD, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: LETRA D (exceto)

    Fazem parte do AFD:

    Servidores ativos;

    Aposentados;

    Instituidores de pensão;

    Estagiários;

    Cargo em comissão;

    Residentes médicos;

    Residentes multiprofissionais;

    Mais médicos;

    Contratados temporariamente;

    Militares de ex-territórios;

    Empregados públicos;

    Anistiados políticos.

  • Nunca vi na vida. Isso tá em qual norma?

  • nunca ouvi falar...mas bora anotar

  • de onde veio essa questão???? to "boiando"

  • Nunca vi essa questao e o que isso tem haver com a lei 8 112/90 ? Pois li toda lei e nao vi nada parecido

  • Nunca vi isso na lei 8.112

  • Essa questão deveria classificada como "sui generis"... Nunca li isso em lugar nenhum

  • A questão não cita em nenhum momento a lei 8112/90

  • O AFD é regulamentado por uma portaria e não está especificado na lei 8.112/90

    Provavelmente deve ter sido cobrado no edital da UNIFESP dentro da matéria D. Administrativo e acabou se misturando.

  • Legislação específica para o cargo.

  • servidores terceirizado não fazem parte do banco de dados do governo por não ter vinculo funcional com a união,mas sim, com a prestadora de serviços.

  • Não consta na 8112

  • filtro doidão !!! MArquei gestão de pessoas e saiu essa questão.


ID
3123346
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH) combina o planejamento estratégico com o planejamento de recursos humanos. Ela está relacionada ao estabelecimento de políticas e processos que possibilitam à organização atingir seus objetivos estratégicos. Os gerentes seguem um processo sistemático, ou modelo, ao realizar o planejamento de recursos humanos. Os três elementos principais do processo são a previsão da demanda de pessoal, a previsão da disponibilidade (oferta) de pessoas e o equilíbrio das considerações de disponibilidade (oferta) e demanda.


Ao fazer a previsão de demanda de pessoal de uma organização do interior de São Paulo, o responsável utilizou a seguinte ferramenta:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Análise de Tendências.

  • Gabarito - C

    A) Modelo de Substituição de Cargos-chave. (Plano de carreira)

    B) Análise do Fluxo de Pessoal. (Verificação histórica do movimento de pessoas)

    C) Análise de Tendências. (Prever demanda de pessoal na organização)

    D) Análise de Markov. (Prever disponibilidade de RH's nos cargos da organização)

    E) Inventário de Habilidades. (Caracterização de desempenhos)

  • Tem questão que parece que se a gente estivesse estudado mais, erraria hahahah

  • Gabarito letra C #Funsaúde/Ce
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3137371
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um benefício social que é, ao mesmo tempo, não-monetário quanto à sua natureza e supletivo quanto a seus objetivos, é

Alternativas
Comentários
  • Benefícios assistenciais - que visam prover o funcionário e sua família de certas condições de segurança e previdência em caso de imprevistos ou emergências, incluem: Assistência médico-hospitar (Letra B); Assistência odontológica; Assistência financeira através de empréstimos; Serviço social (letra D); Complementação da aposentadoria ou plano de previdência social; Complementação do salário em afastamentos prolongados por doenças; Seguro de vida em grupo (letra C) ou de acidentes pessoais; Creche para filhos de funcionários, etc.

    Benefícios recreativos - que visam proporcionar ao funcionário condições físicas e psicológicas de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer. Incluem: Grêmio (letra E) ou clube; Áreas de lazer nos intervalos de trabalho; Música ambiente; Atividades esportivas e comunitárias; Passeios e excursões programadas, etc.

    Planos supletivos - visam certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida. Incluem: Transporte; Restaurante no local de trabalho; Estacionamento privativo; Horário móvel de trabalho (LETRA A); Cooperativa de gêneros alimentícios ou convenio com supermercados; Agência bancária no local de trabalho, etc.

  • 3- Quanto a seus objetivos: Podem ser classificados em relação aos objetivos que pretendem alcançar em assistências, recreativos e supletivos:

    - Tipos de benefícios:

    - Médico

    - Odontológico

    - Financeiro

    - Educacional

    - Medicamento

    - Jurídico

    - Cooperativa de consumo

    - Seguro de vida

    Planos assistências são planos que visão prover o empregado e sua família de certas condição de segurança e previdência em casos de imprevisto ou emergências, muitas vezes , fora de seu controle ou de sua vontade.

    - Grêmio ou clube

    - Colônia de férias

    - Lazer recreativo, esportivo, cultural

    - Excursões programadas

    - Música ambiente

    Planos Recreativos são serviços e benefícios que visão proporcionar aos empregados condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo.

    - Restaurante no local de trabalho

    - Estacionamento privativo

    - Distribuição de café

    - Bar e cafeteria

    Plano supletivo são serviços e benefícios que visão proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades, para melhorar sua qualidades de vida.

  • VALE ADICIONAR TB OS Benefícios flexíveis: benefícios dados pela empresa aos seus funcionários, como por exemplo, plano de saúde, benefícios sociais e incentivo educacional, tendo porém uma diferença, a opção pela livre escolha dos benefícios que mais se adaptam ao perfil do funcionário (de acordo com o que a empresa oferece). 

    Por exemplo: uma empresa que utiliza dessa flexibilização de benefícios, oferece  para os funcionários um menu com 12 benefícios, cada um com até cinco opções. 

    O funcionário que entra na empresa recebe uma pontuação, de acordo com a função que exerce. Todos os benefícios têm um valor, em pontos, (assistência médica, odontológica, combustível, estacionamento, chek up, serviços de telefonia, vacinação, cartão de descontos para compras, creche, auxílio-doença, entre outros).

  • GAB A

    Benefícios não monetários: são os benefícios oferecidos na forma de serviços, vantagens ou facilidades para os usuários, a saber: serviço social, clube, transporte, restaurante, estacionamento privativo, horário móvel de trabalho etc.

    Planos supletivos: são serviços e benefícios que visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades, para melhorar a qualidade de vida. Incluem:

    1. Transporte ou condução do pessoal;
    2. Restaurante no local de trabalho;
    3. Estacionamento privativo dos empregados;
    4. Horário móvel de trabalho;
    5. Cooperativa de gêneros alimentícios;
    6. Agência bancária no local de trabalho.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3192850
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia a definição a seguir.

Forma mais praticada pelas organizações no mercado de trabalho da atualidade. Objetiva vincular o desempenho à produtividade e à qualidade dos resultados organizacionais, estimulando o trabalhador na busca da otimização do seu trabalho e das metas a que se propôs a alcançar conjuntamente com a empresa.

Essa definição ou abordagem está relacionada à remuneração por

Alternativas

ID
3202663
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto ao processo de recrutamento e seleção, julgue o item


Os critérios de seleção são mais flexíveis e menos rigorosos no mercado de trabalho em oferta.

Alternativas
Comentários
  • mercado de trabalho em oferta: mais vagas.

  • Mercado de trabalho em ofertas = mais vagas e menos candidatos. Assim, as empresas tornam mais flexíveis as exigências quanto às contratações já que não têm tantas opções de mão de obra.

  • o Mercado de Trabalho em oferta: ocorre quando há muitas vagas de empregos disponíveis no mercado. Nesta situação, as empresas costumam competir mais por novos funcionários, o que aumenta os custos, além de reduzir exigências, aumentar investimentos em treinamento e fixação de pessoal, reforçar o recrutamento interno (já que o externo se torna muito caro), aumentar investimentos em benefícios, reduzir o recrutamento externo e buscar não substituir o pessoal.

    o Mercado de Trabalho em procura: é a situação do mercado de trabalho na qual há poucas vagas de emprego disponíveis. Nessa situação, as empresas não precisam se esforçar tanto no seu processo de procurar candidatos (recrutar), já que os candidatos passam a se tornar mais ativos na procura de vagas. O recrutamento externo se torna mais barato e a empresa não se preocupa tanto com a fixação dos funcionários atuais ou seu desenvolvimento.

    o Mercado de Recursos Humanos em oferta: é a situação na qual há muitos candidatos em busca de ofertas de trabalho.

    o Mercado de Recursos Humanos em demanda: acontece quando há poucos candidatos disponíveis no mercado, exigindo que a empresa realize uma busca mais ativa para encontrá-los.

    (Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos).

  • Vou mostrar como eu conseguir aprender esse negócio:

    MT em Oferta: Opulência ( riqueza, abundância) de oportunidades de trabalho.

    Patrão está procurando.

    MT em Procura: Poucas oportunidades de trabalho.

    Trabalhadores estão procurando.

    M. RH em Oferta: Opulência de candidatos.

    M. RH em Procura: Poucos candidatos.

    Há mais conhecimentos sobre isso no livro de CHIAVENATO, Gestão de Pessoas.

    Caminhando com Fé!

  • Gabarito: certo

    Mercado de trabalho em OFERTA:

    1- o patrão está procurando;

    2- muitas vagas de emprego disponíveis no mercado;

    3- redução de exigências;

    4- critérios de seleção mais flexíveis;

    5- ênfase no recrutamento interno.

    Mercado de trabalho em PROCURA:

    1- o empregado está procurando;

    2- poucas vagas no mercado disponíveis;

    3- recrutamento externo mais barato.


ID
3202669
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto ao processo de recrutamento e seleção, julgue o item


O recrutamento não apenas diz respeito às qualificações dos empregados, mas também à diversidade do quadro de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    O recrutamento de pessoas pode ser definido como um conjunto de atividades desenhadas para atrair candidatos qualificados para uma organização. 

  • O recrutamento não apenas diz respeito às qualificações dos empregados, mas também à diversidade do quadro de pessoal. Resposta: Certo.

    Recrutamento: convocação e diversificação de "sangue novo" no quadro de pessoal.

  • Mas se o recutamento for interno não gerará diversidade e a questão em momento nenhum especifica que o recrutamento será externo.

  • Quando se realiza o processo de recrutamento é necessário pensar sobre a introdução de novas pessoas, ideias, intelecto etc para somar a força de trabalho e qualificações já existente na organização.


ID
3202753
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere a plano de cargos e carreira, julgue o item


A carreira paralela na organização contribui para a manutenção do profissional na carreira técnica, possibilitando à empresa sustentar um aumento de complexidade tecnológica em seus produtos e processos, por meio da incorporação de novos conhecimentos.

Alternativas
Comentários
  • Considerando que eu não conhecia nada a respeito do tema:

    Segundo o professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) Joel de Souza Dutra, a carreira paralela tem sido utilizada de diferentes maneiras, dependendo do estágio de amadurecimento das empresas e do grau de adaptabilidade de suas políticas e práticas na gestão de pessoas. Em todas as situações, há uma grande aceitação por parte dos profissionais técnicos ou funcionais por se oferecer a eles uma ampliação de seus horizontes profissionais, associada à oferta de maiores recompensas e símbolos de status. “A carreira paralela oferece ao profissional técnico ou funcional uma alternativa à carreira gerencial. Desse modo, ele não necessita ocupar posições com as quais não tem nenhuma identidade. Isso representa um ganho importante para as organizações, que podem evitar a multiplicação desnecessária de posições gerenciais, além de possibilitar a adoção de estruturas enxutas e mais adequadas às suas necessidades”, pontua.

    https://revistamelhor.com.br/rotas-alternativas/

    (Artigo interessante sobre o tema).

  • Estruturas Paralelas: Nesse tipo de estrutura as carreiras técnicas e gerenciais se desenvolvem “em paralelo”. Ou seja, assim que o indivíduo entra na organização ele deve escolher se quer seguir uma carreira de natureza técnica ou de natureza gerencial.

  • QUESTÃO CORRETA - A carreira paralela na organização contribui para a manutenção do profissional na carreira técnica, possibilitando à empresa sustentar um aumento de complexidade tecnológica em seus produtos e processos, por meio da incorporação de novos conhecimentos.

    ''A manutenção desses profissionais de carreira técnica possibilita à organização sustentar o aumento de complexidade tecnológica em seus produtos e processos, por meio da incorporação de novos conhecimentos ''(Dutra, 1992).

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )


ID
3202780
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com artigo publicado por Josh Bersin, as empresas investem mais de US$ 200 bilhões por ano, em todo o mundo, em treinamento. No Brasil, segundo a pesquisa “Panorama do treinamento no Brasil”, da Revista Exame, em julho de 2018, os não líderes são os mais beneficiados, representando 60% dos treinamentos, sendo que 44% desses treinamentos são relacionados a conteúdos técnicos. Considerando essas informações, julgue o item a respeito de treinamento, desenvolvimento e educação.



O desenvolvimento de pessoas nas organizações é um processo de curto prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados.

Alternativas
Comentários
  • DESENVOLVIMENTO - LONGO PRAZO;

    TREINAMENTO - CURTO PRAZO

  • O enunciado descreve de maneira incorreta as características do desenvolvimento de pessoas.

    Apesar de existirem muitas formas de apresentar os conceitos de treinamento e desenvolvimento. Em essência, podemos fazer o seguinte paralelo:

    Treinamento: ações de curto/médio prazo. Foco em melhorar o desempenho do cargo atual.

    Desenvolvimento: ações mais genéricas e de prazo maior. Foco em desenvolver competências não necessariamente relacionadas ao cargo atual. Pode ser usado em apoio a programas de qualidade de vida no trabalho, orientação profissional, autogestão de carreira.

    Gabarito: Errado

  • Gab Errado

    Desenvolvimento = longo prazo.


ID
3203698
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando o que se espera como postura profissional adequada, julgue o item


A vestimenta utilizada no local de trabalho deve ser escolhida com base no equilíbrio entre o bom gosto e o bom senso.

Alternativas
Comentários
  • 16% das candidatas(os) sao adeptas ao "meu corpo , minhas regras". Melhor pra mim (minhas vagas hahaha)

  • "bom gosto"...

  • sinceramente, bom gosto é muito subjetivo

  • "Bom gosto": complicado este termo, pois é muito carregado de subjetividade.

  • Sério? ¬¬

  • bom gosto? #somostodosiguais #sqn

  • Vamos dar um desconto para a banca. Quadrix


ID
3232219
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A implementação de um método de avaliação de desempenho ganha grande importância, pois é uma ferramenta capaz de promover o desenvolvimento da organização, o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, identificando as necessidades de capacitação e treinamentos, das condições de trabalho oferecidas, das potencialidades e deficiências dos colaboradores, enfim, elementos que permitem o alcance de uma melhoria contínua do ___________ do servidor, visando sempre melhorar a eficiência da gestão pública. A avaliação de desempenho deve ser vista como um __________, contribuindo para implementar uma nova forma de gestão, visando oferecer uma prestação de serviços de qualidade a todos os cidadãos, respeitando seus direitos e garantias individuais, sociais e coletivas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A implementação de um método de avaliação de desempenho ganha grande importância, pois é uma ferramenta capaz de promover o desenvolvimento da organização, o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, identificando as necessidades de capacitação e treinamentos, das condições de trabalho oferecidas, das potencialidades e deficiências dos colaboradores, enfim, elementos que permitem o alcance de uma melhoria contínua do desempenho do servidor, visando sempre melhorar a eficiência da gestão pública. A avaliação de desempenho deve ser vista como um projeto, contribuindo para implementar uma nova forma de gestão, visando oferecer uma prestação de serviços de qualidade a todos os cidadãos, respeitando seus direitos e garantias individuais, sociais e coletivas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • Se a avaliação de desempenho for vista como um projeto, então quer dizer que ela tem início, meio e fim. Ou seja, não deve possuir caraterísticas de continuidade.

    Eu, hein!

  • Roberth, pensei da mesma forma que você, mas fui por eliminação da primeira lacuna, visto que apenas desempenho se enquadrava.


ID
3232243
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os gestores da administração pública precisam considerar que as pessoas possuem vidas externas à organização e necessidades cuja satisfação não podem ser alcançadas com os meios disponíveis no ambiente organizacional. Além disso, as pessoas podem não apresentar um grau de identidade satisfatório com o trabalho desenvolvido. Essas necessidades pessoais podem variar desde o exercício de outra profissão ou atividade compatível com o exercício do cargo público (docência, atividades próprias artísticas ou de profissionais liberais etc.) até necessidades associadas a lazer, esportes ou à preferência pessoal por determinado horário em relação ao qual o colaborador se sente mais apto ao trabalho. Há pessoas que, por motivos diversos, apresentam pico de produtividade no início da manhã, outras ao final da tarde; pessoas que têm interesse em estudar no turno da manhã ou no da tarde; outras teriam a possibilidade de exercer atividade paralela que lhes gerariam satisfação pessoal e profissional. Nesse contexto, analise a afirmativas abaixo:

I. Uma forma alternativa de o gestor beneficiar os colaboradores no ambiente de trabalho pode ser, justamente, a de permitir que eles se afastem da organização em horários diferenciados implementando uma política de flexibilização de horário.
II. Os horários de trabalho flexíveis admitem diversas configurações, sendo mais adequado às organizações do setor público o modelo denominado de núcleo rígido comum onde se opera com a fxação de um período intermediário comum dentro do horário de expediente.
III. A flexibilidade atribuída ao horário de trabalho exige certo controle na forma de escalas relativamente perenes, construídas conforme as possibilidades de convergência entre os interesses da Administração Pública prioritariamente dita, das pessoas e das equipes.
IV. Todas as atividades ou segmentos da organização podem aderir a uma política de flexibilização de horário, seja pela regularidade, ou dependência da atividade em relação a outra, mesmo sobre a insuficiência de pessoal favorecendo a estruturação de escalas de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    Fonte: Comportamento Organizacional - Sandro Trescastro Bergue. 


ID
3232249
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem muitas críticas quanto a ineficiência dos órgãos públicos, porém faltam ações para torna-los mais eficientes. Uma gestão pública moderna exige mais objetividade, melhor serviço, mais inovação e menos burocracia. Não pode somente fazer cobranças do servidor inexperiente, mas deve investir em seu aprimoramento para suprir limitações decorrentes da falta de conhecimento para o desempenho de suas tarefas. É muito importante a criação de um programa de capacitação, elaborado com a participação dos _________, pois nem sempre os gestores investem na _________ dos seus funcionários. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Existem muitas críticas quanto a ineficiência dos órgãos públicos, porém faltam ações para torna-los mais eficientes. Uma gestão pública moderna exige mais objetividade, melhor serviço, mais inovação e menos burocracia. Não pode somente fazer cobranças do servidor inexperiente, mas deve investir em seu aprimoramento para suprir limitações decorrentes da falta de conhecimento para o desempenho de suas tarefas. É muito importante a criação de um programa de capacitação, elaborado com a participação dos servidores, pois nem sempre os gestores investem na qualificação dos seus funcionários. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.


ID
3234730
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação de desempenho é um processo conduzido de diferentes formas, nas diversas organizações. Um dos aspectos mais importantes nesse processo é definir quem conduzirá a avaliação de desempenho. Por vezes, esse processo é centralizado na área de recursos humanos, que assume total responsabilidade por sua realização.
Entre as desvantagens da centralização da avaliação de desempenho na área de recursos humanos, pode-se apontar:

Alternativas
Comentários
  • O órgão de RH
    Trata-se de uma alternativa muito comum em organizações mais conservadoras, mas que esta sendo abandonada, pelo seu caráter extremamente centralizador, monopolizador e burocratico. Nesta alternativa, o órgao de RH assume totalmente a responsabilidade pela avaliação do desempenho das pessoas da organização. Quase sempre, as informações sobre o desempenho passado das pessoas sao obtidas com cada para gerar e processadas e interpretadas, para gerar relatórios ou programas de providências que sao coordenados pelo órgao de RH. Como todo processo centralizador, as regras e normas burocraticas sempre tiram a liberdade e a flexibilidade das pessoas envolvidas no sistema. Além do mais, apresenta a desvantagem de trabalhar com medias e medianas e não com o desempenho individualizado e singular de cada pessoa. Trabalha no genérico e não no particular. E provoca uma forte tendência a padronização do desempenho das pessoas, na tentativa de eliminar suas diferenças individuais.

    Fonte: Chiavenato

  • Ler Chiavenatto faz toda a diferença! Essa frase da resposta é copia e cola do livro!

  • O Gerente de linha, por estar em contato direto com os colaboradores, tem mais "facilidade" para avaliar o desempenho individual.

  • Na avaliação de desempenho conduzida pelo órgão de RH, tal setor assume totalmente a responsabilidade pela avaliação de desempenho das pessoas da organização. Normalmente, as informações sobre o desempenho passado são obtidas com cada gerente e processadas e interpretadas para gerar relatórios ou programas de providências que são coordenados pelo órgão de RH. Trata-se de um processo centralizador e, portanto, trabalha com medidas mais genéricas de desempenho (médias e medianas) e não com o desempenho individualizado e singular de cada pessoa. Provoca uma forte tendência à padronização do desempenho das pessoas na tentativa de eliminar suas diferenças individuais. 

    Encontramos na alternativa C uma desvantagem mencionada no fragmento, acerca da tendência de trabalhar com médias e medianas, em detrimento do desempenho individualizado. 

    Vamos analisar as demais alternativas:

    Alternativa A: Errado. Não há a previsão de não permissão de entrevistas e feedback na avaliação pela área de recursos humanos. Importante frisar que, de acordo com Chiavenato, avaliação do desempenho sem retroação (feedback) não é avaliação. A avaliação se completa e realiza com a retroação. Assim, ainda que o método de avaliação empregado possua limitações, faz-se necessário dar o devido feedback acerca do desempenho do empregado, devendo ser realizado de maneira contínua.

    Alternativa B: Errado. A alternativa se refere ao método de avaliação denominado incidentes críticos.  

    Alternativa C: Certo.

    Alternativa D: Errado. Não há a exigência de um método específico pelo órgão de RH para a condução da avaliação de desempenho. Chiavenato (2014) aborda que quase sempre, as informações sobre o desempenho passado das pessoas são obtidas com cada gerente, processadas e interpretadas para gerar relatórios ou programas de providências que são coordenados pelo órgão de RH.

    Alternativa E: Errado. O mapeamento de competências e identificação dos gaps de competências, são etapas da Gestão de Competência e não se confunde com a Avaliação de desempenho que, de acordo com o conceito elaborado por Milkovich: “Avaliação de desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho”. Dessa forma, não apenas as competências dos colaboradores são analisadas, mas também os resultados que conseguiu alcançar. 

    Gabarito: C

  • Qual livro do Chiavenato ler para fazer prova de Gestão de Pessoas, galera?


ID
3234733
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma organização, o método de avaliação de desempenho consiste em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação do cargo (tais como assiduidade, cooperação, responsabilidade), e nas colunas estão os graus de avaliação, com escala de fraco a ótimo.

Esse tipo de método tradicional de avaliação de desempenho e uma de suas principais vantagens são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Método da Escala Gráfica: é o método de Avaliação de desempenho mais utilizado, divulgado e simples.

    Trata-se de um método que avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.

    Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas em sentido horizontal representam os fatores de avaliação de desempenho, enquanto as colunas em sentido vertical representam os graus de variação daqueles fatores.

    Para provas, principalmente FGV deve-se levar conceitos das vantagens e desvantagens de cada método de avaliação.

    Vantagens: - Facilidade de planejamento e de construção do instrumento de avaliação. - Simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização. - Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos. - Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários. 

    Desvantagens: - Superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho. - Produz efeito de generalização (hallo efect): se o avaliado recebe “bom” em um fator, provavelmente receberá “bom” em todos os demais fatores. - Peca pela categorização e homogeneização das características individuais. - Limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado. - Rigidez e reducionismo do processo de avaliação.  

  • Gab B

    Método tradicional de avaliação de desempenho

    Escalas gráficas

    -formulário de dupla entrada (dois eixos);

    -avalia o desempenho por meio de fatores de avaliação previamente definidos;

    -simples e de fácil construção;

    -método de fácil compreensão.

    obs. ponto negativo-> conduz a generalizações (Efeito Halo).

  • Escala gráfica (método tradicional)

    Utiliza um formulário de dupla entrada e avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. É o mais utilizado e divulgado método de avaliação de desempenho.

    Prós:

    • Facilidade de planejamento e de construção do instrumento de avaliação.

    • Simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização.

    • Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos.

    • Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários.

    • Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

    Contras:

    • Superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho.

    • Produz efeito de generalização (efeito halo): se o avaliado recebe bom em um fator, provavelmente receberá bom em todos os demais fatores.

    • Peca pela categorização e homogeneização das características individuais.

    • Limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado.

    • Rigidez e reducionismo no processo de avaliação.

    • Nenhuma participação ativa do funcionário avaliado.

    • Avalia apenas o desempenho passado.

    • Favorece o erro de tendência central.

    • Necessita de procedimentos matemáticos e estatísticos para corrigir distorções e influência dos avaliadores.

    • Tende a apresentar resultados condescendentes ou exigentes para todos os seus subordinados.

    Escolha forçada: diminui a SUBJETIVIDADE nas avaliações. Força o avaliador a optar por frases para avaliar o desempenho do avaliado, elas são apresentadas em blocos. Técnica pouco conclusiva a respeito dos resultados e não tem participação ativa do avaliado.

  • Escalas gráficas- Dupla entrada. Ex: Assiduidade: (otimo/bom/regular/ruim/péssimo)

    Listas de verificação: Dupla entrada mais simplificada. Ex: Assiduidade (1/2/3/4/5)

    Escolha forçada: escolher uma frase por bloco, obrigatoriamente.

    Pesquisa de campo: Entrevista, análise suplementar, acompanhamento. + cara e complexa.

    Incidentes críticos: Registra os comportamentos considerados extremos.

  • O método tradicional de avaliação de desempenho que consiste em uma tabela de dupla entrada, onde nas linhas estão os fatores de avaliação do cargo (tais como assiduidade, cooperação, responsabilidade), e nas colunas estão os graus de avaliação, com escala de fraco a ótimo, é o método de Escalas Gráficas. 

    A literatura indica as principais vantagens e desvantagens acerca deste método:

    VANTAGENS

    Facilidade de planejamento e construção do instrumento de avaliação.

    Simplicidade e facilidade de compreensão e utilização.

    Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos

    Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários

    Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

    DESVANTAGENS

    Superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho.

    Produz efeito de generalização (efeito hallo): se o avaliado recebe “bom” em um fator, provavelmente, receberá bom em todos os demais fatores.

    Categorização e homogeneização das características individuais.

    Limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado.

    Rigidez e reducionismo no processo de avaliação

    Nenhuma participação ativa do funcionário avaliado.

    Avalia apenas o desempenho passado.

    Perceba que encontramos a combinação do método com uma de suas vantagens na alternativa B, gabarito da questão. Vamos analisar as demais alternativas:

    Alternativa A: Errado. O método de escolha forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. 

    Alternativa B: Certo.

    Alternativa C: Errado. O método dos incidentes críticos se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucessos) ou altamente negativos (fracasso).

    Alternativa D: Errado. Não existe um método de distribuição forçada e sim escolha forçada. A alternativa pontuou corretamente uma das vantagens do método de escolha forçada. 

    Alternativa E: Errado. Não existe um método de avaliação de desempenho chamado de ordenação múltipla e sim “ordenação simples”, que é utilizado para auxiliar as decisões de gestão, como por exemplo promoções ou compensações. O avaliador ordena os seus subordinados e os classifica, do melhor para o pior, de acordo com determinadas dimensões.

    Gabarito: B

  • GAB. B

    ALGUNS tipos de ''graus de avaliação'': pontuar de 1 a 5, rostinhos feliz, triste, zangado, palavras ''péssimo'', ''ruim'', ''regular'', ''bom'', ''ótimo'', ''excelente''.

  • GAB B

    MÉTODO DA ESCALA GRÁFICA é o método de avaliação de desempenho mais utilizado e simples. Exige muitos cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o prejulgamento do avaliador para evitar interferências. Trata-se de um método que avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas em sentido horizontal representam os fatores de avaliação de desempenho, enquanto as colunas em sentido vertical representam os graus de variação daqueles fatores. A escala gráfica está sujeita a fazer o efeito halo, que é uma grande generalização, devido à subjetividade da ferramenta.

    Vantagens da escala gráfica: 

    1. Facilidade de planejamento e de construção do instrumento de avaliação.
    2. Simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização.
    3. Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos.
    4. Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários.
    5. Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

    Desvantagens da escala gráfica: 

    1. Superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho.
    2. Produz efeito de generalização, se o avaliado recebe bom em um fator, provavelmente receberá bom em todos os demais fatores.
    3. Peca pela categorização e homogeneização das características individuais.
    4. Limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado.
    5. Rigidez e reducionismo no processo de avaliação.
    6. Nenhuma participação ativa do funcionário avaliado.
    7. Avalia apenas o desempenho passado.
    8. Favorece o erro de tendência central.
    9. Necessita de procedimentos matemáticos e estatísticos para corrigir distorções e influência dos avaliadores.
    10. Tende a apresentar resultados condescendentes ou exigentes para todos os seus subordinados.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • GABARITO: LETRA B

    Avaliação por Escala Gráfica. É um método baseado em uma tabela de dupla entrada, onde nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação constituem em comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização. Avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza-se um formulário de dupla entrada, na qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Cada fator é definido em uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator. Definindo os fatores de avaliação, o segundo passo é a definição dos graus para definir as escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Geralmente, utilizam-se três, quatro ou cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco) para cada fator.

    FONTE: QC


ID
3250048
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de pessoas é a gestão que viabiliza as demais gestões e que efetiva a harmonia das pessoas na organização, propiciando e facilitando o desenvolvimento organizacional. Sendo assim, assinale a alternativa correta acerca de seus procedimentos básicos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe ?

  • A


ID
3250051
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dave Ulrich definiu quatro papéis dos recursos humanos na construção de uma organização efetiva. O papel de parceiro estratégico consiste em

Alternativas
Comentários
  • Ulrich (1998) argumenta que para que os recursos humanos (RH) possam atuar de forma estratégica, a área de RH deve atuar em quatro papéis:

    Parceiro estratégico = deve conseguir o ajuste da estratégia de RH aos planos estratégicos da própria organização (GABARITO - LETRA E)

    Especialista administrativo = deve identificar claramente os processos que irão contribuir para a credibilidade e o bom funcionamento da função de recursos humanos

    Defensor dos funcionários = deve buscar melhorar constantemente a competência, o desempenho e o compromisso dos funcionários, ouvindo suas demandas e oferecendo respostas apropriadas, além de oferecer recursos para que os funcionários possam trabalhar adequadamente.

    Agente de mudanças = o RH deve buscar melhorar a capacidade organizacional de se engajar na promoção de mudanças que propiciem a manutenção da organização no ambiente competitivo.

    (Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos)


ID
3255103
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os modelos Hard e Soft de ARH são duas célebres concepções de Administração de Recursos Humanos (ou de Gestão de Pessoas), inspiradas respectivamente em propostas das universidades americanas de Michigan e Harvard, com base nas teorias X e Y de McGregor. A abordagem Soft considera que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    "mais importante que a adequação entre pessoa e tarefa é a entre pessoa e organização."

    #FOCOeFÉ

  • São habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Em outras palavras, elas são tangíveis. Você aprende hard skills na sala de aula, com livros e apostilas, ou até mesmo no trabalho. Elas são avaliadas durante os processos seletivos e comparadas com as dos outros candidatos. Alguns exemplos: graduação ou certificado

    São competências subjetivas, muito mais difíceis de avaliar. Também são conhecidas como habilidades com pessoas ou habilidades interpessoais, porque elas estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas. Alguns exemplos: atitude, comunicação

  • gabarito B

    Hard Skills - São habilidades técnicas que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Em outras palavras, elas são tangíveis. Você aprende hard skills na sala de aula, com livros e apostilas, ou até mesmo no trabalho. Elas são avaliadas durante os processos seletivos e comparadas com as dos outros candidatos. Alguns exemplos: graduação ou certificado

    Soft Skills - Habilidade comportamentais - São competências subjetivas, muito mais difíceis de avaliar. Também são conhecidas como habilidades com pessoas ou habilidades interpessoais, porque elas estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas. Alguns exemplos: atitude, comunicação


ID
3262642
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A mensuração do desempenho em empresas públicas ou privadas deve levar em conta os fatores quantitativos e qualitativos. Assinale a alternativa que apresenta indicadores quantitativos e qualitativos, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes: Gabarito Letra A


ID
3265834
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As pessoas que conhecem suas próprias emoções e são capazes de reconhecer as emoções dos outros podem ser mais eficazes no trabalho, o que é denominado inteligência emocional.

Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) Habilidade social é a capacidade de lidar com as emoções das outras pessoas.
( ) Empatia é a capacidade de administrar as próprias emoções e impulsos.
( ) Autoconsciência é a capacidade de ter clareza sobre os próprios sentimentos.
( ) Automotivação é a capacidade de persistir diante dos fracassos e das dificuldades.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Empatia é a capacidade de se colocar no local outro. A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo

    zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/Trecho_OPoderdaempatia.pdf

    https://papodehomem.com.br/colocar-se-em-outra-pessoa-exercicio-de-empatia-8/

  • Habilidade social é a capacidade de lidar com as emoções das outras pessoas. NÃO ESQUECO MAIS

    Fiquei entre A e B...por essa errei.

  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é a capacidade de administrar as próprias emoções e impulsos.


ID
3265951
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão de Pessoas desempenha um papel fundamental dentro das organizações e tem sido cada vez mais reconhecida pela sua atuação estratégica. De acordo com Dutra (2011), os processos de Gestão de Pessoas podem ser classificados, a partir dos seus objetivos e parâmetros, como do tipo: movimentação, desenvolvimento e valorização.


Associe as colunas, relacionando corretamente o tipo de processos de Gestão de Pessoas (GP) às suas respectivas práticas.


Tipos de Processos

1- Valorização

2- Movimentação

3- Desenvolvimento


Práticas

( ) Avaliação de desempenho dos funcionários.

( ) Recrutamento e seleção de um novo funcionário.

( ) Premiação por bom desempenho no mês de trabalho.

( ) Oferta de cursos de treinamento para os funcionários.

( ) Transferência de um funcionário para outra área da organização.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

  • GABARITO: D

    Tipos de Processos

    1- Valorização

    2- Movimentação

    3- Desenvolvimento

    Práticas

    (3) Avaliação de desempenho dos funcionários.

    (2) Recrutamento e seleção de um novo funcionário.

    (1) Premiação por bom desempenho no mês de trabalho.

    (3) Oferta de cursos de treinamento para os funcionários.

    (2) Transferência de um funcionário para outra área da organização.

  • Desenvolvimento:  avaliação de desempenho dos funcionários.

    Movimentação: recrutamento e seleção de um novo funcionário.

    Valorização: premiação por bom desempenho no mês de trabalho.

    Desenvolvimento: oferta de cursos de treinamento para os funcionários.

    Movimentação: transferência de um funcionário para outra área da organização.

  • A movimentação de pessoal positiva pode ser encarada;

    a) como um processo de renovação (aposentadorias, promoções, novas admissões)

    b) como um processo de ajustamento (transferências e readaptações)


ID
3309493
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em um ambiente altamente competitivo, os bens de produção já não são suficientes para proporcionar às empresas diferenciais competitivos,uma vez que, comum planejamento financeiro, pode-se adquirir o imobilizado para produção. Neste contexto, as pessoas serão o fator que poderá fazer a diferença na competitividade das organizações. Um fator que contribuiu para esse processo é a movimentação de pessoas na perspectiva da empresa e inclui diversas etapas.

A respeito desse processo, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da etapa e suas ações.


COLUNA I

1. Planejamento de pessoas

2. Atração de pessoas

3. Socialização e aclimação das pessoas

4. Reposicionamento das pessoas

5. Recolocação das pessoas


COLUNA II

( ) Capacidade de a empresa, no espaço de tempo mais reduzido possível, permitir que a pessoa se sinta à vontade e possa oferecer o melhor de si.

( ) Quantidade e qualidade de pessoas necessárias para cada uma das operações ou negócios da empresa.

( ) Capacidade da empresa de recrutar e selecionar pessoas para efetuar os trabalhos necessários.

( ) Capacidade da empresa de oferecer apoio às pessoas para atuar no mercado de trabalho quando a manutenção da relação de trabalho com elas não é mais possível.

( ) Políticas e práticas para transferências, promoções e recolocações de forma a adequar as necessidades da empresa com as expectativas e objetivos do funcionário.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (3)Capacidade de a empresa, no espaço de tempo mais reduzido possível, permitir que a pessoa se sinta à vontade e possa oferecer o melhor de si.

    (1) Quantidade e qualidade de pessoas necessárias para cada uma das operações ou negócios da empresa.

    (2) Capacidade da empresa de recrutar e selecionar pessoas para efetuar os trabalhos necessários.

    (5) Capacidade da empresa de oferecer apoio às pessoas para atuar no mercado de trabalho quando a manutenção da relação de trabalho com elas não é mais possível.

    (4) Políticas e práticas para transferências, promoções e recolocações de forma a adequar as necessidades da empresa com as expectativas e objetivos do funcionário

    Gab: C


ID
3309499
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O custo de recrutamento e seleção representa um investimento em pessoas no sentido de absorver a melhor mão de obra para operacionalizar as atividades da empresa. Porém, esta etapa não é suficiente em decorrência das mudanças organizacionais, de técnicas de produção ou prestação de serviços ou mesmo da inovação tecnológica. Neste contexto, as empresas implementam políticas de desenvolvimento de pessoas, sendo habilidade do líder estruturar e preparar sua equipe para as demandas de médio e longo prazo do negócio. Envolve a capacidade de promover um clima favorável à participação e oferecer oportunidades concretas de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que não indica uma ação do programa de desenvolvimento de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    está relacionado com o RECOMPENSAR PESSOAS.

  • “A condição fundamental para a implantação da remuneração variável é a existência de uma estrutura de cargos e salários na empresa que possa servir de base para o sistema” (CHIAVENATO, 2002, p. 408)


ID
3335044
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma das fortes tendências nas organizações é teletrabalho. Com as mudanças nas tecnologias, acesso a microcomputadores, redes sociais, outras tecnologias de comunicação e a dificuldade na mobilidade urbana, o trabalho pode ser realizado em casa com ganhos para a empresa e para o empregado.

Analise as afirmativas a seguir sobre as vantagens do teletrabalho, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Maior flexibilidade para os funcionários.
( ) Perda de criatividade, pois os empregados não interagem.
( ) Propicia o desenvolvimento de sistema de avaliação apropriado.
( ) Maior produtividade pela autonomia.
( ) Habilidade de atrair funcionários que poderiam, de outro modo, não estar disponíveis.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe ?

  • ALTERNATIVA D

    V-F-F-V-V

  • A alternativa correta é - D


ID
3357682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A direção de determinado órgão público solicitou ao setor de gestão de pessoas que implementasse a gestão por competências como uma das bases para a gestão organizacional e dos processos de gestão de pessoas.

Considerando essa situação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão - A

  • Mapeamento de competências:

    1) Identificar a missão, visão, valores, objetivos e metas da emrpesa;

    2) Estabelecer as competêcias necessárias;

    3) Analisar as competências existentes;

    4) Comparar as competências necessárias com as existentes;

    5) Identificar as lacunas/gaps;

    6) Programa de desenvolvimento.

  • GABARITO: LETRA A

    O mapeamento de competências é uma forma de identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias em cada cargo ou área, para que, assim, todos possam atingir as metas e estratégias da empresa.A partir do mapeamento, é possível aproximar e investir nos talentos da organização. Esta é uma forma benéfica de manter colaboradores que trabalham pelo mesmo objetivo da organização, mas que exige que todos tenham o perfil necessário para o desempenho de suas atividades.

    FONTE: WWW.IBCCOACHING.COM.BR

  • GABARITO: LETRA A

    ---------------Etapas da Gestão por Competências--------------------------------------------------------

    1-Formulação da estratégia- Após a definição da missão, da visão e dos objetivos

    estratégicos deve-se identificar quais as competências necessárias para que a organização tenha sucesso.

    2-Mapeamento de competências: identificar quais são as competências que já existem na organização e identificar as lacunas de competências .

    3-Desenvolvimento e captação o de competências- após identificar as lacunas de competências, a organização tentaria diminuir essas faltas por meio da captação ou do desenvolvimento de novas competências.

    4-Avaliação- monitorar os resultados da empresa de modo a reavaliar os instrumentos utilizados.

    Fonte: Estratégia

    Qualquer erro podem me avisar!

    Namastê

  • C) Para atender à solicitação, o setor de gestão de pessoas deverá iniciar com o diagnóstico de competências e, caso não possua em seu quadro de pessoal as competências requeridas, deverá proceder à seleção de novos trabalhadores.

    Errado, pois pode-se desenvolver nos funcionários as competências requeridas. Não necessariamente é preciso selecionar

  • Qual o erro da D? Alguém sabe?

  • Alternativa A – Correta.

    Alternativa B – Errado. Não é feito separadamente, e não é somente gestão de pessoas, são todas as áreas.

    Alternativa C – Errado. O diagnóstico de competências permite o levantamento das lacunas (gaps) de competências existentes na organização e o levantamento das necessidades de treinamento. Portanto, após essa etapa, a organização vai planejar treinamentos, e não a seleção de novos trabalhadores.

    Alternativa D – Errado. Identificadas as lacunas entre competências necessárias e competências existentes, a organização procederá o treinamento dos trabalhadores, e não a instituição de regras de reconhecimento e remuneração.

    Alternativa E – Errado. A etapa de Avaliação/feedback tem por objetivo monitorar a execução dos planos, para verificar se as ações adotadas pela organização nas etapas anteriores foram bem-sucedidas.

    Busca avaliar se, de fato, a organização adquiriu (captou) e/ou desenvolveu as competências necessárias ao alcance dos objetivos. Nesta etapa os resultados planejados são comparados com os resultados alcançados.

    O estabelecimento dos indicadores de desempenho é feito na etapa de Definição dos Indicadores de Desempenho.

    @daniel.almeidaprof


ID
3357955
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A moderna gestão de pessoas consiste em proporcionar às organizações mais consciência para promover maior valorização aos seus colaboradores. As organizações bem sucedidas já perceberam que somente podem crescer, prosperar e manter sua sustentabilidade no mercado se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros envolvidos, principalmente o investimento sobre os funcionários. Para atender este patamar nas organizações, a gestão de pessoas desenvolve um conjunto integrado de processos internos, dinâmicos e interativos. Assinale a alternativa que não descreve corretamente esses processos.

Alternativas
Comentários
  • A)Agregar pessoas: quem não deve trabalhar(deve trabalhar) na organização; consiste nos processos de recrutar e desenvolver pessoas.

    gab:A

  • Errado: "Agregar pessoas: quem não deve trabalhar na organização; consiste nos processos de recrutar e desenvolver pessoas".

    Certo: "Agregar pessoas: quem deve trabalhar na organização; consiste nos processos de recrutar e selecionar pessoas".

    GAB A

  • Gabarito Letra A

    a)AGREGAR PESSOAS =utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

    b)APLICAR PESSOAS =utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    c)RECOMPENSAR PESSOAS =utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.

    d)DESENVOLVER PESSOAS =utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.

    e)MANTER PESSOAS =utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

    Fonte:Chiavenato

    Bons estudos!

  • O erro da letra A está em afirmar que desenvolve pessoas, isso cabe ao processo de desenvolver pessoas.

  • Gab. A

    De acordo com Chiavenato a GP possue 6 processos básicos:

    No caso da alternativa A, o processo de AGREGAR PESSOS, segundo o autor, é utilizado para INCLUIR NOVAS PESSOAS NA EMPRESA. Podendo ser chamado tbm de PROVISÃO ou de SUPRIMENTO de pessoas.

    O item A não condiz com a verdadeira função de agregar pessoas.

  • LETRA A).

    No processo de AGREGAR PESSOAS, há as seguintes atividades:

    -RECRUTAMENTO;

    -SELEÇÃO;

    -INTEGRAÇÃO;

    -PLANEJAMENTO DE RH; e

    -PESQUISA DE MERCADO.

    →OBSERVAÇÃO:

    Fiquem atentos ás nomenclaturas que podem ser aparecer, a depender da banca:

    -AGREGAR PESSOAS (PROVISÃO/SUPRIMENTO);

    -APLICAR PESSOAS (ORIENTAÇÃO);

    -RECOMPESAR PESSOAS (COMPENSAÇÃO);

    -DESENVOLVER PESSOAS (CONSONÂNCIA);

    -MANTER PESSOAS (MANUTENÇÃO); e

    -MONITORAR PESSOAS (CONTROLE).

    Cabe ressaltar que, o grande Idalberto Chiavenato, em sua nova obra (Gestão de Talentos Humanos, 2021), altera a nomenclatura de Gestão de Pessoas para Gestão de Talentos Humanos (GTH), caracterizando a nova evolução da Gestão Pessoas.

    Há também a alteração de MANTER PESSOAS (manutenção) para ENGAJAR PESSOAS (engajamento).


ID
3430276
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O capital intelectual é produzido por meio das competências dos profissionais, as quais podem estar desenvolvidas ou não no seu ingresso e/ou permanência na organização. Em relação ao capital intelectual, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Explicação, alguém...?

  • Gabarito: B

    É o CONHECIMENTO o principal e mais valorizado recurso das organizações citado pela alternativa.

    A alternativa afirma que esse recurso (o conhecimento) é definido pelo capital intelectual e isso está incorreto.

    Na verdade o conhecimento integra (faz parte de) o Capital Intelectual que é segmentado em: capital humano, capital estrutural e capital de relacionamento.

    Essa divisão existe para facilitar a gestão do conhecimento, que é feita também através da gestão do Capital intelectual.

    Espero que tenha ficado claro, porque o erro da alternativa é bem conceitual mesmo, se no lugar da palavra "definido" estivesse "faz parte" ela estaria correta.

    Se alguém tiver outro entendimento mais claro sobre o tema me mande uma mensagem que corrijo/apago o comentário.

    Referêcia: MAXIMIANO, Amaru, A. C. ADM por Competências - Você Gestor. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022148/

  • Não achei nenhuma alternativa errada daí.

  • Não achei nenhuma alternativa errada daí.

  • Não achei nenhuma alternativa errada daí.

  • O conhecimento é a base para o capital intelectual. por isso, o conhecimento é mais importante.

  • CAPITAL INTELECTUAL= CAPITAL HUMANO + CAPITAL ESTRUTURAL/ORGANIZACIONAL + CAPITAL RELACIONAL/DO CLIENTE.

  • B O principal e mais valorizado recurso da organização é (definido pelo) faz parte do capital intelectual ERRADA

    Capital Intelectual = capital humano + capital estrutural + capital de relacionamento

    Tá certo isso?

    ******

    Capital intelectual:

    - patrimônio individual ou coletivo de conhecimento (letra A)

    - possui capacidade para gerar valor sustentável (letra C)

    - pode ser considerado como ativo INtangível em uma organização (letra D - já vi em mais de 1 q do ibfc)

    - tem como uma de suas características o valor concebido ou agregado pelos colaboradores em relação ao seu trabalho na organização (letra E)

  • O conhecimento é o principal e mais valorizado recurso das organizações.

    Conhecimento é a informação estruturada que tem valor para uma organização. O conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e novas formas de interação humana.

    Na Era da Informação, o recurso mais importante deixou de ser o Capital Financeiro para ser o Capital Intelectual, baseado no Conhecimento.

    @sonhadora_militar

  • Li rápido na alternativa D e ao invés de intangível eu li inatingível affs kkkkkk errei por falta de atenção!!!

    Gaba B


ID
3448450
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dentre as diversas iniciativas desenvolvidas pelas organizações ao longo tempo para motivar as pessoas, a adoção de recompensas ou incentivos é uma das mais utilizadas. As organizações entenderam que é preciso criar alternativas com o objetivo de “manter as pessoas”, valorizando, desta forma, o bem mais valioso para as empresas – o capital humano. Tendo em vista os principais tipos de recompensas adotadas pelas empresas, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Recompensas relacionadas ao objetivo empresarial.
2. Recompensas vinculadas ao tempo de serviço do funcionário.
3. Recompensas relacionadas com o desempenho claramente excepcional.
4. Recompensas relacionadas com resultados departamentais ou globais.
( ) Quantificáveis. Podem ser compartilhadas dentro do grupo, em termos de igual porcentagem com relação à base salarial de cada pessoa. É uma remuneração variável.    
(  ) Exigem apenas uma diferenciação do desempenho de suas atribuições. É o aumento por mérito.
(  ) A participação nos resultados anuais ou semestrais (lucro) é um exemplo desse critério.  
(  ) São concedidas automaticamente em certos intervalos, como 5 ou 10 anos, desde que o funcionário não tenha tido um desempenho insatisfatório. Exemplos: quinquênios ou decênios.
A sequência está correta em  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (4. Recompensas relacionadas com resultados departamentais ou globais. ) Quantificáveis. Podem ser compartilhadas dentro do grupo, em termos de igual porcentagem com relação à base salarial de cada pessoa. É uma remuneração variável. 

    (3. Recompensas relacionadas com o desempenho claramente excepcional. ) Exigem apenas uma diferenciação do desempenho de suas atribuições. É o aumento por mérito. 

    (1. Recompensas relacionadas ao objetivo empresarial. ) A participação nos resultados anuais ou semestrais (lucro) é um exemplo desse critério. 

    (2. Recompensas vinculadas ao tempo de serviço do funcionário.  ) São concedidas automaticamente em certos intervalos, como 5 ou 10 anos, desde que o funcionário não tenha tido um desempenho insatisfatório. Exemplos: quinquênios ou decênios. 


ID
3492337
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre a gestão de pessoas nas organizações, a denominada Era da Informação representa uma transformação no pensamento administrativo, podendo-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Características da Era da Informação:

    Surgimento da internet e uso massivo da tecnologia da informação;

    ▪ Aumento da complexidade organizacional demandando mudanças cada vez mais rápidas; 

    ▪ Desenho orgânico das instituições, com maior flexibilidade estrutural ;

    ▪ As pessoas são tidas como parceiras da organização para representar a contribuição humana para a organização; 

    ▪ Os gerentes de linha passam a gerir estrategicamente o seu capital humano;

    ▪ Busca da efetividade.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.


ID
3518626
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A chamada Era da Informação e o advento do século XXI introduziram novos paradigmas no contexto da gestão de pessoas. Este novo cenário NÃO contempla:

Alternativas
Comentários
  • Uma coisa é Gestão por processos, outra é a orientação para processos. Esse último está relacionado com uma gestão mais burocrática, ou seja, mais autocentrada, que tem um fim em si mesma. Mesmo sabendo que na prática ainda se vê bastante nas empresas, teoricamente devemos entende-la como não indicada.

  • Alguém sabe a resposta por favor ??

  • Discordo do gabarito. Nenhuma errada.

  • Discordo do gabarito, mas a banca deu como CERTO a letra D.

  • todas as opções constam no livro do Chiavenato.

  • Melhoria continua, descontinuidade da mudança;

    Velocidade e responsividade;

    Empowerment e liderança de todos;

    Organizações virtuais e flexibilidade permanente;

    Controle por meio da visao e dos valores;

    lnformagoes compartilhadas;

    Criatividade e intuição;

    Tolerancia a ambiguidade;

    Proativo e empreendedor;

    Orientado para os RESULTADOS;

    lnterdependencia e alianças estrategicas;

    lntegração virtual;

    Foco no ambiente competitivo;

    Contenção construtiva;

    Foco internacional;

    Vantagem colaborativa e reinvenção da vantagem;

    Hiperconcorrência por mercados futuros.

    Orientado para processo é século XX, e não XXI.

  • Gabarito: letra D

    ORIENTAÇÃO PARA PROCESSO é visão antiga, século XX, e não XXI.


ID
4864309
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia a seguinte afirmação de Chiavenato (2014), baseando-se no modelo de gestão do conhecimento desenvolvido por Nonaka e Takeushi.

“As empresas que criam conhecimento são aquelas que sistematicamente criam novas competências, disseminam pela organização inteira e as incorporam rapidamente a novas tecnologias e produtos pela espiral baseada em processosdeconversãodoconhecimentoimplícito em explícito, envolvendo desde o indivíduo até o grupo, a organização e o ambiente”.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

Marque a alternativa correta em relação aos modelos de conversão do conhecimento e sua aplicabilidade na gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Modos de conversão do conhecimento:

    Socialização: de conhecimento tácito para tácito;

    Externalização: conhecimento tácito em explícito;

    Combinação: conhecimento explícito em explícito;

    Internalização: do conhecimento explícito para o tácito

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/vida-profissional/quatro-modos-conversao-do-conhecimento-auxilia-na-empresa/

  • A questão em análise exige que saibamos quais são os processos de conversão do conhecimento de acordo com Chiavenato. Vamos à correção das alternativas e ao fim teremos um gabarito.

    Como a banca deixou claro qual foi a bibliografia utilizada, farei uso da mesma para corrigir as alternativas. Dito isso, vamos lá.

    A - INCORRETA. O equívoco desta alternativa é dar a definição de socialização à internalização.

    De acordo com Chiavenato:

    "Socialização: é o processo pelo qual experiências são compartilhadas e, a partir delas, conhecimentos tácitos ou modelos mentais e habilidades técnicas são criados. É o caso do treinamento no local de trabalho, sessões informais, interações com clientes. Na tradição ocidental, este conceito se aproxima ao da cultura organizacional".

    B - CORRETA. "Externalização: é o modo de conversão mais importante, pois permite a criação de novos conceitos explícitos. Na tradição japonesa, envolve a articulação do conhecimento tácito em explícito pelo uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos. Segundo Takeuchi e Nonaka, este conceito está ausente da teoria organizacional ocidental".

    C - INCORRETA. A questão apresenta o conceito da combinação à socialização.

    De acordo com Chiavenato:

    "Combinação: baseia-se na troca de informações explícitas e no paradigma da TI. É o modelo mais frequente no ocidente. Envolve o uso de mídias como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas. A educação formal está incluída neste tipo. É por este processo que surgem os protótipos e modelos reais".

    D - INCORRETA. Na redação desta alternativa, o conceito apresentado é da Combinação.

    Segundo Chiavenato:

    "Internalização: é um processo equivalente ao aprender fazendo (learning by doing), em que os membros da organização vivenciam o resultado prático do novo conhecimento. Isso significa o conhecimento operacional que os autores identificam com os conceitos das organizações que aprendem".

    E - INCORRETA. Apenas uma alternativa está correta.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa correta é a "B".

    GABARITO: B

    Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. p. 341.

  • A) Socialização: é o processo pelo qual experiências são compartilhadas e, a partir delas, conhecimentos tácitos ou modelos mentais e habilidades técnicas são criados. É o caso do treinamento no local de trabalho, sessões informais, interações com clientes.

    Socialização: de conhecimento tácito para tácito;

    B) Externalização: é o modo de conversão mais importante, pois permite a criação de novos conceitos explícitos. Na tradição japonesa, envolve a articulação do conhecimento tácito com o explícito pelo uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos.

    Externalização: conhecimento tácito em explícito;

    C) Combinação: baseia-se na troca de informações explícitas e no paradigma da tecnologia da informação. É o modelo mais frequente no Ocidente. Envolve o uso de mídias, como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas. A educação formai está incluída nesse tipo.

    Combinação: conhecimento explícito em explícito

    D) Internalização: é um processo equivalente ao aprender fazendo (learning by doing), em que os membros da organização vivenciam o resultado prático do novo conhecimento.

    Internalização: do conhecimento explícito para o tácito

  • RESPOSTA CORRETA B

    DECORE:

    DFE - DE DENTRO PRA FORA - Externalização: conhecimento tácito em explícito;

    FDI - DE FORA PRA DENTRO - Internalização: do conhecimento explícito para o tácito

    DDS - DENTRO DENTRO - Socialização: de conhecimento tácito para tácito;

    FFC - FORA FORA - Combinação: conhecimento explícito em explícito;


ID
5380252
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um conceito claro e correto de sistema de informação de recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Informação de RH é um sistema utilizado para coletar, registrar, armazenar, analisar e recuperar dados sobre os recursos humanos da organização e de suas respectivas atividades.

    Existem dois objetivos básicos para se ter o sistema de informação sobre os funcionários.

    O primeiro é administrativo, ou seja, reduzir custos e tempo de processamento da informação.

    O segundo é proporcionar suporte para decisão, ou seja, auxiliar os gerentes e os funcionários nas tomadas de decisões eficazes.

  • Gabarito:. B