-
Gab. A
C.F/88 - Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
IX – julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;
-
Pessoal, por que a Letra E está errada? Seria pelo fato de o enunciado mencionar "diferentes níveis de governo da Federação", visto que a participação na escolha de membros em Tribunais Superiores ocorre somente em nível federal?
Obrigado, desde já.
-
1) Quanto ao momento de exercício, o controle legislativo pode ser Prévio:
a) Competência do Congresso Nacional para autorizar a declaração de guerra;
b) Celebração de paz, e a transição e permanência de forças estrangeiras em território nacional;
1.1) Posterior:
a) Apreciação e julgamento das contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, feita pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (Gabarito)
-
O enunciado pede para o candidato assinalar um controle do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo. Vamos analisar as alternativas
Alternativa A. Certo. O Poder Legislativo, com o auxílio do TCU, é responsável pela apreciação e pelo julgamento das contas do chefe do Poder Executivo. Trata-se de um exemplo de mecanismo de freio e contrapesos.
Alternativa B. Errado. O controle de constitucionalidade é um exemplo de controle do Poder Judiciário sobre o Poder Legislativo.
Alternativa C. Errado. A sanção e o veto são exemplos de controle do Poder Executivo sobre o Poder Legislativos. Lembre-se que a sanção ou veto são competências do chefe do Poder Executivo.
Alternativa D. Errado. A realização de audiências públicas é um instrumento de participação popular. Não se trata de um mecanismo de freio e contrapesos.
Alternativa E. Errado. A participação da escolha dos membros dos tribunais superiores é um exemplo de controle do Poder Legislativo sobre o Judiciário.
Gabarito: A