SóProvas


ID
1855036
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O ICMS é um imposto de competência dos Estados e do Distrito Federal e, sendo não cumulativo, o valor devido em cada operação ou prestação é compensado com o montante cobrado anteriormente. A respeito do ICMS, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA. "Art. 155, VII, CF - nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interestadual e caberá ao Estado de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual;".

    B) CORRETA. "Art. 155, IX, CF - incidirá também: b) sobre o valor total da operação, quando mercadorias forem fornecidas com serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios;"

    C) INCORRETA. Art. 155 ,§ 2º, CF - O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: I - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal;"

    D) INCORRETA. 

    E) INCORRETA.

  • O STJ estabeleceu a Súmula 334, para pacificar que o ICMS não incide no serviço dos provedores de acesso à Internet. Isto porque, nos termos da Lei 9472/1997, tais provedores prestam um serviço de valor adicionado. Igualmente, a Lei complementar 87/1996 não apresenta hipótese de incidência cabível aos provedores.

  • sobre a E. trata-se de imunidade prevista constitucionalmente (art. 155, §2º, X, “a”).

  • Incide sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, E sobre o valor total da operação se as mercadorias forem fornecidas com serviços não compreendidos na competência municipal;

    São duas informações!