SóProvas


ID
1855315
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva de Luckesi (2003), a avaliação da aprendizagem difere da pedagogia do exame. Diante do exposto, analise as características citadas a seguir.
I. São estáticos, pois classificam a aprendizagem em níveis definitivos.
II. Tem por objetivo diagnosticar a situação do educando em termos do que aprendeu e do que não aprendeu.
III. É dinâmica, pois não classifica o aluno em níveis estáticos de aprendizagem, mas diagnostica a situação do aluno para melhorá‐la.
IV. É inclusiva, uma vez que não objetiva classificar ou selecionar os educandos em melhores ou piores.
V. São pontuais, na medida em que o aluno deve saber responder às questões, “aqui e agora”, no momento das provas ou testes.
VI. Exige uma prática pedagógica dialógica entre os envolvidos direto no processo, tendo em vista a consolidação de uma aliança do trabalho educativo entre todos os sujeitos.
São características da avaliação da aprendizagem apenas

Alternativas
Comentários
  •  - FUNÇÃO FORMATIVA OU PROCESSUAL  É realizada durante o processo para acompanhar o desenvolvimento dos
    alunos. A função formativa proporciona ao professor e aos estudantes as informações necessárias para corrigir as possíveis falhas, estimulando
    todos a continuarem o trabalho. Nessa fase encontra-se o famoso feedback que reorienta os envolvidos em suas tarefas de forma positiva.
     

     - FUNÇÃO SOMATIVA (CLASSIFICATÓRIA) É realizada no final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de
    desenvolvimento. Esta fase oferece também as informações necessárias para o registro das atividades que foram desempenhadas pelos alunos.

    LETRA : C

  • Não seria "entre os envolvidos diretamente no processo"?

  • I. São estáticos, pois classificam a aprendizagem em níveis definitivos. (exames) II. Tem por objetivo diagnosticar a situação do educando em termos do que aprendeu e do que não aprendeu. (avaliação) III. É dinâmica, pois não classifica o aluno estáticos de aprendizagem, mas diagnostica a situação do aluno para melhorá‐la. (avaliação) IV. É inclusiva, uma vez que não objetiva classificar ou selecionar os educandos em melhores ou piores. (avaliação) V. São pontuais, na medida em que o aluno deve saber responder às questões, “aqui e agora”, no momento das provas ou testes. (exames). Para Luckesi... "o pecado da escola ao avaliar o aluno, é examiná-lo em vez de avaliá-lo".