SóProvas


ID
1855333
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“(...) A construção do conhecimento para alguns autores definem que o papel do professor é ajudar os alunos a entenderem a realidade em que se encontram, tendo como mediação para isto o conhecimento. Para isso, como destaca Vasconcellos (1993:31) ‘o professor lança mão da cultura acumulada pela humanidade; diante dos desafios da realidade e coloca o aluno em contato com este saber’. Para Vygotsky (2003:77), ‘educação é realizada através da própria experiência do aluno, que é totalmente determinada pelo ambiente; a função do professor se reduz à organização e à regulação de tal ambiente’.” De acordo com o exposto, analise.
I. Indica que o professor deve buscar o fazer pensar e propiciar a reflexão crítica e coletiva em sala de aula, ou seja, uma verdadeira atividade interativa que possibilite processos mentais superiores.
II. Torna‐se essencial saber que a intervenção do professor deve estar acima do desenvolvimento real do aluno, e muito abaixo do potencial, o que significa um esforço para poder atingir a zona de desenvolvimento proximal de cada um presente na sala de aula.
III. Caberia ao professor uma ação consciente das funções que desempenha na sala de aula, levando‐o a organizar o trabalho pedagógico de forma a desenvolver no educando suas várias capacidades, como a de desafiar, de provocar, de contagiar, de despertar o desejo, fazendo com que ele realize, por meio da interação educativa, a construção do conhecimento.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, para implementar esse tipo de prática é preciso que o professor observe os saberes que a criança domina e aqueles que ainda está desenvolvendo.  Cabe ao educador observar as dificuldades e progressos de cada aluno para então avaliar a melhor estratégia pedagógica a ser adotada dentro de sala.​

     

    A zona de desenvolvimento proximal tem limite, além do qual a criança não consegue realizar tarefa alguma, nem com ajuda ou supervisão de quem quer que seja. Ainda sobre a zona de desenvolvimento proximal: a ideia é que a aprendizagem deve priorizar o que o aluno pode aprender a fazer sozinho no futuro, com base no que já consegue fazer com ajuda no presente.

     

    I. Indica que o professor deve buscar o fazer pensar e propiciar a reflexão crítica e coletiva em sala de aula, ou seja, uma verdadeira atividade interativa que possibilite processos mentais superiores.

    II. Torna‐se essencial saber que a intervenção do professor deve estar (de acordo com a melhor estratégia relacionada ao) acima do desenvolvimento real do aluno, e (conforme o seu) muito abaixo do potencial, o que significa um esforço para poder atingir a zona de desenvolvimento proximal (com a interação recíproca) de cada um presente na sala de aula.

    III. Caberia ao professor uma ação consciente das funções que desempenha na sala de aula, levando‐o a organizar o trabalho pedagógico de forma a desenvolver no educando suas várias capacidades, como a de desafiar, de provocar, de contagiar, de despertar o desejo, fazendo com que ele realize, por meio da interação educativa, a construção do conhecimento.

     

    De nada. Não desistam!

     

     

     

     

     

     

  • I. Indica que o professor deve buscar o fazer pensar e propiciar a reflexão crítica e coletiva em sala de aula, ou seja, uma verdadeira atividade interativa que possibilite processos mentais superiores. Correta!

    II. Torna‐se essencial saber que a intervenção do professor deve estar acima do desenvolvimento real do aluno, e muito abaixo do potencial, o que significa um esforço para poder atingir a zona de desenvolvimento proximal de cada um presente na sala de aula. Errada. As intervenções do docente devem ser feitas a partir da ZDR, zona de desenvolvimento real (aquilo que ele pode fazer sozinho) e também estar relacionada ao potencial do aluno.

    III. Caberia ao professor uma ação consciente das funções que desempenha na sala de aula, levando‐o a organizar o trabalho pedagógico de forma a desenvolver no educando suas várias capacidades, como a de desafiar, de provocar, de contagiar, de despertar o desejo, fazendo com que ele realize, por meio da interação educativa, a construção do conhecimento. Correta!

    #vousernomeado