Motor 4 tempos:
Primeiro tempo – admissão – acontece o movimento do pistão do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta.
Segundo tempo – compressão – o movimento do pistão do ponto morto baixo para o ponto morto alto acontece com as duas válvulas fechadas. O pistão comprime a mistura de ar e combustível.
Terceiro tempo – tempo motor – acontece a ignição, quando a vela produz a faísca.
Quarto tempo – exaustão – corresponde à subida do pistão do ponto morto baixo para o ponto morto alto com a válvula de escapamento aberta.
No tempo de admissão, a válvula de admissão abre e a de escapamento matém-se fechada. O pistão desce, aspirando a mistura de combustível e ar, que penetra no cilindro. No fim do curso do pistão, a válvula de admissão fecha-se.
No tempo de compressão, as válvulas de admissão e de escape mantém-se fechadas. Ao subir, o pistão comprime a mistura na câmara de explosao, o que resulta na vaporização dela devido ao calor gerado pela compressão
FUNCÕES DA BIELA DO MOTOR!!
A função da biela é transformar um movimento retilíneo em um movimento circular contínuo. Em motores de combustão, a biela é responsável por transmitir a força gerada na câmara de combustão (recebida pelo pistão) para o virabrequim, que tem a função de gerar e enviar torque, força e rotação ao sistema de transmissão
Pistão ou Êmbolo do Motor. O pistão do motor é uma peça que fica localizada no interior dos cilindros, na verdade cada cilindro possui um pistão. ... A explosão da mistura de combustíveis gera um deslocamento de massa de gases dentro da câmara de combustão e o pistão recebe esta força e passa a diante PARA A BIELA// QUE PASSA PARA O VIRABREQUEM TRANSMITINHDO ESSA FORÇA PARA O SISTEMA DE TRANSMISSÃO!!