-
Prezados colegas concursandos, o erro do item II é que Goiás é banhado por três bacias e não quatro: Paraná, Tocantins e São Francisco. A bacia do Prata fica de fora.
Em relação a questão V, para que ela fique certa troque minas de diamante por minas de ouro. Em seguida troque povoamento minerador por povoamento aurífero.
Sílvio Mello (Economista) what sap 4896407698
-
Contribuindo...
V - Goiás era conhecido e percorrido pelas bandeiras já no primeiro século da colonização do Brasil. Mas seu povoamento só ocorreu em virtude do descobrimento das minas de ouro (século XIII). Esta povoação, como todo povoamento aurífero, foi irregular e instável.
...e não minas de diamantes!!
DEUS É FIEL!!
-
ALVO >>> A
Corrigindo o amigo (SILVIO MELLO).
Na verdade, Goiás realmente tem quatro bacias hidrográficas: Paraná, Bacia do Tocantins, Bacia do rio Araguaia e Bacia de São Francisco.
O erro do enunciado, no entanto, foi a troca da "Bacia do Araguaia" por "Bacia do Prata".
(NORTE)
TOCANTINS
(OESTE)ARAGUAIA SÃO FRANCISCO (LESTE)
PARANÁ/PARANAÍBA
(SUL)
-
Pessoal, não teve censo em 2012. O senso foi em 2010.
-
MARCOS VOCE SE CONFUNDIU JÓVEM, POIS ARAGUAIA E TOCANTINS É A MESMA BACIA, o estado de goiás é banhado por 3 bacias importantes que sao as seguintes bacías:
1° araguaia / tocantins
2° paraná
3° sao francisco
-
(Bem 4), não me confundi não. veja!
As bacias se localizam até mesmo em pontos distintos.
"A bacia do Tocantins, que ocupa 102.120,6 km², é a segunda em abrangência territorial, está localizada na porção norte-oriental de Goiás, abrigando 71 municípios goianos, entre eles, Formosa, Planaltina, Goianésia e Niquelândia."
"A bacia do rio Araguaia, com área de 86.109 km², está situada a noroeste do Estado e abriga 49 municípios de Goiás, entre eles, São Miguel do Araguaia, Crixás e Cidade de Goiás."
"Goiás é banhado por quatro bacias hidrográficas: a Bacia do rio Paraná, a Bacia do Tocantins, a Bacia do rio Araguaia e uma pequena porção da Bacia de São Francisco à leste do estado. Os principais rios são: Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá, Claro, Paranã, dos Bois, das Almas, Vermelho, Verdão e Maranhão."
Fontes
http://www.imb.go.gov.br/pub/anuario/2003/images/mapa2.jpg
http://www.imb.go.gov.br/pub/anuario/2003/SITUACAOFISICA/tabela11.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s
-
CENSO 2012 DILVULGADO pelo IBGE????????
-
MARCOS VINÍCIOS: pode ficar tranquilo cara voçê vai encontrar aquí questoes deste modo e verá que estou certo foi só um toque que eu te dei, para vc nao caír na casca de banana destas bancas, assim como eu já caí sobre este tema: A BACIA DO RIO TOCANTINS É A MESMA DO RIO ARAGUAIA.
LOGO O ESTADO DE GOIÁS É BANHADO POR 3 BACIAS CARA:
1 ° ( TOCANTINS / ARAGUAIA ) 2° ( PARANÁ ) 3° ( SAO FRANCISCO ) se nao quiser pegar o bizú tire suas próprias conclusoes resolvendo questoes aquí qu vc com certeza vai encontrar alguma sobre este tema.
-
III - De acordo com o censo de 2012 divulgado pelo IBGE, o estado de Goiás contava com 6.154.996 habitantes, se tratando, assim, do estado mais populoso da Região Centro-Oeste do país, podendo afirmar-se que o crescimento demográfico no estado acentuou-se após a fundação das cidades de Goiânia em 1933 e de Brasília em 1960.
>> Na verdade, Goiânia foi efetivamente criada em 1935, não em 1933. Em 1933, Pedro Ludivico lança a pedra fundamental para as bases de construção da cidade. Somente em 1935, com o Decreto Estadual 327, é que efetivamente o município de Goiânia foi criado.
Ademais, a efetiva transferência de Goiânia para o status de capital de Goiás somente se deu 1937.
-
Letra A.
a) I, III, IV - Certos.
II - Errado – A Bacia do Prata é formada pela bacia do Rio Paraná.
V - Errado – Descobriu-se diamante, porém mais ouro no século XVIII.
Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães
-
Goiás é banhado por quatro bacias hidrográficas: a Bacia do rio Paraná, a Bacia do Tocantins, a Bacia do rio Araguaia e uma pequena porção da Bacia de São Francisco à leste do estado.
-
Na minha opinião a questão tá errada.
1: O censo foi em 2010;
2: Goiânia foi fundada em 1935. 1933 foi lançada a pedra fundamental por Pedro Ludovico.