Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um recurso natural renovável é um recurso natural que pode ser recolocado na natureza ou se regenerar através de processos naturais a uma taxa equivalente ou maior em que o consumo humano. Suas fontes podem ser feitos de Radiação solar, ondas do mar, ventos, hidroeletricidade, a biomassa e a energia geotérmica são exemplos de recursos naturais renováveis.[1] Os recursos naturais são elementos da natureza que serão transformados em bens para atender às necessidades das pessoas.Há recursos como a água que apesar de muitas pessoas pensarem ser um recurso não renovável,uma vez que está a esgotar-se devido ao excessivo consumo humano,é,na verdade um recurso natural renovável pois este tipo de recursos pode esgotar-se se for explorado intensamente, para além disso a água está constantemente a repôr-se na Natureza(Ciclo da água)e os recursos hídricos são considerados recursos renováveis.Um Recurso Natural Renovável é aquele recurso que,normalmente, não se esgota facilmente devido à rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção.
Muita abstração essa questão, hein! :/
A palavra "espiritual" foi fortíssimo....rs
Eu entendi da seguinte maneira:
Analisando a segunda alternativa primeiro, temos: reposição natural do recurso classifica ele em renovável e não renovável. ok!
Disponibilidade na natureza pode ser considerada uma característica que ajuda a classificar itens renováveis ou não renováveis (ver a questão do petróleo que só temos em alguns lugares do mundo - e é não renovável).
Intensidade de uso - característica totalmente DINÂMICA, ou seja, a intensidade de uso de um recurso define se ele durará mais ou menos - tá aí a questão da variabilidade.
Logo, as duas questões estão ligadas, ou seja, uma justifica a outra, e ambas estão corretas.