"[...] os autores estudados no âmbito da pesquisa concordam com o papel preponderante que cabe ao julgamento dos usuários para o cálculo do índice de precisão. Com este dado, torna-se factível pensar na precisão como um elemento importante de análise e decisão em busca da melhor resposta nos sistemas de busca e recuperação da informação. Não é possível calcular o número de documentos úteis encontrados pelo sistema sobre o total de documentos relevantes contidos no sistema, sem o julgamento do usuário que demanda tais documentos, ou seja, a precisão se consubstancia por meio de um julgamento externo ao sistema de busca e recuperação da informação, o que vai determinar, também, a sua capacidade de atendimento ou o seu desempenho"
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n3/v35n3a23.pdf
Gabarito: CERTO
QUESTÃO SIMILAR:
Q298332 | Biblioteconomia | Ano: 2013 | Banca: CESPE | Órgão: CNJ | Prova: Analista Judiciário - Biblioteconomia
A participação do usuário na avaliação do índice de precisão e no processo de busca e recuperação da informação é secundária, pois o bibliotecário é o principal agente desse processo. (ERRADO)
"Além do conhecimento das necessidades informacionais do usuário e da montagem do modelo de busca e recuperação da informação, a especificidade e a exaustividade devem ser amplamente consideradas. A ocorrência da especificidade e da exaustividade se dá pela análise da demanda informacional do usuário, a fim de estabelecer o quanto o aumento da exaustividade é viável sem ampliar a revocação que mede se um item foi ou não recuperado e a extensão desta recuperação. Enfim, a conjugação dos três fatores elencados é condição básica e necessária na busca de índices de precisão mais altos." (ARAÚJO JÚNIOR, 2007, p. 83)
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.