-
falta de objetividade = encheção de linguiça.
encheção de linguiça = ato ou efeito de preencher um texto ou discurso com conteúdo supérfluo.
-
GABARITO : LETRA D)
Está rodiando demais!!! tem que ser CLARO, CONCISO com o máximo de ideia com o mínimo de palavras.
-
Letra D
Na redação oficial tem que ser objetivo, claro, isso não quer dizer que terá quer ser erudito, ou seja, demostrar cultura vasta, pelo contrário o bom comunicador é intendido pelo simples cidadão com boa instrução e pelas autoridades ou corpo técnico das autarquias
-
Gabarito: D
Atenção: A questão busca uma resposta que esteja ligada ao trecho que afirma: “Geralmente, aqueles que não têm nada a dizer conseguem levar o máximo de tempo para fazê-lo". Tal trecho não contém nenhum erro gramatical ou semântico, somente faz alusão ao problema da ausência de objetividade nos textos.
-
GABARITO LETRA D
Não há clareza nem objetividade no texto, contrariando o Manual de Redação da Presidência da República.
-
GABARITO: D
No Manual de Redação deve ter clareza, que é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.
-
O que a frase quer dizer é que "as pessoas que não têm nada pra falar ficam "enrolando'".
Nessa questão a letra D e E são muito parecidas, ou seja, quem fica "enrolando" tem: intensa Subjetividade, ou ausência de Objetividade?
Como o enunciado pede "Tratando-se de língua escrita", a questão mais coerente é a letra D, que trata de texto. (Lingua escrita = textos).
A letra E fala de Documento, que pode ou não ser um texto.
Gab: D
FGV ainda é a mais difícil!
-
Ausência de Objetividade = Subjetividade. Logo, existem duas alternativas corretas (Letra D e E) e a questão deveria ser anulada. Simples assim!
-
Esta questão exige do candidato conhecimento referente aos problemas com a língua escrita.
a) A erudição é um problema que prejudica o atributo da clareza. Assim, "a falta dela" não é um problema, conforme afirmado nesta alternativa e, portanto, ela está incorreta.
b) A imprecisão está relacionada com a falta de precisão, exatidão, o que prejudica também a clareza. Entretanto, não verificamos no texto esse tipo de problema. Dessa forma, esta alternativa está incorreta.
c) O uso do padrão culto do idioma acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. Sendo assim, não identificamos no texto nenhuma desobediência quanto à ortografia ou às regras da gramática normativa. Ou seja, este item está incorreto.
d) Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. No entanto, o texto em análise fez escolha de palavras que impediram que a ideia fosse apresentada de forma objetiva: "as pessoas que não têm nada pra falar ficam enrolando/dando voltas". Desse modo, esta é a alternativa correta.
e) Se o problema é a ausência de "objetividade",
a intensa "subjetividade" também poderia ser um problema e, dessa forma, esta alternativa também estaria correta. Entretanto, observe que aqui é mencionado "nos documentos", mas o enunciado do item não trata acerca de documento, mas apresenta o texto de um comunicado, e é exatamente por isso que esta alternativa está incorreta.
Gabarito do Professor:
Letra D.