SóProvas


ID
1857244
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Companhia Ibirité, do tipo fechada, foi constituída em 2010 por subscrição particular do capital.
Sobre a elaboração das demonstrações financeiras e de acordo com as disposições da legislação societária aplicáveis a essa companhia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Conforme a lei 6.404

    A)  Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; e

            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e

            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado


    A companhia é fechada, logo a DVA será facultativa, e não obrigatória.

    B) O erro deve ser o mesmo da alternativa A
    Art. 188.  II – demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída

    C) CERTO:  Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial

    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
     

    § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes


    D) Art. 187  § 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:

    a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e

    b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos


    E) Art. 183 § 2o  A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de:

            a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência;

            b) amortização, quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. Por se tratar de companhia fechada a entidade estará obrigada a elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados. Caso seu Patrimônio Líquido seja igual ou superior a R$ 2 milhões ficará também obrigada a elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa.

    b) Incorreta. Não há obrigatoriedade de elaboração e publicação da Demonstração do Valor Adicionado para as companhias fechadas.

    c) Correta. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

    I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

    II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

    III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

    Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

    d) Incorreta. Na determinação do resultado do exercício serão computadas as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

    e) Incorreta. A amortização corresponde à perda do valor dos direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada. A depreciação, por sua vez, corresponde À perda de valor dos bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.