SóProvas


ID
1857340
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A causa mais comum de morte súbita no adulto é:

Alternativas
Comentários
  • esclerose das coronárias é a acumulação de gordura e tecido fibroso na parede interna das artérias que conduzem o sangue ao coração. Em consequência, a irrigação sanguínea deste órgão é dificultada. Nos casos graves, certas áreas do coração são lesadas e substituídas por tecido cicatricial. A esclerose das coronárias é a causa mais frequente dos ataques e das insuficiências cardíacas. Por outro lado, um certo grau de arteriosclerose, ou endurecimento das artérias, surge frequentemente na maior parte das pessoas, à medida que a idade avança, podendo não se manifestar por qualquer sintoma.

  • Uma rotura aneurismática em tronco não pode gerar morte súbita não?

  • De acordo com Genival Veloso de França sobre as causas da mortes súbitas, segue trecho extraído de sua obra: A morte súbita dita natural pode ter por etiologia as mais diversas causas: afecções cardiovasculares, lesões do sistema nervoso central, hemorragias meníngeas  e encefálicas propriamente ditas, perturbações neuroendócrino-humorais, acidentes operatórios, hemorragias agudas, asfixias mecânicas, edema de laringe, rupturas de vísceras, choques em suas mais diversas modalidades, eletroplessão, fulminação, entre outras. Contribuem, ainda, para este tipo de morte súbita certos fatores ocasionais, tais como: a fadiga, o esforço, a convalescença, a emoção, a hipersensibilidade a determinadas drogas (idiossincrasias), o coito, a embriaguez, a epilepsia condicionando sufocação ou afogamento, e, nas crianças, o estado timo-linfático.
    Finalmente, há necessidade de ressaltar determinadas condições pessoais ligadas à constitucionalidade individual. Como exemplo, a idade, o sexo (segundo alguns, simplesmente por morrerem mais homens do que mulheres subitamente), a profissão, a imunorresistência individual etc.
    Entre estas condições pessoais, deve-se destacar a morte súbita infantil, que tem como causa um conjunto variado de doenças congênitas e adquiridas, mas que em certos momentos esconde uma morte violenta.
    Pode-se afirmar que em média 90% das mortes súbitas em adultos são de origem cardíaca e ocorrem na maioria das vezes na primeira hora dos sintomas. Entre estas mortes de origem cardíaca deve-se atentar para a que ocorre em corações estruturalmente normais e que têm como causas um grupo de arritmias familiares de base genética e sem nenhuma alteração anatomopatológica. Muitos dos óbitos de causa não identificada em jovens podem ter este tipo de causa mortis."

  • A questão pede a mais comum. Sei que não é uma boa explicação, mas pelo conhecimento geral  eu iria naquela que fala de gordura - picanha, linguicinha, costela no Bafo .. kkk só pode dar RUIM - não encontrei referência

    a) miocardiopatia hipertrófica - conjunto de distúrbios cardíacos em que as paredes dos ventrículos se tornam espessas (hipertrofia) e rígidas

    b) coronarioesclerose -  é a acumulação de gordura e tecido fibroso na parede interna das artérias que conduzem o sangue ao coração

    c) miocardiopatia dilatada - Miocardiopatia dilatada impede o bombeamento eficaz de sangue para o corpo.

    d) miocardiopatia hipertensiva - altera a função e estrutura do coração como consequência da hipertensão arterial

    e) rotura de aneurisma - 

  • http://www.incor.usp.br/conteudo-medico/geral/morte%20subita.html

  • Esclerose das coronárias é a acumulação de gordura e tecido fibroso na parede interna das artérias que conduzem o sangue ao coração.

  • Rindo até 2050 kkkkkkk com a referência do Jonas Morselli .

  • A) INCORRETA- Miocardiopatia hipertrófica é uma doença rara que acomete indivíduos em que os músculos cardíacos torna-se grossos;

    B) CORRETA- Esclerose das coronárias ou coronarioesclerose é a acumulação de gordura e tecido fibroso na parede interna das artérias que conduzem o sangue ao coração; a irrigação sanguínea deste órgão é dificultada; é a causa mais frequente dos ataques e das insuficiências cardíacas.


    C) INCORRETA- Miocardiopatia dilatada- doença que impede o bombeamento eficaz de sangue para o corpo em decorrência de uma dilatação ventricular.

    D) INCORRETA- Miocardiopatia hipertensiva- há uma alteração na função e estrutura do coração em decorrência de hipertensão arterial sistêmica.

    E) INCORRETA- Rotura de aneurisma- Aneurisma é quando ocorre uma fragilidade em uma parede de um vaso sanguíneo, formando uma protuberância ou aumento de tamanho.

    GABARITO DO PROFESSOR- LETRA B
  • A) INCORRETA-

    B) CORRETA- Esclerose das coronárias ou coronarioesclerose é a acumulação de gordura e tecido fibroso na parede interna das artérias que conduzem o sangue ao coração; a irrigação sanguínea deste órgão é dificultada; é a causa mais frequente dos ataques e das insuficiências cardíacas.

    B) CORRETA
    C) INCORRETA
    D) INCORRETA
    E) INCORRETA