-
-
Acho que essa questão deveria ser anulada, pois as potências agrícolas, na atualidade, são Estados Unidos e União Europeia. Brasil poderá superá-los em poucos anos. A soja por exemplo: estamos em segundo lugar***, atrás dos EUA.
Atualizado em junho de 2019.
-
Questão desatualizada por conta do item I.
-
Acredito que os colegas que comentaram estão errados.
No item 1, a questão afirma que o Japão e o Egito estão ENTRE OS MAIORES IMPORTADORES de cereais.
Corretíssimo! Além disso, podemos destacar os países: Coréia do Sul, Malásia, China, México e Arábia Saudita!
Fonte: Demétrio, Magnoli - Capitulo 9 - Agricultura Mundial. Página 154.
-
C
-
BORA PRA CIMA!!
TREINO DIFÍCIL, COMBATE FÁCIL!
PMPR 2020
-
só resposta de cocô, alguém tem uma informação util? fiquei entre a B e C
-
I- CORRETO;
OBS.: A questão não está desatualizada, pois o Japão e Egito ainda se situam nos maiores importadores, cuidado com a má interpretação, pois a banca gosta de "brincadeiras" como essas para derrubar os candidatos.
II- CORRETO;
III- ERRADO; Impossível superar o comércio de manufaturados.
IV- ERRADO; Não houve fim às políticas subsidiárias.
OBS.: Conceder subsídio é dá maior importânicia, cotas, etc, para que favoreça os agricultores de seu país.
V- ERRADO; A soja não vem perdendo papel de destaque.
OBS.: Há uma tendência de rebaixamento do valor agregado da soja vendendo-a, por exemplo, a soja bruta ou muída, que é menos trabalhada e consequentemente mais barata.
-
I. Correta, o Japão é o maior importador de Cereal do mundo, e o Egito está entre os maiores.
Ii. Correta, os Estados Unidos são o maior exportador de produtos agrícolas do mundo e o segundo maior importador, enquanto a União Europeia é o maior importador, e o segundo maior exportador. A China importa bem mais do que exporta, exibindo saldo negativo na sua balança comercial.
O Brasil exporta bem mais do que importa, exibindo elevado saldo positivo na sua balança comercial de produtos agrícolas.
+ Importação = saldo negativo
+ Exportação = saldo positivo
III. Errada, produtos agrícolas correspondem a menos de 10% dos produtos comercializados internacionalmente, sendo superados largamente por produtos manufaturados, que dominam o mercado internacional.
IV. Errada, isso não aconteceu, e pelo contrário, essas medidas protecionistas (subsídios) faz com que países como o Brasil e a Argentina tenham menor destaque no comércio mundial de produtos agrícolas.
V. Errada. Pelo contrário, a soja vem ganhando cada vez mais destaque: na época o Brasil era o segundo maior exportador de soja do mundo, em expansão, e atualmente é o maior exportador do mundo.