SóProvas


ID
1857715
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Sob o impacto da modernização econômica e da integração nacional, o Brasil passou de um país agroexportador e rural a um país urbano e industrial. Um processo vertiginoso de urbanização revolucionou [...] a sociedade brasileira em apenas meio século. Mas esse é um processo regionalmente desigual […].” (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2 ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 264)

As desigualdades no ritmo da urbanização regional do Brasil evidenciam-se

I- na configuração geral das redes de transporte, a qual se apresenta mais densa e articulada nas regiões mais povoadas e economicamente mais dinâmicas, como as do Sudeste e do Sul do País.

II- na configuração de suas redes urbanas, as quais se apresentam menos integradas nas regiões Norte e Centro-Oeste, e são caracterizadas por um pequeno número de metrópoles e um grande número de cidades médias com a função de capitais regionais.

III- nas fortes diferenças no ritmo de transferência da população do meio rural para o meio urbano, destacando-se a região Nordeste que, devido ao intenso êxodo rural sofrido, conheceu uma rápida trajetória de urbanização.

IV- nos diferentes níveis de investimentos de capital realizados tanto pelo Estado como por empresas nacionais e transnacionais, que, selecionando um número reduzido de cidades no País, acabaram determinando um processo de metropolização mais acentuado na região Centro-Sul.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Nao sei oque houve,eu creio que o gabarito seja (D)

    Solução:
    As corretas são as assertivas I e IV.
    Sobre as incorretas:
    II – A região centro oeste é a segunda mais urbanizada do país.
    III – A região nordeste do Brasil apresenta as menores taxas de urbanização.

    FONTE:tropa de elite

  • II- Incorreta. Belém e Manaus são grandes métropoles na região norte. Além disso, o número de cidades médias não é grande.

    III- Incorreta. A urbanização no nordeste não foi rápida, principalmente no Sertão.

    Fonte: Estratégia

  • I-  CORRETO. Devido ao acúmulo de capital gerado pelo café e a rede de transportes local, a urbanização deu-se de forma mais intensa.

    II- ERRADO. O centro-oeste está em segundo lugar no ranking de urbanização,consequentemente suas redes urbanas estão integradas;

    OBS.: A construção de Brasília favoreceu a tomada em segundo lugar do Centro-Oeste no ranking.

    Ranking de urbanização: Sudeste, Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste.

    III- ERRADO. Não houve rápida trajetória de urbanização, pois veio urbanizando-se desde o período pré-colonial brasileiro.

    IV- CORRETO. O café ajudou nessa "metropolização acentuada".