SóProvas


ID
1857718
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Logo após a Segunda Guerra Mundial, a estrutura econômica regional norte-americana sofreu um profundo rearranjo resultante da perda de dinamismo industrial do Manufacturing Belt. Os novos investimentos promoveram concentração de indústrias no Oeste e no Sul dos Estados Unidos. Entre os fatores que contribuíram para o redirecionamento dos investimentos para o Oeste e para o Sul dos Estados Unidos, nesse período, podemos destacar

I- a limitada disponibilidade de ferro e carvão mineral nas jazidas da região do Manufacturing Belt, minerais estes indispensáveis à indústria siderúrgica.

II- o interesse comercial pela bacia do Pacífico, haja vista a reconstrução econômica do Japão nesse período.

III- a produção crescente de petróleo no Golfo do México.

IV- a grande disponibilidade de matéria-prima pesada nessas novas regiões, fundamental para a expansão da indústria de alta tecnologia, fortemente dependente de tais fontes.

V- a possibilidade de redução dos custos com a força de trabalho, uma vez que as novas empresas estariam distantes dos sindicatos operários do Manufacturing Belt.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Pós 2 guerra mundial,o EUA, recontruiu o Japão, fazendo que o mesmo crescesse no cenário mundial.

    Haja vista, a expansão para a costa oeste se deu pelos investimentos feito e aplicados no japão.

    essa reorganização espacial favoreceu o crescimento econômico.

  • Após a Segunda Guerra Mundial, o sul e o oeste dos EUA, passaram a receber crescentes investimentos industriais atraídos pelos campos petrolíferos do Golfo do México e da Califórnia.

    No nordeste e na região dos Grandes Lagos, desenvolveram-se as indústrias de bens de produção, baseadas no carvão e no minério de ferro, nascendo a indústria automobilística.

    Portanto, podemos destacar: a produção crescente de petróleo no Golfo do México e a possibilidade de redução dos custos com a força de trabalho, uma vez que as novas empresas estariam distantes dos sindicatos operários do Manufacturing Belt.

  • I- a limitada disponibilidade de ferro e carvão mineral nas jazidas da região do Manufacturing Belt, minerais estes indispensáveis à indústria siderúrgica.

    Falso, isso faz com que as industrias de base fiquem concentradas no nordeste e não que elas se deslocassem para o Oeste e Sul, apesar de que esse tipo de Industria do nordeste está migrando para fora dos EUA, por isso estão surgindo as cidades fantasma nessa região, exemplo Detroit. Porém, as industrias de alta tecnologia foram para o Oeste e Sul, o famoso Sun Belts, está proximo das universidades e da intelectualidade americana.

    II- o interesse comercial pela bacia do Pacífico, haja vista a reconstrução econômica do Japão nesse período.

    Sim, a área do pacifico vem crescendo imensamente com o Japão em 03 e China em 02, ou seja, o Oceano Pacífico principalmente o sudeste asiático está gerando muita $$$$.

    III- a produção crescente de petróleo no Golfo do México.

    Sim, no oeste do país possui grandes reservas de petroleo.

    IV- a grande disponibilidade de matéria-prima pesada nessas novas regiões, fundamental para a expansão da indústria de alta tecnologia, fortemente dependente de tais fontes.

    Falso, Industria de Alta Tecnologia não necessitam de matéria-prima pesada e sim de matéria-prima processada.

    V- a possibilidade de redução dos custos com a força de trabalho, uma vez que as novas empresas estariam distantes dos sindicatos operários do Manufacturing Belt.

    Sim, o que inclusive caracteriza o sistema chamada de toyotismo que é a fuga de zonas de concentração insdustrial e tradicionais,pois nessas existem uma força muito grande dos sindicatos.