SóProvas


ID
1858861
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Prolongamento do estado grave do paciente sem prognóstico satisfatório e a todo custo, causando morte prolongada e acompanhada de sofrimento, associando-se à ideia da manutenção da vida através de processos terapêuticos desproporcionais." A afirmativa anterior se refere a  

Alternativas
Comentários
  • Eutanásia entendida como morte provocada por sentimento de piedade à pessoa que sofre. Ao invés de deixar a morte acontecer a eutanásia age sobre a morte, antecipando-a.

    Distanásia é o prolongamento artificial do processo de morte e por conseqüência prorroga também o sofrimento da pessoa. Muitas vezes o desejo de recuperação do doente a todo custo, ao invés de ajudar ou permitir uma morte natural, acaba prolongando sua agonia.

    Ortotanásia significa morte correta, ou seja, a morte pelo seu processo natural.

    Mistanásia é um termo pouco utilizado, mas representa a morte miserável, antes da hora, conhecida como eutanásia social. Pode ocorrer em casos de omissão de socorro, erro médico, negligência, imprudência e imperícia.

     

  • Gabarito: C

     

    Na Distanásia há a prorrogação da vida do paciente em estado terminal, por meio de métodos terapêuticos que não recuperam a sua saúde e aumentam o seu sofrimento, o impedindo de ter uma morte natural. É o caso narrado no enunciado.
     

    A Eutanásia consiste em uma antecipação da morte da vítima. Ou seja, o agente, imbuído de sentimento de piedade e comiseração pela vítima, que sofre em decorrência de alguma enfermidade, age de forma a provocar a morte. O caso em questão é diametralmente oposto, já que há o prolongamento da vida do paciente, de maneira a aumentar de forma desarrazoada, o seu sofrimento.

     

    Ortotanásia ocorre quando há o respeito ao processo de morte natural do paciente, utilizando-se de cuidados terapêuticos a fim de aplacar qualquer dor, mas sem que haja a intenção de prolongar a vida em estado vegetativo, quando não há mais nada a ser feito pela medicina. 
     

    Entende-se por Mistanásia a morte causada em razão da falta de cuidado ou atenção ao enfermo, como ocorre nos casos de omissão de socorro, erro médico, negligência, imperícia etc. A doutrina também a denomina de "eutanásia social" ou "morte miserável".

     

    Fonte: CERS

  • C. distanásia.

    -É o processo de procurar estender a sobrevida com métodos desproporcionais.