SóProvas


ID
1859008
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Vulnerable Elders Survey (VES-13) ou Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável é um instrumento simples e eficaz, capaz de identificar o idoso vulnerável (aquele indivíduo que tem risco de declínio funcional ou morte em dois anos). Com relação ao VES-13, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46nspe/17.pdf

  • O VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. Com ênfase nos dados referentes à idade, auto-percepção da saúde, presença de limitações físicas e incapacidades Questionário é simples e de fácil aplicação Pode ser respondido pelo paciente ou pelos familiares/cuidadores .

    INTERPRETAÇÃO DO VES-13 IDOSO VULNERÁVEL Indivíduo com 65 anos ou mais que tem risco de declínio funcional ou morte em dois anos. É composto por 13 itens e cada item recebe uma determinada pontuação e o somatório final pode variar de 0 a 10 pontos. Pontuação igual ou superior a três pontos significa um risco de 4,2 vezes maior de declínio funcional ou morte em dois anos, quando comparado com idosos com pontuação ≤ 2 pontos, independentemente do sexo e do número ou tipo de comorbidades presentes. O aumento na pontuação tem uma relação linear com o risco de declínio funcional e óbito, de forma que o acréscimo de cada ponto aumenta o risco de morte e de declínio funcional em 1,37 vezes. 

  • O Vulnerable Elders Survey (VES-13) ou Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável, apresentado no Quadro 1, é um instrumento simples e eficaz, capaz de identificar o idoso vulnerável residente na comunidade, com ênfase nos dados referentes a idade, autopercepção da saúde, presença de limitações físicas e incapacidades. O idoso vulnerável foi definido como aquele indivíduo que tem risco de declí- nio funcional ou morte em dois anos.

    O questionário é composto por 13 itens, cada item recebe uma determinada pontuação e o somatório final pode variar de zero a dez pontos. Pontuação igual ou superior a três significa um risco 4,2 vezes maior de declínio funcional ou morte em dois anos, quando comparado com idosos com pontuação menor ou igual a dois, independentemente do sexo e do número ou tipo de comorbidades presentes.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Saúde do Idoso na Atenção Primária à Saúde. Secretaria de Saúde. Agosto 2014. http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Apsus_cadero9_1208_14_alta.pdf

  • avalia 13 itens. Pontuação varia de 0 a 10 pontos.

    RISCO BAIXO- IDOSO ROBUSTO MENOR OU = 2.

    RISCO MÉDIO- IDOSO EM RISCO DE FRAGILIDADE 3 A 6.

    RISCO ALTO- IDOSO FRÁGIL MAIOR OU = 7.

    IDOSO CONSIDERADO VULNERÁVEL QUANDO O RESULTADO FOR MAIOR OU = 3.