Conforme Silva & Araújo (2003, p. 26-28):
As bibliotecas apresentam os seguintes tipos, segundo a finalidade:
Nacional - a biblioteca nacional é a que tem por principal finalidade preservar a memória nacional, isto é, a produção bibliográfica e documental de uma nação.
Pública - a biblioteca pública tem por finalidade de atender às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade, independente de classe social, cor, religão ou profissão.
Universitária - a biblioteca universitária tem por finalidade atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos.
Especializada - a biblioteca especializada é aquela que existe em função de um grupo restrito de usuários, reunindo e divulgando documentos de um campo específico do conhecimento.
Escolar - a finalidade da biblioteca escolar é a de fornecer o material bibliográfico necessário às atividades de professores e alunos de escola. [...]. Desempenha importante papel na formação do hábito de leitura.
Infantil - as bibliotecas infantis devem estar mais voltadas para a recreação.
Especial - são as bibliotecas que atendem a uma categoria especial de usuário, por exemplo, pessoas com dificuldades de visão ou cegos.
Gab. D
SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.