Planejamento – é a ideia, o pensamento, a reflexão sobre a ação. “É um processo contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro, em função de objetivos políticos, sociais e administrativas claramente definidas” (PADILHA, 2003, p. 31). Planejamento é um procedimento pensado detalhadamente sobre a necessidade do que se pretende alcançar com eficiência. O planejamento e um plano colaboram para o alcance da eficiência, visto que, se elaboram planos, implementa-se um processo de planejamento objetivando a consecução de tudo o que foi previsto para sua execução.Areflexão sobre a ação do planejamento é questionada por Gandin que considera essencialmente três sentidos:
a) no planejamento temos em vista a ação, isso é, temos consciência de que a elaboração é apenas um dos aspectos do processo e que há necessidade da existência do aspecto da execução e do aspecto avaliação;
b) no planejamento temos em mente que a sua função é tornar clara e precisa a ação, organizar o que fazemos, sintonizar idéias, realidade e recursos para tornar mais eficiente nossa ação;
c) temos como definida e em evidência a idéia de que todo o autoritarismo é pernicioso e que todas as pessoas que compõem o grupo devem participar (mais ou menos, de uma forma ou de outra) de todas as etapas, aspectos ou momentos do processo (GANDIN, 1998, p. 20).
A partir desta reflexão, temos a certeza de que nenhum planejamento idealizado e materializado como plano para desenvolver a ação, pode deixar de valorizar as três fases bem definidas em qualquer que seja o planejamento, especialmente as fases de elaboração, execução e avaliação.