SóProvas


ID
1859386
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 A conquista do Brasil

   Por gerações, o brasileiro se acostumou a ver o seu país, sua história e sua cultura como exemplos de paz e confraternização sem paralelo entre as nações. A imagem do brasileiro como um povo cordial que aceita melhor a miscigenação e é mais tolerante com as diferenças sociais e políticas, num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, se sobrepõe como traço cultural, sem grandes traumas nem contestações.

    Os brasileiros se orgulham de pensar que o Brasil não precisou de uma guerra com a que separou os Estados Unidos da Inglaterra, nem passou por conflitos internos sangrentos como a Secessão. Manteve-se afastado das conflagrações, a começar pelas duas guerras mundiais que marcaram a primeira metade do século XX – na segunda delas, meio pró-forma, enviou expedicionários à Itália, numa fase em que o conflito já se encaminhava para o fim. O país manteve-se neutro na maioria dos grandes conflitos passados, recentes e contemporâneos. E saiu pacificamente de uma ditadura militar de 21 anos, em 1985, com o restabelecimento do governo civil e, depois, da democracia.

    Ao construir um modelo de concórdia, que combina com a fachada do povo pobre, mas alegre, que se expressa pelo carnaval, o samba e o futebol, o Brasil esqueceu muita coisa. Foi o último país do mundo a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1888. Um dos seus maiores heróis nacionais, Tiradentes, foi esquartejado. O Brasil dizimou a população masculina de um país vizinho na Guerra do Paraguai. Deixou uma esteira de mortos nos porões do regime militar, que pela via do golpe havia derrubado em 1964 o presidente João Goulart.

    Aliviaram-se tensões sociais latentes e sepultou-se o passado beligerante sobre o qual foi construída uma nação homogênea, mesmo em meio a tanta diversidade. O Brasil acomodou-se à versão oficial de sua história, em que foram escondidas as rupturas, as questões sociais e os fatos que não interessam tanto a sua autoimagem dentro do mundo civilizado.

(Thales Guaracy)

O texto 1 pertence ao seguinte gênero textual:

Alternativas
Comentários
  • A) O texto não faz descrições;
    B) e C) O texto remete a várias épocas, porém sem ordem/sucessão cronológica;
    D) Existem duas ideias presentes no texto: a de cordialidade e de sua oposição, quando menciona os esquecimentos (3º parágrafo), que nada tem a ver com cordialidade.
    E) Gabarito.

  • A tese contrária: "O Brasil acomodou-se à versão oficial de sua história, em que foram escondidas as rupturas, as questões sociais e os fatos que não interessam tanto a sua autoimagem dentro do mundo civilizado."

  • Nunca tinha ouvido falar em argumentativo polêmico!

  • Mailson Teixeira, só a FGV têm estas surpresas!kkk

  • começa falando que o Brasil é isso e termina falando que o Brasil é aquilo.

    polêmico né...

  • A ironia já está dada no título do texto, e no decorrer do mesmo são lançadas as polêmicas e problematizações.

  • GABARITO "E"

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    TEXTO ARGUMENTATIVO POLÊMICO: traz pelo menos dois pontos de vista e busca contrabalanceá-los; 

  • FGv criando tipologias! Ela é a rainha dessa zorra mesmo!

  • nunca ouvi falar nisso, vivendo e aprendendo! 

  • Nunca ouvi falar nesse gênero,

    marquei o item E, por isso:

    ''pois apresenta uma tese contrária a uma outra tese.''

  • pronto gente, ja pode ir avisando aos gramáticos que agora existe um novo genero textual. É preciso urgentemente atualizar as gramáticas!!!

  • Um dica que a professora Adriana Figueiredo deu essa semana, em uma aula da FGV, foi referente a classificação como polêmico.

    Ela menciona que ocorre confusão, pelo fato do candidato avaliar se o tema é polêmico ou não, para classificá-lo assim.

    Esta forma está equivocada. O jeito de saber se o texto é classificado como polêmico, é observando se foram mostrados dois pontos de vistas diferentes pelo autor no texto. Se isso ocorrer, então ele pode ser considerado polêmico.

    Espero que ajude os demais colegas, pois consegui resolver essa questão com essa dica.