SóProvas


ID
1859398
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 A conquista do Brasil

   Por gerações, o brasileiro se acostumou a ver o seu país, sua história e sua cultura como exemplos de paz e confraternização sem paralelo entre as nações. A imagem do brasileiro como um povo cordial que aceita melhor a miscigenação e é mais tolerante com as diferenças sociais e políticas, num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, se sobrepõe como traço cultural, sem grandes traumas nem contestações.

    Os brasileiros se orgulham de pensar que o Brasil não precisou de uma guerra com a que separou os Estados Unidos da Inglaterra, nem passou por conflitos internos sangrentos como a Secessão. Manteve-se afastado das conflagrações, a começar pelas duas guerras mundiais que marcaram a primeira metade do século XX – na segunda delas, meio pró-forma, enviou expedicionários à Itália, numa fase em que o conflito já se encaminhava para o fim. O país manteve-se neutro na maioria dos grandes conflitos passados, recentes e contemporâneos. E saiu pacificamente de uma ditadura militar de 21 anos, em 1985, com o restabelecimento do governo civil e, depois, da democracia.

    Ao construir um modelo de concórdia, que combina com a fachada do povo pobre, mas alegre, que se expressa pelo carnaval, o samba e o futebol, o Brasil esqueceu muita coisa. Foi o último país do mundo a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1888. Um dos seus maiores heróis nacionais, Tiradentes, foi esquartejado. O Brasil dizimou a população masculina de um país vizinho na Guerra do Paraguai. Deixou uma esteira de mortos nos porões do regime militar, que pela via do golpe havia derrubado em 1964 o presidente João Goulart.

    Aliviaram-se tensões sociais latentes e sepultou-se o passado beligerante sobre o qual foi construída uma nação homogênea, mesmo em meio a tanta diversidade. O Brasil acomodou-se à versão oficial de sua história, em que foram escondidas as rupturas, as questões sociais e os fatos que não interessam tanto a sua autoimagem dentro do mundo civilizado.

(Thales Guaracy)

O segundo parágrafo do texto, em relação ao primeiro, desempenha a seguinte função:

Alternativas
Comentários
  • Letra E - correta

    O segundo parágrafo mostra trechos que exemplificam a imagem de conciliador, ou seja, de que não precisou nem chegar a lutar para conseguir a "paz", como quando diz " ...o Brasil não precisou de uma guerra com a que separou os Estados Unidos da Inglaterra, nem passou por conflitos internos sangrentos como a Secessão...". 

     

    Mas achei essa resposta forçada demais. 

  • Ao mesmo tempo em que dá vários exemplos de casos históricos de neutralidade. Toda prova tem que ter uma questão com gabarito duvidoso, né, FGV? Machuca o ego de vocês a possibilidade de alguém gabaritar.

  • Essa típica questão FGV é que vc pára e pensa: "mamãe mandou escolher essa daqui "... 

  • Não pode ser a alternativa B, o autor diz que o Brasil não foi totalmente neutro, pois enviou expedicionários à Italia.

  • Entre ser neutro e ser conciliador há uma diferença enorme.

    Em qual parte do texto mostra o Brasil no papel de CONCILIADOR?

    O papel de neutralidade é aquele em que não está nem de um lado e nem do outro. Está cagando para o que está acontecendo.

    Mas conciliar? Na minha visão é você se meter e tentar acalmar os ânimos.

    "pró-forma" :por pura formalidade, sem sinceridade, apenas para manter as aparências.

    Querer dizer que o termo país conciliador está entre aspas e com isso afirmar o termo "pró-forma" é querer forçar uma barra à lá FGV.

    FGV me frustra.

  • A) Não há ideia de conclusão.

    B) Me pareceu que a neutralidade seria uma das características de ser conciliador

    C) Não há oposição.

    D) Poderia causar confusão, mas Comprovação soou forte demais... Melhor a E

    E) Gabarito. Linha 2: num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, se sobrepõe como traço cultural, sem grandes traumas nem contestações.

  • Questão difícil mas eu observei que quando ele diz "país conciliador", não só pelas aspas, remete a uma ironia.

    Como se o autor dissesse, "Nâo, nós não precisamos de guerra não, saímos tranquilinhos da ditadura também. O Brasil violento?? Que isso minha gente!!!"

  • alguém me xplica porque a letra ''c'' esta errada

  • O ''pulo do gato'' é prestar atençao no enunciado. Ele praticamente nos deu a resposta ali. Vejam:

    ''O segundo parágrafo do texto, em relação ao primeiro, desempenha a seguinte função''

    O que diz o 1º parágrafo?

    ''A imagem do brasileiro como um povo cordial que aceita melhor a miscigenação e é mais tolerante com as diferenças sociais e políticas, num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, se sobrepõe como traço cultural, sem grandes traumas nem contestações.''

    E) explicitar historicamente a imagem de “país conciliador".

    Reparem que se o enunciado não trouxesse o detalhe ''em relação ao primeiro'' poderíamos ter marcado a B, porém esses detalhes que devem ser observados na FGV. Em nenhum momento o 1º parágrafo fala sobre neutralidade, mas sim dessa ideia de país conciliador.

    Uma dica valiosa na FGV é: O ENUNCIADO DIZ TUDO!

    Ps: também erro muitas questões dela, mas tenho aumentado meu índice de acertos seguindo essa dica.

    Bons estudos a todos.

  • Respostas B e E dizem a mesma coisa em outras palavras....e pior, ambos termos se encontram no texto:

     

     e) explicitar historicamente a imagem de “país conciliador": " (...), num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, se sobrepõe como traço cultural, sem grandes traumas nem contestações. (...)" (L.2 e 3)

     

     b) exemplificar casos históricos de neutralidade: "(...).O país manteve-se neutro na maioria dos grandes conflitos passados, recentes e contemporâneos​ (...)" (L.6 e 7)

     

    Essa FGV é do KCT! Tudo é complexo e subjetivo...

  • O erro da letra C é que ela diz em citar comprovações da nossa imagem cordial em nossa história.  O parágrafo demonstra a nossa cordialidade em casos externos, na história do mundo: " não precisou de uma guerra que separou os EUA"; "manteve-se afastado das conflagrações, a começar pelas duas guerras mundiais".

     

    Esse nossa história dá entender apenas a história do Brasil embora ele tenha citado casos externos no parágrafo também. De início eu sei que parece viagem, mas quando se trata da FGV eles SEMPRE botam mais de uma opção que tenha contexto com o texto para nos confundir. Então precisamos apegar aos detalhes para descobrir qual é a mais completa.

     

    O que o colega disse abaixo é a grande verdade, a professora Adriana Figueiredo fala isso, temos que prestar muita atenção no enunciado que é ponto da questão da FGV, é onde descobrimos qual resposta marcar conforme o que eles querem.

  • A letra B não tem NADA de correta, a fgv é louca eu sei, mas muitas vezes nos aproveitamos disso pra chorar erro nosso em cima da banca.

    O segundo parágrafo da exemplos de GUERRAS, o Brasil ficar neutro ou não, não tem nada a ver com a alternativa.

  • Mais uma mal elaborada da FGV, no primeiro parágrafo o autor explica a expressão país conciliador.

    país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, (oração adjetiva explicativa)

    No segundo parágrafo ele dá dois 2 exemplos.

    1. Manteve-se afastado das conflagrações, a começar pelas duas guerras mundiais que marcaram a primeira metade do século XX

    2. saiu pacificamente de uma ditadura militar de 21 anos

    Estão certas a B e a E

  • Esse trecho do primeiro parágrafo diz: "A imagem do brasileiro como um povo cordial que aceita melhor a miscigenação e é mais tolerante com as diferenças sociais e políticas, num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos, se sobrepõe como traço cultural, sem grandes traumas nem contestações."

     

    Pelo que entendi, o texto atribui o Brasil como um país conciliador e cita essas duas características sublinhadas especificando o que viria a ser "país conciliador". Portanto, país conciliador (alternativa E) é mais completo e abrangente do que casos de neutralidade (alternativa B).

    Acho que só com essa visão pude concordar com o gabarito...

     

  • explicar ou explicitar- fazer com que fique claro, esclarecer.

    exemplificar - explicar por meio de exemplos

  • gabarito E

    EXPLICITAR : explicar ou enumerar

    1º parágrafo: ".. o brasileiro se acostumou a ver o seu país, sua história e sua cultura como (sendo) exemplos de paz e confraternização.."

    2º - A imagem do brasileiro como

    1 um povo cordial que aceita melhor a miscigenação e é mais 2 tolerante com as diferenças sociais e 3 políticas, num país conciliador, que 4 não se envolve em guerras e 5 se mantém neutro diante de conflitos.."(enumeração)

    E) explicitar historicamente a imagem de “país conciliador". (historicamente, pois foi ao longo do tempo que foi construindo essa imagem)

    no caso da B estaria no 2º período

    "..Manteve-se afastado das conflagrações, a começar pelas duas guerras mundiais que marcaram a primeira metade do século XX – na segunda delas, meio pró-forma, enviou expedicionários à Itália, numa fase em que o conflito já se encaminhava para o fim. O país manteve-se neutro na maioria dos grandes conflitos passados.."

  • Fica dica ;) - EXPLICITAR em uma alternativa da FGV vc marca e saí correndo pra OUTRA questão.ahaha

  • Como resolver questões desse tipo da FGV:

    1°: Veja que o enunciado pede a função do segundo parágrafo "em relação ao primeiro". Logo, a alternativa B não pode ser a correta, afinal, se você perguntasse a alguém qual a função do segundo parágrafo e alguém respondesse a você que a função dele é: "exemplificar casos históricos de neutralidade", você imediatamente responderia: "Ok, mas para quê?" Perceba que não responde ao enunciado da questão.

    2°: A alternativa A e C não podem ser por motivos óbvios. Sobram a D e a E.

    3°: Aqui vem o pulo do gato. As duas afirmativas são bastante parecidas, diferenciam-se basicamente porque uma se refere à "cordialidade" e a outra se refere à "conciliação".

    D) citar comprovações de nossa imagem cordial em nossa história.

    E) explicitar historicamente a imagem de “país conciliador".

    Vejamos, qual é o conceito de cordial trazido pelo texto?

    Povo cordial no texto significa: "A imagem do brasileiro como um povo cordial que aceita melhor a miscigenação e é mais tolerante com as diferenças sociais e políticas"

    Por outro lado, qual o significado de país conciliador trazido pelo texto?

    Conciliador no texto significa: "num país conciliador, que não se envolve em guerras e se mantém neutro diante de conflitos"

    4°: Perceba que o segundo parágrafo se refere unicamente à definição de CONCILIADOR e não de CORDIAL. O que justifica a alternativa E.