SóProvas


ID
1859581
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Alguns métodos utilizados nos processo de Gerenciamento de Projetos, de acordo com o PMBOK, estão relacionados a seguir.

I. Método da cadeia crítica;

II. Método do caminho crítico;

III. Método da variação de prazos. Os métodos/técnicas utilizados no processo “Desenvolver Cronograma” que visam à produção do cronograma do projeto, são:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    A cadeia crítica é outra técnica de análise de rede do cronograma que modifica o cronograma do projeto para que leve em conta recursos limitados. A cadeia crítica combina abordagens determinísticas com abordagens probabilísticas. Inicialmente, o diagrama de rede do cronograma do projeto é construído usando estimativas não- conservadoras para as durações das atividades dentro do modelo de cronograma, tendo como entradas as dependências necessárias e as restrições definidas. Em seguida, o caminho crítico é calculado. Após o caminho crítico ser identificado, a disponibilidade de recursos é inserida e o resultado do cronograma limitado por recursos é determinado. O cronograma resultante freqüentemente apresenta um caminho crítico alterado.
    O método da cadeia crítica adiciona buffers de duração, atividades do cronograma que não são de trabalho, para se concentrar nas durações das atividades planejadas. Após a determinação das atividades buffer do cronograma, as atividades planejadas são agendadas para o momento mais tarde possível das suas datas de término e início planejadas. Em conseqüência, em vez de gerenciar a folga total dos caminhos de rede, o método da cadeia crítica se concentra em gerenciar as durações das atividades buffer e os recursos aplicados às atividades planejadas do cronograma.

     

    http://wpm.wikidot.com/tecnica:metodo-da-cadeia-critica

     

    Método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.

  • O Método da Corrente Crítica (ou da Cadeia Crítica) é um método alternativo ao Método do Caminho Crítico (CPM), que modifica o calendário do projeto de maneira a considerar as limitações de recursos.

     

    Fonte: www.gp4us.com.br/aplicando-teoria-restricoes-e-corrente-critica-em-projetos-1/