SóProvas


ID
186028
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao se analisar a história do desenvolvimento da política social, verifica-se, em relação a esta política, que

Alternativas
Comentários
  • Pode-se afirmar, com base em Elaine Rossetti Behring e Ivanete Boschetti (Política Social: fundamentos e história. 8ª edição - São Paulo: Cortez, 2011), que o período histórico compreendido entre o pós-segunda Guerra Mundial até meados dos anos de 1960 é caracterizado como o período de expansão e generalização da política social nos países centrais. Esse período foi considerado os "anos áureos" do capitalismo maduro devido a obtenção de altas taxas de lucros e o pacto realizado entre capital e trabalho. Assim, naqueles anos foram constituídos os chamado Estados de Bem Estar Social (Welfare State) perante tal pacto, o qual mantinha preservado o conjunto necessário para sustentação dos lucros capitalistas e em troca os trabalhadores possuíam garantias de benefícios como a seguridade social, saúde e educação. No entanto, é evidente que essas conquistas abrangiam somente os trabalhadores dos países centrais e a efetivação desse pacto social-democrata relegava a um futuro bem distante o projeto histórico-societal dos trabalhadores.


    RESPOSTA: C
  • "Não se pode indicar com precisão um período específico de surgimento das primeiras iniciativas reconhecíveis de políticas sociais, pois, como processo social, elas se gestaram na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. Sua origem é comumente relacionada aos movimentos de massa social-democratas e ao estabelecimento dos Estados-nação na Europa ocidental do final do século XIX (Pierson, 1991), mas sua generalização situa-se na passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista, em especial em sua fase tardia, após a Segunda Guerra Mundial, pós-1945 ."(BEHRING & BOSCHETTI, 2011, p.47)

     

  • História do desenvolvimento da política social:

    - sua generalização é posterior à Segunda Guerra Mundial.

    O período histórico compreendido entre o pós-segunda Guerra Mundial até meados dos anos de 1960 é caracterizado como o período de expansão e generalização da política social nos países centrais. Esse período foi considerado os "anos áureos" do capitalismo maduro devido a obtenção de altas taxas de lucros e o pacto realizado entre capital e trabalho. Assim, naqueles anos foram constituídos os chamado Estados de Bem Estar Social (Welfare State) perante tal pacto, o qual mantinha preservado o conjunto necessário para sustentação dos lucros capitalistas e em troca os trabalhadores possuíam garantias de benefícios como a seguridade social, saúde e educação. No entanto, é evidente que essas conquistas abrangiam somente os trabalhadores dos países centrais e a efetivação desse pacto social-democrata relegava a um futuro bem distante o projeto histórico-societal dos trabalhadores.
     

  • Gab C

    Não há período específico de surgimento das primeiras iniciativas de PS, mas sua generalização situa-se na passagem do Capitalismo Concorrencial para o Monopolista, em especial na fase tardia, após a 2ªGuerra Mundial (pós 1945).

    BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006. Cap. 2. Capitalismo, liberalismo e origem da política social.

    *O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)